sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O que comer e não comer antes dos treinamentos?

Existe uma forte associação entre a concentração do nosso “combustível” muscular (glicogênio muscular) e o tempo de realização do exercício, sendo este “combustível” altamente dependente do tipo de dieta consumida anteriormente às sessões de treinos.

O que você consome antes do exercício pode melhorar ou acabar com o seu treinamento. Portanto, é fundamental saber o que é mais adequado comer antes de se exercitar!

Antes dos treinos, a alimentação deve ser rica em carboidratos que proporcionam lenta liberação de glicose (alimentos com carboidratos de moderado a baixo índice glicêmico), o que evita uma grande liberação de insulina e uma queda brusca da glicemia sanguínea. Desta forma, o fornecimento de energia ocorre gradualmente o que evita hipoglicemia e fraqueza ao longo do treino.

Alimentos que podem e deverm ser consumidos:

- Maçã
- Pêra
- Iogurte de frutas 0% de gordura
- Batata doce
- Macarrão
- Leite desnatado
- Pão integral
- Biscoito de aveia
- Uva
- Laranja

Seguem alguns exemplos de refeições para serem consumidas pré-treino:

Se você treina pela manhã: - café da manha:

- Mingau de aveia (preparado com leite desnatado) ou iogurte de frutas 0% de gordura com barra de cereais ou banana com aveia ou torrada de pão de aveia com queijo magro e suco de uva ou shake de proteína concentrada com fruta e aveia.

Se você treina no final do dia - lanche da tarde:

- Sanduíche de pão de forma multicereais com queijo cottage e peito de peru (proteína magra) e suco de maçã ou shake de proteína concentrada com fruta e aveia.

Alimentos que não devem ser consumidos:

- Alimentos com alto teor de fibras e causadores de gases (cereais fibrosos, feijão, hortaliças e vegetais crús, brócolis, couve-flor)
- Alimentos doces (balas, açúcar refinado, refrigerantes, mel)
- Excesso de proteínas (carnes em geral)
- Grandes volumes (em intervalos menores que 4 horas antes da realização dos treinos)
- Alimentos com alto teor de gorduras (manteiga, queijos, frituras, hambúrguer)

Além disso, a dieta pré-exercício sempre deve garantir que o atleta ou o praticante de atividade física esteja bem hidratado!

Certamente, a manipulação da dieta e o suprimento de alimentos adequados antes dos treinos são recursos nutricionais eficientes para manutenção ou melhoria do desempenho em atletas e praticantes de atividades de longa duração.

Cabe ao nutricionista os cálculos das necessidades a cada indivíduo (considerando sexo e idade), a recomendação do tipo e quantidade de alimentos, sempre levando em consideração as características fisiológicas, hora e intensidade dos treinos, estado emocional, tolerância e preferências pessoais aos alimentos.

Alongamento e Corrida

O alongamento é um dos temas mais debatidos entre especialistas quando o assunto é a conduta que os atletas devem ter nas atividades físicas , atualmente a dúvida em relação à conduta que devemos tomar sobre a forma como nos preparamos para nossas atividades físicas é discutida exaustivamente. O alongamento, talvez o assunto mais debatido neste contexto, se mostra uma manobra estudada de forma superficial na ciência esportiva, por mais surpreendente que isto possa parecer.

Antes de levantarmos questões sobre o assunto é importante conceituá-lo. Possuímos inúmeras capacidades físicas, são elas: força, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação motora, agilidade e flexibilidade. Nesta última usamos o alongamento como manobra de desenvolver seu potencial, ou seja, através de algumas técnicas de alongamento conseguimos aumentar nossa amplitude de movimento (ADM).

Este ganho de flexibilidade nos proporciona maior qualidade nos movimentos, maior relaxamento muscular, melhor postura e principalmente reduz significativamente os encurtamentos musculares.

A falta de estudos mais detalhados não nos permite determinar com segurança os benefícios que o alongamento, antes ou após o exercício, proporciona ao aparelho locomotor. Sabemos sim que não existe qualquer comprovação científica na literatura que assegure a redução da incidência de lesão muscular no indivíduo que pratica o alongamento antes ou após a atividade física.

Dentre as técnicas de alongamento, que pode ser estático (passivo ou ativo) e dinâmico ou balístico, percebemos inúmeros benefícios àquele que as pratica com regularidade, inclusive nas atividades esportivas.

Porém, independentemente da técnica utilizada, o músculo após uma sessão de treino, seja ele de qualquer característica, se encontra “estressado”, ou seja, com micro lesões. Neste momento qualquer técnica aplicada de forma intensa pode resultar em uma lesão significativa.

Além do conhecimento científico vale o conhecimento do seu próprio corpo, apesar da falta de comprovação não devemos nos privar de realizar determinadas atividades que nos fazem sentir bem. Porém é importante estar atento para as novas descobertas que a ciência esportiva nos traz, e em algumas situações, reconsiderar nossa conduta.

Fitness: bem-estar físico e emocional

Assim como qualquer tratamento, ou inicio de um medicamento, o fitness deve ser iniciado após a procura de um profissional, da mesma forma acontece com a prática de exercícios físicos. Todo cuidado no início de uma atividade deve ser tomado, evitando-se assim lesões ou complicações ainda maiores.

O Fitness, desde seu início no Brasil, criou uma nova identidade para a prática de exercícios. Hoje, além de um corpo perfeito os praticantes desta modalidade se preocupam com o equilíbrio físico e espiritual. O corpo todo tem de estar em harmonia, desde a beleza até o bem-estar.

Atualmente a preocupação é, além da beleza, com a composição corporal para obtenção de saúde, como o percentual de gordura e desvios posturais. A preocupação apenas com o estético já não é tão importante, pois a saúde deve sempre estar em primeiro lugar.

Enfim, em qualquer tipo de atividade que se pretenda praticar muito mais que o estético a preocupação tem de estar voltada para a saúde do corpo e do espírito, pois quando a pessoa se sente bonita a auto-estima fica em alta e, assim, transparece maior alegria e satisfação.

Procure uma academia conceituada , com bons profissionais de ed. física , e comece desde já a fazer o melhor investimento para o resto de sua vida e das pessoas que você ama.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alteração nos níveis de hormônios X Efeito "Sanfona"

A maioria das pessoas quando decidem perder peso, consegue emagrecer algo em torno de quatro quilos em duas semanas, no entanto recupera tudo em menos de sete dias, basta um pouco de estresse , seja no trabalho ou na vida pessoal, e a pessoa já começa a comer tudo que não deveria.

Um estudo das universidades de Navarra e Santiago de Compostela, Espanha, aponta a existência de um marcador biológico que pode explicar esse vaivém que é comumente chamado de Efeito Sanfona.

A razão do problema seria uma alteração nos níveis dos hormônios que controlam a fome e a saciedade .

O Marcador

A grelina estimula o apetite. Ela é produzida no estômago e no intestino e sinaliza, no cérebro, a vontade de comer, sua concentração no sangue varia durante o dia. Antes das refeições, ela atinge picos, criando a sensação de fome depois, ela cai, contribuindo para a sensação de saciedade.

Já a leptina é produzida nas células de gordura e em quantidades proporcionais à massa do indivíduo , ou seja , quanto maior a quantidade de gordura estocada, maior a sua concentração.

Os fatores que levam a essa recuperação do peso não são claros, o estudo mostrou um deles.

Qual a conclusão prática a partir deste estudo? Estresse , ansiedade e outros fatores são determinantes em acionar o gatilho hormonal do aumento de peso , desta forma , uma boa alternativa para o emagrecimento saudável é manter estes fatores sobre controle , aliada a utilização - desde que prescrita de forma correta por médicos - de medicamentos que visem controlar a produção e/ou elevação das substâncias diretamente associadas a fome .

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Faça um running tour na viagem

Dê ritmo à sua viagem. Enquanto visita os pontos turísticos, o guia lhe conta histórias de cada monumento. Com uma diferença: sempre correndo

Você já conheceu uma cidade correndo, literalmente? Pois essa é a ideia do running tours: visitar os pontos turísticos mais famosos suando a camisa. Os guias mostram os cartões-postais das cidades, contando histórias e curiosidades. E ainda vão buscá-lo no hotel.

Fique tranquilo, não é preciso ser um maratonista já que o tour é personalizado para cada cliente, de acordo com a idade e o condicionamento físico. E se o passeio for em grupo, o preço cai bastante.

Além de ter feito uma visita guiada bem original, você vai voltar da viagem com a silhueta mais enxuta.



Buenos Aires - Urban Running Tours

Divulgação

A Flor de Metal, em Palermo, abre suas pétalas de aço e alumínio durante o dia

Nada de ficar trancado na sala de ginástica do hotel. E nem correr apenas nos Bosques de Palermo, o maior parque de Buenos Aires. As ruas planas da cidade são ideais para manter a forma e ainda descobrir cantinhos escondidos.

São seis opções de tours por diferentes bairros portenhos, mas é possível escolher o trajeto e a quantidade de quilômetros. Pode ser a elegante Recoleta, com seus casarões de arquitetura europeia do século 19, ou Puerto Madero com seus moderno edifícios às margens do Rio da Prata. Sem esquecer a parte boêmia de Palermo Soho e Hollywood, com seus bares e lojinhas descoladas.

Telefone: (+54.9) 11.6954.6515
Preço: US$ 50 para uma pessoa, US$ 90 para duas pessoas



Roma - Sightjogging

Divulgação

A Fontana del Moro foi construída no século 17

Depois de se empanturrar com as deliciosas pastas, pizzas e sorvetes italianos, o jeito é queimar as calorias em uma corridinha. E com tantas maravilhas para apreciar durante o caminho, você nem vai sentir o cansaço bater. São 15 opções de percurso para diferentes níveis de atletas.

Prepare a câmera fotográfica, ou melhor, o fôlego. Uma das rotas preferidas pelos turistas começa na Basílica São Pedro, no Vaticano. Desacelere o passo para contemplar os detalhes do Castelo de Santo Ângelo, a Piazza Navona, o Panteon, a Fontana de Trevi...

Quer um pouquinho mais de dificuldade? O charmoso percurso da Via Apia é um banho de história. Monumentos do Império Romano desfilam pelo caminho como o Coliseu, o Circo Máximo, o Monte Palatino e as Termas de Caracalla, recheados de lendas e curiosidades contados pelo guia.

Telefone: +39 347 33-53-185
Preço: Uma hora custa 70 euros por pessoa


Nova York - City Running Tours

Só mesmo acelerando o passo para acompanhar o ritmo apressado da metrópole. E se você nem sabe por onde começar o passeio, o running tour é uma opção bem interessante, ao contar curiosidades sobre os lugares. São 20 opções de tour passando por lugares emblemáticos da Big Apple como a Estátua da Liberdade, o Central Park e o centro financeiro Wall Street.

Quer uma dica? Experimente o Downtown Run. O passeio acompanha o Rio Hudson até a parte sul de Manhattan, percorre a Broadway com seus famosos teatros, cruza a Ponte do Brooklyn, passa em frente às lojinhas com patos inteiros pendurados na janela de Chinatown e termina com o cheirinho dos calzones de Little Italy.

Há paradinhas estratégicas nos semáforos para beber um gole d'água. E você ainda ganha um kit com camiseta, squeeze e até cupom de descontos de uma loja esportiva. Mas como nenhum turista é de ferro, o guia tira fotinhos suas correndo – ou mesmo fazendo pose – em frente a algum monumento.

Telefone: 877-415-0058
Preço: US$ 60 por corrida de 6 milhas. Também é possível se inscrever em um grupo de corridas


Paris - Paris Running Tour

Esqueça os city tours a pé ou naqueles ônibus grandalhões. Descubra Paris a pequenos passos, em uma visita guiada no ritmo do jogging. O Rio Sena, que divide a cidade, dá origem a duas rotas do lado direito e esquerdo. Nas duas, você vai cruzar com um punhado de cartões postais como a Torre Eiffel, o Champs-Elysées e o Pantheon.

Já o trajeto das igrejas inclui pit stops para contemplar a bela arquitetura gótica da Catedral de Notre Dame e as cúpulas de mármore da Basílica de Sacre Coeur. Mais curiosa é a rota da Revolução Francesa, que segue os últimos passos do rei Luis XVI, desde a fuga do Louvre até o refúgio no majestoso Palácio de Versalhes. E se não tiver roupas nem tênis para a corrida, não se preocupe. A equipe providencia tudo e entrega no seu hotel.

Telefone: 33-6-30-86-4170
Preço: a partir de 85 euros por hora por pessoa

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Esqueça a chamada "Pirâmide Alimentar" e Emagreça !

Toda vez que escrevo um artigo sobre alimentação e/ou saúde me arrisco a receber um monte de críticas . Nutricionistas me contatam dizendo que eu vejo as coisas apenas de forma absoluta deixando a relatividade de lado ; médicos (alguns meus clientes) me dizem que falta profundidade (e não que elas estejam erradas) nas minhas idéias entre outras que recebo via e-mail .

Mais uma vez vou provocar !! A tão propalada - e as vezes até "Endeusada" - pirâmide alimentar é uma grande furada , por que? ao não definir quantidade e tamanho das porções diretamente relacionadas as calorias , a pirâmide pode - e na grande maioria das vezes faz - induzir as pessoas a erros

Toda pessoa que um dia decidiu fazer dieta ou reeducar seus hábitos alimentares já ouviu falar na tal pirâmide alimentar , ela é uma forma , ou um esquema gráfico que separa os vários tipos de alimentos que devem ser ingeridos nas refeições.

Vamos falar um pouco sobre ela :

1º Na base estão os alimentos energéticos, ricos em carboidratos (massas,pães, cereais e arroz).
2º No segundo nível estão frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o corpo.
3º Acima estão as fontes de proteínas e minerais (carnes,leguminosas, leite e derivados). 4ºE finalmente No topo, encontramos os alimentos quedevem ser consumidos com moderação (doces, açúcares, óleos e gorduras),pois são calóricos e podem levar a obesidade, doenças cardiovasculares,diabetes e outras enfermidades.

Tudo muito bonito , vistoso e organizado , neste ponto você me perguntaria (numa hipotética conversa) Se esta tudo "certo" por que eu estou criticando ? por que eu digo (no título do artigo) para esquecer???

A chave de tudo ou o problema principal é que muitos alimentos são misturados e esse agrupamento não é preciso!.
Desta forma o ponto crucial é que a maioria das pessoas não segue a
pirâmide de forma correta , não é que não saibam seguir ou organizar uma simples lista , é que (me desculpem a redundância) simplesmente não dá !!!

A divisão dos alimentos na pirâmide é boa repito novamente ,no entanto sem uma orientação, e principalmente sem a definição de quantidade e tamanho das porções, a
pirâmide induz primariamente a erros.

Como classificamos os alimentos compostos?

Em sua grande maioria as pessoas consomem alimentos que são formados pela combinação de outros , como eu os classifico? é uma pergunta que muita gente se faz , A pirâmide não fala desses
alimentos compostos.

Nos EUA , o FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental dos Estados Unidos que controla alimentos e medicamentos, instrui e "obriga" que este esquema precisa ser definido com mais clareza pelos profissionais , sendo assim a pirâmide foi transformada em várias outras.

Não estou de forma alguma criticando os profissionais da nutrição , já foi até criada uma versão brasileira por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), muito melhor que a original - Na minha humilde opinião - enfatizando inovações como o consumo de carboidratos integrais (ricos em fibras) e o consumo de gorduras saudáveis, de origem vegetal e peixes.

Alguns dos mais significativos avanços em relação a "vovó das pirâmides" - apelidei desta forma em minhas aulas - É que recentemente foram incluídas na base as atividades físicas , uma vez que , embora não tenham a ver com comida, são indicadas , e mais ainda pode-se dizer determinantes, para a manutenção da saúde e para alcançar os resultados almejados.

Qual seria a melhor forma??

Nunca gostei , e sigo uma lógica que aprendi um dia com um de meus professores " É proibido criticar , se você não tiver idéias para fazer melhor" , então as pessoas ainda precisam de algo mais fácil e que faça sentido, o retângulo alimentar, baseado em uma forma fácil de avaliar a comida, seria um caminho.

A idéia não é nova - e nem de minha autoria - no entanto a meu ver é mais coerente . Basicamente a dieta deveria se encaixar em uma das quatro categorias seguintes:

Alimentos saudáveis: esse grupo contém apenas quatro tipos de alimentos
em seu estado natural. São eles: frutas, vegetais, cereais integrais e
proteínas magras.


Alimentos com algum valor para a saúde: são, sobretudo, alimentos naturais com um teor mais elevado de gordura natural ou de açúcar natural. Por exemplo: nozes, queijos, sucos de frutas e algumas frutassecas.
Os alimentos desse tipo contêm ingredientes importantes, como proteínas, cálcio e vitaminas , em contrapartida eles tendem a ter mais calorias. A regra geral aqui é : bem pouco é bom, passou distonão é bom.

Nenhum valor para a saúde: este grupo é formado por alimentos que não fazem mal, mas também não fazem bem. Se podemos resumir esta categoria em uma palavra: Processados.

Entenda da seguinte forma : O alimento em questão pode ter começado como comida saudável, mas os nutrientes foram eliminados no processamento.

Por exemplo , se no rótulo consta enriquecido - atenção mamães e futuras - Significa que todas as vitaminas e minerais foram eliminados pelo
processamento
e que vitaminas sintéticas foram adicionadas ao produto. Seria quase como um comprimido de vitaminas para complementar a alimentação - preste atenção - vitamina sintética e não mais a natural que seria aproveitada do alimento.

Neste momento é bom esclarecer que é essa a categoria que mais tem causado problemas de
excesso de peso e de obesidade nos Estados Unidos e em pesquisas em diversos outros paises
.

O grande problema é que a maioria dos alimentos altamente processados tem pouco valor e possui índice glicêmico alto, o que aumenta a taxa de açúcar no sangue rapidamente, causando
liberação excessiva de insulina.

Esses alimentos não saciam e deixam com fome pouco tempo depois, por isso você come mais!!!!

Alimentos não saudáveis: são aqueles que não têm nenhum valor para saúde e contêm elevado teor de açúcar, gordura, sódio ou substâncias químicas.
Se tiverem uma combinação de dois ou mais desses ingredientes, eles são particularmente ruins. Trata-se de alimentos artificiais, com os quais nosso organismo não foi feito para lidar.

Dieta personalizada

Cada pessoa se adapta a um tipo de orientação nutricional , é importante identificarmos qual o seu perfil :

a. Algumas pessoas gostam de tudo bem detalhado e seguem à risca a dieta proposta pelo nutricionista e pelo médico.
b. Outro perfil de alunos preferem ter à mão opções de substituições.

Mais importante do que tudo na busca por resultados , é trabalhar o conceito dos alimentos, orientando-se o aluno/cliente sobre o consumo regular dos saudáveis e suas quantidades, mas permitindo uma pequena parcela de extravagância.

Não basta dizer "coma alimentos saudáveis" , além disso só porque um alimento é saudável você pode comê-lo à vontade? claro que não !
As necessidades e orientações variam de pessoa para pessoa , é necessário avaliarmos ritmo de
vida, atividades físicas, entre outras coisas, para que não falte energia e para que não se tenha carências nutricionais.

Só usar a pirâmide não garante seu bem-estar à mesa , é necessário realizar boas escolhas - mas, principalmente , boas escolhas adequadas a você.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Artrite reumatóide x exercícios físicos

Pessoas que são fisicamente ativas são mais saudáveis, mais felizes e vivem mais do que aquelas que são sedentárias, isso é especialmente verdade para as pessoas com artrite, apesar da doença ser apontada como a causa mais comum para a inatividade e a ausência de atividades recreativas.

Pacientes com artrite costumam evitar os exercícios físicos por uma série de razões, algumas pessoas evitam as atividades físicas devido ao medo da dor articular ou de ferimentos; outros evitam os exercícios pelas mesmas razões dos que não têm artrite: relutância em mudar o estilo de vida.

O sedentarismo, além de agravar os problemas relacionados com a artrite, pode resultar em uma série de outros riscos à saúde, incluindo o diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares. A diminuição da tolerância à dor, a fraqueza muscular, a rigidez articular e a falta de equilíbrio, comum a muitas formas de artrite, podem ser agravadas pela falta de exercícios físicos.

Para as pessoas com artrite, o exercício é parte importante do tratamento, uma vez que, juntamente com a manutenção do peso saudável, a prática pode ajudar a aliviar as dores da doença reumática , vale ressaltar que não é necessário treinar como um triatleta para experimentar os benefícios do exercício físico , pelo contrario , deve-se iniciar os exercícios lentamente, com intensidade reduzida, irá permitir que o paciente adote com mais facilidade um plano de exercícios bem-sucedido, que irá beneficiar a sua artrite e a sua saúde geral.

Benefícios para o paciente reumático

Cada tipo de exercício tem um efeito positivo na redução da dor associada à artrite e às outras doenças reumáticas. Conheça alguns destes benefícios:

• Mais flexibilidade: os exercícios ajudam a manter ou a melhorar a flexibilidade das articulações e dos músculos adjacentes afetados pela doença. Os benefícios incluem uma melhor postura, redução do risco de lesões e melhora da função. Exercícios de flexibilidade devem ser realizados de cinco a 10 vezes por dia, enquanto os exercícios de alongamento devem ser realizados, pelo menos, três dias por semana;

• Reforço da musculatura: os exercícios de fortalecimento são projetados para trabalhar os músculos. Músculos fortes melhoram sua função e ajudam a reduzir a perda óssea relacionada à inatividade. Para as pessoas com artrite, um conjunto de exercícios para os principais grupos musculares é recomendável pelo menos 2-3 vezes por semana. A resistência ou o peso deve desafiar os músculos, sem aumentar a dor nas articulações;

• Melhora da capacidade aeróbica: exercícios aeróbicos incluem atividades que usam os grandes músculos do corpo de uma maneira repetitiva e rítmica. O exercício aeróbico fortalece o coração e o pulmão. Para as pessoas com artrite, este tipo de exercício agrega outros benefícios, tais como controle de peso, melhora do humor, do sono e da saúde em geral. Formas seguras de realizar exercícios aeróbicos incluem caminhada, dança aeróbica, hidroginástica, ciclismo ou exercícios em equipamentos como bicicletas ergométricas e esteiras. As recomendações atuais para atividade aeróbica são 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana, de preferência, distribuídos por vários dias na semana;

• Consciência corporal: exercícios de consciência corporal abrangem atividades para melhorar a postura, o equilíbrio, o senso de posição articular, a coordenação e o relaxamento. “Tai chi e yoga são exemplos de exercícios recreativos que incorporam elementos da consciência corporal e podem ser muito úteis para pacientes artríticos.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Por que gostamos tanto de tomar resoluções de ano-novo e por que é tantas vezes difícil cumpri-las?

O ano já iniciou faz tempo e suas promessas?
Você já cumpriu alguma?


Todo fim de ano é a mesma coisa: promessas, promessas, promessas. Aproveitamos o marco temporal da mudança de calendário para prometer a nós mesmos finalmente fazer aquele regime, voltar à ginástica, arrumar a estante, aprender outra língua, saldar as dívidas. A intenção é das melhores, sem dúvida – mas a maior parte das resoluções dura pouco, e logo as abandonamos e ficamos só na proposta, até começar tudo de novo no ano seguinte. Por que gostamos tanto de tomar resoluções de ano-novo e por que é tantas vezes difícil cumpri-las?

Acredito que a resposta esteja contida em uma frase que diz : “Um objetivo sem um plano não é mais que um desejo”.

A frase resume quase poeticamente a essência da nossa capacidade de dirigir o próprio futuro: a possibilidade de nosso cérebro identificar uma vontade (algo cuja simples antecipação nos dá prazer desde já, e portanto motivação suficiente para seguir adiante), transformá-la em objetivo (uma meta a ser alcançada, como um ponto no horizonte a guiar nossos passos), e então tecer uma estratégia para chegar lá (um programa motor ou mental, como uma sequência de passos a serem seguidos para atingir o horizonte). Sem desejo não há objetivo; sem meta não há plano; e sem um plano só se chega ao objetivo por acaso, se tanto.

O interessante é que desejo, objetivo e estratégia são produtos de três sistemas diferentes do cérebro, que operam de maneira bastante autônoma, porém integrada. Antecipar prazeres, caber de novo dentro daquele vestido, saber falar a língua do país que você vai visitar ou ter um dinheiro sobrando no banco é função das estruturas do sistema de recompensa e motivação, como o estriado ventral, a área tegmentar ventral e o córtex orbitofrontal. Essas regiões sinalizam para o resto do cérebro aquelas informações ou ideias que são mais interessantes que as demais e, portanto, vale a pena serem seguidas.

Com tudo isso explicado vai agora a a parte prática : Não adianta ter um objetivo sem traçar o caminho para tal , trocando em miúdos é assim : Você não vai malhar e emagrecer só se matriculando numa academia - Se até hoje não conseguiu por si só , contrate um bom personal ou assessoria esportiva - Você precisa de alguém que lhe guie neste caminho ; da mesma forma você não vai guardar dinheiro se não cortar despesas e principalmente gastos desnecessários .

Tome a verdadeira resolução de ano novo ainda hoje e trace seus caminhos em busca da vitória.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Corrida e gravidez combinam?

Além de estar atendendo duas alunas grávidas , já atendi várias outras ao longo dos últimos 15 anos de atividade como treinador e personal trainer , diversas vezes as pessoas me perguntam : Você coloca grávidas para correr ???? como pode????

Assim como eu todos os médicos dizem que gravidez não é doença, é a última coisa que a grávida deve fazer é levar uma vida sedentária ; praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável e balanceada são aspectos que devem andar lado a lado durante todo este período.

è importante salientar que minhas alunas e ex-clientes JÁ PRATICAVAM A ATIVIDADE AO ENGRAVIDAREM , sendo assim a transição é bem mais natural . Algumas outras perguntas surgem neste momento : como fica a vida de uma corredora após engravidar? Ela pode continuar correndo, deve parar em determinado mês de gestação?

Para responder à essas e outras perguntas, já escrevi diversos artigos sobre este assunto e para esclarecer mais ainda coloco abaixo as respostas da ginecologista e obstetra, doutora Magali Alvarez do Hospital de Clínicas-SP que cuida e acompanha atualmente dezenas de grávidas praticantes de atividades físicas diversas , entre elas a corrida de rua .

A mulher que engravida pode continuar a correr, ou deve parar?

Dra. Magali – Existem controvérsias entre os médicos. Alguns acham que a grávida não deve correr, mas apenas caminhar. Porém, eu não vejo problemas, desde que a paciente já esteja acostumada a praticar o esporte e seja acompanhada de perto pelo treinador ou personal trainer

A corredora normal e a paciente atleta , diferem em algo no ponto a treinar corrida durante a gravidez?

Dra. Magali - Não uma corredora amadora ou atleta especificamente podem e devem continuar treinando normalmente até os oito meses , desde que sejam acompanhadas individualmente para que sejam feitas as adaptações necessárias dos treinamentos.

Quais os problemas que uma grávida pode ter ao correr?

Dra. Magali – O impacto da corrida pode forçar os ligamentos do útero e provocar dores na paciente e essas dores podem camuflar algum problema mais sério na gestação. Outra questão está no fato de que a grávida tem um amolecimento natural das articulações e dos ligamentos durante a gestação, o que aumenta o risco de queda e, conseqüentemente de bater a barriga.
No entanto ressalto que as mulheres que JÁ PRATICAVAM a atividade antes da gravidez tem estas estruturas bem mais fortalecidas que minimizam o risco de dores e problemas .

E quais as conseqüências que a grávida pode ter ao bater a barriga?

Dra. Magali – Em caso de contusão da barriga, a placenta pode descolar, levando assim à um parto prematuro ou até mesmo ao óbito do bebê , o que mais uma vez ressalto é minimizado este risco quando a atividade é acompanhada de perto por treinador ou personal trainer .

Qual a recomendação para a mulher que está acostumada a correr, engravida, mas não quer parar de praticar o esporte?

Dra. Magali – Se ela estiver habituada, eu recomendo que diminua um pouco o ritmo dos treinos, evitando fazer esforços excessivos, durante pelo menos os três primeiros meses. Assim, a paciente pode ficar atenta ao seu corpo e avaliar se está sentindo algo diferente.

A Doutora Magali é uma das especialistas que defende a bandeira de que a gestante deve correr caso já esteja acostumada a isso , da mesma forma não recomenda que ela inicie a prática após o início da gravidez, caso nunca tenha corrido antes.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dieta de aveia acelera em 60% a perda de peso

Se sua resolução de ano novo é emagrecer, aí vai uma dica preciosa: de acordo com especialistas, a aveia, mais do que um simples complemento alimentar, é uma grande aliada para a perda de peso. A conclusão é de uma pesquisa realizada recentemente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Resultados iniciais do estudo mostraram que, quando o cereal é introduzido em uma dieta de baixa caloria, a perda de peso é bem mais significativa: 60% maior.

Segundo a professora Ana Maria Lottenberg, coordenadora do estudo, nos 16 dias da fase inicial, sem qualquer outra mudança no estilo de vida além da dieta, os pacientes que consumiram aveia chegaram a perder cerca de 2,6% do peso corporal. O mesmo não aconteceu com voluntários que, durante o teste, ingeriram uma cápsula semelhante, porém, sem aveia.

Quando as pessoas ingeriram placebo (comprimido sem aveia), a média foi menor, 1,5%. Esta diferença pode ser explicada pela sensação de saciedade daqueles que comeram o cereal, a aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que, além de deixar o bolo alimentar por mais tempo no trato digestivo - o que mantém a pessoa satisfeita -, reduz a absorção de gordura e glicose, que são excretadas nas fezes, além de ajudar a baixar o colesterol ruim (LDL).

Cuidados

Essa fibra, também presente em outros grãos integrais como centeio, cevada e trigo, contribui ainda para a redução do diabetes e doenças cardiovasculares - frequentes em quem sofre de obesidade. Embora a aveia possa ser utilizada em todas as refeições, é importante restringir a quantidade diária, adverte o estudo. Em excesso, ela pode fazer até mal à saúde.

Mesmo que a fibra traga muitos benefícios e seja rica em proteína, vitamina E, cálcio e zinco, em excesso ela diminui consideravelmente a absorção de gordura pelo corpo, prejudicando a captação de outros nutrientes.

O recomendado, são duas colheres de sopa de farelo de flocos grossos por dia. E para completar a dieta, muita água para ajudar o intestino a funcionar regularmente e não haver prisão de ventre.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dicas Para Detonar Na Musculação

1. Diminua as séries e aumente as cargas
Geralmente, os professores indicam três séries, de doze ou quinze repetições e mesma carga, para cada exercício. Mantenha as três séries, mas varie a carga e o número de repetições. Comece com doze movimentos no peso que você encerrou o último treino e aumente o peso na segunda série, fazendo dez movimentos. Para terminar, aumente o peso novamente e faça oito repetições.

2. Combine exercícios
Em vez de fazer um exercício de cada vez, combine dois deles para o mesmo músculo, intercalando as séries de um e de outro. Isso agiliza o ganho de massa, porque exige um pouco mais do músculo, potencializando o treinamento em geral.

3. Volte a carga bem devagar
Na hora de erguer o peso, faça o movimento com máxima intensidade. Chegue ao limite e volte devagar. No retorno à posição de repouso, as fibras musculares sofrem microlesões, fazendo com que a recuperação leve ao aumento de músculos.

4. Esgote os músculos
Após suas três repetições habituais, diminua o peso no aparelho (pode colocar uma carga de nível leve) e repita o movimento bem rapidamente, várias vezes. Pare apenas quando sentir queimar. Assim, seu músculo trabalha no limite e é obrigado a se fortalecer com urgência. Só não exagere, prevenindo-se de lesões que impediriam o treino.

5. Comece trabalhando músculos grandes
Isso exige maior esforço e os músculos pequenos atuam como auxiliares. Por exemplo: treine peito antes de treinar bíceps. Treine quadríceps antes de estimular os glúteos.

6. Combine aparelhos e peso livre
O exercício com peso livre, geralmente, é mais difícil de ser executado, enquanto o exercício com aparelho isola melhor o músculo.

7. Aumente a carga todos os treinos
Em vez de ficar por um mês trabalhando com a mesma carga, troque o peso a cada treino (aumente ou diminua as repetições e séries de acordo com a mudança de carga) , sempre de acordo com sua capacidade. Isso estimula seus músculos a se desenvolverem.

8. Espere apenas 30 segundos entre as séries
O ideal é descansar menos de um minuto, repetindo a série com mais potencia. O intervalo é necessário para garantir a intensidade do treino.

9. Respire na hora certa
Quando estiver na fase de contração muscular, inspire. E, na volta do movimento, expire. O trabalho dá mais energia para o treino e, pela contração do abdômen, protege sua coluna.

10. Durma bem
O sono recupera o corpo para o treino do dia seguinte e libera hormônios que ajudam a aumentar a massa muscular.

11. Descanse o corpo
Seu corpo precisa de um tempo para se recuperar das microlesões ocorridas na musculação. Se quiser treinar durante todos os dias da semana, peça ao professor que divida seu treino em dois ou mais treinos para dias alternados.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Motivos para consumir óleo de Coco .

1 - Ação ANTIOXIDANTE – Colabora na diminuição da produção de “Radicais Livres”! Isto se deve principalmente a ação direta da vitamina-E presente na “Gordura de Coco Extra Virgem” composta por 8 frações desta vitamina; 4 tocotrienóis (alfa, gama, delta e teta) e 4 tocoferóis (alfa, gama, delta e teta).

Contrário a outras gorduras, principalmente em relação aos óleos poliinsaturados, a gordura de coco diminuiu as necessidades de vitamina E do organismo.

2 – COLESTEROL - Ajuda na redução do mau COLETEROL – LDL e evita que o mesmo se oxide. Por outro lado, promove a elevação do bom COLESTEROL - HDL contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

3 – Colabora no processo do EMAGRECIMENTO – De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de TRIGLICERIDEOS DE CADEIA MÉDIA, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada “termogênica”, ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente: EMAGRECE!

4 – Melhora o sistema IMUNOLÓGICO - agindo na prevenção e no combate aos VERMES – BACTÉRIAS e FUNGOS, restabelece a energia “roubada” por estes agentes. Conseqüentemente melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo. A gordura de coco apresenta a maior concentração de Ácido Láurico, dentre todas as gorduras vegetais.

Em outras palavras, é o mesmo ácido graxo presente no leite materno!

No organismo o Ácido Láurico é convertido em monolaurin que tem ações para combater inúmeras infecções. Mais recentemente em 1992, Isaacs e colaboradores confirmaram todos estes estudos.

Ainda em relação ao ácido láurico, veja a declaração da Dra. Mary Enig, uma das maiores autoridades mundiais em relação a estudos sobre gorduras, principalmente no que se refere à GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM, leia-se ÀCIDO LAURICO. Este artigo foi por ela publicado em setembro de 1995 no “Indian Coconut Journal”:

“O MONOLAURIN, cujo precursor é o àcido LÁURICO (C-12), destrói a membrana lipídica que envolve os vírus e, também ele inativa bactérias, levedura e fungos.” E acrescentou: “Dentre os ácidos graxos saturados, o ácido láurico tem mais atividade anti-viral do que os ácidos caprílico (C-10) e mirístico (C-14). A ação atribuída ao MONOLAURIN é que ele solubiliza (dissolve) as gorduras...do envolve que envolve os vírus, destruindo assim sua capa protetora”. (Estes números e o C - significam a quantidade de átomos de carbono dos ácidos graxos).

Dentre centenas de outros trabalhos científicos, hoje a GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus, tais como: sarampo, herpes, estomatite vesicular e Cytomegalovirus (CMV), Epistein Bar vírus, vírus da hepatite C (HCV), AIDES (HIV), H. pylori, giárdia, cândida, cryptosporidium e outros parasitas intestinais.

5 – Regula a FUNÇÃO INTESTINAL – Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através do monolaurin, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

6 – Tireóide - Melhora o funcionamento da TIREÓIDE, tendo ainda ação “Anti-Envelhecimento” – Estudos realizados há mais de 30 anos comprovaram que a gordura de coco estimula a função da glândula TIREÓIDE. O bom funcionamento da TIREÓIDE faz com que especificamente o mal COLESEROL – LDL, através de processo enzimático, produza os hormônios antienvelhecimento: PREGNENOLONA, PROGESTERONA e DHEA (dehidroepiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias na prevenção de Doenças Cardiovasculares, Senilidade, Obesidade, Câncer dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade.

7 - Ação COSMÉTICA – A maioria das loções e cremes comerciais é constituída predominantemente de água. Estas preparações úmidas são rapidamente absorvidas pela pele seca e enrugada. Assim que a água entra na pele, o tecido é expandido como um balão com água, então as rugas desaparecem e a pele se torna mais macia. Porém, tudo isto é temporário. Em poucas horas a água é absorvida e levada para a corrente sangüínea e, tanto a secura como as rugas reaparecem. Além de não resolver o problema de hidratação e das rugas, estes cremes ou óleos refinados estão quase sempre oxidados, trazendo consigo uma montanha de radicais livres, que agravam cada vez mais o tecido elástico da pele tornando-a mais envelhecida.

A gordura de coco pode ser aplicada diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um “condiocinador” natural, para isso é só massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve a “lubrificação” da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela.

8 – Ação Dermatológica – Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

9 – Diabéticos – Controla a compulsão por CARBOIDRATOS – Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, conseqüentemente facilitando a vida dos DIABÉTICOS, a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, contribuindo desta forma para diminuir o “craving” compulsão por carboidratos, principalmente a doces. Contrário aos demais óleos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, deixando-as literalmente “famintas”, a gordura de coco “abre as suas membranas”, não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, como também melhorando sua nutrição, restabelecendo os níveis normais de energia.

10 –– Fadiga crônica e Fibromialgia - Até recentemente estas duas entidades não eram reconhecidas pela medicina tradicional. Somente agora após uma grande divulgação na mídia da melhora clínica de milhares de pacientes, é que o tradicional “stablischment”, deu mão a palmatória, chegando mesmo a ser reconhecida pelo FDA, quando liberou um medicamento para combater este mal.

Estas duas entidades muitas vezes se confundem e, há autores que afirmam que ambas têm a mesma etiologia. Porém a esmagadora maioria da classe médica ainda insiste em afirmar que estas duas afecções são na realidade um quadro depressivo mascarado, devendo por isso mesmo ser tratada com antidepressivos.

Enquanto na Fibromialgia predomina o sintoma DOR, na Síndrome da Fadiga Crônica, o CANSAÇO é a tônica. Em outras palavras:

FADIGA CRÔNICA = (Sinônimo de) CANSAÇO

FIBROMIALGIA = (Sinônimo de) DOR


A Fibromilagia pode ser considerada um processo reumático, que freqüentemente acomete o pescoço, região lombar, ombros, nuca, parte superior das coxas, joelhos, nádegas, cotovelos e parte superior do tórax. É importante lembrar que os fenômenos dolorosos podem acometer qualquer parte do corpo.

Tanto a dor quanto o enrijecimento matinal é mais acentuado pela manhã, que muitas vezes é acompanhado de: insônia, dor de cabeça, depressão, mente embotada, desorientação, alterações digestivas, tonteiras, ataque de pânico e vermelhidão facial.

O sistema imunológico de uma pessoa afetada, freqüentemente é hipersensível a muitos fatores, tornando o indivíduo hiperalérgico a muitos alimentos. Estes sintomas podem ser agravados por outras alergias, falta de sono, estresse e infecções agudas.

Dentre as causas associadas a estas duas patologias destacamos: Herpes Zoster, Epstein – Barr Virus (o vírus do beijo), Mononucleose infecciosa, Resfriados e Estados Gripais, Deficiência nutricional, Intoxicações por metais pesados (mercúrio, chumbo, arsênico, cádmio, flúor, cloro, dentre outros), finalmente a deficiência de sais minerais e, o eterno desafio do homem, o estresse!

Hoje, a gordura de coco EXTRA – VIRGEM, talvez seja uma das melhores soluções para combater a Síndrome da Fadiga Crônica e Fibromialgia.

Os ácidos gordurosos de cadeia média, sobretudo o Láurico, podem eliminar vírus como os do Herpes e Epstein-Barr, que se acredita sejam os grandes responsáveis por estas entidades. Combate e ajuda eliminar cândida, giárdia e ameba. Ainda eliminam uma grande quantidade de vírus, bactérias e até mesmo certos vermes que podem estar relacionados à estas duas patologias.

A grande maioria dos médicos acreditam que não é um único tipo de vírus ou bactéria os responsáveis pela Síndrome da Fadiga Crônica e, mesmo da Fibromialgia, mas sim, a combinação de vários agentes e fatores. Nestas condições a gordura de coco age neutralizando uma gama enorme destes agentes infecciosos. Melhora o sistema imunológico, elimina o estado de ESTRESSE sofrido por ele.

Aumentar nosso metabolismo e nos ajuda a recuperar nossa energia plena , resumindo estas são as principais ações do mesmo ao lado do emagrecimento.

CARBOIDRATO ANTES E APÓS O TREINO : MITO OU REALIDADE ?

Nos dias atuais a obesidade vem crescendo de forma assustadora, sem distinção racial ou social, tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos , sendo assim , é cada vez mais comum o aparecimento de produtos ou dietas milagrosas em todos os lugares, seja na televisão, em revistas ou livros.

O que a grande maioria das pessoas não atenta - ou continua a querer ignorar - é que para conseguir a diminuição da massa adiposa são necessárias várias mudanças no estilo de vida, o que exige muita disciplina, principalmente na alteração para o balanço energético negativo, condição na qual o gasto energético supera o consumo de energia(comer menos). O gasto energético é influenciado por três componentes: taxa metabólica basal, gasto energético com exercício físico, e a energia gasta com o efeito térmico dos alimentos.

A taxa metabólica basal depende da idade, sexo, quantidade de massa corporal (quanto mais músculo, maior a queima de gordura em repouso), freqüência cardíaca e níveis plasmáticos de insulina, sendo influenciada principalmente pela massa magra.

A energia gasta com a atividade física depende da intensidade e da duração desta, correspondendo ao maior índice sobre o gasto energético humano.

O efeito térmico do alimento deve-se principalmente aos processos de digestão, absorção e assimilação de nutrientes, e representa, para uma pessoa ativa, menos de 10% do gasto energético diário.

A proteína tem efeito térmico maior, por isso devemos dar prioridade a ela.
O carboidrato possui aspectos negativos por causa da liberação acentuada de insulina após seu consumo, interrompendo instantaneamente os fatores de crescimento no organismo.

Além disso, o tempo foi passando, a ciência evoluiu e tanto o tempo quanto o trabalho suado de centenas de grupos de cientistas dedicados também hoje nos informam que EXISTEM VÁRIAS (REPITO: VÁRIAS) OUTRAS SUBSTÂNCIAS DIFERENTES DE CARBOIDRATOS QUE DEVERIAM OBRIGATORIAMENTE SEREM USADAS NO PRÉ E PÓS-TREINO COM O RACIONAL DE EVITAR O CATABOLISMO (beta-alanina, glicerol, MCT, ribose, A ETERNA CREATINA, caseína micelar, etc) E QUE NÃO DESTROEM AQUELES FATORES DE CRESCIMENTO QUE O ATLETA TRABALHOU TANTO PARA FABRICAR.

Uma estratégia muito simples e muito utilizada por atletas e treinadores de renome é fazer aeróbio logo após acordar, em jejum, dessa maneira podemos conseguir o máximo de queima de gordura com o mínimo de catabolismo muscular desde que o exercício aeróbio seja em intensidade leve a moderada.

Um artigo publicado no jornal Applied Physiology, Nutrition and Metabolism comprova que aeróbios com intensidade média pela manhã em jejum é a melhor forma de queimar gordura e evitar o catabolismo. A única ressalva é de que, o exercício aeróbio deveria ser realizado com intensidade moderada baixa, para que não se exceda o limiar anaeróbio.

A gordura só é utilizada como energia se houver oxigênio na célula, já o carboidrato pode ser "queimado" com ou sem o oxigênio. O limiar anaeróbio é o ponto onde a energia obtida durante o exercício deixa de ser obtida através do oxigênio, portanto, ao se ultrapassar o limiar anaeróbio, utilizaremos prioritariamente carboidrato ou músculo (a massa muscular é quebrada formando aminoácidos que se transformam em glicose através de um processo chamado gliconeogenese) como fonte de energia. Nenhum grama de gordura será utilizado.

Geralmente quando corremos, ultrapassamos o limiar anaeróbio; é esse principio que rege sobre a importância de não correr para se queimar o máximo de gordura. Quando corremos é óbvio que gastamos mais calorias do que quando andamos, mas quase toda a energia gasta na corrida, seria obtida através dos carboidratos e músculo.

A hora em que acordamos é um evento único no dia no que diz respeito a um ambiente hormonal propício para a queima de gordura. Essa é a única hora do dia, onde ficamos 8 horas sem nos alimentarmos. Esse fato promove a liberação de hormônios essências para a oxidação da gordura.

Outro fator importante a se considerar, é que nesta ocasião, os receptores de adrenalina (epinefrina) nos adipócitos (células de gordura) terão mais afinidade com a substância permitindo uma resposta mais poderosa na liberação de ácidos graxos para posterior oxidação durante a caminhada matinal.

O efeito lipolítico (queima de gordura) durante o aeróbio pela manhã em jejum pode ser consideravelmente amplificado se consumirmos cafeína antes do exercício. A fonte de cafeína mais comum é o café, o chá verde, etc.

Afim de evitar a elevação do cortisol (hormônio catabólico) é importante usar também 500mg de vitamina C antes de realizar a atividade em jejum.


Outra importante descoberta da ciência da atividade física se refere aos treinos de musculação ou qualquer outro realizado durante o dia , substituir o carboidrato por um triglicerídeo de cadeia média como fonte de energia antes do treino, e utilizar o whey protein isolado puro (sem dextrose) após o treino trariam um grupo maior de benefícios aos praticantes da referida atividade.