sábado, 30 de outubro de 2010

Suplementos alimentares podem ajudar mulheres no emagrecimento

Qualquer pessoa está sujeita a desequilíbrios entre ingestão e gasto de nutrientes, as mulheres são ainda mais suscetíveis a este desequilíbrio de acordo com as últimas pesquisas ,esta condição acaba por prejudicar resultados como perda de peso ou ganho de condicionamento físico.

Ao ingerir alimentos gordurosos - com frequência - as mulheres dificultam a absorção dos nutrientes pois seu sistema digestivo fica repleto de toxinas , desta forma a utilização de suplementos que contenham óleo de linhaça ou de peixes, (ricos em ômega-3) combatem o processo inflamatório do intestino e ajudam a recuperar o equilíbrio entre bactérias ruins e bactérias benéficas ao processo digestivo.

Da mesma forma que é necessário combater as bactérias ruins, é preciso facilitar e acelerar a proliferação das bactérias boas, um dos alimentos a serem utilizados seria o suplemento de biomassa de banana verde, um nutriente benéfico às bactérias naturais do organismo, com a grande vantagem de ser utilizado apenas por um período de semanas ou meses , com esta providencia além de uma alimentação balanceada , pode-se acelerar e otimizar a rapidez com que os alimentos são metabolizados , favorecendo a perda dos quilinhos a mais.

Suplementação de Cálcio e Ferro

A chamada tríade da mulher atleta (Pode acontecer com qualquer praticante de atividades físicas e gerar deficiência de nutrientes), é uma combinação entre distúrbio alimentar, alterações no ciclo menstrual e perda de massa óssea ; gerada por ações simples como perda de horário entre refeições e trabalho excessivo , a deficiência alimentar afeta diretamente o ciclo menstrual, causando entre outros , cansaço fora de hora , fratura por estresse , menstruação irregular , etc.

Alimentação Vegetariana

Pessoas que possuem uma dieta livre de carnes precisam de atenção redobrada ao praticar atividades físicas, uma vez que , uma das principais fontes de energia necessária aos chamados exercícios anaeróbicos, (musculação) é a proteína , encontrado principalmente em carnes.

Avaliar toda a alimentação , além de verificar a quantidade e intensidade de exercícios feita pela mulher, são requisitos básicos para saúde das vegetarianas , e se necessário fazer asuplementação de proteinas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lipoaspiração X Perigo para Saúde

Ao verificarmos as "medidas" (circunferências) de alunos e/ou clientes em clubes , academias e assessorias esportivas o fator primordial não é a busca de adequar este aluno e/ou cliente em padrões estéticos , e sim verificarmos um de seus primeiros indicadores de saúde.

Circunferências abdominais superando os 80 centímetros , podem (e geralmente são) sinal de que o coração pode estar ameaçado pela presença de colesterol, hipertensão e triglicérides em excesso. Desta forma o uso da lipoaspiração para reduzir estes indicadores acaba por apenas disfarçar o problema e pior ainda , pode até agravá-los , já que ao longo do tempo não serão adotados hábitos , dieta saudável e pela mudança do estilo de vida.

O benefício estético trazido pela lipoaspiração não acarreta em nem um tipo de melhoria para o coração, muito embora homens e mulheres ao fazerem a lipo acreditam que a nova silhueta já garantiu uma vida mais saudável; no entanto mesmo com o abdômen “sarado” a pessoa continua com os mesmos problemas que são ponto de partida das doenças cardiovasculares.

Diversas pesquisas conduzidas ao longo dos últimos anos alertam , que pessoas obesas, submetidas à lipoaspiração e que perderam em média 10 quilos após a cirurgia , ao serem avaliados quanto ao impacto desta redução na melhora das taxas de glicose, produção de insulina, colesterol e pressão alta mostraram que o efeito nestes potencializadores de problemas no coração foi quase nulo, muito inferior ao que poderia ser conseguido com exercícios físicos, o motivo é que a ação estética não é suficiente para corrigir as chamadas “células gordas” que estão no organismo e não são eliminadas com a lipoaspiração.

Gordura invisível

Além dos pneus e os excessos de gordura aparente existe, segundo os cardiologistas, a chamada "gordura invisível". Cientificamente, ela é denominada gordura visceral e pode estar presente em volta de órgãos, como fígado, rim, coração e pulmão. É invisível aos olhos, mas detectada por meio de exames específicos, como a ressonância.

Na maioria dos casos, quem tem gordura invisível também tem gordura aparente, mas por vezes apenas avaliações minuciosas são capazes de identificar a presença da vilã visceral.
Mesmo a pessoa se submetendo a lipoaspiração esse tipo de gordura permanece no organismo .

domingo, 24 de outubro de 2010

Dieta Ideal

A dieta deve ser adequada e nutrientes específicos devem ser priorizados de acordo com o estado de saúde e a individualidade bioquímica de cada paciente

Frequentemente a mídia divulga novas dietas, uma mais promissora que a outra, com promessas como: grandes perdas de peso ou ganhos de massa muscular em tempos cada vez menores , elas proliferam e tentam vender na grande maioria das vezes “resultados fantasiosos” . Em comum todas são dietas com baixíssimas quantidades de gordura, ou muito reduzidas em carboidratos como a de Atkins, ou dieta da sopa, da lua, do tipo sanguíneo, do mediterrâneo, etc.

Para cada tipo de dieta da moda que é lançada existem indivíduos que acreditam piamente que aquela é a melhor opção para si e procuram aderir ao máximo o tratamento. E realmente alguns obtêm bons resultados e alcançam seus objetivos. Mas será que pelo fato de ter dado certo para alguns, isso pode ser extrapolado para todos?

É aí aonde quero chegar. Nossos corpos produzem as mesmas enzimas, hormônios, neurotransmissores, exceto em casos de algumas doenças específicas. Isso é característico da espécie humana. Porém, apesar disso, essas substâncias não se encontram nas mesmas concentrações e quantidades em todas pessoas.

Partindo desse princípio, surgiu o conceito de individualidade bioquímica. O metabolismo e a fisiologia de cada indivíduo têm suas peculiaridades, o que é determinado pela sua genética e pelos seus hábitos de vida. Um bom exemplo para isso é o café, que alguns tomam uma pequena porção a tarde e têm insônia a noite, e outros tomam logo antes de dormir e não tem nenhuma alteração no sono.

Tudo o que somos, cada estrutura, célula, órgãos no nosso corpo e tudo que é produzido por essas estruturas é composto por nutrientes, advindos da alimentação. E hoje em dia, com os avanços nos estudos em nutrição, genética, biologia molecular e celular, cada nutriente presente nos alimentos têm tido suas funções no corpo melhor definidas, tornando possível utiliza-los para prevenir e auxiliar no tratamento de diversas doenças e disfunções orgânicas.

Há muito tempo já é difundida a idéia de que uma dieta rica em frutas e verduras, equilibrada, previne diversas doenças. Porém, é totalmente diferente, comer 300g de salada composta apenas por alface e tomate, do que 300g de salada composta por rúcula, brócolis, tomate, alface, cebola e cenoura.

A dieta deve ser adequada e nutrientes específicos devem ser priorizados de acordo com o estado de saúde e a individualidade bioquímica de cada paciente. Isso pode ser identificado em uma consulta com um nutricionista através de avaliação física e solicitação de exames laboratoriais, onde é possível identificar deficiências nutricionais e avaliar o perfil inflamatório e hormonal do paciente.

Mas já que existe toda essa complexidade por trás da alimentação, por que algumas dietas da moda promovem bons resultados para alguns? É exatamente porque empiricamente aquele tipo de dieta se adequou bem às necessidades daquele indivíduo, apesar de não ser o único meio de alcançar o resultado almejado.

Então, a dieta ideal existe sim, para cada indivíduo, não sendo única e genérica para todos. O que deve ser procurado é uma dieta individualizada, sob orientação de um nutricionista, que faça você alcançar seu objetivo e manter esse resultado a longo prazo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Banana X Corrida

Recomendado por especialistas da área da saúde a banana é rica em potássio, sendo que uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio.

Sob a forma de frutose e amido , cada banana têm em média 100 calorias que podem ser convertidas em energia pelo corpo , no entanto para os praticantes de atividades físicas , sua principal função é combater as cãibras - as dolorosas contrações involuntárias dos músculos – Infelizmente este pensamento é errôneo , banana não alivia as cãimbras justamente por ter grande quantidade de potássio , sendo o sódio o responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando as cãibras.

A forma mais indicada de suprir estas necessidades orgânicas quando em treinamento e/ou provas , seria consumir bebidas esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio para reposição , diversos produtos estão presentes em nosso mercado , um dos mais antigos o Gatorade contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Comer pouco emagrece?

Quando é feito o uso de uma dieta mal planejada ou muito restritiva, o tecido muscular é mais utilizado do que a gordura para fornecer energia. Sendo assim os adeptos desse pensamento, possivelmente estão entrando num ciclo vicioso de insucesso tornando-se cada vez mais difícil alcançar a perda de gordura.

Temos por base que se você ingerir menos calorias do que está gastando diariamente seu peso corporal será reduzido , no entanto , nem sempre isso é garantia de redução da gordura corporal.

Quanto de energia é necessário consumir diariamente?

O gasto energético basal é a particularidade que tem o organismo humano , onde o mesmo possue uma quantidade mínima de energia que deve ser fornecida diariamente para manutenção das funções vitais (respiração, digestão e funcionamento de todos órgãos) com o corpo em repouso. Já o gasto energético total inclui além do gasto basal, a energia gasta com atividades físicas, trabalho e ainda leva em consideração um outro fator que é a energia térmica dos alimentos.

A energia térmica dos alimentos é relativa ao gasto de energia promovido pela digestão dos alimentos e corresponde de 6 a 10% do gasto energético total diário. Então comer também gasta energia.

Com base nestes três dados , quando a dieta está muito aquém das necessidades de energia de um indivíduo, seu corpo passa por uma série de adaptações com o intuito de passar pelo momento de carência de energia da forma menos onerosa possível, desta forma o corpo humano não interpreta essa falta de energia como falta de tempo ou vontade para comer, o que provavelmente ocorreu, mas sim falta de alimentos, ou seja, ele entende que você não tinha o que comer e não que você não quis ou não pôde comer , sendo assim , o corpo lança mão de suas reservas de energia (músculos e gordura) para suprir essa falta.

Diversos estudos comprovam que em uma dieta mal planejada ou muito restritiva o tecido muscular é mais utilizado do que a gordura para fornecer energia, ao contrário da expectativa de quem está seguindo a dieta.

É aí que se inicia o ciclo vicioso resultante de uma alimentação inadequada e insuficiente. São dois os pontos chaves para isso:

1. Catabolismo muscular:

Perdendo tecido muscular, tecido que gasta mais energia no nosso corpo, há uma redução do metabolismo corporal para evitar o consumo excessivo das reservas corporais, deixando o metabolismo mais lento. Gastando menos energia o indivíduo estará mais susceptível a engordar quando der uma escapadinha da dieta, pois a energia ingerida pela alimentação superará mais facilmente a energia gasta.

2. Maior propensão a ganhar gordura:

O corpo humano prioriza o armazenamento de energia prioritariamente como gordura e em muitas situações gasta mais a energia proveniente da “queima” dos músculos do que do tecido adiposo.
O corpo tem como a principal "função" a garantia da sobrevivência , sendo assim , a melhor forma de armazenar energia é a gordura, pois consegue-se guardar mais energia em um mesmo volume em comparação aos músculos.
Se nos compararmos aos demais mamíferos , é como se ao armazenar energia no tecido adiposo, mantivessemos uma reserva a ser utilizada em caso de necessidade, por exemplo: em uma situação de carência de alimentos (hibernação).

Este mecanismo se inicia no momento que entramos em um jejum maior que 4 horas ou uma dieta muito inferior ao gasto energético diário , quando fazemos uma refeição após um jejum maior que 4 horas, o corpo tenta estocar o máximo de energia que conseguir, como precaução para uma possível carência de energia que possa acontecer futuramente.

O primeiro resultado da dieta mal-planejada e mal-estruturada é a perda de músculos e ganho de gordura, mesmo com o indivíduo comendo pouco, além disso o metabolismo lento torna cada vez mais difícil a perda de peso.

A melhor forma de melhorar a saúde, a qualidade de vida é não se sacrificar em vão em dietas muito restritivas, procurar orientação profissional especializada (nutricionista) e praticar exercícios físicos corretamente estruturados(Personal) regularmente.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Multivitaminicos X Saúde Feminina

Divulgada recentemente , uma pesquisa demonstra que os suplementos de vitaminas podem ajudar na prevenção de ataques cardíacos em mulheres sem doenças cardiovasculares preexistentes, no entanto, as pílulas de vitaminas parecem surtir menos efeito em mulheres com problemas cardíacos.

Deve-se ter em mente que os usuários de suplementos multivitamínicos costumam ser "mais saudáveis" no sentido geral. Geralmente eles fumam menos, são mais ativos fisicamente e seguem uma dieta alimentar mais saudável. Mesmo tendo controlado muitos destes fatores associados ao comportamento saudável, o que abre a possibilidade de que um estilo de vida saudável possa ser determinado pelo uso de suplementos multivitamínicos, não é possível fazer tal afirmação.

De acordo com o American Journal of Clinical Nutrition que o uso de multivitamínicos é bastante difundido em países industrializados.

Grupos de diferentes faixas etárias femininos foram pesquisados , o grupo que fazia uso de multivitaminicos apresentou bem menos ocorrências de problemas de saúde do que o grupo teste que não tomava a suplementação.

Muito embora esta e outras pesquisas demonstrem benefícios no uso destas substâncias, algumas das descobertas atuais foram confirmadas, enquanto outras foram negadas , desta forma conclui-se que a questão se os multivitamínicos são realmente bons pra saúde ainda permanece sem resposta definitiva .

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tendinite : Causas e Tratamentos

Antes de tudo é preciso conhecer as estruturas envolvidas no processo , os tendões são estruturas fibrosas, com pouca vascularização, pois recebem pouco aporte sanguíneo. Eles têm como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. As inflamações que ocorrem nos tendões podem ser denominadas Tendinites.

Varias são as causas que podem gerar um processo inflamatório sobre o tendão , quando relacionadas especificamente a corrida é possível citar:

-Falta de alongamento e flexibilidade do grupo muscular
-Falta ou inexistência de aquecimento adequado
-Movimentos repetitivos em excesso
-Sobrecarga e treinamentos mal elaborados
-Calçados inadequados.

O processo das tendinites se manifestam através de dores localizadas próximas as articulações, na maioria das vezes são dores difusas que podem aparecer após uma atividade física intensa ou em atividades simples como andar, abaixar, subir e descer escadas.
O diagnóstico é realizado através de palpação do local da dor, e verificação da presença de calor e rubor (vermelhidão) no local. A confirmação se dá através de exames de ultra-som e ressonância magnética.

Algumas das tendinites mais comuns que acometem os corredores

Tendinite de Calcâneo (Aquiles)

Também conhecida como tendinite de Aquiles, é a lesão inflamatória mais comum entre os corredores e acomete o tendão dos músculos da panturrilha (Tríceps Sural) e as dores se localizam na região posterior do calcanhar. Essa lesão pode ocorrer por insuficiência e/ou desequilíbrio muscular da panturrilha, excesso e/ou aumento da carga de treinamento e uso de calçados inadequados para a prática esportiva, como por exemplo, aqueles sem elevação do calcanhar.

Tendinite Patelar

Lesão conhecida como tendinite do saltador, geralmente associada a atletas de vôlei e basquete, nos últimos anos tem aumentado entre um grande número de corredores. Acomete o tendão do músculo anterior da coxa (Quadríceps) e as dores são localizadas bem abaixo do osso patelar. Esse tipo de lesão pode ocorrer por movimentos repetitivos, excesso de treinamento e desequilíbrio dos músculos da coxa. Pode também estar associada com o desalinhamento dos membros inferiores como: joelho valgo (desalinhamento lateral dos joelhos), quadris largos (principalmente em mulheres) e pé plano (Chato).


Tratamento e prevenção

O Tratamento Fisioterapêutico tem início cerca de 3 a 7 dias após a consulta e prescrição medicamentos contra inflamação. O Fisioterapeuta inicialmente realiza o tratamento analgésico e antiinflamatório com recursos de eletroterapia e após a resolução da dor e do processo inflamatório começa a segunda etapa do tratamento, que visa o reequilíbrio muscular através de alongamentos e fortalecimentos.
Na última etapa, o objetivo é corrigir possíveis alterações posturais e passar orientações sobre calçados mais adequados, se necessário. Nessa fase também é iniciado um treino leve do gesto esportivo com o atleta e após alguns testes funcionais ocorre a liberação para treinos e prática esportiva.

É possível realizar trabalhos preventivos com a finalidade de evitar tendinites e outras lesões. O Fisioterapeuta tem condições de implantar séries de alongamentos e fortalecimentos excêntricos de forma periódica, bem como atuar na orientação sobre calçados e correções posturais.
Dicas e cuidados

As tendinites fazem parte de um grupo de patologias chamadas tendinopatias, ou seja, lesões que acometem os tendões. Geralmente uma tendinite mal avaliada, sem tratamento ou tratada de forma incorreta, pode gerar uma tendinose, que passa a ser a condição de total degeneração do tendão, o que pode levar a ruptura do mesmo.

Nos casos em que ocorre a ruptura do tendão, o tratamento passa a ser cirúrgico e o atleta geralmente fica afastado por alguns meses da prática esportiva para tratamento e recuperação. Dependendo da gravidade da degeneração o atleta pode ser afastado definitivamente do esporte.

Portanto, se você já apresentou caso anterior de tendinite ou tem dores nas regiões distais dos músculos próximos às articulações, procure profissionais médicos e fisioterapeutas, a fim de obter diagnóstico e tratamento adequados. Só assim você terá condições de continuar sua prática esportiva com segurança.