terça-feira, 31 de maio de 2011

O que consumir antes dos treinamentos - Parte II

Após o último post sobre este assunto , algumas pessoas me solicitaram escrever especificamente o que consumir e quantidades antes de treinos de corrida e/ou treinamentos em academias ; vou tentar facilitar o entendimento geral exemplificando um pouco os alimentos , no entanto quantidades adequadas de cada um é mais difícil de responder , pois , depende de uma série de fatores como atividade física específica , nível de treinamento , quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente , entre outros.

Antes do treino, o ideal é consumir alimentos que dão mais energia, e aumentam consequentemente a disposição para os exercícios; ao mencionarmos alimentos que dão energia, entram em cena os carboidratos , este grupo de alimentos são sinônimo de energia e garantem a disposição,além disso o carboidrato preserva a massa muscular.

Nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos também são necessários para o treino, embora não precisem ser consumidos necessariamente antes dos treinos, como os carboidratos , a melhor forma de consumi-los é os diluirmos durante o dia todo, em várias refeições.

O ideal é dar preferência aos carboidratos complexos, presente nos pães, arroz e massas, pois sua digestão é lenta, garantindo energia por mais tempo.


Da mesma forma como existem alimentos que "dão um gás" para treinar , na extremidade contraria temos alimentos que literalmente "minam suas forças" , deve-se evitar a ingestão de fibras e alimentos gordurosos, pois podem causar desconforto gastro-intestinal , no caso de leites e seus derivados dê preferência aos com baixo percentual de gorduras , e retire as cascas e bagaço das frutas.

Sugestões para refeição antes do treino

Cereais matinais, pães, bolachas e biscoitos simples (sem recheio), arroz, massas em geral, tubérculos (batata, mandioquinha, mandioca), frutas frescas como melancia, pêssego e uvas.

Reposição nutricional durante os treinos

É importante tomarmos alguns cuidados durante os treinamentos , nunca podemos esquece da reposição de líquidos e hidratação do nosso corpo. A ingestão de líquidos é fundamental para o desempenho. Essa estratégia é importante para prevenir hipoglicemia e/ou desidratação, quadros que comprometem o rendimento; sempre leve água e, preferencialmente, bebidas esportivas para consumir durante as sessões de treinamento.

domingo, 29 de maio de 2011

Cada vez mais aumentam os números de leigos prescrevendo atividades físicas

A preparação do profissional que orientará qualquer atividade que envolva dinâmica corporal e/ou performance física encontra-se nos dias atuais banalizada , ex-atletas , ex-alunos e/ou qualquer um que conheça o mínimo da atividade já sai orientando indiscriminadamente outros alunos , e na grande maioria das vezes as academia , clubes e escolas escondem a não formação destes "instrutores" , uma vez que infelizmente ainda se trata de uma mão de obra barata e facilmente disponível.

Veja abaixo as mais orientadas por leigos no universo das atividades física e o perigo que elas representam para os praticantes

1- A DANÇA, como termo genérico, não pertence a nenhuma categoria profissional
especificamente e, compreendida no seu sentido lato, é uma atividade que pode servir de
ferramenta para os coreógrafos, para os profissionais de Educação Física, para os terapeutas,
para os psicólogos, entre outros. Entretanto, o que estamos percebendo é que exercícios
físicos e atividades tradicionalmente utilizadas pelos Profissionais de Educação Física estão
sendo travestidas de dança, a exemplo da dança aeróbica, aerodança, fitness dança, power
dança (que nada mais são do que ginástica aeróbica); temos ainda a hidrodança (que nada
mais é do que hidroginástica). Portanto, nesse contexto de modismos desenfreados,
impõe-se identificar a INTENCIONALIDADE, o fim que se quer alcançar com a atividade
de Dança e deixar claro que, diferentemente das manifestações anteriormente citadas, são
atividades do Profissional de Educação Física. Já a Dança ARTE, a Dança
COREOGRÁFICA, é atividade do ARTISTA e, por isso, não precisa ser fiscalizada
pelo Conselho Federal de Educação Física.

2- A IOGA, como termo genérico, não pertence a nenhuma categoria profissional
especificamente e, compreendida no seu sentido lato, é uma atividade que pode servir de
ferramenta para coreógrafos, médicos, terapeutas, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais
de Educação Física, entre outros. O Conselho Federal de Educação Física não fiscaliza
nem tem qualquer ingerência na Ioga enquanto prática filosófica. Contudo, a sociedade
brasileira se vê invadida por prestadores de serviços cujas práticas denominam de Power
Ioga, Ioga Alongamento, Fitness Ioga, Aero Ioga, Hidro Ioga, atraindo pessoas para a
prática de exercícios físicos acoplados ao termo Ioga, e realizados por indivíduos sem
qualquer formação acadêmico-profissional específica.

3- AS ARTES MARCIAIS : são atividades que se caracterizam como Esporte, pois estão sob o estatuto das Confederações e Federações esportivas, sendo inclusive reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. As modalidades esportivas que consubstanciam o que denominamos Artes Marciais promovem campeonatos em nível estadual, regional e nacional, disputam medalhas em olimpíadas, Jogos Pan Americanos e outros.
No entanto clubes e academias tem em seus quadros de horários atividades como Aero-boxe , MMA Recreativo , Muahy - Thay e os aplicam indiscriminadamente a todos os seus alunos , sendo orientados normalmente por ex-lutadores , sem o conhecimento técnico e didático correto da aplicação de cargas e intensidades de progressão , têm sido responsáveis por um sem numero de lesões (principalmente entre mulheres) , sejam estas articulares e/ou musculares.


4 – PILATES é um método de atividades físicas, portanto não é uma profissão nem possui um
fim em si mesmo. Mais uma vez a INTENCIONALIDADE como é utilizado indica a sua
aplicabilidade no desenvolvimento das atividades inerentes ao Profissional de Educação
Física, ao fisioterapeuta, ao psicólogo, entre outros.

Sem resultados na academia ? Talvez seu treino esteja errado !

Independente de seu objetivo ao começar a malhar seja emagrecer, bombar, melhorar a saúde ou só definir músculos , a prescrição dos treinos é que consigirá levar o aluno onde ele quer , se os resultados não aparecem, é preciso reformular o treino.

Avaliar o treinamento periodicamente é fundamental , a análise mais detalhada da composição corporal na academia não deveria ser feita apenas a cada 3 meses como ocorre na grande maioria delas , 15 , 20 dias de treinamento feitos de forma correta já ocasionam modificações e consequentemente pedem um novo treinamento.

Não adianta copiar os exercícios de outro aluno marombado , ou da gostosa da televisão , a intensidade dos exercícios depende do nível de treinamento do aluno. A individualização do treino é essencial , e as etapas de progressão das cargas devem ser respeitadas.

Entenda que existe a adaptação aguda (sentida logo após a sessão de treino, que normaliza depois de algumas horas, exemplo: sinto-me mais inchado) e a adaptação crônica (o que acontece de forma mais lenta e duradoura).

Manter a massa muscular é importante para manter o metabolismo rápido, potencializando a perda de peso e manutenção saudável da atividade física. Os que não querem fazer musculação, apenas correr (ou pedalar, nadar etc.) precisam tomar cuidado com a perda muscular relacionada aos exercícios aeróbios contínuos.

Veja abaixo alguns tipos de treinamentos e suas aplicações principais.

TREINOS AERÓBIOS
Auxiliam a perda de gordura e trazem benefícios cardiovasculares

Contínuo (resistência aeróbia) : É o mais comum, com intensidade moderada e alta duração (acima de 15 minutos) , costuma ter sua intensidade estimada pela frequência cardíaca (entre 60% e 80% da FC Máxima) ou por percepção pela respiração, a pessoa deve ficar ofegante, mas ainda conseguir falar algumas palavras; é conhecido por auxiliar na perda de gordura, também é importante para aqueles que desejam melhorar sua saúde, pois melhora a capacidade cardiorrespiratória, diminuindo o risco de problemas relacionados ao sedentarismo.

Intervalado >: Consiste em pequenos períodos (10 segundos a 2 minutos) de exercícios de intensidade alta com intervalos de descanso entre eles, podendo ser descanso ativo, com caminhadas ou trotes leves ou descanso passivo, parado ; pesquisas mostram que esse tipo de treino tem os mesmos benefícios que o contínuo e após o segundo mês de treinamento parecem ter resultados melhores na perda de gordura.

MUSCULAÇÃO : Também conhecido por Treino contra-resistência (pesos, máquina etc.) e aumenta a massa muscular e a força

Força Muscular
Mais indicado para aqueles que querem ganhar força, mas não necessariamente ganhar grande massa muscular, os pesos utilizados estão entre 90% e 100% da força máxima (chamada uma repetição máxima, a medida é feita por um teste que estima a carga máxima em que é possível realizar uma vez o exercício e não é possível repetir o movimento) , normalmente este treino é composto por quatro a seis séries de uma a seis repetições para cada grupo muscular com intervalos de descanso maiores do que dois minutos entre as séries.

Hipertrofia Muscular
O principal objetivo desse tipo de treino é aumentar a massa muscular, ideal para os que buscam volume muscular por questões estéticas, esses exercícios são feitos com cargas de 70% a 90% da força máxima , composto por três a seis séries de seis a oito repetições para cada grupo muscular.

Potência Muscular (Força Explosiva) : Tem por objetivo aumentar a velocidade de contração dos músculos, importante para algumas tarefas do dia-a-dia (se você tropeçar é a potência muscular que vai ajudar a corrigir o movimento e não cair realizado com cargas entre 60% e 80% da carga máxima, realizando de três a seis séries de seis a doze repetições.

Resistência Muscular : O objetivo é aumentar a resistência do músculo para manter a força por um grande período de tempo , as cargas para o treino de resistência devem ir de 40% a 60% da carga máxima e são realizadas de duas a quatro séries de 13 a 20 repetições por grupo muscular.

Isométrico : Por não movimentar a articulação, esse treino é muito utilizado para aqueles que têm problemas articulares, como forma de manter a força e a musculatura, auxiliando a reabilitação ,recomenda-se segurar o peso por 20 segundos em vez de fazer várias repetições.

Circuito : Treino que alterna exercícios de musculação e exercícios aeróbios, seus resultados dependem da intensidade e duração do exercício aeróbio e do treino de musculação utilizado na combinação. Se você fizer mais musculação, ganha mais massa muscular; já se fizer mais aeróbio têm ganhos menores de massa magra e perde mais gordura.

sábado, 28 de maio de 2011

Alimentação Pré-Treinos e Provas

Diversas vezes fui indagado por alunos sobre o que ingerir antes de partir para um treino ou prova , muito embora diferentes rotinas de treinos peçam algumas vezes e um tipo de alimentação igualmente diferenciada , em todas o ponto comum é que necessitam ser saudável e balanceada.

Vou listar abaixo apenas 5 exemplos de alimentos que podem ser ingeridos antes da corrida , cabe a cada corredor encontrar aqueles aos quais mais se adapte e goste.

1. Sucos naturais e Frutas - São com toda certeza parte integrante de qualquer dieta balanceada, no caso da corrida podem ser consumidas antes ou depois sem restrições , são ricas em diversos nutrientes e vitaminas ; recomendo a ingestão de frutas ricas em água pois auxiliam na hidratação.

2. Bolachas , biscoitos e pães (integrais) – São essenciais antes dos treinos, são ricos em carboidratos, fornecendo assim energia ao corredor durante treinos e provas ; de acordo com a necessidade calórica diária , os pães, biscoitos e bolachas podem ser servidos com geléia, requeijão light ou queijos magros, como o cottage ou a ricota.

3. Barras de cereal – São fonte de carboidratos e de cereais - que auxiliam no bom funcionamento do organismo e são fáceis de transportar e ter a mão , é necessário atentar ao valor calórico e composição , prefira as sem chocolate e mais naturais, que geralmente têm menos adição de açúcares e conservantes , às barrinhas de cereal e aveia com frutas, são sempre boas escolhas , consuma os cereais, principalmente os ricos em fibras, cerca de uma a duas horas antes do treino.

4. Iogurtes e queijos magros - O consumo de laticínios impede a perda de massa magra durante o esforço físico, porém, não os insira em seu cardápio pela primeira vez antes da corrida, pois podem ser indigestos , é melhor consumir cerca de uma ou duas horas antes da atividade e, se for novidade, deixe para experimentar em um outro dia.

5. Água – Além de água, podem ser ingeridos sucos naturais e bebidas esportivas , lembre-se também que uma grande ingestão de líquidos antes de correr pode aumentar a vontade de urinar, prejudicando a disputa.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entenda a diferença entre alguns exames de diagnóstico do coração

Muitas vezes os praticantes de atividades físicas se deparam com dúvidas a respeito de alguns exames comumente solicitados em academias , clubes e etc , como são ? para que servem ? qual a diferença entre eles ? , veja abaixo uma breve e simples explicação sobre eles.

Eletrocardiograma de repouso

É um dos exames mais realizados, por ser barato, rápido e fácil de fazer , é útil para o controle evolutivo de uma doença cardíaca já confirmada por outros métodos de diagnóstico anteriores.

Eletrocardiograma de esforço

O eletrocardiógrafo precisa ser acompanhado de outro aparelho de exercício aeróbico (esteira ou bicicleta ergométrica) , Serve para avaliar o coração sob condições de estresse , é utilizado em casos onde o eletrocardiograma de repouso for normal e o quadro do paciente indicar uma doença do coração, o exame de esforço pode mostrar alterações não reveladas no de repouso.

Além disso o exame é indicado para determinar o prognóstico de doença coronária conhecida, inclusive nos infartados em recuperação, com o objetivo de detectar os pacientes de risco e avaliar a respostas ao tratamento , os eletrocardiogramas proporcionam informações sobre o funcionamento elétrico do coração.

Ecocardiograma

Diferente dos anteriores que demonstram o funcionamento do coração , o ECO como é comumente chamado nos dá informações sobre a anatomia ou morfologia do coração, ele permite avaliar as medidas e a mobilidade das paredes das diferentes cavidades do coração, as válvulas cardíacas e sua capacidade funcional, o fluxo do sangue e a direção desse fluxo , este tipo de exame revela ainda anomalias congênitas ou adquiridas do coração , analisa o pericárdio (membrana que envolve o órgão), indicando a presença ou não de derrames.

Tomografia computadorizada

Oferece boas imagens do coração e detalhes mais precisos de suas partes , é realizado com uma injeção de contraste na veia e, na sequência, são realizadas tomografias , as imagens são fundidas no computador fornecendo aos médicos dados anatômicos bastante precisos , bastante utilizado para a avaliação da aorta, massas como coágulos ou tumores, ou doenças do pericárdio.

Ressonância magnética

É um exame mais sofisticado, indicado para diagnóstico de doenças consideradas crônicas , as imagens geradas no computador permitem uma boa observação do miocárdio (músculo do coração), identificar zonas lesadas por um infarto, mostrar defeitos congênitos e avaliar os vasos de maior calibre como a aorta.

O exame é particularmente útil para diagnosticar doenças da aorta, do pericárdio, congênitas, doenças do músculo cardíaco, tumores cardíacos ou do pulmão que tenham invadido o coração.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuide do seu café da manhã e emagreça de forma saudável

Importância

Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções do organismo, como circulação, respiração e batimentos cardíacos. Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos. Dessa maneira, você começa o dia com disposição e dispõe de um bom rendimento nas atividades cotidianas. O café da manhã tem essa importante função de repor a energia que foi gasta durante o sono. Além disso, estudos indicam que realizar o café da manhã ajuda no controle da ingestão alimentar durante o dia, auxiliando no controle do peso.


Alimentos

Os alimentos do café da manhã fornecem energia, principalmente os carboidratos encontrados nos pães, nas frutas e nas geléias. Além disso, leite e derivados (queijo e iogurte) fornecem proteínas e cálcio (nutriente importante para a saúde dos ossos). As fibras, que trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, também são encontradas nos alimentos que fazem parte dessa refeição.

Opções de alimentos

Ingerir os alimentos corretos na quantidade certa é importante para manter o equilíbrio nutricional e calórico da refeição, buscando saciedade e retardando a sensação de fome. Dessa maneira, optar pelos alimentos que apresentam menor teor calórico, mas que fornecem nutrientes adequados para uma boa refeição ajudará a manter a alimentação durante o dia sob controle, além de colaborar para que atinja ou mantenha o peso adequado.

A ingestão de alimentos deve ocorrer a cada quatro horas, o fracionamento das refeições é muito importante para aliviar aquela sensação de fome antes do almoço ou do jantar, pois o organismo sentirá necessidade de se alimentar demasiadamente na refeição seguinte, o que leva a exageros que podem arrasar sua dieta.

No meio da manhã e da tarde é necessário consumir alimentos saudáveis e mais leves, como frutas, iogurtes, cereais e biscoitos sem recheio, de preferência integrais.

Uma atitude que deve ser estimulada é o estabelecimento de horários para as refeições, incluindo os lanches , ficar beliscando durante o dia faz com que se perca a noção da quantidade de alimentos que foi ingerida prejudicando o emagrecimento; ter uma disciplina alimentar evitará esse tipo de situação.

É importante avaliar como está sendo a sua alimentação habitual: você se alimenta em refeições pré-determinadas, ou seja, pode dizer que consome as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) com lanches intermediários e em horários específicos.

Verifique a existência de hábitos nada saudáveis , como deixar que a correria do dia a dia faça você ficar horas e horas sem comer, ou mesmo se você está fazendo isso de propósito, como uma "tática" para emagrecer , além desta prática não funcionar , sem perceber, você pode estar prejudicando a sua saúde e o seu desempenho no trabalho ou mesmo nas suas atividades de lazer. Uma má alimentação pode levar à irritação, sonolência e até mesmo mau-humor e atrapalhar sua rotina e, a longo prazo, prejudicar sua saúde.

Pode parecer desnecessário, mas regrar as refeições é um grande passo para quem deseja passar por uma reeducação alimentar e ter uma alimentação mais saudável , quem não faz isso, nunca tem a exata noção do que consome e tende a cair facilmente na tentação de beliscar e, quando se dá conta, já devorou bombons, balas, salgadinhos e outras guloseimas que, dificilmente, são consumidas em pequenas porções.

Para evitar que isso aconteça e para que o seu plano de emagrecimento "não vá para o espaço", cabe uma importante sugestão , tenha sempre algo para consumir na hora dos lanches junto a você , pois na rua, a comida costuma ser mais calórica e cheia de tentações.

domingo, 22 de maio de 2011

Bebidas energéticas X atividade física e saúde

Embora existam diversas marcas e tipos no mercado, basicamente de forma geral todos consistem em uma mistura de carboidratos (aproximadamente 11g/dl), taurina (aproximadamente 400mg/dl), cafeína (aproximadamente 32mg/dl), glucoronolactona (aproximadamente 240mg/dl) e vitaminas do Complexo B (100% da ingestão diária recomendada).

Vamos falar separadamente destes ingredientes.

Os carboidratos
um mix de associação que pode conter frutose, maltodextrina e sacarose, oferecem energia para o organismo, e conseqüentemente tornam-se aliados potentes contra quadros de hipoglicemia.

Por outro lado, essas bebidas portam concentrações razoáveis de açúcares simples, o que inclusive pode trazer prejuízos para portadores de sobrepeso, obesidade, diabetes tipo I e II ou mesmo àqueles que estão em tratamento de dietas em restrições calóricas.

A taurina
Atua diretamente no sistema nervoso e está associada à osmorregulação, antioxidação, detoxificação e estímulo da glicólise e glicogênese , já no fígado, a taurina conjuga-se com ampla variedade de produtos tóxicos como metabólitos de medicamentos e xenobióticos, permitindo que estas toxinas sejam rapidamente excretadas pelo organismo, ou seja, um efeito desintoxicante.

A cafeína
prolonga e intensifica o estado ativo das fibras musculares, aumentando sua força e freqüência de contração, resultando aumento do rendimento cardíaco.

A glucoronalactona
essencial para a desintoxicação metabólica, por meio da associação hepática, que são excretados na urina.

As vitaminas do Complexo B
Temos a associação de cinco vitaminas, são elas: niacina, piridoxina, cianocobalamina, riboflavina e ácido pantotênico; auxiliam à oferta de micronutrientes frente à ingestão diária recomendada.

Diversos estudos científicos revelaram o efeito positivo na resposta hormonal, e conseqüente melhoria no desempenho e tempo de exercício com a utilização destas substâncias , obsevou-se ainda que tanto os batimentos cardíacos e as concentrações de hormônios catabólicos foram mais baixos, sendo estes efeitos os prováveis responsáveis pela resistência prolongada, sobretudo em atletas praticantes de modalidades esportivas de endurance.

Não é aconselhável substituir totalmente a água por estas bebidas , o uso em excesso acarreta a sobrecarga renal e hepática, bem como elevação da pressão arterial, e em situações mais graves picos hipertensivos, desidratação, arritimias cardíacas e até mesmo infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

Outro fator que deve-se atentar é que o uso destas bebidas não deve ser associado ao álcool, com o aumento dos níveis de álcool no sangue dispara-se o efeito depressor do sistema nervoso central e o processo de intoxicação alcoólica , no entanto , com o aumento dos efeitos estimulantes produzidos pelas bebidas energéticas o indivíduo pode superestimar a sua capacidade de desenvolver atividades, como dirigir, por exemplo, e assim aumentar o risco de se envolver em acidentes.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Em cada sete casos de AVC, um acontece durante o sono

Quando um AVC acontece durante o sono, reduz-se as chances de atendimento hospitalar a tempo para o início de um tratamento que possa poupar o cérebro , uma vez que o único tratamento disponível para o AVC isquêmico deve ser iniciado poucas horas após o surgimento dos primeiros sintomas, pessoas que acordam com sintomas de AVC geralmente não podem receber o tratamento por não ser possível determinar quando os sintomas se iniciaram.

Estudos de imagem estão sendo realizados para nos ajudar a desenvolver melhores métodos de identificar aqueles que possivelmente teriam mais beneficios com o tratamento, mesmo se os sintomas tiveram início durante o sono.

O AVC isquêmico é causado pelo bloqueio da circulação sanguínea no cérebro, geralmente em função de um coágulo , em 14% dos casos, as pessoas já acordam com os sintomas do AVC , necessitando ser tratadas com o medicamento tPA que causa o rompimento do coágulo .

No entanto o tPA não é indicado para AVCs que tiveram início há muitos horas, pois pode causar hemorragia e agravar o quadro,em AVCs que têm início durante o sono, é praticamente impossível saber quando os sintomas começaram a surgir. Por isso o tPA não é uma opção nestes casos e os danos neurológicos têm maiores chances de se tornarem permanentes.

Se ao acordar, sentimos sintomas estranhos, não devemos ignorá-los , é um grande erro esperar que falhas neurológicas observadas pela manhã vão passar ao nos sentirmos mais despertos , nestes casos o médico deve ser contatado imediatamente , pois mesmo tPA não sendo uma opção para AVCs que se iniciam durante o sono, existem diversos outros tratamentos que podem ser aplicados no atendimento emergencial de hospitais.

A Associação Nacional do AVC dos Estados Unidos informa os seguintes sintomas de acidente vascular cerebral:

- Paralisia súbita ou fraqueza no rosto e nos membros, principalmente em apenas um lado do corpo
- Dificuldade súbita de se equilibrar ou caminhar
- Problemas súbitos de visão
- Fala “pastosa”
- Confusão ou problemas súbidos de fala, ou ainda dificuldade em entender frases simples
- Dor de cabeça aguda súbita sem causa aparente

Especialistas oferecem uma forma simples para nos lembrarmos dos sinais que devemos observar em caso de suspeita de AVC: a sigla FAST – do inglês, Face, Arms, Speech, Time (rosto, braços, fala e tempo):

- Face (Rosto): observe se a pessoa consegue sorrir, ou ainda se um dos lados do rosto parece desfalecer
- Arms (Braços): a pessoa consegue levantar os braços, ou um deles tende a descer?
- Speech (Fala): observe se a pessoa consegue falar com clareza ou repetir uma frase simples
- Time (Tempo): ligue imediatamente para o serviço de emergência caso a pessoa apresente algum destes sinais

domingo, 8 de maio de 2011

Horas de Sono X Saúde

É bastante comum ouvirmos que dormir pouco faz mal a saúde , no entanto recentes estudos demonstram que o excesso de horas de sono podem ser igualmente prejudiciais a saúde.

Um estudo feito pela University of London, Inglaterra, e publicado pelo periódico Sleep, indica que dormir menos de seis horas ou mais de oito horas diárias pode envelhecer o cérebro em até sete anos.

A falta ou excesso de sono diário são prejudiciais pois aumentam a velocidade do declínio cognitivo e afetam habilidades, como o raciocínio , além disso vale ressaltar que a piora das funções cerebrais pode até mesmo acelerar o declínio físico, causando morte precoce.

Entre as pessoas que dormiram mais do que o recomendado, 7 a 8% tiveram resultados inferiores em todos os testes cognitivos, entre os que dormiram menos que o indicado, um quarto das mulheres e 18% dos homens sofreram diminuição em sua capacidade de raciocínio e vocabulário.

Dentre as mulheres , as que dormiram por sete horas por noite renderam os melhores resultados de todas as medições cognitivas, seguido por seis horas de sono.

Os homens obtiveram resultados satisfatórios quando dormiram entre seis e oito horas, sendo que apenas sonos muito curtos (de menos de seis horas) ou muito longos (mais de oito horas) foram associados a resultados baixos.

Assim, pessoas que dormem o tempo ideal, segundo a pesquisa, vivem mais. Enquanto pessoas que dormem tempo insuficiente possuem suas capacidades cerebrais reduzidas, quem dorme o suficiente fica mais longe de doenças mentais e físicas, garantindo melhor qualidade de vida no período que precede a terceira idade.

Alguns alimentos podem colaborar de forma significativa para uma noite de sono boa e recuperadora , existe nos alimentos uma substância que favorece o trabalho do nosso corpo em restabelecer o equilíbrio durante a noite: o triptofano que ao chegar ao cérebro, ele aumenta a produção da serotonina, substância conhecida como o hormônio do bom humor, que tem poder sedativo e ajuda a induzir e melhorar o sono.

Essa substância pode ser encontrada em carnes magras, peixes, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes, banana e leguminosas.

Outras substâncias importantes são a serotonina que regula o nosso relógio biológico , e a insulina que também tem papel importante no padrão do sono.

O pessimo hábito de não se alimentar a noite pode causar hipoglicemia, ou baixa quantidade de açúcar no sangue, e quando o nível de glicose cai, a adrenalina é liberada como uma fonte secundária , este hormônio é estimulante, e pode causar distúrbios do sono ; sendo assim é necessária a ingestão de carboidratos a noite , eles favorecem o aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na 'limpeza' dos aminoácidos circulantes no sangue.

Vitamina B6 e magnésio são outros nutrientes essenciais para que o organismo esteja em paz na hora de ir para a cama.

Também existem substâncias que é preciso evitar , quando queremos deitar e relaxar, primeiramente não exagerar na quantidade de alimentos , na ingestão de comidas gordurosas e não beber líquidos que são fontes de xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central. Entre eles: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca e, claro, bebidas alcoólicas.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Os maiores gatilhos para derrames.

Segundo uma pesquisa feita na Holanda alguns elementos presentes comumente no nosso cotidiano podem ser apontados como os principais causadores dos derrames , em um estudo feito com 250 pacientes foram identificados oito fatores de risco que estariam ligados a sangramentos no cérebro.

O comum a estes fatores é que todos eles aumentam a pressão arterial , o que pode provocar ruptura dos vasos sanguíneos, de acordo com pesquisa, publicada na revista especializada britânica Stroke.

Quando da realização de um destes "gatilhos" um vaso sanguíneo enfraquecido - conhecido como um aneurisma cerebral - pode estourar e ocasionar sangramento , este quadro pode resultar em danos cerebrais ou morte.

O estudo revelou ainda que café foi o responsável por 10,6% dos casos em que o aneurisma rompeu , assoar o nariz responde por 7,9% dos derrames , pessoas com "intestino preguiçoso" e que necessitam empreender esforço para defecar respondem por 6,3% dos casos.

A pesquisa mostra ainda que uma em cada 50 pessoas têm um aneurisma cerebral, mas somente algumas poucas sofrem um derrame. A alta pressão sanguínea enfraquece os vasos sanguíneos e isso pode ser provocado por se estar acima do peso, pelo fumo e principalmente pela falta de exercícios fis

Um súbito aumento da pressão sanguínea pode aumentar a possiblidade de ruptura de um aneurisma, no entanto outros estudos são necessários para aferir como e em qual proporção cada um desses fatores identificados pode fazer com que um aneurisma se rompa.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os 10 piores alimentos para sua saúde


Um certo professor que não recordo o nome no momento , uma vez falou e uma aula de especialização a qual eu assistia : " O fast food deveria ser intitulado O GRANDE SATÃ ", exageros a parte as combinações de salgadinhos , sorvetes ou cachorro-quente tem um perigo muito maior do que apenas a questão estética e podem ser um risco para a saúde.

Desta forma veja abaixo os 10 maiores inimigos de sua saúde .

10º lugar: Sorvete

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, este alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho

Desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein” , sendo assim , este alimento causa flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza

Veja bem , nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6 lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon

O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente

Um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)


Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans - o pior tipo de gordura que você pode ingerir - , essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante

Uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola,aponta que uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. , este simples fato já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes , além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet


Refrigerante Diet é é com certeza o Pior Alimento de Todos os Tempos”, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet tentando disfarçar o nome da substância já amplamente divulgada como causadora de diversos males .

De acordo com uma pesquisa , essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio , devido ao exposto acima é que este alimento pode ser classificado como "o Pior Alimento de Todos os Tempos”

terça-feira, 3 de maio de 2011

Infarto = Exercícios devem começar uma semana depois do infarto

Segundo estudo é errada a ideia de que o coração precisa de descanso após um infarto.
Pacientes pós infarto pode caminhar pelo quarto e no corredor do hospital.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Alberta, no Canadá, junto com as universidades Duke e Stanford (EUA), os exercícios, como caminhadas, devem começar uma semana após o ataque cardíaco. O intervalo indicado hoje é de quatro semanas.

O trabalho, publicado no periódico "Trials", revisou 31 estudos, com 1.634 pacientes.

De acordo com a pesquisa, é importante afastar a ideia de que o coração precisa de descanso após um infarto.


Os exercícios aumentam a capacidade de bombeamento do sangue e reduzem a pressão arterial.

Os resultados da pesquisa são animadores , há porém, uma preocupação quanto à cicatrização da área da cirurgia, quando ela é necessária, em casos mais graves.

Segundo especialistas, uma semana após o infarto, o paciente pode caminhar pelo quarto e no corredor do hospital, e fazer exercícios com braços e pernas, para evitar trombose.

No entanto a reabilitação deve ser feita sob supervisão e de forma moderada. É preciso avaliar também a gravidade do caso, o exercício só é recomendado para o paciente estável, sem cansaço, dores no peito ou arritmia.

Se a atividade for feita em excesso, podem ocorrer novos infartos.

Mas, quanto mais cedo os exercícios começarem, melhor, no entanto devem ser prescritos e assistidos por um profissional de educação física e/ou personal trainer.