domingo, 31 de janeiro de 2010

RECUPERE-SE MAIS RÁPIDO

Muitas vezes o aparecimento de uma lesão marca o início de um capítulo a parte na vida de um esportista seja ele de alta performance ou amador . Se o corredor não permitir ao seu corpo recuperar-se entre uma sessão e outra de treino, ou entre ciclos de preparação, dependendo do planejamento seu treinamento servirá apenas para deixá-lo mais cansado e propenso a lesões a cada treino que passa.

Parece fácil reconhecer este tipo de situação, mas se fosse mesmo não teríamos tantos corredores - mesmo os amadores - com lesões típicas de overtraining (excesso de treino) e com inexplicáveis quedas de performance. A realidade é que como os corredores amadores não têm o seu treinamento no topo de suas listas de prioridades, fica até mais difícil realizar uma recuperação ideal.

Algumas "Técnicas" para facilitar a recuperação

FRIO E CALOR> A idéia de hidroterapia é antiga, e os métodos são os mais diversos. Imersão em banheiras de água fria, gelada, quente, ou aplicação de bolsas de água quente ou fria, ou mesmo técnicas que alternem frio e calor são oferecidas aos atletas. A teoria maior é que o frio oferece a diminuição de inchaço e edema, enquanto o calor aumenta a irrigação sanguínea na região, acelerando os processos metabólicos existentes.
Apesar de haver evidências de que a imersão em água fria acelere a remoção de lactato sanguíneo, há cada vez mais evidências de que a simples existência de lactato circulante (como é o caso no pós exercício) pouco tem a ver com fadiga. Apesar disso um achado comum em estudos é que a crioterapia (aplicação de frio) diminui a sensação de dor.
Por outro lado, um estudo de 2006 mostrou pessoas que faziam imersão em água fria (5-10ºC), após as sessões de treino de musculação, apresentaram menos adaptações ao treino do que as que não fizeram a imersão em água fria. A manipulação de temperatura deve ser feita com cuidado, pois muitas técnicas não conseguem mudar mais que a temperatura superficial do corpo, e diminuir a temperatura local abaixo de 15ºC pode até mesmo aumentar a inflamação. A própria camada de gordura sob a pele irá influenciar a temperatura muscular quando bolsas de frio ou calor são administradas.

COMPRESSÃO> A indústria de materiais esportivos não ficou pra trás no segmento de recuperação de atletas, e embora as vestes de compressão não sejam muito comuns entre os corredores, as meias de compressão estão se tornando mais e mais populares. Isso é bom, no sentido de que atraiu diversas pesquisas sobre o seu uso. Apesar do maior corpo de pesquisa, seu uso ainda é muito controverso e muito mais impulsionado pelo fato de grandes estrelas do atletismo as usarem.
Alguns trabalhos mostram algum benefício em seu uso, porém os mecanismos para tal ainda são obscuros e as teorias propostas de que as vestimentas de compressão aumentam a retirada de metabólitos e facilitam o retorno venoso não se comprovam tão facilmente. As evidências mais fortes ficam para uma diminuição de inchaço, talvez por menor movimento dos tecidos moles. Alguns estudos, no entanto, apontam que resultados são obtidos quando as vestes são utilizadas por (longas) 72 horas.

REPOSITORES NUTRICIONAIS> Muito se fala sobre os suplementos alimentares, de acordo com um artigo publicado em 2006, com uma história curiosa. Um dos autores, um professor americano que trabalha com nutrição esportiva, estava no supermercado e, ao comprar um achocolatado pronto, viu que sua concentração de carboidratos era similar ao das bebidas esportivas disponíveis no mercado. Nasceu então uma pesquisa comparando os efeitos de água, bebidas esportivas e leite achocolatado na recuperação de exercício, medida através de uma nova série de exercícios duas horas após. O leite achocolatado venceu.
Não quero com isso dizer que suplementos não são importantes ou úteis, mas sim que na maioria das vezes os alimentos "normais" irão dar conta do recado. Seja um ou outro, fique registrado que a ingestão de carboidratos e proteínas logo após o término do treino parece ser benéfica em termos de agilizar a recuperação de tecidos danificados.

RECUPERAÇÃO ATIVA> A recuperação ativa consiste na realização de exercícios leves após ou no meio de uma série principal, como o famoso "trote" ao final do treino. Apesar de acelerar a remoção de lactato sanguíneo, voltamos ao problema de que o lactato em si pouco tem a ver com a fadiga no pós-exercício. Com isso, a justificativa de que a recuperação ativa funciona por manter a circulação de sangue mais elevada, facilitando a remoção de metabólitos prejudiciais (principalmente lactato, se acreditava) ao funcionamento muscular, não se sustenta, e os mecanismos reais da recuperação ativa também são relativamente obscuros, Além disso, um dia onde o treino é somente um trote leve também pode ser encarado como uma forma de recuperação ativa, desde que não sejam 20 km de trote leve.

Onde quero chegar com isso? A mensagem é que "alguma coisa é melhor que coisa nenhuma" e possivelmente um trote leve no fim do treino, seguido de um lanche, já irão lhe oferecer algum benefício, caso se tornem rotina, podendo ser somados ao uso ocasional das outras técnicas.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Frases para a vida e para os corredores


Agradeço aos vários amigos corredores ou não que me contataram neste período em que estive afastado por motivo de uma cirurgia a qual me submeti , como ainda estarei sem treinar por algum tempo , mando abaixo "frases" que você tem que ter em mente antes e durante treinos e provas pois com certeza lhe ajudarão a ter sucesso.



"Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”.
(Vincent Van Gogh)

"A única coisa que separa um homem do que ele quer da vida normalmente é simplesmente a vontade de tentar aquilo e a fé para acreditar que aquilo é possível."
(Richard M. Devos)

"Cada um de nós tem um fogo no coração para alguma coisa. É nossa meta na vida encontrá-lo e mantê-lo aceso."
(Mary Lou Retton)

"Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer."
(Papa João XXIII)

"Duas coisas que aprendi são que você é tão poderoso e forte quanto você se permite ser, e que a parte mais difícil de qualquer empreendimento é dar o primeiro passo, tomar a primeira decisão."
(Robyn Davidson)

"Grandes resultados requerem grandes ambições."
(Heráclito)

"A vitória pertence ao mais perseverante”.
(Napoleão Bonaparte)

"Se não existe esforço, não existe progresso."
(Frederick Douglass)

"Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação."
(Dalai Lama)

"Todo mundo tem dentro de si um fragmento de boas notícias. A boa notícia é que você não sabe quão extraordinário você pode ser! O quanto você pode amar! O que você pode executar! E qual é o seu potencial!"
(Anne Frank)

"Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós."
(Autor Desconhecido)

"Querer está em sua mente ; Poder está nos seus músculos no entanto conseguir está no seu coração"
Kleber santos Personal

Boas Provas

COMO MANTER-SE CONDICIONADO

Manter o treinamento que você conquistou pode ser muito difícil. Mas, por que é tão difícil? O grande problema está num organismo vivo que não para.

Desde que fomos gerados pelos nossos pais, a luta é constante de ir pra frente ou para trás. Ganhar um melhor condicionamento físico pode significar muito treinamento e muita dedicação no seu dia a dia, o que não é tarefa fácil.
Imagine só que durante uma, duas, até mais horas, você treinará arduamente, depois, terá as restantes horas do dia, para viver. É exatamente nessas tantas horas do dia que você melhorará ou piorará a conquista com os seus treinos.

Saiba que todo o conjunto priorizará o resultado. Dormir, alimentar-se, viver em paz, são alguns dos cuidados que todo ser vivo tem direito, isso se torna mais evidente em pessoas que praticam corrida.
Quanto mais cuidados e acertos, maiores serão os ganhos para o seu organismo. É dormindo que se obtém o “passe” para maior ganho físico (supercompensação), depois, alimentar-se adequadamente ajuda a repor o que se eliminou e que precisa ser recuperado no organismo, o estar bem com você mesmo libera as tensões dos músculos, tendões e ligamentos, evitando situações muito desgastantes do dia a dia.

Com certeza, depois dos cuidados com este último item, o seu treino seguinte será mais prazeroso. A água é um dos ingredientes vitais e de suma importância para os treinos. Aqueles engraçadinhos que resolvem inovar e eliminam de sua dieta, principalmente durante treinos de horas de duração, estão com os dias contados como corredores.
Lesões sérias podem advir deste comportamento tão comum nos parques e bosques onde há maior concentração dos atletas anônimos. E se todos esses cuidados não bastassem, deixar de treinar alguns dias pode parecer inofensivo, mas para quem vive a vida nas cidades grandes essa atitude, muito comum entre os que trabalham arduamente, é muito evidente.

Ao retomar os treinos, sente-se como se tivesse perdido muito do condicionamento físico. Algumas razões muito evidentes para este sentimento são: o ganho de volume e peso corporal (num fim de semana pode-se adquirir até 4 quilos), a diminuição substancial do tônus muscular, o estresse acumulado com a parada, mais os quilos que já estão acima do peso ideal justificam plenamente esta volta atribulada. Então, concluímos que melhor é manter do que tentar reaver.

Treine bem, treine sempre e acerte seu compasso.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CORE TRAINING-UMA NOVA FORMA DE FORTALECER O ABDOME

Cada músculo do nosso corpo exerce uma função específica, funciona de maneira integrada, coordenada pelo cérebro. É muito bonito observar uma bailarina dançando, fazendo movimentos incríveis, como saltos, piruetas, elevações de pernas, ao ritmo da música, com graça, harmonia e beleza.
O mesmo acontece com os esportistas que fazem maravilhas com o corpo. É sem dúvida, incrível um gol de bicicleta ou mesmo uma cortada no vôlei. Tudo isso acontece graças ao fortalecimento dos músculos que dão ao corpo uma capacidade de combinar e executar centenas de movimentos diferentes.
Apesar disso, milhares de pessoas estão impossibilitadas de praticar esportes ou mesmo fazer exercícios. Elas sofrem porque um grupo muscular, que exerce um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, não é exercitado de forma adequada. Estou me referindo aos músculos profundos localizados numa região do corpo conhecida como “core”.
O “CORE” é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar.

Tem as seguintes funções:
1.Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
2.Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e
3.Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.

Os músculos são responsáveis também em dar o formato da cintura, proteger a cavidade abdominal, manter o quadril na posição correta e ajudar a manter o tronco controlado em inúmeros movimentos esportivos. Vários esportistas treinam bastante esses músculos, como é o caso dos lutadores de boxe, ginastas, jogadores de vôlei, futebol e basquete.

Para a maioria dos esportes, ter o CORE forte é fator de ajuda para um melhor rendimento. O enfraquecimento dos músculos do core trás conseqüências um tanto quanto desagradáveis: alterações na posição do quadril, flacidez abdominal, dores na região da coluna lombar e até mesmo favorecendo o aparecimento de hérnias de disco.

Os homens, quando engordam, tendem a aumentar a quantidade de gordura ao redor da cintura, com predominância acima do umbigo, formando o famoso “pneuzinho”, sobrecarregando ainda mais a região lombar, principalmente quando os músculos do core, particularmente os profundos estão enfraquecidos. Nas mulheres, durante o período de gravidez, os músculos da parede abdominal são distensionados na medida em que o feto vai aumentando de tamanho provocando um aumento acentuado da curvatura da região lombar.
Por todas essas razões é fundamental que seja dada uma atenção especial aos músculos do core.Por uma questão de saúde o seu enfraquecimento trás conseqüências desagradáveis. No entanto é, importante lembrar que ao fazer os exercícios chamados “abdominais tradicionais” estará fortalecendo os músculos superficiais e não, como a maioria imagina, protegendo a coluna ou mesmo queimando gordura ou, como dizem “tirando a barriga”. Para queimar gordura é necessário fazer exercícios do tipo aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, etc.), que estimulam a mobilização da gordura como fonte de energia.

O que mudou no treinamento

As novas pesquisas mostram que alguns músculos localizados nesta região do corpo, denominada CORE,particularmente os internos do tronco na estabilização da coluna. Em particular o transverso do abdome, multifido e rotatores da região lombar forma identificados como sendo absolutamente essências na própria função e controle da região lombar.
Isto significa que fazer os exercícios abdominais tradicionais, flexão do tronco sobre o quadril, com as mãos na nuca, e suas variações enfatiza o fortalecimento da musculatura superficial, ou seja, o reto e oblíquo abdominal.

Diante dessas evidencias, para prevenir dores na coluna, fortalecer os músculos que dão sustentação para a coluna lombar, é importante iniciar o treinamento utilizando exercícios isométricos (estáticos) que enfatizam o desenvolvimento da estabilidade e força de resistência dos músculos citados.

Os exercícios denominados “prancha” , realizados na posição ventral, dorsal e lateral devem ser incluídos no inicio do treinamento para, primeiro, fortalecer os músculos profundos, estabilizadores da região do core e, à partir daí, incluir exercícios para aumentar a força e posteriormente a potencia do “CORE”.
Esta é a nova recomendação para o treinamento equilibrado da região mais importante do corpo sob o ponto de vista funcional.
Os exercícios denominados “Prancha”, eles são excelentes alternativas para fortalecer os músculos do core.

PRICIPAIS LESÕES NA CORRIDA

As principais lesões musculares decorrentes da pratica da corrida são: dor muscular tardia, mialgia, contratura e a distensão (ou rutura muscular).

Dor muscular tardia:é aquela que aparece no dia seguinte a uma atividade num indivíduo sedentário. Esta pode ser conseqüente a uma prática desportiva ou até mesmo um trabalho doméstico intenso. Ela surge por microrupturas no tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares e os próprios músculos. E a dor sempre está localizada nos músculos ou grupos musculares que foram mais utilizados na atividade.

A dor dura de dois a três dias e melhora com o uso de calor local (bolsas térmicas ou banheiras). Raramente exige o uso de relaxante muscular. Melhora também com a prática possível de uma atividade aeróbica leve (corrida, bicicleta, natação).

Mialgia: é uma dor muscular localizada. Embora presente em várias patologias sistêmicas, aparece quando um músculo fica fatigado por excesso de trabalho esportivo, doméstico, ou quando o grupo muscular atingido ficou sobrecarregado pelo esforço. Porém, não há lesão na estrutura do músculo e a dor aparece provavelmente por causa do acúmulo de ácido lático no local. Essa dor melhora em poucos dias com uso de calor, fisioterapia e relaxante muscular.

Contratura muscular: como o próprio nome indica é um estado em que uma parte do músculo se endurece por um esforço exagerado, além de haver uma lesão na estrutura anatômica de algumas fibras. Justamente por isso, muitos autores a consideram como uma Rutura Muscular de Grau I.
A aplicação de gelo por 20 minutos deve ser imediata e repetida ao menos três vezes ao dia. Usa-se relaxante muscular e eventualmente antiinflamatório (quando prescrito pelo médico). A fisioterapia deve ser diária e a recuperação é rápida, em torno de 15 dias.

Já a Rutura de Grau II (ou distensão muscular grau II) acontece por causa de um esforço muscular acima dos limites de distensibilidade do músculo. É rara nas atividades domésticas, mas é um diagnóstico comum nas práticas desportivas. Nesse caso ocorre uma rutura de boa parte das fibras musculares do músculo. Além disso, a dor é imediata, a incapacidade local também, muitas vezes o atleta escuta um barulho ou tem a nítida sensação que recebeu uma pedrada. O extravasamento de sangue provoca o hematoma.
Para esses casos é aconselhável usar gelo por 20 minutos a cada três horas no primeiro dia, a cada quatro horas no segundo dia e daí para frente seguir as recomendações médicas. A ultra-sonografia é um exame simples e que permite identificar a lesão e a sua extensão. Antiinflamatórios e fisioterapia intensiva permitem uma recuperação total (lembrando que só utiliza-se antiinflamatórios quando prescrito pelo seu médico).

Há também a distensão de grau III. Essa é a rutura total de um músculo e muitas vezes é tratada com cirurgia.

Como prevenir a dor muscular -O aquecimento e os alongamentos são obrigatórios antes de qualquer atividade física para prevenir a lesão muscular. Nas temperaturas frias, ou até mesmo nos dias mais úmidos, os cuidados são ainda mais importantes. Além disso, a boa hidratação antes, durante e depois de atividades é outro fator de prevenção.

A volta à atividade física só deverá ser feita com a certeza de que a lesão está cicatrizada e mesmo assim, essa volta deve ser gradativa. Fora essas lesões ocorridas na prática do esporte e nas atividades domésticas intensas, a dor muscular pode aparecer como sintoma de várias enfermidades neurológicas, endócrinas e metabólicas.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Melancia X Saúde

A melancia é muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, fornecendo água e sais minerais para o organismo
A melancia está totalmente em alta neste verão. É uma fruta muito refrescante, pois cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, de maneira que fornece água e sais minerais para um equilibrado funcionamento do organismo.
Além disso, é antioxidante e diurética, já que reduz a retenção de líquidos. Já o seu poder antioxidante está associado à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente do pâncreas, pulmão, cólon e próstata.

Para prevenir o câncer de próstata, é aconselhável também aos homens beber o suco de melancia batido juntamente com as suas sementes, que são altamente nutritivas.

Essa fruta possui ainda propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.

O melhor de tudo para essa época do ano - em que todos gostam de cuidar ainda mais do corpo – é que a melancia não engorda e tem inúmeras propriedades nutritivas, como as vitaminas A, B e C e alguns minerais, como o cálcio, o fósforo e o ferro.

A melancia também apresenta uma elevada quantidade de licopeno, que é uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres - substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células e fazem com que a pele perca firmeza e elasticidade.

Além disso, a fruta apresenta um efeito calmante sobre a mente e as emoções. É recomendado – neste caso – ingeri-la separadamente das suas sementes, que são altamente oleosas. Interessante também pode ser juntá-la a cerejas sem caroço. Essa combinação é excelente método natural para combater o estresse e também ajudar nos cuidados com a pele.

Pode-se dizer ainda, de acordo com estudos realizados nos EUA, que a melancia atua contra a impotência sexual, pois possui um nutriente - a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do viagra.

Ranking dos campeões para torrar calorias

Quer queimar mais calorias ? Veja um ranking com as dez atividades que mais queimam calorias. Para a ficha ficar completa, ainda relaciono os prós e os contras de cada exercício. Afinal, não adianta nada ficar com uma barriguinha linda se você for obrigado(a) a ficar de molho em casa, com dores pelo corpo todo.

1. Corrida> Não tem jeito: o pódio ainda é dela. Com uma hora de corrida, você gasta terríveis 900 calorias. Isso equivale a uma lasanha, um copo médio de coca-cola, uma porção de carne de frango e um brigadeiro. A favor: melhora o condicionamento cardíaco. Contra:cuidado com o impacto do joelho e na coluna ao correr. Escolha um tênis com bons amortecedores.

2. Andar de bicicleta> Sair pedalando pelas ruas é sinônimo de 840 calorias a menos no corpo. A favor: melhora o condicionamento cardíaco. Contra: Cuidado com o desgaste da coluna e com o joelho. Antes de começar a pedalar, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna.

3. Tênis> Trata-se de um esporte completo: você precisa de força para arremessar a bolinha e muito fôlego para percorrer a quadra. Mas tanto esforço é bem recompensado com a despedida de 800 calorias numa partida de uma hora. A favor:melhora a coordenação motora, fortalece os músculos (principalmente dos braços) e aumenta a agilidade Contra:lesões nos ombros e nos punhos, caso você se esforce demais. Se nunca praticou, procure um professor pelo menos no mês inicial.

4. Futebo>Temos um argumento imbatível para você topar bater uma bolinha, mesmo que tenha acabado de sair da manicure: uma hora de uma boa pelada consome 780 calorias! A favor: fortalece as pernas e melhora o condicionamento .Contra: tome cuidado com os esbarrões e com as divididas, que podem exigir um pouco de força e jogo de cintura.

5. Boxe> Coloque as luvas e vamos ao ringue. Treinando boxe, você queima até 660 calorias e ainda define os braços. 
A favor: pique de campeã e músculos dos braços muito bem torneados Contra:Exige bastante preparo. Quantos aos socos, eles são feitos em sacos e normalmente costumam lesionar as articulações dos praticantes.

6. Musculação> Pode ser em casa, com pesinhos, ou na academia. Para cada hora de treino, você perder, em média, 720 calorias. A favor: melhora a resistência articular e muscular, fortalece os ossos e ainda acelera a queima de calorias.
Contra:pode danificar músculos e tendões se não for feita com orientação adequada.

7. Remar > Uma hora de braços para lá e para cá eliminam 600 calorias do corpo. A favor:melhora o condicionamento cardíaco e muscular, define todo o peitoral e os braços rapidinho. É o segundo exercício mais completo que existe (depois da natação). Contra:pode causar tendinite nos braços.

8. Natação> Uma hora queima 540 calorias. A favor: trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento. Contra: cuidado com os choques térmicos, caso treine numa piscina aquecida. Não se esqueça de alongar, evitando cãibras.


9. Basquete > Não precisa ser nenhum craque do NBA, mas dar uma corridinha para um e outro lado da quadra e tentar jogar a bola na cesta pode te fazer perder 480 calorias. A favor: trabalha braços e pernas, praticamente na mesma proporção, além de desenvolver o condicionamento físico Contra: cuidado com impactos bruscos no joelho e na coluna e com as trombadas na quadra.

10. Vôlei : Uma hora praticando vôlei elimina 420 calorias da sua barriga, da sua perna, do seu bumbum. A favor: braços e abdômen definidos Contra:cuidado com as lesões nos dedos das mãos. Elas costumam ser freqüentes.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Antes de Voltar aos Treinos

Muito comum no início de cada ano , é a vontade de voltar com tudo aos treinamentos , a ânsia de novas metas e objetivos , bem como, o desejo de livrar-se dos excessos do final do ano anterior costumam abreviar o que chamamos de pré-temporada ou trabalho de base competitiva. Pense no seu corpo como uma máquina , com o passar do tempo ele precisa de uma revisão de forma a poder render de forma igual ou superior daqui para frente; e ao contrario do que algumas pessoas pensam para retomar toda e qualquer atividade TODOS necessitam desta avaliação , seja qual for o esporte que pratiquem.

A corrida ou musculação não estão isentas da “possibilidade de ocasionar problemas ou lesões “ aos seus praticantes mesmo estando melhor forma física quando comparado a um sedentário, problemas cardiovasculares, lesões por esforço ou deterioração de tecidos são alguns dos males que acometem os praticantes destas modalidades nesta fase de final para inicio da nova temporada.
.
Exames devem ser rotineiros seja o indivíduo sedentário ou não. Ao ingressarem em um programa de atividade física devem realizar um exame inicial mais detalhado para que se exercitem com segurança.O que muda depois da avaliação inicial é são as subseqüentes avaliações, que dependerão principalmente da idade,se é portador ou não de alguma doença que deva ser acompanhada e da característica da atividade física (competitiva, recreativa) que o indivíduo pratica.

Em casos de doenças como: hipertensão, diabetes e outras, ou algum antecedente familiar importante, é necessária uma avaliação mais frequente (cada 6 ou 12 meses dependendo do caso)

Os exames > O primeiro passo da avaliação é através da conversa com o especialista. A principal avaliação a ser realizada é a consulta com um especialista em medicina esportiva. Nela o atleta será interrogado quanto ao seu histórico de saúde e de atividade física.caso o corredor não apresente suspeita de nenhuma doença, é hora dos exames laboratoriais.

Hemograma completo:Este teste serve para avaliar se o corredor está com anemia, doença que pode causar queda do rendimento.

Dosagem do colesterol:Os níveis de LDL (chamado de mau colesterol) e HDL (bom colesterol) no sangue podem ser determinados através de exames de sangue. O colesterol alto (LDL) pode causar maior risco para o surgimento de doenças cardíacas.

Triglicérides:Taxas altas de triglicérides estão relacionadas ao surgimento de doenças coronarianas.

Glicemia:Serve para identificar se o atleta está com diabetes. A doença pode reduzir o esforço físico do atleta.

Ácido úrico, creatinina e exame de urina:Servem para verificar a função renal. Caso os rins não estejam funcionando de maneira correta o atleta poderá ter baixa resistência à atividade física.

Além dos exames de sangue citados acima, são comuns para avaliação os testes físicos.

Teste ergométrico: Este teste é feito com o atleta caminhando ou correndo em uma esteira para que a atividade do coração seja monitorada. Serve para medir a pressão arterial, sintomas de cansaço, frequência cardíaca, dor no peito e falta de ar.

Ecodopplercardiograma: É um exame de última geração, que pode ser definido como um ultra-som do coração. Nele são avaliadas as estruturas cardíacas e seu funcionamento.

Ergoespirométrico: Normalmente é realizado juntamente com o teste ergométrico. Nele, uma máscara é acoplada ao rosto do corredor. Ela serve para captar as variáveis ventilatórias, como o VO2max e o limiar anaeróbio, que indica as zonas ideais para treinamento.

CALORIAS NEGATIVAS LHE AJUDAM A EMAGRECER

Com certeza você deve estar se perguntando o que são os alimentos com as chamadas calorias negativas? São um "grupo "de alimentos em que com eles, você emagrece comendo. Isso porque a digestão desses alimentos queima mais energia do que a contida neles, propriamente. Essa situação também é conhecida por efeito térmico do alimento ou termogênese, geralmente, os legumes podem ser enquadrados na categoria de alimentos com calorias negativas,

1. A quantidade de calorias consumida na digestão é, realmente, alta?
Esse gasto calórico varia conforme o tipo de dieta. Por exemplo, a proteína gasta mais energia (cerca de 25% do total energético ofertado) para ser digerida que o carboidrato e a gordura (cerca de 4%). Quanto mais difícil a digestão, maior o consumo energético. O gasto calórico vai variar conforme o Gasto Energético Basal Gasto Energético Total (gasto de energia diário com o metabolismo) de cada indivíduo, que representa de 5 a 15% do GET

2.Qual a diferença entre um alimento com calorias negativas e um com zero calorias?
Um alimento com calorias negativas é aquele que possui menos calorias do que ele gasta para ser digerido. É o caso do limão, tangerina, melancia, ameixa, brócolis, aspargo, repolho, pepino, cebola, salsão, abobrinha, berinjela, couve-flor, nabo e pimenta vermelha. Um alimento zero calorias é aquele que não possu nenhum nutriente e que até pode causar doenças caso seja consumido em excesso, como os refrigerantes diet.

3. Alimentos de fácil digestão, como carboidratos simples, têm calorias negativas?
Isso vai depender do gasto energético total de cada indivíduo e do tipo de carboidrato (simples: açúcares e amidos ou composto: fibras). Se o gasto energético for alto, ele poderá aproveitar melhor o alimento sem armazená-lo, mas de modo geral, os carboidratos simples e as gorduras possuem menor gasto calórico.

4. Esse trabalho da digestão tem como resposta uma fome mais intensa?
Sim, quanto mais rápida a digestão e o esvaziamento gástrico, menor o tempo de saciedade, o que caracteriza apetite mais intenso e, principalmente, por carboidratos

5. As calorias usadas na digestão variam de acordo com o organismo?
Ou a média é bem próxima da realidade? Sim, variam conforme o indivíduo. Cada pessoa tem um ritmo de vida que determina seu metabolismo e isso influenciará diretamente no efeito térmico dos alimentos.

6. Ou é o contrário, as calorias ficam tanto mais negativas quanto mais difícil for a digestão?
Baixo valor calórico e alto teor de fibras são dois determinantes para classificar o alimento como negativo quanto ao efeito térmico no processo de digestão. Quanto mais fibra, mais difícil a digestão e mais energia consumida.

7. Em geral, legumes e frutas recebem o selo de "calorias negativas". Em que medida, pensando exclusivamente nas calorias, eles devem estar presentes na dieta?
São alimentos que possuem alto teor de fibras insolúveis e, para o bom funcionamento do intestino e manutenção do peso corporal, devem estar presentes diariamente, pelo menos uma vez ao dia na dieta.

8. É possível emagrecer pensando somente nas calorias negativas?
Existe uma dieta baseada no conceito de "Calorias Negativas", com bom resultado quando o objetivo é perder peso. Mas ela deve ser bem orientada para não gerar deficiência de alguns nutrientes, afetando o equilíbrio do organismo.

9. É possível montar uma equação em que essas calorias negativas são subtraídas da quantidade de energia consumida no dia?

Para isso é necessário calcular o Gasto Energético Basal, Repouso e Total do individuo e analisar toda a dieta.

10. É possível associar calorias negativas e índice glicêmico? Se sim, de que forma?
Sim, quanto maior o índice glicêmico, menor o gasto de energia para digestão, ou seja, a caloria não é negativa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

FAÇA DA SUA ALIMENTAÇÃO A MELHOR ESTRATÉGIA PARA COMBATER A CELULITE

Muito se fala sobre as causas da celulite. Entre as explicações, destacam-se as teorias alérgica, tóxica, circulatória, metabólica, bioquímica e até hormonal. O que pouco se fala é que se pode prevenir e tratar a celulite com a nutrição funcional, considerada um dos melhores meios para se obter resultados satisfatórios contra os furinhos indesejados que incomodam a maioria das mulheres.

A nutrição funcional
possibilita um tratamento individualizado, baseado na bioquímica pessoal de cada indivíduo e com isso mantém o equilíbrio do organismo, além de prevenir doenças. É importante saber que a celulite é uma patologia causada por vários fatores, e por isso é fundamental conhecer suas reais causas e então iniciar um tratamento que inclui a mudança de hábitos alimentares, retirando o que não faz bem (desintoxicação) e incluindo novos alimentos - sempre de acordo com a avaliação individual do paciente.

Problemas intestinais são uma das principais causas da celulite e de diversas outras doenças. Para que a flora intestinal seja regularizada, é preciso que a dieta seja individualizada e elaborada baseada nos alimentos que funcionam com o corpo da pessoa em tratamento e não com dicas miraculosas e dietas generalizadas.

Os alimentos alergênicos
têm um papel muito importante na formação da celulite. Cada indivíduo tem suas sensibilidades alimentares e individualidade bioquímica, ou seja, muitas vezes ingere uma alimentação não adequada ao seu organismo. Estes alimentos comprometem a saúde intestinal e o desequilibram, podendo gerar diversos processos inflamatórios, como a celulite, um dos maiores que o organismo apresenta.

Desta forma procure um nutricionista que lhe auxiliará a identificar suas “intolerâncias” alimentares e desta forma organizar de forma adequada sua ingesta diária , culminando , junto com a atividade física , a livrar-se das temidas celulites.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

QUEM PRECISA DE SUPLEMENTOS PARA MALHAR

Algumas pessoas acreditam que o uso de alguns suplementos alimentares seja indispensável para quem pratica atividades físicas diárias. O motivo seria obter mais energia para conquistar melhor desempenho.

Vamos entender, primeiro, o que são suplementos alimentares: é toda e qualquer substância, em geral produzida quimicamente, que tem a propriedade de completar a ação dos alimentos naturais, dando mais força e energia. E como não são substâncias controladas, é possível adquirir na farmácia qualquer um desses produtos, que são oferecidos em embalagens com figuras atléticas perfeitas.

Mas essa facilidade pode esconder um perigo à saúde, já que não é qualquer pessoa que pode consumir esses produtos, é importante ficar atento, o praticante de atividade física, aquele que visa saúde e bem-estar e não tem a intenção de competir, ou seja, que treina até 300 minutos por semana, uma vez por dia, cinco vezes por semana, dificilmente precisa de suplementos. Isso porque ele pode conseguir todos os nutrientes necessários por meio de uma dieta equilibrada.

Já o atleta amador ou profissional, aquele que participa de competições ou provas, tem um regime de treinamento intenso – mais de 2 horas por dia – pode, sim, se beneficiar de suplementos alimentares. Mas é importante que isso seja prescrito por um profissional habilitado, nutricionista ou médico, pois alguns suplementos podem ter contraindicações ou causar prejuízo à saúde no longo prazo.
Por exemplo: suplementos à base de carboidratos e proteínas podem ser úteis para determinados objetivos de praticantes de exercícios, mas muito mais pela praticidade de consumo do que pelo valor nutricional em si.

Sucos naturais ou cereais em barra, por exemplo, podem ser utilizados como lanche, antes e após os exercícios, com benefícios para as atividades, como maior teor de algumas vitaminas, minerais e presença de substâncias fitoquímicas, que possuem ações de prevenção de doenças.

Por isso, com uma alimentação equilibrada e variada, segundo as orientações da pirâmide alimentar, que prevê quantidades específicas para cada tipo de alimento – proteínas, carboidratos, frutas e verduras –, é possível conseguir energia para praticar exercícios.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Perda de Peso X Musculação

Existem muitas duvidas e mitos envolvendo a pratica de musculação. Quando um aluno entra em uma academia buscando um programa de exercícios para emagrecer, é comum que os profissionais responsáveis pela sala logo indiquem exercícios aeróbios para a perda de peso. Porém será que apenas os exercícios aeróbios é que promovem essa perda de peso? E a musculação, pode ajudar nesse processo? Qual a importância da dieta no processo de perda de peso? 

Bom, vamos por partes. Primeiro precisamos definir o que é necessário para que ocorra essa perda de peso. O processo de perda de peso ocorre quando se têm um déficit calórico, ou seja, quando você gasta mais calorias do que ingere. Parece fácil? Pois bem, não é tão simples assim, como veremos mais pra frente no artigo.

O gasto energético diário é dividido nos seguintes componentes: taxa metabólica de repouso , efeito térmico da dieta e atividade física . A taxa metabólica de repouso é considerada o maior componente do gasto energético diário, com aproximadamente 70% em média. 

O American College of Sports and Medicine e a American Heart Association(1) indicam que o gasto energético(gasto calórico) decorrente da realização de uma modalidade de exercício físico deve ficar entre 1.000 e 2.000kcal/ semana. Nesse sentido é amplamente divulgado que o exercício aeróbio, provavelmente por trabalhar grandes grupamentos musculares de forma contínua, é sempre o mais indicado para que se obtenha um alto gasto calórico, devido ao seu maior gasto calórico, o que conseqüentemente ajudaria na perda de peso (2,3). Sendo assim é inquestionável a colaboração que o exercício aeróbio tem com relação ao gasto energético durante a sua pratica. 

Já com relação à musculação, a história é outra. Alguns estudos demonstraram que a musculação oferece um baixo gasto energético durante a sua prática (4,5). Porém fica muito difícil fazer uma analise precisa dos estudos que envolvem esse tema, principalmente devido as mais diversas variáveis que envolvem a musculação, como o intervalo de descanso entre as séries, a ordem dos exercícios, a intensidade do treino, o volume do treino, entre outros (6). Qualquer afirmação sobre o tema “gasto energético da musculação” ainda me parece precoce, sendo necessários novos estudos com um perfeito controle das mais diversas variáveis da sessão de musculação. Em todo caso, alguns estudos demonstram que o treinamento em circuito na musculação tem um gasto energético maior QUANDO COMPARADO com o treinamento convencional de musculação . 

Outro parâmetro muito utilizado para se analisar o gasto energético do exercício é o EPOC, também conhecido como o consumo de oxigênio em excesso após o exercício. A uma grande divergência no que diz respeito a real contribuição da musculação no EPOC, tendo alguns estudos encontrados grandes alterações no EPOC durante horas após a musculação , enquanto outros encontraram o retorno do EPOC aos valores de repouso(pré-treino) em pouco mais de 30 minutos, o que contribui pouco para o gasto energético.Esse conflito na literatura também existe devido a manipulação das variáveis citadas anteriormente neste artigo. Porém, parece que uma intensidade moderadamente alta com curtos intervalos de recuperação maximiza o processo de gasto energético na musculação através de um maior aumento no EPOC . 

Então parece mais sensato afirmar que a musculação pode sim influenciar a perda de peso, porém a magnitude desta perda é que é uma coisa a ser melhor estudada ainda. Porém uma associação de musculação e exercícios aeróbios parece ser uma boa forma de maximizar o processo de perda de peso, pois o aeróbio oferece um consumo de oxigênio maior durante o exercício, enquanto a musculação oferece um maior consumo de oxigênio após o término da sua atividade. Porém ao longo da minha carreira como professor de musculação já escutei muitos mitos como “fazer aeróbio perde massa muscular”, etc. 

Na verdade o processo de perda de peso é um processo catabólico, ou de degradação. A musculação realmente tem a capacidade de preservar a massa muscular maior do que o aeróbio, mas mesmo assim um planejamento errado na hora de montar o seu treino pode sim acarretar na perda de massa muscular. Outra coisa a ser levada em consideração é que a associação dos dois tipos de exercícios pode acarretar em um alto volume de treino (mais de uma hora de treino), e esse alto volume pode acarretar na perda de massa muscular, ou seja, quando for associar os dois exercícios, tem que se levar em consideração que o treino será desgastante e deve-se planejar bem como será feita essa sessão, feito isso a probabilidade de se perder massa muscular será menor. 

Outra intervenção importantíssima no processo de perda de peso é a alimentação, sendo que uma dieta com carboidratos de baixo índice glicêmico (alimentos de alto índice glicêmico estimulam picos de insulina, o que favorece o acumulo de gorduras), o aumento na ingestão de proteínas quando necessário (a proteína aumenta o efeito térmico dos alimentos devido a sua complexidade na digestão) e a ingestão de gorduras de boa qualidade (Gorduras como o Ômega-3 têm uma importante função de melhorar o perfil lipídico do indivíduo) são indispensáveis para uma perda de peso e uma melhora na qualidade de vida, porém esse tópico de nutrição será abordado em um artigo futuro. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

MOTIVOS PARA COMER FRANGO

De digestão mais fácil que a carne bovina, o frango está entre as opções de proteínas preferidas na hora da dieta. A carne de frango tem uma quantidade de gorduras saturadas muito menor do que a carne bovina. E são essas gorduras as responsáveis pela maioria dos casos de problemas cardíacos atualmente.

Seguem quatro motivos para nunca deixar faltar esta carne branca nas suas refeições:

1. É fonte de todos os aminoácidos essenciais:o arranjo destes compostos dá origem a diversos tipos de proteínas e enzimas. O humor, a atenção, a concentração e a qualidade do sono são alguns exemplos de funções que são influenciadas pela presença dos aminoácidos.

2. Possui abundância de vitaminas: o destaque fica por conta das vitaminas do complexo B, como a B2 e a B12. Elas são essenciais para o metabolismo celular, pois atuam em processos energéticos, em funções do sistema nervoso, além de serem importantes para o estômago, o intestino, a pele, o cabelo, os olhos, a boca e o fígado. A vitamina PP (ou B3) também está presente na carne da ave. Ela trabalha em processos do sistema respiratório e na dilatação dos vasos sanguíneos. Sua falta pode levar a fraqueza muscular, anorexia, estomatite e lesões na pele entre outros problemas.

3. Fonte de ferro:apesar de aparecer em menos quantidade do que na carne bovina, o mineral também está presente na carne branca, que ajuda no combate das anemias.

4. Fica pronta rápido: com esta vantagem, um filé de frango é ótima opção para o seu jantar.Vale grelhar numa chapa ou cozinhar, garantindo os nutrientes à mesa.

Cuidado com a pele!

Enquanto a carne do frango é uma ótima pedida para quem precisa reduzir o consumo de gorduras, a pele representa perigo. Ela pode causar descontrole nos níveis de colesterol e agravar problemas cardiovasculares. Por isso, retire antes de levar a carne ao fogo ou, ao menos, elimine quando for servir os pratos.

Para aqueles que estão se perguntado:“E os hormônios que eles usam nos frangos de granja?”
A carne vendida aqui tem a mesma qualidade da consumida, por exemplo, na Europa. E é bom acabar de vez com um engano muito difundido: o frango brasileiro não tem hormônio.

A diferença é intrigante. Dois frangos da mesma idade. Um, caipira, outro de granja. O que explica o super crescimento de um deles?

O frango de granja já nasce com vantagem: é fruto de 50 anos de seleção genética. Só são usados para reprodução os que crescem muito e rápido. Depois, tem o tratamento vip. Nas granjas modernas, temperatura, umidade, tudo é controlado.As aves conseguem expressar todo seu potencial genético, porque elas não sentem frio, não sentem calor, tem ração à vontade o dia todo e a água é fresca também o dia todo.

Água filtrada, para garantir a saúde dos frangos. E a alimentação, tem hormônios?

O frango não toma hormônio. O que existe a respeito é uma confusão, porque são usados na ração os promotores de crescimento.
Os promotores de crescimento são enzimas, proteínas, vitaminas e os chamados probióticos - que aumentam a absorção de nutrientes, fazendo o organismo aproveitar ao máximo o alimento. Desse jeito, a produtividade do frango deu um salto em 20 anos. Levava 50 dias para pesar 1,8 quilo, comendo 2,4 quilos de ração. Agora, em 40 dias chega a 2,4 quilos comendo só 1,8 quilo de ração.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CORRA PELA SUA SAÚDE E CONTRA AS CELULITES

Qual mulher não se preocupa com a celulite? Esse problema que afeta, principalmente, a ala feminina, tem solução. E para quem ainda não sofre com esses pequenos incômodos, formas preventivas para que ela não apareça de surpresa também podem ser usadas.

A celulite está diretamente ligada ao estrógeno, hormônio feminino que também aparece, em pouca quantidade, nos homens. Ela se cria a partir de uma inflamação no tecido cutâneo, alterando a microcirculação da pele e da gordura, sendo assim, causando as ondulações cutâneas.

E alguns locais do corpo podem ser mais propícios a terem celulite do que outros, existem vários locais, como a coxa, a parte do glúteo, abdômen, chegando a aparecer até nos braços.A celulite aparece devido as alterações nos vasos linfáticos, hipertensão hídrica, obstruções da drenagem da pele e pela flacidez que se encontra na sua superfície.

Além do estrógeno, alguns motivos também contribuem para o aparecimento da celulite nas mulheres,devido a tendências genéticas e aos hábitos de vida, as mulheres acabam tendo uma incidência maior de celulite, que é uma grande preocupação para a sociedade feminina.

Contribuição da corrida >A prática de um esporte como a corrida pode ter uma grande contribuição para a eliminação das celulites. Aliado a outros tratamentos e a hábitos saudáveis, o esporte ajuda também na prevenção deste problema.
Os exercícios deixam a pele esticada, trazendo cada dia menos probabilidade de desenvolvimento da celulite. A prática de uma atividade aeróbica, como a corrida, ajuda na circulação sanguínea, o que contribui para a prevenção e na diminuição deste mal.

Alimentação > A alimentação influi diretamente no aparecimento da celulite. Uma alimentação mais saudável se faz necessária para no processo de eliminação da celulite.A diminuição do sal, carboidratos, principalmente na parte da noite, onde se encontra o acumulo de açúcar desnecessário, é uma das ajudas contra a celulite. Comidas ricas em proteína são bastante indicadas, como a clara do ovo, peito de frango, alcatra e salmão

Prevenção > Me perdoem os profissionais desta área , no entanto , já foi amplamente comprovado por pesquisas científicas que medicações, drenagem linfática , radiofreqüência entre outros vários tratamentos estéticos são bem pouco eficazes na solução do problema , no máximo estas técnicas escondem e mascaram as celulites sem no entanto resolverem verdadeiramente o problema. Musculação correta e direcionada aliada a exercícios aeróbicos e alimentação saudável, isto sim resolve definitivamente o problema . A celulite pode ser prevenida, ou até mesmo cuidada para que não evolua.

O “efeito sanfona”, quando se engorda e emagrece muitas vezes, pode acabar causando celulite em grande proporção. A sua prevenção, além dos métodos já ditos, deve ser na paralisação desse efeito que pode trazer muitos problemas na saúde, incluindo a celulite.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ano Novo , Novas Metas


Bastante comum entre pessoas ativas ou sedentárias é a "máxima" : "Este ano eu vou..." , realmente parece que a mudança de ano é um momento propício a mudanças pessoais , um novo emprego , uma viagem que sempre sonhou , guardar dinheiro para ... ; assim como estas anteriormente citadas é famosa a frese "Este ano eu vou Emagrecer , malhar e fazer dieta" , para não deixar esta determinação virar uma simples promessa não cumprida é importante começar já e de maneira correta seu caminho em busca deste objetivo , a partir de hoje vou postar uma série de artigos que com certeza lhe ajudarão a trilhar de forma correta seu caminho , e não esqueça mais importante que começar é fazer isso de forma correta pois só assim você garante o sucesso e evita lesões e outros eventos que atrasam suas metas e contribuem para perda deste estímulo inicial.




Suplementos Alimentares


Entre as questões que devem ser consideradas na análise da utilização de um suplemento, está a eficácia do produto; devem ser considerados a quantidade e o horário da suplementação, além das condições específicas do exercício para o qual os efeitos serão otimizados.

Ao pensarmos em suplementação, é preciso ter em mente que esta somente é justificável quando por algum fator de ingestão alimentar não consegue alcançar a ingestão daquele nutriente. Outra justificativa seria elevar o consumo de um determinado nutriente com o objetivo específico.

É possível definir 3 grupos aos quais seriam determinadas ingestões alimentares peculiares. Seriam eles:

1) Os indivíduos comuns que realizam atividade física com o intuito de manutenção da saúde – a ingestão alimentar deve ser ajustada para atender à demanda energética elevada pela prática regular da atividade física;

2) Os portadores de doenças – quando praticam atividade física, esses indivíduos teriam suas necessidades modificadas pelas características da doença mais i gasto energético peculiar;

3) Os atletas – a demanda energética é elevadíssima. Os suplementos nutricionais seriam destinados para cobrir deficiências impostas pelo grande período ativo. Durante este período, a ingestão é limitada pela capacidade de esvaziamento gástrico comprometida pelo desvio do fluxo sanguíne destinado a musculatura exercitada. Assim, restariam curtos intervalos entre os treinos e o sono para a ingestão de grande quantidade calórica.

Os suplementos nutricionais são divididos em:

a) Ergogênicos, aqueles que podem promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica;

b) Repositores, que são utilizados em situação específica para garantir a capacidade máxima do desempenho fisiológico.

Existem muitos produtos no mercado que foram e estão sendo testados para verificar se aumentam o desempenho.
Mas é importante sabermos que a suplementação é apenas uma alternativa que quando bem empregada proporciona uma melhor recuperação, assimilação e aproveitamento do treino, seja antes, durante ou depois dele. Mas quando mal feita, torna-se prejudicial a saúde e ao desmpenho. Por isso a alimentação variada acaba sendo nossa melhor e mais barata fonte de nutrientes.