sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A ALIMENTAÇÃO CORRETA PARA SUA IDADE

Você já deve ter percebido - ou ainda não parou para analisar- como certos alimentos que você ingeria no passado "de repente" passam a não ser tão bem tolerados por seu organismo , a infindável série de mudanças pelas quais passa nosso organismo durante sua maturação/desenvolvimento leva o mesmo a encarar os mesmos alimentos de forma diferente com o passar do tempo ; desta forma veja abaixo como "evoluir" sua alimentação juntamente com sua idade.

Indispensáveis no dia a dia, os nutrientes, como vitaminas e sais minerais, atuam como combustíveis para manter o organismo saudável e sempre bem disposto.

Quando um deles está em falta, o corpo dá sinais de cansaço e fica vulnerável à doenças como anemia, viroses e outras tantas que invadem o sistema imunológico, quando nossa resistência está baixa.

Para evitar que nossa máquina entre em pane, é preciso ingerir a quantidade e o tipo certo de nutrientes para suprir as necessidades básicas de cada fase da vida. "Nutrientes como cálcio, ferro, vitaminas A, C, E e zinco são importantes em qualquer idade, mas em alguns momentos é preciso aumentar a ingestão de alguns desses e de outros nutrientes, para que nossa saúde não fique prejudicada. 

Bebês
Nesta fase (até os seis meses de idade, no mínimo), é recomendado apenas a ingestão do leite materno, que é o alimento mais completo para a idade. Dar água e outros líquidos ao bebê neste período diminui a absorção do ferro, nutriente essencial para o desenvolvimento do bebê.

Os minerais ferro e cálcio são os nutrientes mais importantes nesta fase, porque são eles que promovem o crescimento do bebê, o fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico. É o momento de criar as bases para sua saúde por toda a vida. "Se você garante uma boa alimentação na infância e na adolescência, já é um grande passo para ter uma vida saudável quando adulto.
 
Nutrientes essenciais

-Ferro: fortalece o sistema imunológico e dos ossos 
Onde encontrar: leite materno e depois do período de amamentação, que deve ser de seis meses a dois anos de idade, em carnes e verduras de folhas verde-escuro.

-Cálcio: é importante para a saúde dos dentes dos bebês, após o primeiro ano de vida. 
Onde encontrar: nos derivados do leite, como iogurtes e queijos.

- Vitamina C: ajuda na absorção do ferro. 
Onde encontrar: laranja, goiaba, limão.

-Vitamina A: fortalece o sistema imunológico e a visão. 
Onde encontrar: mamão, abóbora.

 
Infância
Na infância, os nutrientes importantes não mudam, porém, agem de maneira mais intensa no organismo. Com exceção do zinco, que nesta fase é fundamental para abrir o apetite da criança, os demais nutrientes se mantêm, porém, agora passam a assumir papel ainda mais importante, pois, é nesta fase que o primeiro grande pico de crescimento acontece e a saúde da criança tem que estar em dia com estes nutrientes. Sem eles, não há desenvolvimento físico e cognitivo.

Além disso, o cuidado do cardápio das crianças vai para o consumo de guloseimas, alimentos industrializados e os enlatados. Pobres em nutrientes, eles acabam substituindo as refeições e isso pode provocar danos à saúde como o não crescimento, problemas cognitivos ou até dentes frágeis. 

Adolescência
O zinco assume um dos papéis principais no prato dos adolescentes. O mineral é responsável pela maturação sexual na puberdade e regula a produção de hormônios. O zinco é fundamental para o desenvolvimento sexual na adolescência. Sem ele, pode haver uma deficiência de algum hormônio importante para a vida sexual dos jovens. 

Outro nutriente fundamental nesta fase é o cálcio. Isso porque, a adolescência é a segunda maior fase de crescimento, portanto, além de calorias extras, os jovens precisam de cálcio para que sua massa óssea se desenvolva. 

Nutrientes importantes

- Zinco: favorece a maturação sexual e regula os hormônios.
Onde encontrar: ostras, cereais integrais e carnes vermelhas.

- Cálcio: Crescimento ósseo. 
Onde encontrar: Derivados do leite, como iogurtes, queijos, requeijão, coalhada e em verduras, como couve e brócolis. 

Fase adulta
Para os adultos, os nutrientes mais importantes são as substâncias antioxidantes (que preserva a saúde das células), ferro, cálcio e ômegas 3. Na fase adulta, corremos mais riscos de desenvolver doenças no sistema cardiovascular e estamos nos preparando para terceira idade, e estes nutrientes são essenciais para prevenir estes e outros males.

Para as mulheres, o climatério é um período crítico. Muitas deixam de menstruar sem nada sentirem, enquanto outras passam por intenso sofrimento, como ondas de calor que dificultam seu convívio social e profissional.

Além das ondas de calor, que podem ser visualizadas através do rubor facial e da sudorese instantânea que causam, os demais sintomas são subjetivos. Pode ocorrer insônia, depressão, redução da libido, incontinência urinária com infecções urinárias de repetição, perda da lubrificação vaginal, com propensão à candidíase e outras vaginites, dor para manter relações sexuais e dolorimento mamário.

A deficiência do hormônio feminino está implicada na gênese de doenças crônico-degenerativas como a aterosclerose e doenças cardiovasculaes, no declínio cognitivo, na doença de Alzheimer e na osteoporose. Para esta fase, a melhor forma de amenizar os problemas é investir nas isoflavonas da soja. 

Outro aspecto que não deve passar em branco é a memória. Com o passar dos anos, nossa memória vai falhando e a alimentação é fundamental para amenizar este processo. Para amenizar a perda de memória e de concentração, o ideal é ingerir vitaminas do complexo B, encontrada na carne vermelha, peixes, cereais integrais, leite, entre outros alimentos.  

Nutrientes importantes

-Isoflavonas: presentes na soja e em seus derivados, como sucos e leite. Pela semelhança com o estrogênio natural, a isoflavona da soja pode diminuir a intensidade e a frequência das ondas de calor em, aproximadamente, 50% a 60% das mulheres na fase da menopausa.

- Ômega 3: são gorduras essenciais para o funcionamento do nosso organismo. Auxiliam na produção do bom colesterol, além de reduzir as taxas de gorduras no organismo, responsáveis por desencadear doenças cardiovasculares. 
Onde encontrar: peixes, em especial salmão e atum, e linhaça triturada

- Antioxidantes: eles protegem o organismo contra o efeito dos radicais livres, que danificam as células. 
Onde encontrar: Castanha do Pará (selênio), uva , vinho e chá verde( flavonoides).

Embora não sejam considerados vitaminas, os flavonoides têm várias funções nutricionais que têm sido descritas como modificadores de resposta biológica; a maioria atua como antioxidantes, e alguns têm propriedades anti-inflamatórias. Pesquisas demonstram que os flavonoides previnem ou retardam o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. 
Onde encontrar: uva, chás de frutas vermelhas, vinho, chá verde.

- vitaminas do grupo B: atua na conversão dos carboidratos em energia, nos músculos e nos sistema nervoso. Sua deficiência pode causar fadiga, perda de apetite, náusea, fraqueza muscular e desordens digestivas. Há irritabilidade, depressão, diminuição da memória, falta de concentração, fraqueza nas panturrilhas, rachaduras e ardência nos dedos e sola dos pés. 

Onde encontrar: em todos os vegetais, ocorrendo em maior quantidade nos grãos integrais, no arroz integral, no broto de feijão e nos legumes, levedo de cerveja, nozes, farinha de soja, flocos de aveia, fígado. 

Terceira-idade
Na terceira-idade, o lema é combater os males da idade. Para as mulheres, recomenda-se a ingestão de cálcio para evitar a osteoporose, já para os homens, a dica é investir na substância antioxidante licopeno, encontrada no tomate, que tem forte ação contra o câncer de próstata. 

Vale ressaltar que os demais nutrientes são importantes nesta fase e não devem ser banidos do cardápio. Muita gente acha que a terceira idade é a fase de cortar calorias e gorduras, mas na verdade, é a época em que se deve evitar produtos diet e ligth, a não ser que seja uma recomendação médica, pois as reservas do nosso organismo precisam estar sempre abastecidas.
 
Nutrientes importantes

Licopeno:
É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células, causados pelos radicais livres.
Onde encontrar: tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos de cor avermelhada.

COMA BEM E VIVA MELHOR

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MELHOR DO QUE O VINHO , O CONSUMO DE CHOCOLATE AMARGO COMBATE OS PROBLEMAS CARDÍACOS

Uma pequisa publicada na edição de novembro do The American Journal of Clinical Nutrition informa que a dupla leite desnatado e chocolate em pó sem açúcar ajuda a combater e a afastar doenças do coração. Melhor ainda se, no lugar do chocolate, for utilizado cacau em pó.
Um pedacinho de chocolate amargo por dia é um hábito que muita gente já adquiriu para cuidar do coração. No ano passado, a Associação Americana de Nutrição disse que comer todos os dias um quadradinho de um tablete de chocolate amargo, durante duas semanas, ajudaria a diminuir os riscos de doenças cardíacas.

Foi apenas mais uma peça na pilha de informações a favor de substâncias como os flavonóides, as mesmas estrelas do vinho, da laranja, da tangerina... e que comprovadamente ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Esse tipo de chocolate costuma ter maior concentração de cacau, que, por sua vez, é apontado com importante fonte dos tais flavonóides que, entre outras coisas, contribuem para diminuir a pressão sanguínea.

Moderação - A teobromina é outra importante constituinte do chocolate. Parente próxima da cafeína, é rica em ácidos graxos essenciais, que poderiam de fato ter o efeito antiinflamatório apontado no estudo.O recomendado, no contexto de uma alimentação saudável, é consumir duas colheres de sopa por dia de chocolate em pó, ou o próprio cacau.

O leite desnatado é indicado para dietas de emagrecimento ou para quem tem níveis de colesterol elevados. Os achocolatados não são as melhores opções por possuírem muito açúcar e leite em pó na composição, o que aumenta o valor calórico e diminuiu as propriedades funcionais do chocolate.

Aliás, é importante a anotação de que o pó de cacau não é a mesma coisa que o achocolatado industrializado e docinho, que repousa nas prateleiras dos supermercados. O estudo fala de pó de cacau, nada parecido com chocolate, menos ainda com achocolatado, a concentração dos flavonóides no achocolatado comum é muito pequena, por isso acho que a recomendação básica é ainda evitar o consumo desse tipo de produto rico em açúcar e de alta densidade calórica.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

SUPLEMENTOS ALIMENTARES Os prós e contras

Embora sejam úteis para a conquista de um corpo malhado, o seu uso indiscriminado pode causar prejuízos.

O uso de suplementos alimentares é cada vez mais comum entre homens que praticam alguma atividade física. Alguns são encontrados até em prateleiras da academia – e indicados pelos próprios professores que, obviamente, não têm conhecimento para isso.

A utilização de suplementos pode trazer grandes benefícios para o desempenho e para a conquista de um corpo malhado, porém, se utilizados sem limites e sem a orientação de um especialista, podem prejudicar a saúde ; quando consumidos em excesso, ao invés de auxiliar o ganho de músculos, podem aumentar a massa de gordura, devido ao consumo de calorias além do necessário. Além disso a longo prazo, os suplementos podem ocasionar complicações nos rins e no fígado. Em pessoas que já possuem alguma doença pode agravá-la. Por isso é tão importante o acompanhamento nutricional, caso a pessoa queira dar uma forcinha aos exercícios físicos.

Existem vários tipos de suplementos , veja abaixo a descrição de alguns deles:

1.Hidroeletrólicos:São os famosos isotônicos, que garantem energia para atividades aeróbicas e anaeróbicas antes do treino e servem, também, para reposição. Feitos à base de carboidratos e sais minerais, eles hidratam e são absorvidos rapidamente. Quem não treina não deve tomar, pois consumirá apenas calorias a mais.

2.Repositores energéticos:Também muito comuns, têm uma concentração maior de carboidratos. Ótimos para depois do treino, mas são indicados para atividades mais longas e para os verdadeiros atletas.

3.Aminoácidos: São parte da proteína e, geralmente, utilizados com a promessa de estímulo do crescimento muscular ou para evitar a degradação do músculo. Porém, esse não é um resultado confirmado pela ciência.

4.Alimentos protéicos: Compostos de proteínas de alto valor biológico, são úteis para complementar a dieta, inserindo proteína, principalmente, nos intervalos das refeições. São usados em lanches, quando as outras opções disponíveis são sempre ricas em carboidratos. Mas se a pessoa comer muita carne, por exemplo, não precisa disso. A vantagem é que adiciona proteína, com baixo teor de gordura. Pois, geralmente, carnes e queijos (fontes de proteína) são fontes, também, de gordura.

5.Alimentos compensadores: São os hipercalóricos, ou seja, riquíssimos em calorias. Esses são bem complicados, pois quem não treina muito (mas muito mesmo) acaba engordando com o consumo deles.

6.Suplementos de vitaminas e minerais: São muito úteis quando compostos por todas as vitaminas e minerais. é uma forma prática e rápida de complementar a dieta – ainda mais de pessoas que comem muito na rua ou não suprem todas as necessidades que deveriam. Principalmente no caso do brasileiro que não consome três porções de frutas e cinco de vegetais por dia, como recomendado pelos cientistas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Exercícios durante a Gravidez e seus benefícios

As doenças associadas ao sedentarismo são hoje uma grande preocupação e não é diferente durante a gestação. Os benefícios proporcionados pelo exercício físico são sem dúvida muito relevantes e tem como objetivo diminuir a possibilidade de doenças além de proporcionar alterações estéticas.
As mudanças que ocorrem no organismo da mulher durante o período gestacional (endócrinas, cardiovasculares e posturais) levam à necessidade de alterações no programa de exercícios e esse deve ser aplicado por um profissional de Educação Física que tenha plena capacitação para tal.
Os benefícios da prática do exercício físico são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno:

1.reduz e previne as lombalgias
2.controla a adiposidade auxiliando assim no controle de peso
3.diminui o edema
4.melhora da saúde psicológica, como auto-imagem, ansiedade, bem-estar e humor
5.ajuda no controle da pressão arterial e diminui o risco de pré-eclâmpsia
6.diminui o risco de diabetes gestacional


Desta forma, recomenda-se um estilo de vida ativo a ser adotado por mulheres gestantes, pois assim além de uma gestação saudável pode-se prevenir doenças e melhorar ou manter a aptidão física e se beneficiar de uma recuperação mais rápida no pós-parto.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

COMO REDUZIR O ABDÔMEN CORRENDO

Veja a tática de treino específica para detonar a gordura abdominal.

Se você tem pressa em perder peso, a corrida é, realmente, uma das melhores atividades físicas para emagrecer com saúde. O esporte aumenta o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais rapidamente.

Por isso, o consumo maior de energia não se restringe aos minutos de treino, mas ao dia todo. Muitos defendem que a corrida leve é ideal para perder peso, numa prática com mais de 30 minutos. Nem sempre. O que emagrece mesmo é a continuidade da atividade física, com exigência crescente de esforço. O aumento do metabolismo, provocado pela atividade física, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas, depois do exercício. Ou seja, não é só durante a atividade física que há queima de gordura.

Com aumento do gasto calórico e uma dieta balanceada, seu corpo reage queimando as reservas de gordura. Por isso, as atividades mais longas ou mais intensas têm gasto energético-calórico maior e agradam mais quem busca resultados em pouco tempo.

A gordura abdominal, entretanto, exige uma tática específica para derreter. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida ou caminhada com variação de intensidade no mesmo treino. ,no entanto deve-se tomar especial cuidado com os exageros que levam a lesões. Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis. Daí o consumo da gordura visceral.

Mas se você mantinha uma rotina sedentária, vá com calma. Lembre-se que o exagero de hoje pode significar até uma semana sem treinar. Respeite o seu ritmo e, na dúvida, peça orientação ao seu professor.

Os 10 Mitos Mais Famosos A Respeito de Nutrição

Veja abaixo mitos que atrapalham seu sucesso. Alguns são conselhos transmitidos de geração em geração.

1.Diabetes tipo 2 pode ser prevenido ingerindo alimentos de baixo índice glicêmico. Altos níveis de glicose não são o que causa diabetes. A doença é causada pela resistência do corpo à insulina. Alimentos com alto índice glicêmico podem causar picos no nível de glicose, mas isso é apenas um indicador da presença de diabetes, não a raiz do problema.

2. Comer imediatamente após o trabalho muscular irá impulsionar a recuperação. Atletas de resistência (endurance) precisam ingerir carboidratos imediatamente após o exercício para repor os níveis de glicogênio, e uma pequena quantidade de proteína para acentuar essa reposição. Isso pode ser feito bebendo um achocolatado desnatado ou um isotônico. A proteína nesse momento não irá ajudar a construir músculos, então, para atletas de força (trabalho anaeróbico), não é preciso comer imediatamente após seu treinamento.

3. Pessoas com síndrome do intestino irritável devem evitar comer fibras. Há dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis. Apenas esta última pode ser fonte de problemas. As fibras solúveis, no entanto, encontradas na maioria dos grãos, são absorvidas mais facilmente pelo corpo e podem ajudar as pessoas com a síndrome a prevenir constipações.

4. Ingerir porções extras de proteína é necessário para ganhar massa muscular. A menos que o corredor faça um treino significativo com peso, a proteína extra não terá nenhum efeito. Mesmo uma exigência maior do nutriente em função do treino pode ser suprida facilmente pela alimentação.

5. Suplementos vitamínicos são necessários para todo mundo. Com uma alimentação variada em frutas, vegetais e grãos integrais, quantidades moderadas de proteína magra e quantidade adequada de calorias, não há por que tomar suplementação. Os suplementos vitamínicos são recomendados para gestantes e pessoas com distúrbios nutricionais.

6. Evitar álcool. Moderação é a chave. Todo álcool é um anticoagulante, e o vinho tinto contém antioxidantes benéficos para a saúde.

7. Comer ovos elevará o colesterol. O mito surgiu porque a gema tem a maior concentração de colesterol do que qualquer outro alimento. Porém, não é suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação no consumo. Estudos sugerem que um ovo por dia não elevará o colesterol e será uma grande fonte de nutrientes.

8. Grãos marrons são de produtos integrais. Corantes e aditivos marrons podem dar aos alimentos a aparência de serem integrais. Ler os rótulos é boa dica para se certificar. Ingerir cerca de 90 g por dia de grãos ajuda a reduzir o risco de doenças do coração e diabetes.

9. Beber oito copos de água por dia. É preciso repor o líquido perdido a cada dia, durante a respiração, a excreção e no suor, mas isso não significa beber dois litros de água diariamente. É difícil medir a quantidade exata de água ingerida em bebidas e na alimentação. Um indicativo é a urina, se estiver amarelo escuro, beba mais água.

10. Comer carboidrato engorda. Cortar os carboidratos da dieta pode ter um benefício de redução de peso no curto prazo, devido à perda de líquido; mas comer carboidrato com moderação não ocasiona um ganho de peso diretamente. O corpo usa carboidrato como fonte de energia e um período sem ele pode causar cansaço e letargia.