terça-feira, 30 de novembro de 2010

Algumas Frases Para Meditar

'Tem coisas que Deus dá para a gente aprender e tem coisas que Deus só dá quando a gente aprende.' Stefano Cavalcante

'É irônico que o símbolo do infinito seja tão usado hoje em dia, quando ninguém mais faz questão de que as coisas durem para sempre.'
Autor desconhecido

'Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.'
William Shakespeare

'Decepções são apenas uma forma de Deus dizer: Eu tenho algo melhor. Seja paciente, viva sua vida, tenha fé.'
João XXIII

'O medíocre discute pessoas. O comum discute fatos. O sábio discute idéias.'
Provérbio Chinês

"Homem se torna pai após ter sêmen congelado por 16 anos. Isso sim que é leite longa vida."
Ksantos

As maiores desculpas para não fazer atividade física

A grande maioria das pessoas sabem dos benefícios que um programa de atividade física proporcionam , mesmo assim gastam enorme energia para continuar sedentários inventam inumeras desculpas, veja baixo os principais mitos sobre a falta de vontade de malhar:

"Não tenho tempo":
Se fosse pesquisada esta seria a principal desculpa das pessoas que não fazem exercícios , no entanto , sempre é possível encaixar a atividade física ao longo de pequenas brechas do dia , procure um Personal ou assessoria esportiva e eles lhe ajudarão a dinamizar seu tempo.

"Trabalho demais ou Estou muito cansado":
Ao contrario do que muitos sedentários pensam , malhar aumenta a energia, principalmente nas pessoas que estão muito cansadas , devido a produção de endorfinas proporcionada pelos exercícios físicos , ocorre a diminuição das dores e consequente melhora o humor e da disposição, além disso o exercício melhora a circulação e o metabolismo.

"Não tenho com quem deixar meus filhos":
Coloque a atividade física na rotina da família, diversas academias possuem atividades infantis . Se seu filho é pequeno, compre um carrinho de bebê esportivo que permita corridas ou caminhadas rápidas, disponível nas melhores lojas de produtos infantis.

"Os Exercícios são sempre iguais e tediosos":
Comece Buscando uma atividade física que você goste ou pelo menos simpatize, talvez o acompanhamento individualizado seja a melhor alternativa para você , uma pessoa lhe acompanhando e a correta mudança de programações vão tornar sua atividade mais dinâmica e motivante , se você acha caro , existem alternativas de atividades em grupo com acompanhamento especializado. Diversos estudos mostram que é mais fácil aderir a uma rotina de exercícios se ela for feita com amigos.

"Não gosto de suar ou de fazer exercícios":
Para o suor, busque academias ou centros esportivos com um bom sistema de refrigeração , tente a natação ou hidroginástica.

"Não vou começar , pois sei que vou desistir":
Traçar pequenas metas é a melhor solução , pode até ser se exercitar durante cinco minutos todos os dias, ninguém inicia - Ou deveria iniciar - passando duas horas na academia ou correndo , aumente o tempo de exercícios gradualmente e de forma contínua ao longo de semanas , um pouco de exercícios é sempre melhor do que nenhum.

domingo, 28 de novembro de 2010

Mulheres com empregos estressantes têm mais chance de sofrer ataque cardíaco

O estresse no trabalho aumenta em 40% a chance de uma mulher sofrer um ataque cardíaco, derrame ou necessitar de cirurgia para desobstrução de artéria, segundo um estudo apresentado em uma reunião da American Heart Association, em Chicago, no domingo (14).

Além disso, a insegurança no emprego e o medo de perdê-lo foram associados a fatores de risco para doenças cardiovasculares, como pressão arterial alta, colesterol elevado e excesso de peso corporal.

No entanto, esta ansiedade não está diretamente relacionada a ataque cardíaco, derrame, procedimentos invasivos para o coração ou morte cardiovascular, disseram os investigadores.

"Nosso estudo indica que existem efeitos cardiovasculares clinicamente documentados a curto e longo prazo sobre os efeitos do estresse no trabalho na saúde das mulheres", disse Michelle Albert, autora do estudo e médica do Hospital Brigham and Womens, em Boston.

"O trabalho pode afetar a saúde positiva ou negativamente, tornando-se importante prestar atenção às tensões profissionais como parte do pacote de saúde total", acrescentou.

"As mulheres que exercem uma função muito exigida e têm pouco controle sobre ela correm um risco maior de desenvolver uma doença cardiovascular a longo prazo", disse Natalie Slope, coautora do estudo e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard.

Um trabalho psicologicamente estressante é definido, segundo os autores da pesquisa, como muito exigente, com pouca ou nenhuma autoridade e que não oferece a possibilidade de usar a criatividade e o talento.

O estudo analisou a tensão do trabalho em 17.415 mulheres saudáveis, a maioria profissionais de saúde caucasianas de 57 anos, que foram seguidos por mais de dez anos para acompanhar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

DA FRANCE PRESSE

Treinos na Altitude X Maior Rendimento na Corrida

A altitude elevada é tida como um obstáculo para a maioria dos esportistas, desta forma alguns até evitam provas e/ou competições em locais muito acima do nível do mar.

Na corrida de rua não é diferente , no entanto treinar nestas circunstâncias , quando feito de forma correta, pode ser considerado um treino excelente tanto para corredores de elite ou para amadores com grande bagagem na corrida.

Recomendo este tipo de treinamento à atletas que estão próximos de seu máximo rendimento na corrida , uma vez que , treinar na altitude é uma das formas do corredor melhorar a performance tanto nos treinamentos como nas competições, já que a respiração irá se beneficiar de forma visível.

A elevação dos níveis de Eritropoietina é um dos principais efeitos de treinar em altitudes , desta forma há um aumento de massa das células vermelhas do sangue, o que alterará de forma benéfica a performance do corredor.

Atenção para alguns detalhes

1. Quando se for treinar em lugares onde a altitude é muito acentuada e indicado começar com uma adaptação em torno de duas semanas antes de iniciar os treinamentos específicos ,de forma a prevenir dores de cabeça e até os sangramentos nasais, que são comuns nesta situação.

2. A altitude mais recomendada para treinos de corredores é em torno de 2.000 a 2.500 metros do nível do mar, nesta altitude a respiração do corredor e também traz grandes benefícios. Caso o corredor não é tão afetada e permite que o mesmo possa partir para locais mais altos.

3. Estes treinamentos devem se desenvolver durante duas a três semanas, tempo médio para que o rendimento do atleta seja beneficiado.

4. A programação destes treinamentos deve ser feita seguindo corretamente a orientação de seu técnico/professor , e de forma progressiva , nada de partir da nível do mar e passar a treinamentos de grande exigência física e psicológica diretamente nas grandes altitudes.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conheça sua Tireóide

Esta é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo, tem por função regular a produção de hormônios que interferem no funcionamento de vários orgãos do corpo humano, órgãos estes como o coração, rins, intestino , no caso das mulheres ela possui a função de regular o ciclo menstrual.

Problemas na tireoide são comuns, principalmente o hipotireoidismo, além da aparição de nódulos benignos e o hipertireoidismo.

Normalmente as pessoas não se dão conta da importância que a tireoide tem em nosso organismo, alguns erros decorrentes deste "desconhecimento" terminam por causar sérios problemas. A já comum auto-medicação leva pessoas saudáveis a tomarem remédios para hipotireoidismo, iludidos por péssimos "profissionais" e ou "amigos ou conhecidos" leigos em atividade física e saúde , pensando que terão o metabolismo acelerado e emagrecerão mais rápido, quem lança mão desta prática comumente e levado rapidamente a um quadro de hipertireoidismo.

Consulte seu médico regularmente , ele é o profissional capacitado a solicitar exames e prescrever medicações e tratamentos SE necessário , depois procure um educador físico capacitado pois igualmente ele é o profissional que pode lhe prescrever atividade física com segurança e eficiência.

domingo, 21 de novembro de 2010

Reflita e Aproveite mais a vida

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.


2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.


3. A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.


4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.


5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.


6. Você não tem que vencer todo argumento,Concorde para discordar.


7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.


8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele agüenta.


9. Poupe para a aposentadoria, começando com seu primeiro salário.


10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.


11. Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente.


12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.


13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles.


14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.


15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.


16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.


17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.


18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.


19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.


20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite “não” como resposta.


21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.


22. Os acontecimentos são transitórios.

23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.


24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.


25. Ninguém é responsável pela sua felicidade, além de você.


26. Encare cada “chamado” desastre com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?


27. Sempre escolha a vida.


28. Perdoe tudo de todos.


29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.


30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.


31. Indepedentemente de a situação ser boa ou ruim, irá mudar.


32. Não se leve tão a sério. Ninguém mais leva…


33. Acredite em milagres.


34. Deus te ama por causa de quem Ele é, não pelo que vc fez ou deixou de fazer.


35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.


36. Envelhecer é melhor do que morrer jovem.


37. Seus filhos só têm uma infância.


38. Tudo o que realmente importa, no final, é que você amou.


39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.


40. Se todos jogássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.


41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.


42. O melhor está por vir.


43. Não importa como vc se sinta, levante, se vista e apareça.


44. Produza.


45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente .

Para refletirmos hoje e sempre : Boa Semana .

Dicas para uma corrida “perfeita”

É só tomar alguns cuidados, principalmente para quem vai participar pela primeira vez.

Retire seu kit com antecedência e lembre-se de levar seu comprovante de inscrição!

Um dia antes

· Descanse o máximo possível.

· Alimente-se conforme os hábitos pessoais. Procure evitar alimentos gordurosos (carne bovina, suína, ovos, frituras) e bebidas alcoólicas. Prefira alimentos leves e de fácil digestão. Dê preferência para alimentos ricos em carboidratos (massas em geral, arroz, batata), saladas cruas sem muito tempero, frutas (banana-prata, pêra, maçã, mamão, pêssego, nectarina).

· Beba muito líquido, em especial água natural. Verifique a cor da urina para saber se está bem hidratado. O ideal é que ela esteja bem clara.

· Procure deitar cedo e preparar sua mente, visualizando-se completando o percurso em bom estado físico e feliz por ter vencido o desafio.

Material a ser utilizado

· Opte por tecidos que não retenham o suor, para manter o corpo sempre seco (como Termo-air, CoolMax, Supplex e Dry-fit).

· Nada de estrear tênis no dia da prova. O melhor é correr com um que já esteja em uso, para evitar problemas.

· Use um relógio com cronômetro para controlar seu ritmo logo de início.

No dia da prova

· Deixe pronta a roupa que vai utilizar, já fixado o número na camisa.

· É recomendável levar um agasalho, camiseta seca, toalha, água e frutas para após a corrida.

· Quando a largada for às 8h00 por exemplo, faça um desjejum até no máximo 6h00 com suco natural, iogurte ou leite desnatado com cereais tipo corn flakes e sucrilhos, pão integral ou francês com geleia ou mel, banana-prata ou uma maçã. Após a prova, coma uma fruta ou bolachas, que normalmente são distribuídas pela organização da prova no final. Almoce normalmente evitando o excesso de alimentos gordurosos.

· Continue bebendo bastante líquido.

Horário para chegar no local da largada

· Esteja no local da largada no mínimo uma hora antes.

· Inicie os alongamentos 45 minutos antes da largada e depois faça uma corrida de aquecimento de 15 a 20 minutos e logo a seguir algumas retas de 50 metros de amplitude de passadas até 90% de sua capacidade

· Posicione-se no local da largada aproximadamente 5 minutos antes.

Como você deve correr os 10K

· Ao soar o sinal de largada, inicie a corrida controlando seu ritmo, respeitando seus limites. Deixe os mais apressados o ultrapassarem. O seu objetivo é terminar bem o percurso.

· Beba água em todos postos de abastecimento, mesmo que não sinta sede. Se sobrar água, jogue água na cabeça.

· Para enfrentar as subidas , movimente os braços com mais energia para cima, paralelo ao corpo, para equilibrar o esforço.

· Quando se aproximar da linha de chegada, levante os braços e olhe para frente. Assim que chegar comemore sua vitória por ter completado e vencido o desafio.

Ao cruzar a linha de chegada

· Caminhe calmamente até o final do funil dirigindo-se a um local de menor concentração de pessoas para se refrescar e se recuperar.

· Faça alongamentos e hidrate-se muito bem.

· Não se esqueça de vestir roupas secas para evitar problemas de saúde, pois o organismo está sensível e debilitado.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

10 MANEIRAS PARA MORRER LOGO

1. Recuse todos os convites para praticar qualquer atividade física… cansa muito!!!

2. Renuncie a qualquer exercício no final de semana… o melhor é ficar em casa vendo TV, comer de tudo, dormir muito e descansar!!!

3. Nunca ande a pé, mesmo que sejam distâncias curtas, afinal, pra que serve o carro?

4. Sempre que puder, fique sem fazer movimento nenhum… Assim você não gasta energia!

5. Quando tirar férias, passe o dia deitado, sentado, parado, afinal… Ninguém é de ferro!

6. Jamais suba ou desça uma escada… Afinal por que inventaram elevador?

7. Coma bastante, bem mais do que você precisa, assim estará garantindo que de fome você não morre!

8. Aproveite todas as delícias da vida. Ingira muito álcool e fume bastante… é elegante!!!

9. Se algum amigo convidá-lo para jogar bola, correr, jogar tênis, caminhar ou qualquer tipo de exercício, fuja dele… Escolha melhor suas amizades!

10. Se alguém convencê-lo a fazer alguma atividade física, cuidado… Não deixe que isso se transforme num hábito!

FAÇA TUDO ISSO E… DESCANSE EM PAZ

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Treinamento em Suspensão

A modalidade surgiu a pouco tempo nas academias do Brasil , bastante "democrática" todos podem praticá-la , não existe um fator limitante. Utilizando-se primordialmente de um conjunto de fitas os alunos exercitam-se em diversas posições e formas garantindo desta forma uma evolução geral da forma física.

Com duração média de 30 minutos, a aula é voltada para pessoas de qualquer idade e condicionamento físico e os exercícios são realizados somente com um equipamento: uma fita de nylon presa em uma estrutura de ferro reforçada, desta forma cada aluno poderá escolher o nível de dificuldade, variando apenas na posição do corpo, ou seja, quanto mais inclinado estiver, mais força fará.

Algumas vezes o usuário fica com receio devido a dúvida de quantos quilos a fita suporta, mas não há preocupação, pois segundo os fabricantes ela aguenta um usuário de até 180 kg. Contudo, testes garantem até quatro vezes mais este peso.

A modalidade trabalha com o peso corporal do aluno, desta forma, o professor pode ter um aluno de baixo condicionamento até um atleta de alto nível na mesma aula. A diferença estará na intensidade que será instruída pelo professor a cada um deles.

Os benefícios da aula, aparecem no dia a dia, uma maior autonomia para realizar as atividades diárias e aumento visível das capacidades físicas : Força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade, velocidade de reação e resistência muscular.

Sendo uma aula bastante divertida , o treino auxilia na sociabilização, onde os efeitos psicológicos, sensação de prazer, ficam por conta da liberação da endorfina .

Como qualquer atividade física precisa ser bem orientada , O TRX e Suspension Fit , são os dois exemplos mais conhecidos desta modalidade , procure uma academia e/ou professor certificado(a) para aplicação do método e comece a beneficiar-se desta super modalidade.

domingo, 14 de novembro de 2010

Corrida na prevenção da Demência

Pesquisadores americanos disseram na última quarta-feira que treinar (caminhada e corrida) entre 6 à 9 km diariamente pode ajudar na luta contra a demência, evitando o encolhimento do cérebro mais tarde, na idade avançada.

Participaram do estudo, realizado em Pittsburgh (Estados Unidos), cerca de 300 pessoas que tiveram suas caminhadas e corridas semanais monitoradas, foi verificado que os participantes que caminhavam e corriam pelo menos 30 à 40 km semanais apresentaram menores índices de encolhimento do cérebro, uma condição decorrente do avanço da idade.

A prática de exercícios físicos orientados de forma correta evita que o cérebro sofra um encolhimento no final da idade adulta, o que pode causar problemas de memória , a partir destes resultados é possível garantir que a atividade física (caminhada e/ou corrida ) seria indispensável para pessoas de meia idade, funcionando como uma técnica promissora na prevenção da demência e da doença de Alzheimer.

O Alzheimer, a forma mais comum de demência, mata lentamente as células cerebrais e atividades como a corrida ou caminhada têm mostrado resultados na construção do volume cerebral.
A pesquisa constatou que aqueles que treinavam entre 30km e 40km por semana apresentavam a metade dos riscos de desenvolver problemas de memória , comprovando ainda paralelamente que atividades aeróbicas ativam funções cerebrais que aumentam o volume da massa cinzenta.

Desta forma é possível indicar (na ausência de outros tratamentos eficazes para combater o Alzheimer), que caminhar ou correr , pode ser uma forma bem saudável de prevenir a doença.
Os exercícios regulares na meia idade podem melhorar a saúde cerebral e ajudar a melhorar o pensamento e a memória na velhice. Essa seria mais uma boa razão para que eles se tornassem uma necessidade básica de saúde pública para pessoas de todas as idades.

Ainda não existem medicamentos capazes de alterar a progressão do Alzheimer, doença que afeta mais de 26 milhões de pessoas em todo o mundo, no entanto cada vez mais pesquisadores e profissionais das áreas de saúde , indicam a prática de atividade física regular como alternativas válidas para combater o aparecimento e/ou avanço da doença.

Num ponto este e todos os outros estudos anteriores concordam , atividade física precisa ser corretamente orientada para que possa surtir os efeitos benéficos esperados , portanto não vale apenas calçar um tênis e sair caminhando ou correndo aleatoriamente , procure a orientação de um bom profissional da área (Personal ou assessoria esportiva) e inicie um programa perfeitamente estruturado de acordo com suas reais necessidades e possibilidades.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pular corda , emagrece , condiciona e pode ser muito divertido.

Além de ajudar a fortalecer as articulações e grupos musculares inferiores e superiores (peitoral, dorsais ,abdômen e as pernas) , este exercício ainda queima de 600 a 1000 calórias em uma hora praticada .

Uma das grandes vantagens deste exercício esta no fato poder contribuir tanto com o sistema aeróbio quanto para o anaeróbio , estando este benefício diretamente relacionado a forma como é praticado.

Outros benefícios - dentre muitos - que você percebe é melhoria da coordenação corporal, maior agilidade, força e equilíbrio e melhora ; outro fator importante é a redução das chances de ter osteoporose e redução da celulite nas mulheres.

Você precisa atentar a forma como começa e as transições no "treinamento" para fase seguinte, comece com poucos saltos (10 à 20) com 30 seg de intervalo - faça este treino 5 à 10 vezes ; numa fase seguinte tente pular de um a dois minutos e descansar 30 segundos , a medida que a resistência e condicionamento aumentaremo ideal é aumentar o tempo e diminuir o descanso.

Os principais cuidados estão no abdômen contraido , pés próximos , não pular muito alto e nem mexer os braços em demasia , o toque ou aterrisagem deve ser feito com a parte da frente dos pés para evitar lesões.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PROGRAME SEUS TREINOS E DESCANSE CORRETAMENTE

Durante o período de preparação para uma prova é importante sintonizar de forma correta diversos aspectos , não apenas os treino e/ou alimentação , de igual importância é acertar na medida do descanso, para isso é fundamental planejar os treinamentos corretamente.

Acelerar , treinar rítmo , resistência e preservar o corpo para o dia da prova, um planejamento correto leva em consideração cada é um destes aspectos , cada qual têm sua fase específica e deve ser feito com todos os cuidados e atenção necessários.

Treinar para correr forte.

O período de preparação para uma prova pode ser dividido primordialmente em três partes:

1ª Foco na base e na musculatura, preparar e musculatura para as rotinas de treinamento .
2ª Foco no ganho de velocidade e determinação do ritmo de prova.
3ª Foco na ecuperação do corpo.

No final da segunda fase o ideal é acelerar o treinamento, pois a musculatura já está bem treinada e a prova ainda está longe, sendo assim é o melhor momento para treinar a melhora de ritmo e de velocidade.

- Nesta fase podem ser utilizados treinos intervalados de grande distância e velocidade
- Variações de ritmo e de terrenos

Reduzir e descansar

O ritmo de treinos diminui a medida que a prova se aproxima , a diminuição dos treinamentos deve ser feita gradativamente quando faltar apenas três semanas para a competição acontecer.

O aluno/atleta não fica sem correr , ele deve reduzir a intensidade do treino (distância) e manter a potência (força) , diminuindo as distâncias e mantendo as velocidades o aluno/atleta fará a manutenção da forma física adquirida no período de construção dos treinamentos.