segunda-feira, 28 de junho de 2010

Novidade na prevenção de lesões em esportistas

A atividade física trás inumeros benefícios para a saúde mental e física,no entanto sem os devidos cuidados pode expor a uma maior chance de lesões , principalmente, da prática da mesma sem cuidados adequados e necessários de prevenção.

A corrida é um exemplo de esporte que, quando não praticado corretamente, ou seja, com as cargas de treino adequadas aos níveis técnicos, exercícios de alongamento pré e pós-treinos, e mesmo nutrição funcional, pode impactar negativamente nas articulações dos corredores, resultando em lesões, principalmente nos joelhos e pés.

Para praticantes de qualquer modalidade prevenção é o segredo para uma vida esportiva longa e saudável, e com o aumento significativo de novos praticantes, principalmente adeptos da corrida, o mercado tem correspondido a essa necessidade de suporte com a expansão de serviços e inovações, que vão desde a popularização de assessorias esportivas em todo o país, aos novos exames médicos e também suplementação alimentar focada na prevenção às lesões em esportistas.
   
Uma das novidades mais recentes no mercado está justamente na área de nutrição, uma bebida à base de peptídeos bioativos de colágeno que promete oferecer suporte nutricional para articulações, lançada no país pela Probiótica Laboratórios. A Joint Care é indicada para ser tomada após as atividades físicas (uma dose), com o objetivo de ajudar no fortalecimento das articulações.

Segundo a empresa, o ingrediente principal do produto, o Fortigel®, é composto por peptídeos de colágeno que são resultado de um processo desenvolvido pela empresa alemã Gelita AG. O produto chega ao mercado brasileiro com o custo médio de R$ 85,00 ao consumidor.
“O Joint Care” é formulado com colágeno, que é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, ou seja, as articulações, sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas e regenerando preventivamente as articulações. É uma bebida enriquecida com vitamina C e minerais. Proporciona suporte nutricional para articulações, auxiliando na elasticidade, flexibilidade, fortalecimento e reconstituição.
 
De acordo com a empresa, o uso do produto não tem função apenas terapêutica, mas também preventiva, tornando-se mais um instrumento para auxiliar praticantes de atividades físicas que expõem as articulações a desgastes.  Segundo a Probiótica, a eficiência do Fortigel foi comprovada por estudos realizados pela Harvard/Tufts (USA) e pelo Collagen Research Institute (Instituto de Pesquisa do Colágeno da Alemanha).

O produto é indicado para praticantes de atividades físicas, principalmente aquelas com impactos intermitentes, como corridas de rua. Por ser um alimento natural, pode ser consumido por adultos, idosos e crianças. Não há contra indicações.

No entanto é importante que se tenha em mente que para prevenir lesões nos joelhos e nas articulações é necessário investir essencialmente em preparo muscular e muito alongamento.

5 Dicas Para Preservar suas Articulações: 

1. Aumento progressivo do volume de treino (aumentar o volume no máximo 10% por semana).
2. Fortalecimento muscular dos principais grupos musculares.
3. Flexibilidade. 
4. Aquecimento adequado (realizar treinos educativos como forma de aquecimento).
5. Usar calçado apropriado.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

CAFÉ AUXÍLIA OU ATRAPALHA SEU RENDIMENTO?

A bebida se faz presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros , no entanto já foi comprovado por diversos estudos que ela propicia a elevação da frequência cardíaca, favorecendo desta forma a pressão alta e doenças do coração.

No entanto é importante alertar sobre a conciliação de Café e atividade física , e quais substâncias presentes nele que podem melhorar o desempenho dos atletas, da mesma forma quais são os efeitos negativos que o consumo dessa bebida pode causar no rendimento físico a longo prazo?

Alguns dos fatores benéficos de sua ingestão já foram comprovados por diversos estudos , veja abaixo :

1. o café conta com substâncias e propriedades que estimulam o sistema nervoso, ajudando a manter o poder de concentração e deixando o indivíduo mais alerta, com muito mais energia.

2. A bebida também tem poder antioxidante, que colabora com a redução dos índices de risco de doenças como o diabetes.

3. A atuação da cafeína no organismo também estaria associada à diminuição das dores musculares pós-atividade física e ao metabolismo, auxiliando na queima de gordura.

No entanto atente que a bebida também traz contra-indicações , principalmente no que tange o seu uso abusivo , que pode causar superexcitação, insônia, desconforto intestinal e a piora em quadros de gastrite.

Café combinado a atividade física

Recentes pesquisas levantaram a hipótese de que a cafeína poderia baixar o rendimento na performance física, desta forma a cafeína pode não ser tão inofensiva quanto se imaginava e, portanto, a ingestão do café não seria indicada antes da prática esportiva. Misturar café e atividade física é um risco , pois os estimulantes, de forma geral, têm propriedades que permitem maior poder de concentração e vigília, mas colaboram com o aumento da frequência cardíaca, os riscos, a longo prazo, são de aumento da pressão arterial e até mesmo problemas no coração, caso haja algum tipo de suscetibilidade para doenças vasculares. 

No entanto é importante termos em mente que o consumo do café pode trazer vantagens e desvantagens.

- A cafeína tem sido considerada uma substância de auxílio ergogênico, que potencializa a performance durante a atividade física, pois atua como estimulante do sistema nervoso, aumentando a tensão dos músculos, além de ajudar na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular. 

- Indivíduos que apresentam sensibilidade em relação à cafeína, não recomendo a ingestão do café, pois pode causar males ao sistema nervoso.

- O café contem fitato e tanino, substâncias chamadas de antinutricionais, por atrapalharem a absorção e a utilização de alguns nutrientes essenciais para o organismo. 

Se no entanto você não puder abrir mão do mesmo , o ideal é que o consumo seja feito duas horas antes ou após as refeições principais, evitando-o em intervalos maiores, tomando o cuidado de não ultrapassar três xícaras ao dia. O ideal é manter a moderação, praticar exercícios físicos regulamente e viver em paz com o prazer de tomar um bom café. Mas beba com moderação, claro. 

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Associação de Tratamentos Podem Reduzir a Eficiência

Muitas pessoas são levadas a pensar que tratamentos com fitoterápicos não possuem contra indicações , é preciso compreender uma regra fundamental: eles não são inofensivos.
A crença errônea vem de que os remédios naturais, por serem feitos a partir de plantas, não fazem mal , o uso indevido, na hora errada, pode provocar uma série de males ao organismo desde a suspensão do efeito de medicamentos , a partos prematuros e, em alguns casos, até matar.

Posso citar como exemplo o Chá de alho e ginkgo biloba tem efeito anticoagulante , desta forma a ingestão do mesmo pode ser perigosa em caso de cirurgias, pois há risco do sangramento ser prolongado ou em casos mais graves hemorragias.

Existem fitoterápicos que por agirem sobre o SNC (Sistema Nervoso Central) proporcionam risco de acidentes durante processos de anestesia , entre eles a valeriana, kava e passiflora , dependendo da quantidade ingerida pode levar até a morte, Depende fundamentalmente da quantidade ingerida e da resposta do organismo.

O uso sem com ou sem prescrição de fitoterápicos deve ser relatado ao médico em se tratando de qualquer procedimento . No caso de cirurgias é importante o alerta desde o momento da prescrição de medicamentos sintéticos.

Entre os mais “perigosos” pode ser apontado o Hipérico , sua administração reduz a eficácia de anti-retrovirais, de medicamentos contra insuficiência cardíaca e de anticoncepcionais. Portadores de HIV, usam a substância contra depressão, que é comum entre os pacientes. Mas isso coloca em risco a eficácia de todo o tratamento.

No universo feminino a ação de alguns fitoterápicos é bem mais perigosa , a babosa muito usada contra constipação , pode causar contrações, provocando abortos e partos prematuros, em mulheres grávidas.

Ação no metabolismo

O remédio natural pode aumentar ou diminuir a velocidade de absorção dos medicamentos sintéticos , aumentando ou reduzindo também o seu efeito no organismo. Isso acontece porque o fitoterápico age nos sistemas do fígado, órgão responsável por eliminar as drogas (medicamentos sintéticos).
Muita tenção com aquele chá que parecia tão inofensivo pode comprometer tratamentos delicados contra doenças como insuficiência cardíaca e Aids. Esse problema é conhecido como interação medicamentosa.

De quem é a culpa ? Se temos de um lado, pacientes que desconhecem o risco que estão correndo , pois muitas das vezes recorrem a automedicação, “pegando dicas de amigos”; temos do outro lado , os próprios médicos ainda não conhecem bem o universo dos fitoterápicos , a prescrição destes deveria ser feita apenas por especialistas que conheçam os estudos científicos desta área.
De forma alguma estou querendo dizer que não se deva utilizá-los , o uso apropriado do fitoterápico é benéfico. Uma série de estudos sugerem que esse tipo de medicação possa ajudar no tratamento de diversas patologias desde problemas digestivos até o câncer ,pois neste , o fitoterápico potencializa a quimioterapia e reduz seus efeitos colaterais.

Além disso , em alguns poucos casos, não seria perigoso usar fitoterápicos por conta própria. Determinados chás como de camomila e de alho, por exemplo, podem ser usados por um curto período, nas aplicações já consagradas destas substâncias (para acalmar e contra gripe).
No entanto ressalto que não se deve é adotar esses chás em contextos fora do convencional.

Algumas vezes usam chá de camomila contra gastrite, porque se falava em suas propriedades cicatrizantes. Ai, muita gente acabou desenvolvendo úlcera.


Homeopatia

Nesta modalidade de medicação a situação é menos preocupante , a medicina homeopática raramente apresenta problemas com seus medicamentos , o que pode acontecer é o inverso: alopatia interferindo na homeopatia.

Um exemplo disso são os anti-inflamatórios e remédios que tenham cortisona , estes podem prejudicar o efeito de algumas substâncias usadas na homeopatia , sem o risco do paciente passar mal por causa disso.

A associação entre homeopatia e alopatia , em outros casos parece ser benéfica , pois , quando os tratamentos são feitos juntos, a saúde do paciente pode melhorar mais rápido. Tendo-se o cuidado nesta associação , o que não se deve fazer, aos menos não de maneira repentina, é substituir a alopatia pela homeopatia. A troca deve ser gradual, em alguns casos requere-se a combinação permanente dos tratamentos.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Seu Treino X Seus Resultados

Corrida X Treino Funcional

Muitos corredores não se adaptam aos exercícios de musculação nas academias, mesmo após tentarem inúmeras vezes por saberem que é fundamental o fortalecimento muscular para a corrida. Estas pessoas acham exercícios estáticos nada atrativos. A melhor alternativa é o treinamento funcional, que é tão, ou mais eficaz do que a musculação tradicional. O foco é trabalhar e aprimorar os movimentos, mais do que os músculos envolvidos.

A base desse método é proporcionar equilíbrio, força, lateralidade, concentração e coordenação motora. Enquanto nos aparelhos apenas um ou alguns músculos são trabalhados isoladamente, os exercícios do treinamento funcional simulam movimentos da corrida, por exemplo, para que o conjunto de músculos solicitado seja trabalhado tanto na força, como no equilíbrio.

Visualize seu corpo se equilibrando sobre uma superfície instável ou numa daquelas bolas grandes, murchas e de plástico. É um exercício em que se utiliza o peso do próprio corpo para trabalhar equilíbrio e força como um todo. Nenhum aparelho de musculação consegue contemplar tantos elementos de uma só vez, ou seja, são necessários um número maior de fibras musculares para realizar o movimento, que se torna mais global e intenso.

Hoje em dia, o treinamento funcional está presente em diversas academias, mas antes converse com seu treinador para que ele encaixe esses exercícios de maneira a otimizar ainda mais seus treinos de corrida.

FADIGA MUSCULAR X CORRIDA

A fadiga muscular representa um problema complexo em nosso meio, causada por fatores ainda não totalmente esclarecidos. A literatura científica atual aponta possíveis causas provenientes de alterações deletérias no próprio músculo (fadiga periférica) ou mudanças na comunicação neural para o músculo (fadiga central).

A fadiga central é caracterizada por mecanismos biológicos que alteram o esforço subjetivo, motivação, comportamento e tolerância à dor, bem como aqueles que diretamente inibem a ativação motora nos centros superiores do cérebro e nos neurônios (células nervosas) que transmitem os impulsos nervosos.

O grau e a causa da fadiga muscular são dependentes da duração, intensidade e natureza dos exercícios, composição do tipo de fibra muscular, nível de condicionamento físico e fatores ambientais como altitude, umidade e temperatura.

Exercícios de alta intensidade- A fadiga muscular pode ser definida como uma perda de força que acarreta na redução do desempenho em uma determinada tarefa. A fadiga após exercícios de alta intensidade e curta duração pode resultar a partir de falhas na ativação do sistema nervoso central (SNC), assim como a falta de manutenção da freqüência adequada de ativação dos neurônios motores transmitindo os impulsos nervosos.

Este tipo de exercício envolve uma demanda energética que ultrapassa a potência aeróbica máxima do indivíduo, solicitando um alto grau de metabolismo anaeróbico. Conseqüentemente diminuem os fosfatos de alta energia do músculo, trifosfato de adenosina (ATP) e fosfocreatina (CP), enquanto que fosfato inorgânico (Pi), difosfato de adenosina (ADP), lactato e íons hidrogênio (H+) aumentam na medida em que a fadiga se instala.

O acúmulo desses metabólitos tem sido apontado como um fator importante na gênese da fadiga muscular e na predisposição às câimbras. Para evitá-las, concentrações adequadas de ATP devem ser mantidas pelo organismo, pois esse substrato é um dos responsáveis pela fonte imediata de energia para as contrações musculares. A fosfocreatina também diminui com a atividade contrátil do músculo, e alguns estudos têm sugerido que concentrações baixas de CP podem também induzir à fadiga muscular.

O hidrogênio é particularmente interessante como agente causal, pois pode atuar de várias formas na célula: inibição da atividade de enzimas das vias produtoras de energia, inibição da utilização do cálcio (Ca+) pelas células musculares, e alteração do perfil iônico intracelular. Uma fonte importante dos íons de hidrogênio durante a atividade muscular intensa é a produção anaeróbica de ácido lático, que em sua maior parte se dissocia em íons lactato e H+. Atualmente, já está bem estabelecido que a fadiga ocorra pela elevada concentração de H+ (íons hidrogênio) e não pelo aumento de lactato ou ácido lático não dissociado, devido à inibição das vias metabólicas produtoras de energia.

Exercícios de endurance - Inúmeros fatores têm sido apontados como causadores de fadiga resultante de atividades físicas de longa duração. Entre eles estão incluídos a depleção de glicogênio muscular e hepático (do fígado), a diminuição da glicose sanguínea, a desidratação, e o aumento da temperatura corpórea.

O ritmo de utilização de carboidratos (CHO) é dependente não somente da intensidade do trabalho físico, mas também da condição física do indivíduo. O fato que esportistas treinados metabolizam carboidratos mais lentamente do que os não treinados corrobora a hipótese de que a depleção dos estoques de CHO seja uma das causas de fadiga muscular durante a atividade física prolongada.

No entanto, outros agentes causadores de fadiga muscular também estão envolvidos, pois a depleção de glicogênio pode ocorrer em sua ausência, possivelmente envolvendo a destruição da microestrutura de componentes celulares responsáveis pela produção de energia.

Planilhas coletivas são um risco para o corredor

O crescimento da corrida de rua traz uma série de fatores positivos , no entanto, um número cada vez mais crescente de pessoas recorrem a treinos e planilhas coletivas , estes são fatores que podem ocasionar uma série de problemas.

Um dos aspectos positivos é que milhares de novos empregos diretos e indiretos têm surgido na esteira deste movimento, principalmente em favor da qualidade de vida. Ao mesmo tempo, cada vez mais profissionais da área da saúde têm procurado estudar e especializar-se, visando obter novos conhecimentos e atender melhor a necessidade de seus clientes, pacientes, alunos ou atletas.

EM CONTRAPARTIDA, HÁ AS QUESTÕES NEGATIVAS, COMO O CRESCENTE APARECIMENTO DE PESSOAS NÃO QUALIFICADAS, QUERENDO APROVEITAR ESTE MOMENTO PARA EXERCER ILEGALMENTE AS ATIVIDADES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PRESCREVENDO TREINAMENTO, mesmo que de uma forma mais disfarçada, e cada vez mais publicações em algumas revistas e sites de corrida, com as famosas planilhas coletivas, “receitas de bolo”, as quais desrespeitam as diferenças individuais, colocando em risco a saúde dos incautos. Houve até um caso de uma publicação vendida atualmente nas bancas, cujo tema, diga-se de passagem, muito infeliz, é: “Seja Seu próprio Treinador”.

Normalmente a estratégia destas publicações é tentar camuflar a intenção de vender mais revistas ou aumentar as visitas aos sites, utilizando o famoso expediente de prestar serviço à população que não tem acesso a um treinador. Na verdade, este incentivo é um ato de grande irresponsabilidade, pois o indivíduo que treina por conta própria ou sem a orientação de um profissional qualificado, habilitado e próximo, corre o sério risco de sofrer uma lesão, “overtraining”, ou até mesmo um enfarto.

Continuemos seguindo este raciocínio: imagine a confusão que seria se o nutricionista resolvesse exercer o papel do médico; o fisioterapeuta a função do nutricionista; o médico a função do treinador, e o treinador a função de dentista... É arriscada a idéia de apregoar como algo comum o indivíduo que não tenha estudado para tal possa ser seu próprio treinador. É como se dispensasse o trabalho do médico ortopedista e resolvesse operar seu próprio joelho.

Nós, os profissionais de Educação Física que estudamos e estamos habilitados a prescrever os treinamentos, sentimos uma profunda indignação ao nos depararmos com tamanho descaso em tratar um tema desta complexidade com tanta simplicidade. Nunca é demais lembrar que a regulamentação da profissão de Educação Física foi sancionada através da Lei 9.696/98, de 1º de setembro de 1998 e que, para exercê-la, o profissional precisa ter conhecimentos técnicos, científicos e práticos, que devem estar atualizados para que, em qualquer situação, principalmente em casos de emergência, possa atuar com competência, responsabilidade e ética.

Estão habilitados para exercer a profissão os profissionais graduados em curso superior na área, e os profissionais que já atuavam no mercado, anteriormente a lei de 1.998, que conseguiram comprovar esta experiência e fizeram cursos de qualificação. Ambos devem possuir registro no CREF (Conselho Regional de Educação Física), registro este que pode ser de Profissional Graduado (com curso superior) ou de Provisionado (sem curso superior).

Não coloque sua saúde em risco tentando ser seu próprio treinador, ou realizando uma planilha que não tenha sido elaborada somente para você. Consulte sempre um profissional de Educação Física especializado em corrida, seja você um iniciante, amador ou atleta profissional.

domingo, 20 de junho de 2010

Caminhar por uma hora pode reduzir em até 30% a gordura no sangue

Caminhar por uma hora no dia anterior a uma “festa” ou evento onde você vá comer mais ajuda na redução das gorduras acumuladas , é o que dizem os pesquisadores da Universidade de Ghelp, no Canadá..
Neste estudo foi observado que uma caminhada leve, de uma hora em média , ajuda a reduzir os efeitos negativos que uma alimentação gordurosa pode ter sobre seu corpo , O exercício consegue reduzir os níveis de lipídios em até 30%.

Após a ingestão de alimentos gordurosos , os lipídios no sangue vão aumentar e permanecer elevados durante horas, o que é um fator de risco, o exercício evita que esses níveis tenham picos tão elevados.
Durante o estudo foram pesquisadas pessoas entre 40 e 70 anos que já estavam com índices elevados de gordura no sangue . Os pacientes caminhavam por uma hora num dia e no seguinte ficavam sem a atividade física , os pesquisadores davam aos avaliados uma bebida rica em gordura para controlar a quantidade ingerida e as reações do corpo. Os testes avaliaram o sangue e a gordura abdominal para determinar as diferenças entre as duas ocasiões.

A caminhada demonstrou reduzir de forma significativa os níveis de lipídios , podendo ser usada não somente para ajudar a atenuar os efeitos negativos de uma comida rica em gordura, mas também como uma forma de pessoas com altos índices da substância fazerem o controle desses níveis.

Quem são os lipídios?

Os lipídios são genericamente chamados de gorduras. Em excesso, eles podem se acumular nas artérias e formar placas, levando a obstruções na corrente sanguínea e, conseqüentemente, predispõe a infarto agudo do miocárdio, entre outras doenças , o histórico familiar positivo para doenças circulatórias e/ou cardíacas deve levar as pessoas a ficarem ainda mais atentas e realizar exames periódicos de controle das taxas de colesterol.


Este estudo na verdade não traz grandes novidades , pois a dinâmica entre exercícios e redução da gordura no sangue já foi amplamente divulgada , o ponto principal desta pesquisa, está na demonstração da rapidez com que essa relação mostra eficácia. O exercício aumenta a fração boa do colesterol – o HDL – evitando que o colesterol ruim se deposite nas artérias.

O grande problema que as pessoas encontram para proceder o controle de colesterol no corpo está no modo silencioso com que esses níveis aumentam , a pessoa não tem sintoma nenhum, se não fizer exame de sangue, não vai saber e consequentemente tornará mais tardio o tratamento.

sábado, 19 de junho de 2010

INTERVALOS CURTOS ENTRE AS SÉRIES DE TREINAMENTO PODEM AUMENTAR A PRODUÇÃO NATURAL DE HORMÔNIO ANABÓLICOS

A cena mais comum que vemos ao adentrarmos em uma sala de musculação e´alunos preocupados apenas com a carga colocada no aparelho, na grande maioria das vezes negligenciando as variáveis de treinamento talvez mais determinantes para os resultados finais em uma periodização: a forma de execução e o intervalo de recuperação entre as séries.

Sobre a correta execução dos movimentos na musculação já tratei em post's anteriores , neste vou falar um pouco sobre o intervalo de recuperação.

Estudos dirigidos por mais de 15 anos na Universidade de Mariland USA, comprovaram que intervalos curtos de recuperação entre uma série e outra diminui o número máximo de repetições realizadas no exercício para 1, 2, 3 rep , desta forma podemos afirmar que para o aluno evitar o decréscimo do número de repetições no decorrer das séries, o ideal é que o intervalo de descanso seja suficiente plena recuperação entre as séries.

No entanto é importante frisarmos que nos estudos citados os voluntários realizaram repetições MÁXIMAS, ou seja, o número máximo de repetições que eles suportaram fazer ; Nas academias o mais comum é a realização de repetições SUBMÁXIMAS, aquelas onde o exercício é encerrado antes de chegarem à fadiga total na série.

Os intervalos curtos de recuperação devem ser utilizados pois contêm aspectos positivos ao treinamento , principalmente com relação às produções hormonais. È amplamente difundido no meio científico que intervalos curtos de descanso podem aumentar a produção de hormônios anabólicos durante o exercício .

O mesmo estudo verificou um aumento maior na concentração do Hormônio do Crescimento em praticantes de musculação utilizando um protocolo de exercícios de força com 30s de descanso entre uma série e outra quando comparados com intervalos de descanso de 60 ou 120 segundos.

A partir destes resultados os pesquisadores puderam afirmar que utilizando-se um intervalo de recuperação curto , o resultado é um maior estado anabólico no indivíduo , onde este estado anabólico aumentado do individuo contribui para que haja um aumento do tamanho do músculo, da força máxima, da potência dos músculos treinados e de adaptações do sistema nervoso.

É importante frisarmos que não existe um intervalo de descanso “ideal” se tratando de treinamento de força, mas sim de uma correta periodização do treinamento, visando o objetivo do aluno naquele determinado período do treinamento.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Associação de Tratamentos Podem Reduzir a Eficiência

Muitas pessoas são levadas a pensar que tratamentos com fitoterápicos não possuem contra indicações , é preciso compreender uma regra fundamental: eles não são inofensivos.

A crença errônea vem de que os remédios naturais, por serem feitos a partir de plantas, não fazem mal , o uso indevido, na hora errada, pode provocar uma série de males ao organismo desde a suspensão do efeito de medicamentos , a partos prematuros e, em alguns casos, até matar.
Posso citar como exemplo o Chá de alho e ginkgo biloba tem efeito anticoagulante , desta forma a ingestão do mesmo pode ser perigosa em caso de cirurgias, pois há risco do sangramento ser prolongado ou em casos mais graves hemorragias.

Existem fitoterápicos que por agirem sobre o SNC (Sistema Nervoso Central) proporcionam risco de acidentes durante processos de anestesia , entre eles a valeriana, kava e passiflora , dependendo da quantidade ingerida pode levar até a morte, Depende fundamentalmente da quantidade ingerida e da resposta do organismo.

O uso sem com ou sem prescrição de fitoterápicos deve ser relatado ao médico em se tratando de qualquer procedimento . No caso de cirurgias é importante o alerta desde o momento da prescrição de medicamentos sintéticos.

Entre os mais “perigosos” pode ser apontado o Hipérico , sua administração reduz a eficácia de anti-retrovirais, de medicamentos contra insuficiência cardíaca e de anticoncepcionais. Portadores de HIV, usam a substância contra depressão, que é comum entre os pacientes. Mas isso coloca em risco a eficácia de todo o tratamento.

No universo feminino a ação de alguns fitoterápicos é bem mais perigosa , a babosa muito usada contra constipação , pode causar contrações, provocando abortos e partos prematuros, em mulheres grávidas.

Ação no metabolismo

O remédio natural pode aumentar ou diminuir a velocidade de absorção dos medicamentos sintéticos , aumentando ou reduzindo também o seu efeito no organismo. Isso acontece porque o fitoterápico age nos sistemas do fígado, órgão responsável por eliminar as drogas (medicamentos sintéticos).

Muita tenção com aquele chá que parecia tão inofensivo pode comprometer tratamentos delicados contra doenças como insuficiência cardíaca e Aids. Esse problema é conhecido como interação medicamentosa.

De quem é a culpa ? Se temos de um lado, pacientes que desconhecem o risco que estão correndo , pois muitas das vezes recorrem a automedicação, “pegando dicas de amigos”; temos do outro lado , os próprios médicos ainda não conhecem bem o universo dos fitoterápicos , a prescrição destes deveria ser feita apenas por especialistas que conheçam os estudos científicos desta área.
De forma alguma estou querendo dizer que não se deva utilizá-los , o uso apropriado do fitoterápico é benéfico.

Uma série de estudos sugerem que esse tipo de medicação possa ajudar no tratamento de diversas patologias desde problemas digestivos até o câncer ,pois neste , o fitoterápico potencializa a quimioterapia e reduz seus efeitos colaterais.
Além disso , em alguns poucos casos, não seria perigoso usar fitoterápicos por conta própria. Determinados chás como de camomila e de alho, por exemplo, podem ser usados por um curto período, nas aplicações já consagradas destas substâncias (para acalmar e contra gripe).

No entanto ressalto que não se deve é adotar esses chás em contextos fora do convencional. Algumas vezes usam chá de camomila contra gastrite, porque se falava em suas propriedades cicatrizantes. Ai, muita gente acabou desenvolvendo úlcera.

Homeopatia

Nesta modalidade de medicação a situação é menos preocupante , a medicina homeopática raramente apresenta problemas com seus medicamentos , o que pode acontecer é o inverso: alopatia interferindo na homeopatia.

Um exemplo disso são os anti-inflamatórios e remédios que tenham cortisona , estes podem prejudicar o efeito de algumas substâncias usadas na homeopatia , sem o risco do paciente passar mal por causa disso.

A associação entre homeopatia e alopatia , em outros casos parece ser benéfica , pois , quando os tratamentos são feitos juntos, a saúde do paciente pode melhorar mais rápido. Tendo-se o cuidado nesta associação , o que não se deve fazer, aos menos não de maneira repentina, é substituir a alopatia pela homeopatia. A troca deve ser gradual, em alguns casos requere-se a combinação permanente dos tratamentos.

domingo, 13 de junho de 2010

Controle seu Índice Glicêmico e tenha Maiores Resultados na Sua Diéta.

O controle do Índice Glicêmico (IG) na atualidade não é mais uma obrigação exclusiva dos diabéticos,quem deseja manter ou perder peso também necessita incorporar este conceito a sua dieta

O controle na ingestão de carboidratos é a base deste método ,pois todo carboidrato tem capacidade de elevar a glicemia do organismo , no entanto existem alguns com maior poder de causar este efeito, desta forma deveriam ser evitados por pessoas que desejam perder medidas.

Uma forma simples de diferenciar estes tipos de alimentos "prejudiciais a sua meta de barriga tanquinho" e atentar ao seguinte detalhe : Quanto mais doce e menos integral for o alimento, maior será seu índice glicêmico.
No entanto mesmo esta regra pode sofrer variações depende muito do tipo do carboidrato.

Existe um índice de referência universal usado pelos nutricionistas que é o pão branco, que é comparado à própria glicose, e tem o nível 100.

A sensação de fome está diretamente relacionada ao IG , quando você se alimenta de produtos com IG alto(pão branco (100) ou chocolate (em média 70) a resposta do organismo é exagerada por conta do excesso de glicose no sangue, a absorção é mais rápida e provoca, rapidamente, uma quebra brusca da glicose, responsável por gerar a sensação de fome pouco tempo após a refeição. Essa reação não ocorre com os alimentos de baixo ou médio nível. O índice funciona com um regulador: ajuda a controlar o apetite e a evitar a fome precoce.


Se considerarmos a classificação do índice como um farol para orientar a alimentação.

1.O vermelho representa os alimentos mais doces, com alto valor na tabela.
2.O amarelo é um alerta, pois corresponde aos alimentos com um nível que vai de 56 a 69
3.o verde são aqueles que tem um índice abaixo de 55.

Mesmo os alimentos do grupo verde precisam ter seu consumo controlado , muitos alimentos por serem extremamente gordurosos mesmo possuindo um baixo valor glicêmico acabam por elevar a caloria das diétas ; o amendoim está entre o nível médio e baixo, mas tem muita gordura, o que eleva a caloria da dieta. A melancia, em contrapartida, possui 103 de índice. Ela não precisa ser banida, mas deve ser consumida com moderação.

Resultados e indicação
Conhecimento e disciplina são a chave do sucesso desta regra de boa alimentação , não existe uma contra-indicação pois desta forma há a reeducação da pessoa. Ingerir comidas mais ricas em vitaminas, minerais, fibras e menos calóricas ativa o metabolismo.

Após adotar esta prática nota-se nas primeiras semanas uma perda acentuada de peso , grande parte desta e pelo melhor funcionamento dos intestinos, e isso se reflete na saúde da pele e do cabelo.

Controlar o indice não é exclusividade de quem deseja perder peso, é ideal para aqueles que buscam uma alimentação saudável.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Atenção Corredores!

esta semana onde grande parte da população das academias se prepara para duas provas tradicionais aqui em Belém vou tratar de um assunto que gera grandes dúvidas nos praticantes do esporte :

O QUE COMER ANTES E DEPOIS DE CORRER.

Você já deve ter percebido que se ingerir uma alimentação inadequada pode sentir falta de disposição para treinar ou desconforto estomacal. Por outro lado, se não comer nada sentirá falta de energia para os treinos ou provas mais longas.

Primeiramente pode até parecer redundante mas o importante é alimentar-se .Ao iniciarmos atividades físicas, nosso organismo utiliza o alimento que ingerimos, para produzir energia para todo o corpo, quando você não se alimenta,ele sente falta e dá o jeito dele, ou seja, ele começa a utilizar gorduras de seu corpo,gorduras que fará falta pra você .Esse fator pode causar (hipoglicemia) que é a falta de açúcar no sangue, tonteira, e até desmaio , portanto não se arrisque. Alimente-se bem, coma pão,tome leite se for bem cedo , após isso espere um pouco, faça um alongamento leve,aqueça e aí sim faça sua corrida. Você pode abusar de frutas:bananas, maças,pêras,os sucos também são importantes! Após a corrida, você deve continuar se cuidando, ou seja, alongue novamente, e hidrate-se para compensar suas perdas.

Elementos da Alimentação e Suas funções relacionadas à Corredores

1.A banana evita câimbras, é verdade. no entanto ela tem quase 80% de água. ou seja, se não conseguires comer três ou quatro, substitua por sementes e frutas oleaginosas. tem pouco volume e alta energia, além de sais minerais e proteínas.

2.Um suplemento bom é o maltodextrina (com bastante carboidratos bons) , no entanto como já disse acima voce pode comer frutas.. leite, tomar o malto, comer pão, o consumo de carboidratos é o que mais favorece o uso de gorduras como fonte de energia na atividade física.

3.Uma boa dica é acordar um pouco mais cedo e alimentar-se com um café da manhã leve antes do treino ou competição . Monte sua refeição de forma que obtenha 50 a 80 gramas de carboidratos de fácil digestão aproximadamente uma hora antes de começar a correr. Isso pode ser obtido com 250 ml de bebida esportiva (ex.: Gatorade), frutas como banana, maça ou cereais.

O fato é que se você for correr por uma hora ou mais é importantíssimo tomar o café da manhã para abastecer os reservatórios de energia do seu corpo (o mesmo vale para nossa prova da tarde , um lanche horas antes é essencial). Praticar corrida por mais uma hora faz com que o seu corpo vá buscar energia nas reservas de glicogênio que seus músculos e fígado armazenam. Justamente pela manhã as suas reservas estão baixas, devido ao longo período sem alimentação durante o sono. Assim se você não se alimentar antes do treino matinal poderá ficar sem energias durante a corrida. Sabe-se, também, que comer carboidratos pode ajudar a aumentar a velocidade da sua corrida e melhorar o sprint no final do seu treino ou prova.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

FRUTAS E SEUS BENEFÍCIOS

A cada dia surge um novo creme, óleo, xampu ou tratamento para a pele. Tentadores, perfumados e com promessas irresistíveis, eles comprometem nosso orçamento e fazem nosso ritual de beleza durar ainda mais. Não seria ótimo se existisse uma maneira mais simples e econômica de combater a acne, evitar a caspa, prevenir o envelhecimento e hidratar? Bom, existe: basta trocar os produtos de beleza por uma alimentação rica em frutas.

Saborosas e ricas em propriedades benéficas para nossa beleza e saúde, as frutas são encontradas em abundância no nosso país e, graças ao seu baixo custo, possibilitam que o cuidado com a pele seja um ritual prazeroso e constante. Para isso, basta saber o que cada fruta pode lhe proporcionar e consumir de três a cinco variedades de frutas diferentes diariamente (seja in natura, ou com sucos e vitaminas).

Conheça agora o que cada fruta pode fazer por você e desfrute: seu corpo agradece.

Açaí: delicioso, esse fruto possui propriedades antibacterianas, o que previne o surgimento da acne. Além disso, é ótimo para melhorar a cicatrização, já que é rica em antocianinas, substâncias responsáveis pela circulação, que ajudam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Cabelos enfraquecidos também podem ser beneficiados pelo consumo do açaí e de suas propriedades nutritivas.

Banana: doce, saborosa e riquíssima em vitaminas e potássio, a banana ainda lhe deixa mais bonita. Isto porque a fruta possui uma grande quantidade de vitamina B6, que combate, entre outras coisas, a dermatite – doença que desequilibra a pele, causando oleosidade excessiva e também coceiras, descamações e vermelhidão. Sua forma mais conhecida é a caspa, mas a dermatite seborreica também pode surgir nas axilas, no rosto, no peito e nos genitais.

Jaboticaba: essa fruta adocicada possui propriedades muito importantes para a pele, principalmente em sua casca. Estudos associam a jaboticaba com o rejuvenescimento e a hidratação da pele. O benefício está associado com uma substância encontrada nesta fruta, cuja maior ação é combater os radicais livres (moléculas que danificam o material genético e aceleram o envelhecimento). Além disso, estimula a produção de colágeno e possui grande quantidade de vitamina C.

Laranja: quando se fala em vitamina C, logo pensamos na laranja. Suculenta e encontrada em qualquer época do ano, essa fruta proporciona maior irrigação sanguínea da pele – que fica bem oxigenada e resiste mais aos efeitos do tempo – e do couro cabeludo, o que estimula a produção e o crescimento dos fios de cabelo. Além disso, a vitamina C produz colágeno, fundamental para a elasticidade da pele, e previne o excesso de oleosidade e a acne.

Maçã: outra fruta facilmente encontrada, a maçã é rica em vitaminas, notadamente do complexo B. A fruta ajuda na renovação das células e na troca da epiderme, que ocorre em nosso corpo pelo menos uma vez por mês. Por possuir muitas fibras, acaba cuidando da pele por tabela, já que ajuda o intestino a funcionar bem. Evita a queda dos cabelos e, como tem flavonoides em sua composição, é apontada como uma arma na prevenção do câncer da pele, e até comparada ao vinho, no que diz respeito aos efeitos benéficos.

Manga: fruta preferida de muitos brasileiros, a manga é rica em vitamina C e em betacaroteno, um precursor da vitamina A que age como um antioxidante (prevenindo o envelhecimento. A manga pode melhorar a elasticidade da pele, devolver o brilho aos cabelos e fortalecer as unhas. Protege a pele dos raios solares e auxilia na formação da melanina, o que pode ajudar no bronzeamento. Além disso, a manga ajuda a combater a acne e também purifica o nosso sangue.

Melancia: a melancia é composta, em grande parte, de água, sais minerais e vitaminas. Muito refrescante, é uma delícia no calor. Como contém muita água, age como um ótimo hidratante para o organismo como um todo, mas em particular também  para a pele, que fica tonificada e com aparência saudável. Como é diurética, essa fruta tem um importante papel na desintoxicação do corpo, sendo uma importante aliada na eliminação das toxinas.

Melão: outra fruta praticamente feita de água, o melão agrada ao paladar feminino por ter um gosto adocicado e suave e ajuda a manter a pele hidratada e nutrida. Como o melão, principalmente aquele de polpa amarela, é uma excelente fonte de pró-vitamina A, ele pode ser bastante útil para ajudar a manter o bronzeado por mais tempo. Aliás, a fruta pode ser nossa fonte desta vitamina, pois apenas 100 g de melão são suficientes para suprir a metade de nossas necessidades diárias.

Morango: além do gosto adocicado e do aroma inconfundível, o morango tem em sua composição a vitamina C e os polifenóis, que combatem os radicais livres, ajudando a evitar o envelhecimento da pele e o enfraquecimento dos cabelos, por proteger sua raiz. Também desintoxica a pele, estimula a circulação sanguínea e age como um potente vasodilatador.

Tomate: indispensável em uma boa salada, o tomate é uma grande fonte de licopeno. O licopeno é uma substância bastante estudada por ser associada à redução do câncer da próstata. Na pele, age como um poderoso antioxidante, ajudando a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. A ingestão do tomate pode ajudar na prevenção das queimaduras do sol na pele e o envelhecimento prematuro.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Melhora de Desempenho na Corrida

Vencida a primeira batalha contra o sedentarismo , aquela em que você primeiramente luta para sair do sofá , chega a hora de buscar novos desafios ; neste ponto é importante saber traçar suas metas a curto , médio e longo prazo , mas como fazê-lo sem saber como anda a sua evolução no treino?

Um dos indicadores que podemos utilizar é ficar atento ao seu nível de performance atlética. Estes indicadores incluem a análise da distância percorrida num certo tempo; ritmo por km; sua sensação de conforto enquanto corre; controle da freqüência cardíaca e até mudanças estéticas.

Veja abaixo algumas formas simples de avaliar se o treino esta trazendo os benefícios pretendidos:

- Freqüência cardíaca basal reduzida , denota que seu coração faz menos esforço.

- Freqüência cardíaca mais baixa , quando consideramos uma determinada distância e tempo.

- Recuperação mais rápida após os treinos e provas.

- Testes comparativos de tempo e distância (cooper , 3km , etc.), comparar tempos com distâncias feitas quando da avaliação inicial.

- Percepção de esforço, com uso da Escala de Borg.

- Maior disposição para treinar , melhora nos fatores sanguíneos (exame laboratorial), redução e/ou ausência de dores musculares pós esforço.

- Auto-estima aumentada e consequente melhora do humor e maior disposição para as demais atividades rotineiras.

- Tempos comparativos em distâncias e percursos afins nas provas que disputou.

Em qualquer programa de treinos , seja ele para quem esta começando ou já é um "atleta" amador ou profissional anotar os dados dos treinos realizados ajuda muito no processo como um todo , desta forma fica mais fácil para seu treinador ou técnico juntamente com você fazer as comparações citadas e adaptar seu treino de forma a atingir um próximo patamar.

Não esqueça que mais treinamento leva você a evoluir , e cada vez que você nota sua evolução é sinal que você treinou de forma correta e desta forma esta superando seus limites anteriores.

terça-feira, 1 de junho de 2010

TREINE CERTO E EMAGREÇA COM SUCESSO

Se o objetivo é emagrecer, com certeza devemos treinar com baixa intensidade com 50% a 60% da frequencia cardíaca máxima , pois nessa intensidade evitaremos de queimar glicogênio e entrará em combustão primeiramente a gordura como fonte de energia. Mas veja a intensidade ideal de exercícios para emagrecimento não deve ser popularizada, tampouco valorizada. O que importa é a carga de exercício e sua intensidade que favoreça a boa condição da saúde.

O emagrecimento visa o controle do peso e deve ser feito com orientação correta de um profissional de educação física realmente capacitado , e uma educação alimentar que acontecerá através da mudança de hábitos objetivando a melhoria das condições gerais, é importante perceber que cada pessoa tem uma estrutura compatível com seu arcabouço ósseo , portanto programas padronizados como vemos comumente nas academias que não respeitam as particularidades individuais tendem a dar pouco ou nem um resultado.

A mídia e o marketing de vendas valoriza imagens e modelos não muito condizente com as características da população. Hoje um lutador de MMA ou um halterofilista, mesmo uma artista de televisão ou modelo estão fora do padrão estético imposto pela mídia. Não deve existir um padrão para todas as pessoas. Cada ser humano é um universo e deve ser tratado individualmente. Normalmente a carga aeróbia freqüente e de baixa freqüência cardíaca promove a redução de tecido adiposo (gorduras).

Portanto qual minha intensidadede treinos ideal?
Essa pergunta parece simples , mas acaba sendo complexa quando a encaramos com responsabilidade , o que posso dizer é "cada um é um caso individual e precisa ser tratado como tal". Nos treinamentos e na academia vivo esse dia-a-dia, vejo muita gente buscando o emagrecimento a qualquer custo, uns fazem de duas a três horas de exercício na academia e continuam da mesma forma.

Dou dois exemplos.

1º.- As maiorias dos pedreiros são todos gordinhos e barrigudinhos.
2º.- Vejam que muitos carteiros também são pesadinhos.

Muitos pedreiros, corredores, carteiros e alunos de academia são todos fortes, e mesmo com muita atividade física diária, continuam acima do peso ou não atingem seus objetivos.
Os exemplos acima refletem minhas experiências como professor, corredor amador e são para chegar numa simples conclusão: A INTENSIDADE DO TREINAMENTO TEM TUDO A VER COM O EMAGRECIMENTO; nesse caso, minha opinião é diferente das pesquisas que mostram que o emagrecimento e queima de gorduras tem que ter atividades aeróbicas longas, de baixa e média intensidade, como na fórmula de Karvonnem 220-idade x 60%/70% do esforço, sendo ideal para emagrecimento, muitos alunos de academia não conseguem emagrecer dessa forma.

Posso lhes dizer isso porque tive as experiências com alunos e corredores, que rodavam longos cerca de 20 km nos finais de semana e nos dias da semana de 10 a 15 km diários, mas não tinha intensidade. Isso tudo indica que os treinos mais intensos emagrecem mais, tiros de velocidade variados, ritmos mais fortes aumentam a ventilação, conseqüentemente aumenta o gasto calórico, mas nem todos podem sair fazendo isso sem critério, Precisa de orientação profissional.

Outra coisa de maior importância que a intensidade para o emagrecimento é a "DIETA". A alimentação está tão ligada ao emagrecimento como o próprio treinamento.

CONSUMO X GASTO CALÓRICO DIÁRIO
(ingerir alimentos) X (exercícios/atividades)

· Quem consome mais x gasta menos = "ARMAZENA MAIS GORDURA".

· Se consumir menos x gastar mais = "REDUZ O DEPÓSITO DE GORDURA".

Portanto, a conclusão final é que as duas coisas caminham "lado-a-lado", sendo a qualidade da alimentação muito importante. E quem faz os dois é um "Schumacher na vida, está sempre no podium e na pole-position". É VENCEDOR (A).... Disse no início que o assunto é complexo: "disciplina e aplicação", a maioria não consegue isso!

Dicas para um Programa de Atividade Física Seguro e Bem Sucedido
1.Verifique seu estado de saúde com um profissional médico. Caso tenha problema de saúde crônico como obesidade, diabetes, enfermidade cardíaca ou pressão alta, pergunte ao seu médico que tipo de atividade física e qual a quantidade apropriada para você.

2.Comece devagar. Incorpore mais atividade física no seu dia-a-dia e gradualmente atinja o objetivo de 30 minutos para melhorar sua saúde e controlar seu peso.

3.Estabeleça metas. Tenha objetivos a curto e longo prazos e comemore cada sucesso.Trace o progresso. Mantenha um registro para traçar seu progresso. Anote quando você se exercitou, que atividade física realizou, qual a duração e como sentiu-se com o exercício.

4.Pense em variedade. Escolha uma variedade de atividades físicas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, prevenir o tédio e manter sua mente e corpo desafiados.

5.Esteja confortável. Use roupas e calçados confortáveis e apropriados à atividade física que estiver fazendo.
6.Escute o seu corpo. Interrompa a atividade física e consulte um médico caso sinta incômodo ou dor no peito, tontura, dor de cabeça forte ou outros sintomas anormais quando estiver exercitando-se. Se a dor não for embora, procure ajuda médica imediatamente. Caso esteja sentindo-se fatigado ou doente, tire uns dias de descanso. Você pode retornar ao seu programa de atividade física quando estiver sentindo-se melhor.

7.Coma alimentos nutritivos. Escolha uma variedade de alimentos nutritivos todos os dias. Lembre-se que sua saúde e peso dependem tanto do seu plano de dieta como do nível de atividade física.

8.Tenha apoio. Encoraje sua família e amigos a apoiá-lo e acompanhá-lo em sua atividade física. Forme grupos de caminhada com colegas de trabalho, brinque com suas crianças ao ar livre ou tenha aulas de dança com os amigos.

SIGA ALGUMAS DICAS E EMAGREÇA COM SUCESSO.
Faça um diário do que você come > Anotar os alimentos consumidos é uma rotina diária fundamental para o emagrecimento. É com ela que você observa como está se alimentando e percebe seu erros e acertos. Esta é a base de reeducação alimentar. É com esse controle que você passa a fazer adaptações em sua alimentação e aprendendo a emagrecer comendo o que gosta. Com o contador de Pontos.

Tenha metas realistas > Comece com metas pequenas de emagrecimento, por exemplo, se você deseja emagrecer 10 quilos, faça metas de 2 em 2 quilos. Você vencerá várias etapas, mostrando que é possível chegar ao objetivo final. Essa atitude é motivadora e manterá você sempre dentro da proposta de chegar ao peso desejado. O ponto fundamental está na motivação. A eliminação de peso se torna mais fácil e motivadora quando vitórias são conquistadas durante o caminho.

Mude seus hábitos e atitudes aos poucos > A mudança drástica de atitudes e hábitos alimentares é o que causa o efeito sanfona, o grande vilão da dieta. Afinal, o seu corpo não se adaptará as mudanças e em pouco tempo você estará cometendo os mesmos erros e voltará a ter as mesmas atitudes.

Conecte-se e emagreça >
Procure na net histórias motivantes e orientações de profissionais gratuitas e Analisando o cada uma busque apoio e orientações em cada fase de seu emagrecimento.

Consultar especialistas é fundamental > Conversar com profissionais capacitados e que são especialistas em dieta, alimentação e fitness é fundamental para o seu sucesso em uma dieta , uma assessoria esportiva ou mesmo personal trainer não são tão caros quanto muitos pensam , e auxiliam de forma fundamental alcançar seu sucesso.

Comprometa-se e cumpra > Saber o que fazer e como fazer não é o suficiente para emagrecer. Você tem que saber que o objetivo final é possível e firmar um compromisso com você: “Eu vou emagrecer e farei o que é necessário par atingir meu objetivo” . Para isso é necessário muita disciplina e força de vontade, porém o resultado final vale a pena. Afinal, estamos falando de sua saúde e felicidade!

Controle seu peso > Quem controla o seu peso 1 vez por semana emagreça em média 1,2 kg a mais do que quem não tem o costume de acompanhar o seu peso. o acompanhamento semanal torna você mais atento ao seu peso e consequentemente aos seus hábitos alimentares.

Exercite-se sempre e de forma correta > Você já viu que esteticistas "aconselham" fazer o tratamento e atividade física, nutricionistas "cumpra" sua dieta e atividade física , médicos em geral "medicações , cirurgias e etc" e atividade física , então você pode verificar que o ponto em comum à todos é a ATIVIDADE FÍSICA , de fundamental importância durante qualquer processo que envolva estética e saúde. Quem pratica atividades físicas regularmente pode emagrecer até 6 vezes mais do que quem não tem o costume de exercitar-se. Praticando exercícios toda semanal você cria uma rotina saudável e aumenta as chances de chegar a sua meta de emagrecimento.

Mantenha o peso > Depois de emagrecer acabamos relaxando e voltando ao peso que tanto custou para perder. Com a reeducação alimentar você não apenas faz mais uma dieta e sim, aprende a comer de uma maneira correta e saudável ,e continuar com sua atividade física é fundamental.

O FINAL DE SEMANA DETONA SEU EMAGRECIMENTO

Durante a semana, você até consegue se manter na linha e segue um cardápio pelo menos razoavelmente equilibrado. Tanto esforço e determinação, no entanto, não se aplicam aos sábados e domingos. Afinal, os dias de descanso sugerem que até a atenção debruçada sobre os alimentos merece uma folga. Os direitos que você dá a si mesmo, no entanto, podem resultar em muitas calorias e prejudicar a conquista do objetivo final.

Antes de tudo, é importante lembrar que sua meta de emagrecimento não precisa ser atingida à base de um menu com baixíssimas calorias, ao seguir um cardápio balanceado, você não sente tanta necessidade de extrapolar nos finais de semana. Conforme sexo, idade, estatura, peso e nível de atividade física, você deve seguir um cardápio especialmente voltado para o seu perfil. Cada pessoa, de acordo com suas características particulares, apresenta uma determinada quantidade calórica para manter o peso.

Já os interessados em emagrecer, precisam reduzir as calorias do cardápio que seguem para manter o peso. Ou seja, a quantidade de calorias indicada para a eliminação de peso está associada à quantidade calórica que a pessoa precisa para mantê-lo. Obtendo essa necessidade calórica para a manutenção do peso, é feita uma restrição de calorias. Normalmente, há uma diminuição de 500 calorias diárias para iniciar a eliminação. Se uma pessoa precisa de 2.100 calorias para manutenção do peso, uma dieta de 1.600 calorias diárias será indicada para eliminar meio quilo por semana. Assim, derrubamos a idéia de que, para emagrecer, é necessário seguir uma alimentação altamente restrita, com 1.200 calorias ou menos , reforça. em alguns casos de grande excesso de peso pedem uma dieta mais restritiva, mas alerta que a restrição calórica deve ser gradual.

Excessos somam muitas calorias > Mudar o cardápio aos finais de semana com a idéia de recompensa é uma atitude enganadora. Muita gente confunde variedade com excesso de calorias , uma alimentação equilibrada engloba variedade de alimentos e sabores, deixando a monotonia de lado. Assim, você não precisa se esbaldar nos dias que encerram a semana Ao deixar toda a consciência do menu saudável de lado para se deliciar nos fins de semana, você acaba subestimando a importância que os alimentos têm para a sua saúde e, além disso, da influência deles no processo de emagrecimento. Optando por produtos refinados, ricos em gorduras, doces e bebidas alcoólicas, por exemplo, é de se esperar que o excesso de calorias ocorra.

Para provar que os deslizes não são nada convenientes ao seu projeto de emagrecimento, veja abaixo um cardápio com exemplos de alimentos que costumam fazer parte dos dias de folga de quem está de dieta. Confira o resultado excessivo de calorias.

Café-da-manhã
1 unidade de pão francês
2 colheres (sobremesa) de manteiga
1 copo de leite integral
2 colheres (sopa) de achocolatado
Total: 525 calorias

Almoço
4 colheres (sopa) arroz branco
1 concha média de feijoada
2 colheres (sopa) de farofa
2 bolas de sorvete de morango
Total: 745 calorias

Jantar
1 pedaço de pizza de calabresa
1 pedaço de pizza de frango com catupiry
2 tulipas de chope
1 taça de mousse de limão
Total: 1.113 calorias
Total do dia:2.383 calorias

Estragos além das calorias
Se os problemas girassem apenas em torno do excesso de calorias ingeridas, talvez seu maior prejuízo fosse ver o ponteiro da sua balança estagnado. O fato é que as escapadinhas de final de semana representam mais do que isso. Os exageros podem resultar em aumento do consumo de ingredientes perigosos à saúde.

Grandes quantidades de sal provocam acúmulo de líquidos no organismo e podem levar ao desenvolvimento de hipertensão. Já a gordura saturada, leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Produtos refinados são pobres em fibras (responsáveis pela sensação de saciedade) e de nutrientes, principalmente, vitaminas e minerais.

Bebidas alcoólicas que, além de calóricas, não oferecem nutrientes que justifiquem o consumo. A exceção fica por conta do vinho, quando consumido com moderação, como uma taça por refeição.

O pior é que no final de semana costuma acontecer a repetição de tais excessos. Cometer um excesso pode ser a partida para retomar os velhos hábitos alimentares, levando ao ganho de peso novamente.

Para emagrecer com sucesso,não é preciso exagerar na determinação. O segredo é variedade e bom senso. Faça escolhas inteligentes, se for à pizzaria no sábado à noite, opte por um pedaço de pizza da sua preferência.

Abaixo, ela dá mais exemplos de como você pode reduzir as calorias consumidas no final de semana, sem deixar seus programas favoritos de lado.

Café-da-manhã
1 fatia de pão de forma integral light
1 pote de iogurte desnatado
2 colheres (sopa) de granola
Total: 214 calorias
Lanche da manhã
1 unidade de maçã
Total: 85 calorias

Almoço
2 colheres (sopa) cheias de arroz
1/2 concha de feijão
1 filé médio de peito de frango grelhado
2 colheres (sopa) de legumes cozidos
salada de alface à vontade
1/2 unidade média de mamão papaya
Total: 335 calorias

Lanche da tarde
1 unidade de barrinha de cereais
Total: 100 calorias

Jantar
-1 copo de suco de abacaxi com adoçante
1 fatia de pizza de calabresa
Total: 434 calorias