domingo, 20 de março de 2011

Corrida e mulheres : Uma combinação perfeita.

O treinamento , e a pratica da corrida promove uma série de benefícios para o organismo feminino, além de perda de peso , promove bem-estar, eleva a autoestima e estimula a superação em todas as fases femininas

Nos dias atuais vemos o crescimento do "fenômeno" da corrida de rua , entre os praticantes chama a atenção a participação crescente do público feminino , O perfil das corredoras é bastante amplo , reunindo todas as faixas etárias e classes sociais.

A corrida traz saúde, bem-estar e estimula a superação de limites, fazendo a mulher se sentir poderosa e cada vez mais bem consigo mesma. Muitas se aproximam do esporte para manter a forma , e com um pouco de dedicação, o objetivo é alcançado.

A corrida é uma excelente atividade aeróbia e promove grande queima calórica, a mulher conta ainda com uma característica muito importante que a faz se destacar: a determinação , é bastante comum vermos nas praticantes do sexo feminino avanços nas distâncias e melhoras em seus tempos.

Os maiores desafios ao começar a correr são: ir além dos primeiros passos e conciliar filhos, obrigações domésticas, trabalho e cobranças , as mulheres têm solicitações, expectativas e objetivos diferentes dos homens. Precisam de um olhar e um treinamento diferenciado.

Mas apesar de ser uma atividade simples e prática, é bom ter alguns cuidados no início;

a. devido a uma predisposição maior a osteoporose, a mulher deve fazer uma adaptação mais prolongada que a do homem no esporte.
b. É importante também ficar atenta ao vestuário, usando um bom top para que, literalmente, não sinta o peso dos seios.
c. Além disso , é indicado aliar a corrida com exercícios de fortalecimento.

Correr faz muito bem às mulheres , no entanto alguns mitos ainda persistem , veja alguns dos mais conhecidos a seguir.

Correr acelera o envelhecimento?

Não. O exercício aeróbico irriga a pele e aumenta o tônus muscular, melhorando o aspecto da pele. Estudos provam que o sedentarismo, sim, colabora com envelhecimento.

Corrida faz seios e bumbum caírem?

Não. Ao começar a correr, você queima gordura corporal e diminui suas medidas. Algumas vezes, devido ao excesso de pele, isso pode dar a impressão de flacidez. Por isso é essencial complementar o trabalho aeróbico com musculação.É importante ainda usar vestuário adequado - um top reforçado que permita boa sustentação e tênis de acordo com a pisada.

Corrida acaba com a celulite?

Totalmente Não. Até porque milagres não acontecem. Porém, auxilia a eficácia dos demais treinamentos que conjuntamente podem combater este mal.

Na TPM é melhor descansar?

As alterações no período pré-menstrual são diferentes de mulher para mulher. E os sintomas exacerbados da TPM podem levar a queda de rendimento. Só que correr libera endorfina, substância ligada ao bem-estar. Com isso, muitas vezes conseguimos bloquear as manifestações negativas da TPM. As cólicas e os inchaços também diminuem com o exercício.

Menstruação é empecilho para a corrida?

Geralmente não. Mas a performance costuma cair em torno de 30% no período. A orientação, portanto, é correr em ritmo leve, no máximo por 40 minutos. Se você conseguir ultrapassar o obstáculo do desconforto inicial, tudo fica bem.

Grávida pode correr?

Se já praticava a modalidade DEVE , no entanto e importante atentarmos ao fato que como a corrida causa impacto, a atividade só pode ser liberada nesse período pelo médico de confiança da mulher. É importante respeitar seus limites, não exagerar na dose e sentir-se bem com a prática.

Corrida é indicada na menopausa?

Sim, é uma atividade saudável e prazerosa em qualquer fase da vida. Sabe-se que a cada ciclo de sete anos e principalmente após os 35 anos, a mulher precisa de mais atividade física.
Na fase da menopausa e mais adiante, na terceira idade, o impacto da corrida, inclusive, ajuda a fortalecer os ossos e deixar a musculatura mais firme.

Corrida Também pode diminuir os riscos de depressãt, tanto pela produção de hormônios do bem-estar, como pelo aspecto social do esporte,a corrida resgata uma capacidade que muitas vezes estava esquecida pela mulher, representa um resgate de energia e motivação.

Corrida pode provocar incontinência urinária?

Não. Só se a mulher tiver predisposição. O impacto, em si, não vai desencadear o quadro.

Correr pode levar a varizes?

Não. Varizes são dilatações que dificultam o fluxo sanguíneo. A atividade é benéfica, pois aumenta a circulação.

Correr estimula a libido?

Sim. Além da produção de hormônios do bem-estar, que continuam agindo por algum tempo após a prática esportiva, a corrida renova a energia feminina, ajuda a mulher a conhecer, entender e respeitar melhor seu corpo. Tudo isso contribui para elevar a auto-estima e, consequentemente, estimular a libido.

3 Dicas para começar a correr

Buscar orientação especializada, realizar exames médicos e ser perseverante, colocando objetivos viáveis a médio e longo prazos.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bebida destrói seu esforço e joga fora seu treinamento.

Quando você ingere bebida alcoólica é como apedrejar seu sistema endócrino: ela eleva a sua insulina fazendo com que o excesso ocupe os receptores de somatomedina C ( o que ferra o seu metabolismo de GH) e a partir daí nada mais “conversa” direito em você.

Álcool ainda tem um agravante: fuciona como toxico do sistema nervoso central (através do aldeído produzido no processo de metabolização, que é responsável pela dor de cabeça, irritação, gosto de pau de guarda chuva na boca do dia seguinte) e como relaxante muscular central à copia de seus primos benzodiazepínicos, o que vai com certeza deixar alguns treinos subsequentes bem ruins.

Em relação aos seus hormônios , o efeito do álcool ainda é mais destrutivo , Se 20min de treino resistido fazem com que seu corpo tenha estimulo para modificar determinado segmento por 10 dias, significa que ao você encher a cara solenemente você jogou fora o treino de pelo menos 10 dias antes da fatídica bebedeira.

Além disso , cada pessoa tem um tempo para retornar aos padrões iniciais insulinêmicos, ficando oscilando como um pendulo por algum tempo. Neste tempo nada de ganho, nada de melhora.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Estudo aponta os efeitos da luz solar sobre a metabolização de medicamentos.

A capacidade do corpo para metabolizar os medicamentos está intimamente relacionada com a exposição à luz solar e, portanto, pode variar com as estações , esta conclusão é de um estudo conduzido pelo renomado Instituto Karolinska, da Suécia.

Os resultados oferecem um modelo completamente novo para explicar as diferenças individuais nos efeitos dos remédios, e como o ambiente pode influenciar a capacidade do organismo de lidar com as toxinas.

Imunossupressores

O estudo baseou-se em cerca de 70.000 análises de pacientes que se submeteram a um controle regular dos níveis de drogas no sangue.

Os medicamentos tomados por esses pacientes são os chamados imunossupressores, usados para controlar a ação do sistema imunológico quando são feitos transplantes de órgãos.

Uma análise mais detalhada mostrou que as concentrações de fármacos como tacrolimus e sirolimus, que são usados para evitar a rejeição de órgãos transplantados, variaram ao longo do ano de uma forma muito similar às alterações no nível de vitamina D no organismo.

Vitamina D

A capacidade do corpo para produzir a vitamina D depende da luz solar, e os níveis mais altos nos pacientes foram alcançados durante o verão - nesse mesmo período, os níveis dos fármacos nos mesmos pacientes foram os menores registrados ao longo do ano.

Os cientistas acreditam que a menor concentração da droga está associada à ativação, feita pela vitamina D, do sistema de desintoxicação do fígado.

Isto é feito aumentando a quantidade de uma enzima conhecida como CYP3A4. Esta enzima, por sua vez, é responsável pela quebra do tacrolimus e do sirolimus.

Esta é a primeira vez que se demonstra os efeitos da luz solar sobre a metabolização de medicamentos e pode indicar a necessidade de variação das doses dos medicamentos ao longo do ano.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dicas para mulheres corredoras

Que homens e mulheres são fisiologicamente diferentes é um fato que todo mundo sabe. Mas aplicando alguns truques em nosso hábito de correr dá para alcançar os objetivos propostos com saúde e conforto.

Para evitar a perda de ferro durante a menstruação, é importante que as mulheres consumam mais alimentos ricos em ferro. Os de origem animal como a carne vermelha e moluscos bivalves (mexilhão) contêm um tipo de ferro chamado hemo, mais fácil de ser absorvido.

Mas não abuse porque esses alimentos contêm mais gordura e ácido úrico. Para consumir ferro vegetal, o ideal seria usar suplementos diários como levedura de cerveja, geleia real, pólen e outros. A absorção é menos eficiente, porém, mais saudável.

Se você usa um sutiã maior que 45 ou tem seios muito grandes, nem sempre se sentirá confortável com sutiãs esportivos, mesmo os de alto impacto. Para evitar riscos, aplique vaselina sob os seios e use o truque de "dois são melhores do que um". Você pode usar um top esportivo por cima de seu sutiã para aumentar a aderência e gerar mais segurança.

Lesões por estresse são mais comuns em mulheres com perda de cálcio, que causa a queda dos níveis de estrógenos (hormônios femininos). Essas lesões podem ocorrer após um treinamento de resistência, por exemplo. Para ter ossos fortes, as mulheres devem cuidar do consumo de fósforo, cálcio e magnésio encontrados em alimentos como laticínios, cebola, algas, salmão, tofu e vegetais de folhas verdes.

Uma sopa de aipo, cenoura, cebola e alho com água e um pouco de azeite pode ajudar a prevenir a retenção de líquidos que ocorre antes da menstruação, para que não fique pesada devido ao acúmulo de água durante a corrida. Estes legumes têm um efeito diurético e também fornecem vitaminas e minerais que não se perdem totalmente na urina.

Se você quiser perder alguns quilos mas está presa em um peso específico e não consegue sair dele, pode ser que seu metabolismo se acostumou ao seu treino ou está estabilizado. Uma maneira fácil de perder peso sem sofrimento é mudar a rotina. Tente consumir novos alimentos, sem reduzir a quantidade de calorias que você come.

Troque a salada de alface por espinafre ou o frango grelhado pela pescada cozida, por exemplo. O mesmo acontece com o treinamento: altere a hora de sua corrida, alongue a distância, mude suas rotas, trabalhe os abdominais e inclua mudanças de ritmos em seu treino para que seu metabolismo comece a "queimar" mais calorias.

Se você quiser ganhar velocidade, alargue a passada. As mulheres tendem a ter pernas mais curtas que o tronco em relação aos homens, para trabalhar a técnica da passada pode ser mais difícil, porém os resultados são espetaculares. Além disso, a passada larga serve para trabalhar os músculos superiores das pernas e dos glúteos, gera firmeza e maior definição nessas regiões, o que toda mulher sonha.

Se você precisava de um motivo para se convencer dos benefícios da corrida
aqui vai um , para as mulheres, a atividade sexual depende mais de fatores psicológicos que hormonais e correr gera três efeitos sobre a libido feminina: com a corrida você vai experimentar sensações de conforto e prazer que ajudam no relaxamento essencial para as mulheres; correr ajuda a manter o peso e por isso as corredoras sentem-se melhor e mais confortáveis com seus corpos e mais dispostas a ter uma relação sexual; além disso, algumas pesquisas sugerem que a corrida pode aumentar temporariamente os níveis de testosterona nas mulheres. Esse hormônio é responsável pelo comportamento sexual e aumento da libido. O efeito é de curta duração, por isso é melhor treinar todos os dias para manter a forma (sexual, claro).

terça-feira, 8 de março de 2011

Musculação é boa para crianças e Adolescentes

Antes de mais nada é importante salientar que os benefícios aqui relatados somente serão alcançados apenas com boa orientação , devendo esta ser o mais individualizada possível


Durante muito tempo foi pré-concebida uma idéia errada de que a prática da musculação na infância prejudica o desenvolvimento infantil , estudos recentes acabam de demolir este entendimento errôneo , especialistas do "Institute of Training Science and Sports Informatics", na Alemanha, em colaboração com alguns dos melhores treinadores do mundo locados na Universidade de Maryland - USA analisaram dezenas de estudos feitos nas últimas décadas sobre treino de força para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos e concluíram que quando bem orientada, a musculação traz benefícios.

De acordo com a pesquisa, jovens que fizeram treino de resistência pelo menos duas vezes por semana, no período mínimo de um mês, apresentaram maior ganho de força do que aqueles que se exercitavam apenas uma vez por semana ou por tempos mais curtos. O resultado contraria a afirmação de que crianças e adolescentes devem evitar a musculação, porque esse exercício resultaria em baixa estatura e danos físicos, devido, por exemplo, à falta de testosterona, o hormônio que estimula o aumento de massa muscular em indivíduos adultos.

A Academia Americana de Pediatria, o Colégio Americano de Medicina Esportiva e a Sociedade Canadense de Medicina Esportiva têm reforçado que tanto crianças quanto adolescentes se beneficiam da prática de musculação. Mas é importante que as orientações dos profissionais sejam o mais individualizadas possível e as regras de segurança sejam respeitadas.

Esta prática esportiva é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, para quem deseja evitar lesões e algumas doenças, entre elas:

Osteoporose: A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a sua densidade. Atividades aeróbias de impacto, como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.

Artrose (desgaste das articulações): Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.

Diabetes: Quanto maior é a massa muscular (benefício alcançado pela musculação), maior é a queima de glicose pelo o organismo (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Os dias de exercícios com peso devem ser intercalados , com exercícios aeróbios , fazer alongamentos antes e depois das atividades é fundamental .

A musculação trará inúmeros benefícios à crianças e adolescentes , no entanto, é necessário ter disciplina, seguir a orientação de profissionais especializados e, principalmente, respeitar os seus limites.

domingo, 6 de março de 2011

As vilãs da saúde feminina

A hipertensão, a obesidade e a inatividade física já aumentariam o perigo à saúde feminina, mas o retrato nacional evidencia que estes fatores de risco crescem juntos, ano após ano, sendo responsáveis pelo contorno contemporâneo dos cromossomos X.

Cada ano que passa aproxima as mulheres de uma lista extensa de outros problemas, entre eles os temidos câncer de mama, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC). O sexo feminino pode estar mais forte do ponto de vista econômico, mas a saúde, mostra monitoramento do Ministério da Saúde, ficou mais vulnerável às doenças crônicas.

O trio hipertensão, obesidade e sedentarismo, são os que mais afetam as mulheres , por terem conquistado o mercado de trabalho e aumentado a carga horária trabalhista, as mulheres também são responsabilizadas pelos filhos estarem mais gordos e os maridos precisarem recorrer com mais frequência ao fast food ; o tempo ficou mais curto e não sobram horas extras para fazer exercícios físicos.

Para sobressair e não parecer frágil, as mulheres acreditaram ser preciso anular o papel do homem. Em vez de dividir, acumulam funções e obrigações, entre elas a de ser a melhor mãe, a mais competente profissional e ainda ter um corpão perfeito.

Este peso sobre os ombros repercutiu nos ponteiros da balança. Hoje 56,3% das brasileiras têm quilos a mais do que o saudável preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados nacionais apontam que 89% da população feminina com mais de 18 anos não praticam atividades físicas e quase 28% delas convivem com a hipertensão.

Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz entrevistou 1.819 mulheres do Rio de Janeiro e mostrou que todos estes fatores de risco estão de mãos dadas com o estresse profissional.

Não é o trabalho que contribuiu para o aumento da pressão alta feminina e, sim, as dificuldades que as mulheres encontram para se inserir e se manter neste mercado de trabalho, do ponto de vista intelectual e profissional, almejar e conseguir uma boa posição e que demanda muito desgaste físico, emocional, familiar.

Para sair do alvo ou do sedentarismo, ou da hipertensão ou da obesidade, as receitas envolvem mais do que alimentação regrada ou uma rotina zen, duas condições tidas como impossíveis nos dias atuais porém escaladas para estarem nos próximos capítulos da mulher moderna.

O que é preciso é de uma transformação geral de costumes, reinventar cardápios e quebrar alguns mitos, como fizemos com aquela história de que era chique fumar. Isso exige tempo.

Nunca ficar sem atividade física e fazê-la de forma orientada e direcionada , esta é a indicação dos especialistas da área médica para minimizar os efeitos doa "males da vida moderna" , então mexa-se , procure a orientação de um bom Personal ou Assessoria Esportiva , você só tem a ganhar.