quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atividade física contra fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença caracterizada por dores generalizadas e que atinge mais as mulheres,
a fibromialgia causa dores pelo corpo todo e aumenta a sensibilidade dos portadores de tal maneira que, por vezes, um carinho pode doer.

A doença apresenta sintomas como fadiga e sono não reparador, além de depressão e ansiedade. Não se sabe por que, a fibromialgia atinge mais o sexo feminino – são nove mulheres com a doença para cada homem diagnosticado.

Mas uma certeza os especialistas já têm. Se existe uma arma contra a enfermidade ela se chama atividade física.

Sedentarismo é um fator de risco para a fibromialgia. Portanto, podemos dizer que exercício praticado com regularidade é uma forma de prevenção.

Da mesma maneira, a atividade física entra como prescrição no tratamento da dor. Entre as recomendações estão exercícios aeróbicos – como caminhada e corrida – e alongamento.

O problema é que a doença ainda é muito desconhecida e tem um diagnóstico confuso. Segundo a recente pesquisa “Fibromialgia: além da dor”, encomendada pela Pfizer e realizada pelo Instituto Harris Interactive, envolvendo 904 participantes (604 médicos e 300 pacientes) do Brasil, do México e da Venezuela, as pessoas levam mais de dois anos para procurar ajuda especializada e quase cinco anos para ter a enfermidade identificada corretamente.

O estudo apontou também que, ao sentirem dor, os entrevistados esperaram mais de quatro semanas para procurar a primeira ajuda. Entre os motivos, 77% disseram pensar que os sintomas desapareceriam sozinhos; 75% imaginavam ser capazes de controlá-los; 65% não sabiam que se tratava de uma doença que exige cuidados médicos; 63% não sabiam como descrever os sintomas ao médico; e 29% temiam que o médico não os levasse a sério , uma dor crônica e difusa e esse sintoma deve ser valorizado.

Caso tenha uma dor que não passa durante três meses, procure um médico, inclusive, para a dor que aparece na região do trapézio (pescoço e ombros). As pessoas costumam achar que é só estresse e não dão importância. Outras dores relatadas pelos pacientes são cefaleias, dores faciais, articulares, câimbras nas pernas e lombalgia.

Na pesquisa, os médicos reconhecem a dificuldade em diagnosticar a doença (46% de clínicos gerais e 47% de especialistas) e em diferenciar seus sintomas de outras doenças (66% clínicos gerais e 68% especialistas).

Os critérios de diagnóstico da fibromialgia foram criados na década de 1990, o que é relativamente recente para a medicina , talvez por isso ainda haja certa dificuldade em diagnosticar a enfermidade ; geralmente o ortopedista é o primeiro especialista a receber o paciente fibromiálgico. Porém, o mais indicado para conduzir o tratamento é o reumatologista.

Além da indicação da atividade física e da melhora da qualidade de vida de forma geral, o médico pode ainda prescrever medicamentos para o alívio da dor.

Apesar de não se conhecer exatamente as causas da fibromialgia, estudos apontam para um aumento dos impulsos dolorosos transmitidos pelo sistema nervoso central, o que acaba tornando a dor crônica. Por isso, o tratamento da doença deve envolver medicamentos que atuem no sistema nervoso, diminuindo o excesso de mensagens de dor transmitidas dos nervos doentes para o cérebro.

sábado, 25 de junho de 2011

A musculação na saúde, na doença e no envelhecimento

O treinamento com pesos é a maneira mais eficiente de aumentar a hipertrofia muscular, a densidade óssea e também a flexibilidade. Por muito tempo proibiu-se o idoso de fazer exercícios com peso. Há algum tempo, a imagem de uma pessoa mais velha levantando pesos era absurda. Este tipo de atividade física, para esta faixa etária, colocava dúvidas até mesmo nos especialistas em musculação. Hoje em dia, esse assunto se expandiu tanto na teoria quanto na prática, mas devido a complexidade do tema, que atinge todas as áreas psico-físicas do idoso, ainda existem muitas dúvidas a serem esclarecidas.

Com essa nova realidade criou-se a necessidade de um aprofundamento na busca de informações e pesquisas que demonstrassem os reais benefícios do treinamento com peso, para a qualidade de vida do idoso; provou-se então que a musculação pode ser mais segura do que os exercícios aeróbios, na reabilitação cardíaca ,por não aumentar muito a freqüência arterial.

Estudos determinaram que a musculação pode diminuir a incidência de vários tipos de doenças como obesidade, ansiedade, depressão, colesterol elevado, hipertensão, conseqüências da aterosclerose como o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Mais ainda, verificou-se que a pressão arterial diastólica mais elevada nos exercícios resistidos em relação aos aeróbios, é um importante fator para o aumento da oferta de sangue para o miocárdio.

Um programa de treinamento com pesos, planejado e adequado, pode resultar em aumentos significativos na força, na hipertrofia muscular, na densidade óssea e na flexibilidade , dentro desta perspectiva, vários autores desenvolveram diversos estudos com idosos, usando protocolos específicos em cada teste.

As respostas ao treinamento resistido aplicado à terceira idade foram todas positivas e com resultados bem semelhantes: todos os testes apresentaram significativos ganhos de força muscular, sempre acompanhado de um certo grau de hipertrofia. Alguns protocolos apresentavam ganhos na flexibilidade e na densidade óssea. Em estudos dos membros inferiores, obteve-se ótimos resultados principalmente na parte óssea e muscular. Essa é a região mais prejudicada por uma das maiores patologias que acometem o idoso: a Osteoporose.

Apesar da idade avançada, o corpo humano responde aos estímulos de sobrecarga, que resultam em benefícios para o corpo e fatores positivos para a saúde, melhorando a qualidade de vida, mesmo estando o idoso sob a ação de patologias diversas.

A escolha dos pesos para o treinamento em musculação é um tema que costuma gerar algumas dúvidas, principalmente quando o praticante for uma pessoa idosa, debilitada ou doente.

Na musculação, os resultados existem basicamente entre 1 e 20 repetições, mais do que 20 repetições apresenta poucas vantagens. Uma faixa de repetições que atinge a maioria dos benefícios(força, hipertrofia, resistência) está entre 5 e 15 repetições para atletas. Os atletas profissionais treinam nessas repetições pois é mais seguro.

Uma sobrecarga é considerada lesiva e pesada quanto a pessoa não consegue realizar mais do que 6 repetições com perfeita execução, e muito leve é um peso que um atleta consegue realizar mais que 15 repetições.

Pensando na segurança do idoso, escolhemos o método que varia entre 8 e 12 repetições, pois abaixo de 6 repetições há uma maior sobrecarga articular, e repetições acima de quinze estressam o sistema cardiovascular, devido ao aumento da freqüência cardíaca. A escolha entre 8 e 12 repetições enfatiza tanto o treinamento de força e resistência quanto o de hipertrofia.

Em idosos deve ser evitada a contração muscular máxima e a falha total da musculatura, pois nessa situação ocorre grande aumento da pressão arterial.

Em pessoas com problemas de saúde, o ideal é parar a série no momento da apnéia, ou seja, quando prende-se a respiração para realizar o movimento. A apnéia produz um aumento da pressão arterial que não é seguro para pessoas com problemas cardíacos. Com o tempo e as adaptações ao treinamento, as pessoas debilitadas conseguem fazer mais repetições com a mesma sobrecarga utilizada antes, e então, deve-se aumentar o peso para que as repetições voltem à falha submáxima entre 8 e 12 repetições. Um erro comum, é aumentar o peso antes de ser possível fazer mais repetições.

No idoso treina-se 3 séries para cada grupo muscular. A preferência está para os exercícios básicos: peitoral, remada, abdomem, lombar, leg press e panturrilha.

Pessoas mais jovens conseguem, em pouco tempo, um aumento de sobrecarga mais rápido, o mesmo não acontece ao o idoso. As pessoas debilitadas ou doentes fazem a primeira série bem leve, utilizada para o aquecimento, a segunda um pouco mais difícil e a terceira mais difícil ainda, sempre na margem de 8 e 12 repetições. A dificuldade é gerada com o aumento da sobrecarga em cada uma das três séries.

O treinamento com pesos é a maneira mais eficiente de aumentar a hipertrofia muscular, a densidade óssea e também a flexibilidade. A adaptação funcional mais importante que acontece é a força. Isso promoverá um aperfeiçoamento no desempenho das atividades relacionadas à essa valência física.

O idoso fará menos esforço, por exemplo, para agachar e levantar, subir e descer escadas, vestir-se, carregar uma sacola de compras, protegendo assim seu coração, pois abaixa o seu duplo produto, que é o resultado da multiplicação da pressão arterial sistólica pela freqüência cardíaca, dando assim, toda a segurança cardiovascular ao idoso para realizar qualquer atividade que requisite esforços.

Estará também protegido das possíveis fraturas, devido a maior consistência óssea, e também pela reduzida possibilidade de queda, já que estará mais forte fisicamente.

A musculação inibe o aparecimento de várias doenças tais como: obesidade, colesterol elevado, hipertensão, além de ter efeito analgésico em dores articulares, hérnias de disco, artroses e demais problemas já relacionados.

Toda essa melhora fisiológica e funcional do idoso, vai refletir no seu lado social e psicológico, pois se sentirá mais útil, aumentando a sua auto-estima, a sua auto confiança, permitindo-lhe uma maior integração dentro da sociedade.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Insuficiência Cardíaca

Boa parte das doenças cardiovasculares culminam na insuficiência cardíaca. O termo, muitas vezes confundido com "parada cardíaca", não chega a ser um desconhecido da população. No entanto, está longe de ser popular como outros fatores que podem afetar o órgão, como hipertensão e colesterol alto.

A insuficiência cardíaca, também chamada de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), trata-se do enfraquecimento do músculo cardíaco, ou seja, o coração já não tem mais forças para bombear o sangue, deixando de suprir as demandas de oxigênio e de nutrientes do organismo. O problema não ataca repentinamente, mas a longo prazo - cerca de dez anos - pode levar à morte. Estima-se que 68% dos pacientes diagnosticados morrem em consequencia do mal.


O que provoca a insuficiência cardíaca

A partir do momento em que uma doença coronária afeta a circulação, os riscos de sofrer insuficiência cardíaca aumentam ; quando o miocárdio é atingido, o órgão passa a se contrair menos e a bombear menos sangue, essa limitação de circulação do sangue na musculatura do coração pode resultar em um infarto, quando o miocárdio sofre algum tipo de infecção, seja ela causada por vírus ou bactérias, o coração é lesado.

O músculo cardíaco também fica comprometido por fatores de risco bastante conhecidos, como diabetes ou obesidade. Quando isto ocorre, diz o cardiologista, existe grande probalidade de o fluxo sanguíneo ser obstruído por uma doença de válvula cardíaca ou então a insuficiência da mesma, permitindo que o refluxo do sangue acelere o trabalho do miocárdio, diminuindo assim a força de contração cardíaca.


O bombeamento de sangue também pode ser prejudicado por doenças que afetam a regularidade dos batimentos cardíacos, como a hipertensão ; pressão alta acelera o trabalho do coração, mas a doença não é a única a forçar o órgão ,há pacientes que sofrem com o enrijecimento da membrana que reveste o coração (pericárdio), este endurecimento impede que o músculo se expanda entre os batimentos e encha de sangue de forma normal", explica Hossne.

Como diagnosticar e tratar

Os sintomas que sinalizam a insuficiência cardíaca incluem taquicardia, fadiga, dificuldade de respirar ao fazer esforço físico, alta sensibilidade ao frio e crises de tosse ao deitar. A série de inconvenientes são provocados pelo aumento da pressão de líquido na circulação do pulmão. Em casos avançados, falta de ar e tosse com saliva avermelhada são recorrentes.

Sinais físicos, como pernas e tornozelos inchados, ou a sensação de que o pescoço ou abdome aumentaram de tamanho também é comum em situações mais graves.

O diagnóstico de IC basea-se nos sintomas, radiografias do coração e pulmões e exames como ecocardiografia e eletrocardiografia.

Não existe cura para a insuficiência cardíaca e os tratamentos médicos buscam, basicamente, minimizar os sintomas para que eles não sejam fatais.

Infarto : O que é , e como previnir .

Estar acima do peso, levar uma rotina estressante, fumar, não praticar exercícios e ter maus hábitos alimentares são fatores determinates para desencadear o mais popular e perigoso problema de saúde do Brasil: o infarto do miocárdio, ou, como é conhecido popularmente, o ataque cardíaco. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O alto índice de óbitos não e restrito aos brasileiros. O problema é de escala mundial e atinge até mesmo pessoas que mantém uma rotina saudável.

O que acontece no coração

O ataque cardíaco é, basicamente, a morte do coração. O músculo cardíaco para de receber sangue - que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do órgão - e a falta de irrigação, consequência do entupimento das artérias coronárias, faz com que ele pare de funcionar.

O processo que desencadeia o problema é relativamente lento e pode levar anos ; embora ele seja súbito, o excesso de colesterol, ou seja, a gordura, vai se acumulando ao longo dos anos nas paredes internas das artérias até interromper totalmente o fluxo de sangue.

O sangue passa a fluir devagar devido ao engrossamento das tais placas de gordura (ateromas) nas artérias. Com isso, o coração passa a ser menos irrigado e sinaliza isto sob a forma de uma intensa dor, chamada angina ; nas pessoas que já têm uma predisposição genética, ou que apresentam um ou mais fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, este processo é muito mais intenso.

No passo seguinte o ateroma se quebra para cobrir a ferida, o que faz com que as plaquetas se unam para formar um coágulo de sangue (trombo) até aparecer o responsável pela total obserução da artéria: um coágulo que impede que o sangue passe e, preso, ele deixa de irrigar o miocárdio. A duração deste processo todo leva apenas alguns minutos. No entanto, se ultrapassar 20 minutos, o dano pode ser irreversível.

A gravidade de um infarto depende muito do tamanho da área atingida do coração, se o bloqueio for em uma das principais artérias, é necessário que o atendimento médico seja urgente. Caso contrário, é morte certa.

Os sintomas de que um infarto está prestes a acontecer nem sempre são evidentes: além da dor ou pressão no peito, pode haver falta de ar, dores nos braços, pescoço, ombros e costas, enjoos e até mesmo um desmaio. No entanto, algumas pessoas passam pela experiência sem sentir absolutamente nada.

Tratamentos e prevenção

Nem todo infarto é fatal e existem formas de tratamento para quem já passou pela experiência , a medicina oferece medicamentos para revascularizar a área atingida.

Há também procedimentos e intervenções cirúrgicas, como a angioplastia, que devolve a irrigação através de um cateter que viaja pelos vasos até o coração , nesta técnica, uma uma espécie de balão inflado alarga as artérias estreitadas e libera a passagem do sangue. Em muitos casos, uma espécie de mola pequena (stent) é colocada para garantir a passagem do sangue e, consequentemente, a irrigação do músculo.

Já a ponte de safena é usada em casos mais graves, onde várias artérias foram bloqueadas pelas placas de gordura. A taxa de sucesso dessas técnicas chega a 90%.

Evitar um infarto exige cuidados relativamente simples , manter-se longe de fatores de risco, como o tabagismo e o sedentarismo, já é um começo, alimentação balanceada, controle do colesterol e pressão arterial também influenciam, assim como deve-se procurar alternativas para aliviar o estresse e a tensão.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Alimentação inadequada aumenta as chances de câncer


Alimentos com conservantes e outros produtos químicos prejudicam a saúde e contribuem para o surgimento da doença


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pelo menos 500 mil brasileiros farão parte das estimativas de novos casos de câncer no país para 2011. Os dados revelam um aumento de 11
mil casos em comparação com 2010 e comprovam uma tendência mundial: a aceleração na ocorrência de casos da doença.

Estes resultados são reflexos do avanço no tratamento de doenças infecciosas e do envelhecimento da população.

Um dos fatores de risco para o câncer é a alimentação inadequada. A deficiência no consumo de frutas, verduras e legumes e o excesso de embutidos e produtos industrializados na
alimentação
podem aumentar as chances de desenvolver a doença.

Os conservantes, corantes e estabilizantes - substâncias utilizadas para dar cor, sabor, textura e mais durabilidade para os alimentos – são objeto de estudo de várias pesquisas que ligam
seu consumo ao surgimento de câncer.

sábado, 18 de junho de 2011

Corrida e Planejamento Eficiente

Além dos atletas profissionais , qualquer pessoa que busque resultados - desde uma melhora da qualidade de vida até marcas de performance - necessitam de planejamentos individualizados para isso é preciso seguir os princípios que norteiam o treinamento desportivo.

Uma avaliação médica preliminar é indispensável, sendo seguida de uma avaliação física completa (a inclusão de um teste ergoespirométrico é desejável) , baseado nos dados recolhidos nos exames e os objetivos definidos, partimos para o planejamento, focando em um evento principal.

Por que um evento principal ? Esta concepção é importante, pois o melhor rendimento é alcançado quando você tem um evento alvo, você planeja para atingir sua melhor performance e/ou forma física em data pré-determinada , podendo usar outros eventos como preparatórios atingindo picos de treinamento ao longo do percurso.

Independente de estar se preparando para uma maratona ou ultra (ou mesmo se quiser apenas emagrecer ), todo início se dá com corridas rumo aos 5 km (ou caminhadas + corridas leves ) , aumentando progressivamente de tempo e intensidade desta maneira o organismo vai se habituando a sobrecargas progressivas .

O princípio da individualidade biológica nos diz que cada organismo reage de forma diferente ao estímulo aplicado, baseado neste preceito a planilha de treino deve acompanhar as características individuais de cada aluno, seu histórico de saúde e seus objetivos.

Não há um modo melhor de treinar os sistemas de produção de energia do corpo humano, mas todos os programas de treinamento devem seguir certos princípios para que sejam bem sucedidos:
(1) adaptação, (2) sobrecarga, (3) progressão e (4) especificidade.

Adaptação

A finalidade dos programas de treinamento consiste em produzir adaptações metabólicas, fisiológicas e psicológicas que permitam ao aluno ter um melhor desempenho; a adaptação refere-se às alterações que se verificam em resposta ao treinamento. Há pelo menos três etapas no processo de adaptação:

1. Criação da necessidade de mais energia com o treinamento.
2. Fornecimento dos nutrientes adequados para construção e reparo dos tecidos.
3. Suficiente descanso para a construção e o reparo dos tecidos.


Sobrecarga

A base desse princípio é que as adaptações ocorrem somente quando as demandas impostas pelo treinamento são superiores às usuais impostas a um determinado mecanismo fisiológico .

Simplificando : As demandas impostas pelo treinamento devem ser suficientes para estimular a adaptação, no entanto , elas não podem ser intensas demais ou o efeito do treinamento se perderá em decorrência de lesões ou de supertreinamento.

Progressão

Uma carga de treinamento somente será uma sobrecarga até que o aluno tenha se adaptado a ela. Nesse ponto, podemos aumentar sua intensidade e/ou duração.

Simplificando : O processo paulatino de aumento da sobrecarga é chamado de progressão é precisa ocorrer de forma correta - assim que é atingido o objetivo daquela sobrecarga - e isso não é atingido com um tempo pré-determinado . (Aquela história de de 3 meses para reavaliar da maioria das academias é Baléla ou preguiça ) .

Especificidade

O princípio da especificidade afirma que os processos fisiológicos que mais progredirão com o treinamento são os que forem mais enfatizados, sendo assim , é necessário que haja um treinamento específico para os sistemas de energia e para as fibras musculares de acordo com os objetivos e/ou atividade fim .

Equilíbrio no treinamento

Um fundamento básico para o desenvolvimento de um bom programa de treinamento é o devido equilíbrio entre todos os componentes do treino e principalmente a relação volume/intensidade, sempre ligada à fase em que está sendo desenvolvido o treinamento.

Considerando estes princípios, fica claro que o treino de um aluno não serve para outro, o que não impede que sejam desenvolvidos treinos conjuntos, mas concepção do treino é individualizada.

Para um efetivo resultado a devida orientação nutricional e as reavaliações a cada fase de treinamento são de suma importância; a periodização do treinamento deve levar em consideração a disponibilidade do aluno para os treinos, sendo que o tempo de preparação vai variar dependendo do tamanho do objetivo e da intensidade a ser desenvolvida.

Só com a orientação de um educador físico especializado e conhecedor do assunto é que você poderá desenvolver seu projeto pessoal e alcançar seus objetivos com saúde.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gasto calorico dos exercícios mais comuns?

O gasto calórico dos exercícios é calculado pela unidade de medida MET, que significa Equivalente Metabólico da Tarefa. Para saber o quando você gastou no seu exercício, precisa multiplicar o MET da tarefa por seu peso (kg) e pelo tempo de exercício (em horas).

A atividade com menor MET é dormir, o gasto calórico é de 0,9 METs, portanto uma pessoa de 70 kg que dormiu por uma hora gastou apenas 63 calorias. É importante lembrar que em geral quanto maior o gasto de calorias, maior é a dificuldade de manter o esforço por muito tempo, pois é um esforço mais vigoroso. É importante avaliar a atividade e por quanto tempo você costuma fazê-la para saber o gasto calórico total.

Veja o MET de alguns tipos de exercício e esportes.

Corrida

O MET de correr a uma velocidade de 12 km/h é 12,5. Então uma pessoa de 70kg gasta 875 calorias por hora de corrida moderada, a 12 km/h.

MET de correr a uma velocidade de 17,5 km/h é 18,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 1260 calorias por hora correndo numa velocidade alta de 17,5 km/h.

O MET de fazer uma corrida vigorosa na esteira (200 watt) é 12,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora fazendo esteira a 200 watt.

Corrida de obstáculos

O MET de fazer uma corrida de obstáculos é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora realizando uma prova de velocidade com obstáculos.

Subir escadas

O MET de subir uma escadaria correndo é 15,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 1050 calorias por hora correndo escada acima.

Bicicleta ergométrica

O MET de um esforço vigoroso em bicicleta ergométrica (250 watt) é 12,5. Então uma pessoa de 70kg gasta 875 calorias por hora pedalando uma bicicleta ergométrica com esforço de 250 watt.

Squash
O MET do Squash é 12,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora jogando squash.

Boxe
O MET de lutar boxe (numa luta de verdade) é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora em uma luta de boxe.

Patins
O MET de andar de patins in line é 12,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora andando de rollerblade.

Pular Corda
O MET de pular corda rápido é 12,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora pulando corda.

O MET de pular corda numa velocidade moderada é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora fazendo pulando corda.

Escalada
O MET de escalada em rocha é 11,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 770 calorias por hora fazendo escalada outdoor.

Bicicleta
O MET de andar de bicicleta realizando um esforço vigoroso (velocidade ou dificuldades geográficas) é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora andando de bicicleta realizando um esforço vigoroso.

Rugby
O MET de jogar hugby é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora jogando rugby.

Polo Aquático
O MET do Polo aquático é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora jogando polo.

Natação
O MET de nadar de forma intensa é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora praticando natação vigorosa.

Artes Marciais O MET de lutar Judô, Jiu jitsu, Karatê, Kick boxing e taekwondo é 10,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 700 calorias por hora praticando essas artes marciais.

"Transport"
O MET de usar o aparelho elíptico (transport) é 9,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 630 calorias por hora fazendo transport.

Futebol americano
O MET de jogar futebol americano competitivo é 9,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 630 calorias por hora jogando futebol americano.

Basquete
O MET de um jogo sério de basquete é 8,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 560 calorias por hora num jogo de basquete competitivo.

Handball
O MET de jogar handball é 8,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 560 calorias por hora jogando handebol.

Aulas Body Systems

O MET destas aulas (calculado por uma média) é 12,0. Então uma pessoa de 70kg gasta 840 calorias por hora nestas atividades , vale ressaltar que algumas são mais intensas que as outras , além disso o grau de realização destas atividades por partes dos alunos também é variável , sendo assim algumas pessoas podem gastar até mais de 1.000 calorias por hora de aula.
Gordura Corporal e atividade fisica

O excesso de gordura corporal tornou-se um problema de proporção mundial, que está afetando cada vez mais pessoas, especialmente as que vivem nos grandes centros urbanos. Embora o interesse em tratar obesidade tenha aumentado sua prevalência, contudo, não tem diminuído. O estilo de vida com baixos níveis de atividade física e hábitos alimentares inadequados tem contribuído para o excesso de gordura corporal.

Estudos têm concluído que o excesso de gordura corporal é correspondente ao aumento da inatividade física. Assim como o sedentarismo constitui a característica primária da maioria dos indivíduos com excesso de gordura corporal.

As mulheres possuem, naturalmente, em sua composição corporal mais tecido adiposo (gordura) que os homens. Esses, por sua vez, possuem mais massa muscular. A natureza fez homens e mulheres diferentes e as mulheres não podem ter como referência a composição corporal masculina.
A medição de gordura corporal é reconhecida como um método mais eficaz de análise da "perda de peso". Quando uma pessoa fala que quer "perder peso", na realidade o que ela quer dizer é que ela quer perder gordura ,todos nós queremos sempre emagrecer, perder gordura corporal.

Você pode amenizar as gorduras localizadas em seu corpo através de alimentação adequada e exercícios físicos específicos.

Algumas dicas para a queima de gordura para praticantes de atividade física.

-a melhor maneira de perder gordura ou ‘’secar’’ é realizar o treino de musculação em alta intensidade. Logico que tudo dentro de um processo, com fase de adaptação , treino moderado ate chegar no seu objetivo.

-Os exercícios aeróbicos devem ser feitos sempre após a atividade de forca. O ideal é seguir um plano de condicionamento físico até você estar bem disposto, resistente para iniciar o processo de queima de gordura propriamente dito.

-Outra hora boa para usar a aerobiose com objetivo de queima de gordura é em jejum logo após acordar, embora muitos sofram com efeito de hipoglicemia, caso consiga, é um horário que depleta 3 vezes mais gordura do que em qualquer outro horário, desde que você faça um aerobio leve, NUNCA EM INTENSIDADE ALTA.

Não adianta se exercitar para perder gordura sem ser no ritimo certo e em tempo certo.

-Outro item é o fator de esforço, para queimar gordura você deve fazer o exercício em frequencia cardíaca entre 75% a 80% da frequência máxima de seu coração

-O resultado maior para definição muscular e queima de gordura está na dieta, posso lhe garantir que 70% de sua perda de gordura depende de uma dieta com baixo carboidrato e calculo de proteína em torno de 1,8g/kg de peso que você tem. Não acredite em outro tipo de promessa.O pouco carboidrato que você deverá comer deve ser de índice glicêmico baixo, opte por integrais, batata doce(ótima opção), fibras, etc. Tenha paciência para passar por todo o processo, pois resultados exigem muita disciplina e determinação.

O American College of Sports Medicine considera ideais os seguintes percentuais de gordura corporal por faixa etária:

* De 18 a 29 anos
Homens: 14%
Mulheres: 19%

* De 30 a 39 anos
Homens: 16%
Mulheres: 21%

* De 40 a 49 anos
Homens: 17%
Mulheres: 22%

* De 50 a 59 anos
Homens: 18%
Mulheres: 23%

* Acima de 60 anos
Homens: 21%
Mulheres: 26%

Comer ou nao comer antes de dormir ?

Analisando essa questão , quando dormimos estamos sob o efeito de um jejum prolongado e se dormimos de 7 a 9 horas, que é o ideal para atletas, estaremos esse tempo todo sem alimento.

Se estivessemos acordados com certeza não ficaríamos tanto tempo sem comer, pois isso impossiblitaria o ganho de massa muscular.

Ao ficar várias horas sem comer, os niveis de glicose no sangue ficam baixos, e como o cerebro só consegue funcionar consumimdo glicose, seu corpo reage através da decomposiçao da massa muscular, convertendo aminoácidos em glicose para o cerebro usar. Em outras palavras, o seu corpo esta literalmente comendo sua preciosa massa muscular para alimentar seu cérebro.

A solução para que isso não ocorra é que vc deve SIM comer antes de dormir!

Primeiramente escolha uma proteina de digestão lenta para esse momento. Como por exemplo um delicioso shake de proteínas contendo caseína, especilamente a caseína micelar é uma boa opção porque ela fornecerá um suprimemhto lento e constante de aminoacidos por até sete horas. Isso significa que a caseína ira fornecer aminoácidos que se convertem em glicose para o seu cérebro, poupando a sua massa muscular.

O ideal seria tomar uma dose de 40 gramas antes de dormir, isso tambem fará com que se previna as lesões musculares durante o processo de recuperacão noturna que ocorre durante o sono, oferecendo uma concentração otimizada de de amimoácidos que seram usados no processo de restauração e regeneracao muscular por intermédio do GH (hormônio do crescimento). Além disso, os aminoácidos extras serão usados para estimular o crescimento muscular enquanto dormimos.

Também consideremos que uma outra alternativa bastante interessante e viável seria a ingestão de gorduras saudáveis, como por exemplo duas colheres de sopa de óleo de linhaça ou duas colheres de sopa de manteiga de amendoim sem açúcar ou um punhando de nozes ou oleaginosas.

As gorduras saudáveis antes de dormir contribuem para retardar a digestão das caseínas, ajudando ainda mais no processo anti catabólico e também ajudam a manter a sensibilidade a insulina.

Além disso consideremos ingerir um pouco de carboidratos de indice glicemico baixo e de digestão lenta na quantidade de aproximadamente de 10 gramas, para que estes sejam associados a caseína e as gorduras no sistema digestivo. Estes carboidratos irão fornecer um suprimento constante de glicose para o cérebro nas primeiras horas de sono, retardando ainda mais o processo catabólico, e isso faz com que seu organismo evite ainda mais a degradação de proteína muscular durante a noite.

Certifique-se que estará ingerindo a quantidade de 10 gramas de carbos de IG baixo e lenta absorção, sendo assim não haverá liberação de insulina, logo não haverá formaçao de gordura corporal.

Agora que já desvandamos o Mito da questão, cabe a você decidir se quer dormir corretamente nutrido para acordar disposto e cheio de energia ou quer dormir faminto e acordar desnutrido e catabolizado.

Por que a mesma dieta não funciona para todos?

Não é incomum ver pessoas nas academias se queixando de estarem seguindo um plano alimentar dito como adequado e não estarem satisfeitos com o resultado. E ficam desapontados pois seu amigo ou conhecido que está seguindo o mesmo plano alimentar, tomando os mesmos suplementos e fazendo o mesmo treino, está tendo resultados excelentes no ganho de força, hipertrofia muscular ou emagrecimento. Aí vem o velho pensamento, deve ser minha genética que não é boa. É sobre isso que vou falar um pouco agora.

Na verdade a explicação vai um pouco além disso, pois o potencial genético são as características que estão nos genes de cada um de nós e que foram herdadas dos nossos ascendentes na árvore genealógica, nossos pais, avós, etc. Mas esse potencial genético só será realmente expresso, ou seja, a característica a qual nascemos predispostos a apresentar só será desenvolvida, de acordo com nossos hábitos de vida.

Ao longo da vida, de acordo com o stress a que somos submetidos, qualidade de sono, alimentação e prática de exercícios, podemos ativar ou silenciar determinados genes no nosso DNA e isso irá dizer se iremos desenvolver ou não determinadas características e doenças.

É aí que entra o conceito de individualidade bioquímica, que é seu estado metabólico atual resultante da interação do seu potencial genético com os fatores ambientais. Esse estado metabólico engloba concentração de hormônios, enzimas e neurotransmissores que irão resultar em efeitos na disposição no dia-a-dia, na qualidade do sono, no seu gasto energético diário, na saciedade, etc. Tudo isso em última instância resultará também em repercussões estéticas e na composição corporal, favorecendo ou não hipertrofia muscular e perda de gordura.

Seu estado metabólico pode variar ao longos dos anos influenciado por idade, stress, alimentação inadequada. Então para planejar o que será melhor para o seu objetivo deve-se ter na cabeça que o papel do nutricionista não é apenas avaliar seu gasto energético e montar uma plano alimentar adequado em termos calóricos e em relação a proteínas, carboidratos e gorduras.

Muitas pessoas alegam que não tem condição financeira de pagar um bom nutricionista pois cobram 200, 300, 400 reais por consulta , ou mesmo treinar com um Personal Trainer ; porém dificilmente gastam menos do que 500 reais mensais em suplementação e alimentações inadequadas , em grande parte das vezes desnecessariamente e não têm os resultados esperados.

Um nutricionista competente não é aquele que passa a maior quantidade de suplementos ou os mais caros e sim o que embasa melhor a prescrição da dieta para aquele paciente específico de acordo com a realidade, inclusive financeira do paciente. Para isso deve ser feita uma entrevista detalhada com os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, avaliação da composição corporal e muitas vezes se faz necessária a solicitação de exames de sague para dosar hormônios e outros parâmetros que irão caracterizar como está o metabolismo do paciente. Por isso, na maioria das vezes seguir dietas e tomar suplementos alimentares sem orientação de um nutricionista, além poder trazer riscos à saúde, não levam a resultados satisfatórios.

Um Personal Trainer especializado é capaz de traçar metas e dosar estímulos e atividades , contribuindo enormemente e de forma definitiva na sua obtenção de resultados.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Corrida para render mais no trabalho

Você não consegue terminar todo o seu serviço durante o dia de trabalho? Quem sabe apelar para a corrida lhe ajude a desafogar a mente e se tornar mais produtivo. A explicação é simples.

Um estudo da Universidade de Madrid diz que realizar exercício físico em algum local próximo à empresa aumenta a força muscular e reduz as possibilidades de transtornos músculo-esqueléticos como a dor lombar, uma das principais causas de faltas no trabalho. Os níveis de colesterol também diminuem. Aqueles que correm mais de três días por semana registram níveis 15% menores de colesterol (40% no caso de triglicéredes).

O consumo de oxigênio também aumenta (até 86%), há uma melhora da capacidade pulmonar, o que para a Organização Mundial de Saúde, incrementa a qualidade e expectativa de vida.

Assim, você já sabe: aproveite uma parte do tempo logo cedo , ou reservado para o almoço ou mesmo depois do trabalho e saia para fazer uma corrida. Isso ajudará a prevenir enfermidades e ter uma saúde melhor. Por outro lado, o estresse liberado na corrida nos deixa mais relaxados e consequentemente nos concentramos melhor e nos tornamos mais produtivos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Frutas secas têm mesmo valor nutricional das frutas frescas.

Recentes pesquisas recomendam que as autoridades de saúde passem a considerar as frutas secas nutricionalmente equivalentes às frutas frescas ; o trabalho analisou frutas secas tradicionais como, como damascos, maçãs, tâmaras, figos, uvas passas e ameixas.

As frutas secas são ótimas fontes de fibras alimentares totais e solúveis, assim como as frutas frescas, que têm valores baixos de índice glicêmico e podem desempenhar um papel importante na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas.

Polifenóis

Além de fornecer fibras, as frutas secas estão entre as principais fontes de potássio nas dietas de todo o mundo, os frutos secos também contêm uma grande variedade dos cada vez mais importantes compostos bioativos fenólicos, assim como vitaminas e minerais específicos, únicos para cada fruta.

Há poucas dúvidas de que os polifenóis oriundos das plantas protegem contra doenças do coração. Seus efeitos na saúde são complexos e eles parecem funcionar de muitas maneiras diferentes, e não simplesmente como antioxidantes. Algumas frutas, incluindo as frutas secas, contêm altos níveis de uma variedade de polifenóis e nós estamos apenas começando a compreender o seu efeito protetor sobre a saúde.

Vantagens dos frutos secos

A pesquisa com frutos secos (uvas de Corinto gregas) sugerem que elas inibem algumas formas de câncer in vitro,embora os mecanismos sejam desconhecidos, os extratos parecem interromper a propagação das células cancerosas, causando a morte da célula cancerosa e suprimindo a inflamação.

Comparação entre frutas frescas e frutas secas

Um dos problemas mais comuns com a comparação de frutos frescos e seus correlatos secos em termos nutricionais é a prática de igualar os dois tipos por peso - por exemplo, valores nutricionais para cada 100 gramas.

Como o peso da água é removido na secagem, o teor de açúcar das frutas secas parece desproporcionalmente alto, contribuindo para as mensagens confusas sobre a concentração de açúcar nas frutas secas.

No entanto, quando o tamanho da porção e o teor de água são levados em conta, o conteúdo de açúcares e calorias equivale precisamente, igualando frutas frescas e frutas secas.

As frutas secas já são incluídas junto com as frutas frescas nas recomendações nutricionais oficiais na Argentina, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em cada cinco pessoas, uma é hipertensa (20% da população)
Isto significa que entre cinco pessoas do seu conhecimento, incluindo você, uma deve ser hipertensa. A hipertensão é definida pela alteração constante da pressão arterial acima de 14 por 9 ou 140 x 90 milímetros de mercúrio. Mas atenção, só é considerada pressão alta quando ela permanece elevada consistentemente.

Porque verificar a pressão de tempos em tempos?

Pelo mesmo motivo que você lava os dentes todos os dias. A cárie, como a pressão alta, não é percebida no seu início, no entanto com o tempo o buraco aparece, a dor incomoda, podendo até mesmo ocorrer a perda do dente. Com a hipertensão arterial as consequências são mais graves, pode evoluir durante anos sem ser percebida, até que as suas complicações como o derrame cerebral, a insuficiência renal, o enfarte do miocárdio, o aumento do tamanho do coração ou alterações visuais (retina) aparecem.

A maior parte das pessoas hipertensas desconhecem o seu diagnóstico, uma vez que nada sentem. O exame médico periódico, com a medida da pressão arterial, deve ser realizado em pessoas de qualquer idade, pois é através dele que a pressão alta pode ser percebida no seu início.

O que é pressão arterial normal?

A circulação do sangue pelos vasos permite aos tecidos do corpo receber oxigénio, água e nutrientes, além de retirar as substâncias já utilizadas pelas células e transportar outros elementos importantes para o funcionamento normal do nosso organismo.
A pressão arterial é a força que faz com que o sangue circule pelas artérias e chegue a todos os tecidos. Essa força é o resultado da acção do coração (papel de bomba), e da resistência que as artérias colocam contra a passagem do sangue. Imagine uma mangueira de água. Se a borracha for grossa e dura, o espaço por onde passa a água é mais estreito e a água sai com mais força ou maior pressão.

Se, por outro lado, a parede da mangueira é mais fina e elástica, ela cede com a passagem da água, que acaba perdendo pressão. Você pode sentir facilmente isto colocando o dedo próximo da saída da mangueira. Se apertar, a pressão aumenta, se afrouxar, ela diminui.

É um erro comum pensar que a pressão arterial é sempre a mesma, como se ela não saísse dos 12 por 8 ou dos 120 x 80 milímetros de mercúrio. No nosso dia-a-dia também alteramos o nosso ritmo, de acordo com as necessidades que surgem , desta forma é um erro muito comum nas academias os instrutores ficarem verificando a pressão dos alunos após a atividade física (musculação e/ou ginástica) e "diagnosticarem uma pressão alta" ; da mesma forma se enfrentamos uma situação de stress ou tomamos um banho de agua fria, a pressão sobe , sendo assim é ainda mais errado verificar a pressão de alunos (as) após aulas e principalmente após estes terem tomados banhos frios . Quando descansamos, dormimos ou tomamos um banho quente, ela baixa.

As duas faces do stress

Quando o corpo se prepara para entrar em estado de alerta, ou seja, para enfrentar uma situação que requer maior energia, as glândulas supra renais passam a produzir grandes quantidades de uma hormona (adrenalina). A adrenalina aumenta a frequência cardíaca, aumenta a pressão arterial e diminui a irrigação da pele, daí a palidez. Em consequência, aumenta o fluxo de sangue em outros órgãos vitais do organismo como o coração, o cérebro e os músculos. O fígado converte gordura armazenada em açúcar, garantindo maior quantidade de energia. Este stress é chamado fisiológico, necessário para o organismo e considerado saudável , este stress é constantemente verificado em aulas mais exigentes nas academias (Body Pump , Jump , Spinning...) , mais uma vez comprovando que verificar a pressão após estas aulas é no mínimo um erro por desconhecimento técnico da pessoa que verifica.

Esse stress fisiológico é comum nas atividades esportivas , sem ele o atleta não bate recordes, o(a) aluno(a) da academia não alcança seus resultados , não é possível de se enfrentar o dia de trabalho, não se corre nem mesmo até a esquina.

A outra face do stress o do dia a dia , não motivado pela atividade física , aparece quando ele se torna persistente e crónico, o aumento frequente de adrenalina por stress provoca estreitamento dos vasos sanguíneos que é ainda agravado pela nicotina do cigarro , a pressão alta decorrente irá lesionar as paredes dos vasos e acelerar a formação de aterosclerose que estreita ainda mais as artérias, causando as complicações cardiovasculares.o desgaste orgânico decorrente provoca tensão muscular, alteração do sono, mudança de peso, queda de cabelo, problemas de pele, alergias, irritação frequente, aumento da apatia, diminuição da capacidade de concentração, aumento do consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e diminuição da capacidade de conviver socialmente.

O stress crónico costuma ser consequente a sobrecarga de trabalho, diminuição das horas de descanso, problemas de ordem familiar, instabilidade financeira, problemas de ordem profissional, mudanças bruscas no dia-a-dia, falta de confiança na equipe com a qual se trabalha, falta de perspectiva para o futuro, falta de amigos com quem se possa desabafar e compartilhar os bons momentos ; nas academias uma outra forma deste stress esta relacionado aos alunos (as) que insistem em fazer atividades em jejum , ou sob forte influencia medicamentosa (suplementos e estimulantes)

Medidas preventivas

Controlar o stress faz parte das medidas necessárias para o controle da hipertensão arterial. Mudar hábitos nem sempre é fácil, no entanto, algumas dicas podem favorecer essa mudança. Como estabelecer prioridades no início do dia, organizar o tempo, dedicar uma parte dele para o lazer - nem que seja por alguns minutos, aprender a relaxar durante as actividades, praticar exercícios, efectuar as refeições de forma pousada, preferindo as verduras, frutas e legumes. Não misturar as questões de casa com as do trabalho, não lutar contra os problemas que não podem ser resolvidos de imediato.

Tomar as "milagrosas" fórmulas vitamínicas e produtos "naturais" também não controla o stress. Não há nenhuma evidência científica favorável a essa acção.

Os exercícios de respiração lenta e profunda, as técnicas de relaxamento muscular progressivo, de contagem regressiva, a técnica imaginativa, a de alongamento da cintura escapular e pescoço, não só relaxam como são capazes de baixar a hipertensão ligeira.

Medidas Preventivas na Hipertensão Arterial

Mudar o estilo de vida
Controlar o stress
Manter o peso adequado
Reduzir o sal da comida
Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
Praticar exercícios físicos aeróbicos
Parar de fumar


Leite desnatado (magro), hortaliças, vegetais, frutas, grãos, óleos não saturados como o de oliva, milho, girassol e soja são ingredientes essenciais para prevenir as complicações da hipertensão, como também são fontes de sais minerais, como magnésio e o potássio, que auxiliam no controle da pressão arterial. O uso desses alimentos associados ao exercício físico também auxiliam no controle de peso, reduzindo o risco da doença que é muito maior nos obesos.

Procure limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Evite tomar no mesmo dia mais de duas doses. O álcool aumenta a descarga do sistema nervoso, provocando maior constrição dos vasos arteriais.

Diminua gradualmente o uso do sal nos alimentos para habituar o seu paladar. É um hábito comum usar o saleiro antes mesmo de provar o sabor do alimento. O sal retém água no organismo, aumenta a quantidade de sangue circulante, elevando a pressão. Além disso, uma boa parte das pessoas hipertensas são especialmente sensíveis ao sal.

Actividade Física

O exercício físico reduz a ansiedade, a tensão muscular, ajuda no controle da pressão alta e, principalmente, reduz os riscos de suas complicações cardiovasculares. No lidar de uma situação de stress psicológico quem faz exercícios regulares responde com menor aumento da pressão e da frequência cardíaca do que quem não faz.

O programa de actividade física correto deve estar associado a dieta adequada, podendo ser realizado junto com amigos para se tornar mais agradável.


Erros comuns que as pessoas cometem

1.Ter pressão baixa é tão prejudicial como ter pressão alta.
2.Achar que assistir televisão é bom para relaxar.
3.Vitaminas e medicamentos naturais "milagrosos" evitam o stress.
4.Usar o saleiro antes de provar o alimento.
5.Se achar velho para começar a fazer exercícios.
6.Ser "atleta" somente nos finais de semana.
7.Não aceitar o uso de medicamento indicado para baixar a hipertensão por que nada sente.
8.Achar que o medicamento para a pressão causa impotência.
9.Abandonar o tratamento porque a pressão abaixou.

Controlar a pressão arterial não irá limitar a vida de ninguém. Muito pelo contrário, é um investimento no futuro, que deveria ser visto com a mesma preocupação que as pessoas tem em garantir suas aposentadorias. Significa qualidade de vida no futuro.

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em cada cinco pessoas, uma é hipertensa (20% da população)
Isto significa que entre cinco pessoas do seu conhecimento, incluindo você, uma deve ser hipertensa. A hipertensão é definida pela alteração constante da pressão arterial acima de 14 por 9 ou 140 x 90 milímetros de mercúrio. Mas atenção, só é considerada pressão alta quando ela permanece elevada consistentemente.

Porque verificar a pressão de tempos em tempos?

Pelo mesmo motivo que você lava os dentes todos os dias. A cárie, como a pressão alta, não é percebida no seu início, no entanto com o tempo o buraco aparece, a dor incomoda, podendo até mesmo ocorrer a perda do dente. Com a hipertensão arterial as consequências são mais graves, pode evoluir durante anos sem ser percebida, até que as suas complicações como o derrame cerebral, a insuficiência renal, o enfarte do miocárdio, o aumento do tamanho do coração ou alterações visuais (retina) aparecem.

A maior parte das pessoas hipertensas desconhecem o seu diagnóstico, uma vez que nada sentem. O exame médico periódico, com a medida da pressão arterial, deve ser realizado em pessoas de qualquer idade, pois é através dele que a pressão alta pode ser percebida no seu início.

O que é pressão arterial normal?

A circulação do sangue pelos vasos permite aos tecidos do corpo receber oxigénio, água e nutrientes, além de retirar as substâncias já utilizadas pelas células e transportar outros elementos importantes para o funcionamento normal do nosso organismo.
A pressão arterial é a força que faz com que o sangue circule pelas artérias e chegue a todos os tecidos. Essa força é o resultado da acção do coração (papel de bomba), e da resistência que as artérias colocam contra a passagem do sangue. Imagine uma mangueira de água. Se a borracha for grossa e dura, o espaço por onde passa a água é mais estreito e a água sai com mais força ou maior pressão.

Se, por outro lado, a parede da mangueira é mais fina e elástica, ela cede com a passagem da água, que acaba perdendo pressão. Você pode sentir facilmente isto colocando o dedo próximo da saída da mangueira. Se apertar, a pressão aumenta, se afrouxar, ela diminui.

É um erro comum pensar que a pressão arterial é sempre a mesma, como se ela não saísse dos 12 por 8 ou dos 120 x 80 milímetros de mercúrio. No nosso dia-a-dia também alteramos o nosso ritmo, de acordo com as necessidades que surgem , desta forma é um erro muito comum nas academias os instrutores ficarem verificando a pressão dos alunos após a atividade física (musculação e/ou ginástica) e "diagnosticarem uma pressão alta ; da mesma forma se enfrentamos uma situação de stress ou tomamos um banho de agua fria, a pressão sobe , sendo assim é ainda mais errado verificar a pressão de alunos (as) após aulas e principalmente após estes terem tomados banhos frios . Quando descansamos, dormimos ou tomamos um banho quente, ela baixa.

As duas faces do stress

Quando o corpo se prepara para entrar em estado de alerta, ou seja, para enfrentar uma situação que requer maior energia, as glândulas supra renais passam a produzir grandes quantidades de uma hormona (adrenalina). A adrenalina aumenta a frequência cardíaca, aumenta a pressão arterial e diminui a irrigação da pele, daí a palidez. Em consequência, aumenta o fluxo de sangue em outros órgãos vitais do organismo como o coração, o cérebro e os músculos. O fígado converte gordura armazenada em açúcar, garantindo maior quantidade de energia. Este stress é chamado fisiológico, necessário para o organismo e considerado saudável , este stress é constantemente verificado em aulas mais exigentes nas academias (Body Pump , Jump , Spinning...) , mais uma vez comprovando que verificar a pressão após estas aulas é no mínimo um erro por desconhecimento técnico da pessoa que verifica.

Esse stress fisiológico é comum nas atividades esportivas , sem ele o atleta não bate recordes, o(a) aluno(a) da academia não alcança seus resultados , não é possível de se enfrentar o dia de trabalho, não se corre nem mesmo até a esquina.

A outra face do stress o do dia a dia , não motivado pela atividade física , aparece quando ele se torna persistente e crónico, o aumento frequente de adrenalina por stress provoca estreitamento dos vasos sanguíneos que é ainda agravado pela nicotina do cigarro , a pressão alta decorrente irá lesionar as paredes dos vasos e acelerar a formação de aterosclerose que estreita ainda mais as artérias, causando as complicações cardiovasculares.o desgaste orgânico decorrente provoca tensão muscular, alteração do sono, mudança de peso, queda de cabelo, problemas de pele, alergias, irritação frequente, aumento da apatia, diminuição da capacidade de concentração, aumento do consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e diminuição da capacidade de conviver socialmente.

O stress crónico costuma ser consequente a sobrecarga de trabalho, diminuição das horas de descanso, problemas de ordem familiar, instabilidade financeira, problemas de ordem profissional, mudanças bruscas no dia-a-dia, falta de confiança na equipe com a qual se trabalha, falta de perspectiva para o futuro, falta de amigos com quem se possa desabafar e compartilhar os bons momentos ; nas academias uma outra forma deste stress esta relacionado aos alunos (as) que insistem em fazer atividades em jejum , ou sob forte influencia medicamentosa (suplementos e estimulantes)

Medidas preventivas

Controlar o stress faz parte das medidas necessárias para o controle da hipertensão arterial. Mudar hábitos nem sempre é fácil, no entanto, algumas dicas podem favorecer essa mudança. Como estabelecer prioridades no início do dia, organizar o tempo, dedicar uma parte dele para o lazer - nem que seja por alguns minutos, aprender a relaxar durante as actividades, praticar exercícios, efectuar as refeições de forma pousada, preferindo as verduras, frutas e legumes. Não misturar as questões de casa com as do trabalho, não lutar contra os problemas que não podem ser resolvidos de imediato.

Tomar as "milagrosas" fórmulas vitamínicas e produtos "naturais" também não controla o stress. Não há nenhuma evidência científica favorável a essa acção.

Os exercícios de respiração lenta e profunda, as técnicas de relaxamento muscular progressivo, de contagem regressiva, a técnica imaginativa, a de alongamento da cintura escapular e pescoço, não só relaxam como são capazes de baixar a hipertensão ligeira.

Medidas Preventivas na Hipertensão Arterial

Mudar o estilo de vida
Controlar o stress
Manter o peso adequado
Reduzir o sal da comida
Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
Praticar exercícios físicos aeróbicos
Parar de fumar


Leite desnatado (magro), hortaliças, vegetais, frutas, grãos, óleos não saturados como o de oliva, milho, girassol e soja são ingredientes essenciais para prevenir as complicações da hipertensão, como também são fontes de sais minerais, como magnésio e o potássio, que auxiliam no controle da pressão arterial. O uso desses alimentos associados ao exercício físico também auxiliam no controle de peso, reduzindo o risco da doença que é muito maior nos obesos.

Procure limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Evite tomar no mesmo dia mais de duas doses. O álcool aumenta a descarga do sistema nervoso, provocando maior constrição dos vasos arteriais.

Diminua gradualmente o uso do sal nos alimentos para habituar o seu paladar. É um hábito comum usar o saleiro antes mesmo de provar o sabor do alimento. O sal retém água no organismo, aumenta a quantidade de sangue circulante, elevando a pressão. Além disso, uma boa parte das pessoas hipertensas são especialmente sensíveis ao sal.

Actividade Física

O exercício físico reduz a ansiedade, a tensão muscular, ajuda no controle da pressão alta e, principalmente, reduz os riscos de suas complicações cardiovasculares. No lidar de uma situação de stress psicológico quem faz exercícios regulares responde com menor aumento da pressão e da frequência cardíaca do que quem não faz.

O programa de actividade física correto deve estar associado a dieta adequada, podendo ser realizado junto com amigos para se tornar mais agradável.


Erros comuns que as pessoas cometem

1.Ter pressão baixa é tão prejudicial como ter pressão alta.
2.Achar que assistir televisão é bom para relaxar.
3.Vitaminas e medicamentos naturais "milagrosos" evitam o stress.
4.Usar o saleiro antes de provar o alimento.
5.Se achar velho para começar a fazer exercícios.
6.Ser "atleta" somente nos finais de semana.
7.Não aceitar o uso de medicamento indicado para baixar a hipertensão por que nada sente.
8.Achar que o medicamento para a pressão causa impotência.
9.Abandonar o tratamento porque a pressão abaixou.

Controlar a pressão arterial não irá limitar a vida de ninguém. Muito pelo contrário, é um investimento no futuro, que deveria ser visto com a mesma preocupação que as pessoas tem em garantir suas aposentadorias. Significa qualidade de vida no futuro.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tempo para percorrer uma milha (1,6km) correndo pode ser um bom indicador da saúde cardíaca em longo prazo

Em quanto tempo você consegue correr uma milha (1,6km)? Para pessoas na meia-idade, essa simples medida de aptidão física pode ajudar a prever o risco de problemas cardíacos conforme envelhecem.

Em dois estudos separados, pesquisadores da Southwestern Medical School, na Universidade do Texas, e do Cooper Institute, em Dallas, analisaram níveis de condicionamento físico de mais de 66 mil pessoas.

No geral, a pesquisa mostrou que esse nível, numa pessoa de meia-idade, é um forte indicador da saúde do coração em longo prazo – sendo tão confiável quanto fatores tradicionais de risco, como colesterol ou pressão sanguínea. Os dois estudos foram publicados no mês passado, nas publicações “Circulation” e “Journal of the American College of Cardiology”.

Nas pesquisas, a aptidão física foi medida usando testes cuidadosamente monitorados sobre a esteira, para avaliar resistência cardiovascular e fadiga muscular. Ao analisar os dados, porém, os pesquisadores sugeriram que os resultados da esteira poderiam ser traduzidos em tempos médios de corrida – oferecendo uma fórmula simples para médicos e indivíduos classificarem seu condicionamento na meia-idade e preverem riscos cardíacos em longo prazo.

Neste dois estudos, o tempo para correr 1.609 metros na meia-idade é fortemente associado ao risco de doenças cardíacas quando se é mais velho. Os exercícios que você faz na casa dos 40 anos são altamente relevantes ao seu risco cardíaco quanto tiver 80.

A partir dos dados do estudo, calculou-se que um homem na casa dos 50 anos que corre 1,6km em 8 minutos ou menos (ou 9 minutos ou menos para uma mulher) mostra um alto nível de condicionamento . Percorrer o mesmo trecho em 9 minutos para homens e 10min30 para mulheres é um sinal de condicionamento moderado, enquanto homens que não conseguem correr 1,6km abaixo de 10 minutos e mulheres que passam dos 12 minutos entram na categoria de baixo condicionamento.

As categorias fazem uma grande diferença no risco de problemas cardíacos, segundo o estudo: aqueles no grupo de alto condicionamento tinham um risco de 10% de desenvolver problemas cardiovasculares ao longo da vida, frente a 30% no grupo de baixo condicionamento.

A aptidão física varia amplamente com idade e sexo e que as estimativas de tempo por milha são apenas bons referenciais para que pacientes e médicos comecem a discutir o condicionamento físico. Segundo ele, no geral uma milha em 10 minutos para um homem de meia-idade e em 12 minutos para um mulher na mesma etapa sugerem um bom nível de condicionamento.

A principal descoberta destes estudos é que seu nível de aptidão, quando jovem, é um forte indicador do risco de doenças cardíacas dali a 30 ou 40 ano.

Se estamos tentando desmembrar isto em implicações práticas, seria a velocidade em que você consegue correr. O risco cardíaco aumenta acentuadamente em cada minuto a mais que se leva para correr uma milha.

Você deve saber se pertence à categoria imprópria, se você é fisicamente inativo, se fica sentado 18 horas por dia e se fica exausto subindo um lance de escadas. Se seu destino fica a dois quarteirões e você acaba esperando 20 minutos por um táxi, então sua categoria é fora de forma.

Mesmo pessoas que fazem caminhadas regulares, três vezes por semana, podem ter uma ideia superestimada sobre seu nível de aptidão, disse ele, acrescentando: Você pode cumprir as diretrizes para atividades físicas, mas não necessariamente está em forma.