sexta-feira, 29 de julho de 2011

Treinamento correto na TPM

Treinar na TPM requer alguns cuidados especiais , uma dica é não praticar exercícios por longos períodos e nem com excesso de carga , no entanto já me perguntaram : Há um exercício para cada tipo de TPM?

Primeiramente e preciso conhecer a sua TPM , para que possa fazer exercícios físicos adequados e aliviar os sintomas.
O período pré-menstrual geralmente é marcado pelo aumento da fadiga muscular e nervosa, com a conseqüente diminuição da capacidade de desempenho, esse processo ocorre em função da oscilação hormonal no organismo da mulher.

O mais importante é respeitar as limitações impostas nessa fase, pois, do contrário, é possível ter os sintomas da TPM intensificados , antes de optar por uma atividade física nesse momento, é bom a mulher saber qual tipo de TPM tem.

Aquelas que sofrem a do tipo A, que tem a ansiedade como principal característica, podem apostar em ioga, alongamento e técnicas de respiração e meditação, que diminuem a tensão muscular e o mau humor e melhoram a concentração.

Quem tem TPM do tipo C, marcada pela compulsão, pode optar por atividades aeróbias, que liberam endorfina no sangue. Além de ser responsável pela sensação de bem-estar, esse hormônio parece agir como estabilizador da glicose, diminuindo, assim, a vontade de açúcar.

Na do tipo D predomina a depressão. Portanto, exercícios aeróbicos também são ótimos, já que elevam os níveis de serotonina – hormônio conhecido por melhorar o humor.

Já a TPM do tipo H é aquela assinalada pela indisposição total, com presença de muitas dores e inchaço. Então, em dias críticos, o melhor é repousar ou, no máximo, fazer uma aula de hidroginástica.

É importante frisar que, independente do tipo de TPM, a prática regular de atividades físicas melhora os incômodos típicos dessa fase. Um estudo da Universidade British Columbia, no Canadá, analisou mulheres sedentárias que se submeteram a programas de atividade aeróbia regularmente por seis meses. Ao final do período, constatou-se que elas apresentaram uma redução no inchaço, dor nos seios, irritabilidade, depressão e cólicas nos dias que antecedem a menstruação.

Esses benefícios ocorrem porque o exercício físico gera um aumento da taxa metabólica e favorece a circulação sanguinea. Consequentemente, há uma otimização do transporte de oxigênio e nutrientes essenciais, melhorando, assim, todas as funções vitais. E, segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Caxias do Sul (RS), os exercícios aeróbicos (correr, pedalar, nadar, etc.) parecem ser mais eficientes do que os anaeróbicos (como musculação) no alívio dos sintomas da TPM – isso porque promovem maior liberação de endorfina, aquele hormônio considerado um calmante natural que também estabiliza a glicose.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Conhecimento é Saudável!

Perigos para o coração Feminino:

As mulheres devem saber que nem todos os sintomas de ataques cardíacos vão ser uma dor no braço esquerdo.

Esteja atento para uma intensa dor na linha da mandíbula. Você pode nunca ter primeiro uma dor no peito durante um ataque cardíaco.

Náuseas e suores intensos são sintomas muito comuns.

60% das pessoas têm ataques cardíacos enquanto dormem e não conseguem despertar. Uma dor no maxilar pode despertar de um sono profundo.

Sejamos cuidadosos e vigilantes

Beber um copo de água fria ou uma bebida fria após a refeição solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão.

Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo, ela reparte-se e é absorvida mais rapidamente do que o alimento sólido para o trato gastrointestinal. Isto retarda a digestão, fazendo acumular gordura em nosso organismo e danifica o intestino.

É melhor tomar água morna, ou se tiver dificuldade, pelo menos água natural.

Número de Repetições para Ganho de Massa Muscular

Quando o objetivo é trabalhar mais a força muscular o ideal é que se treine com um número menor de repetições, abaixo de 6 repetições máximas (6RM) com uma maior quantidade de carga (peso) isso fará com que um numero maior de unidades motoras sejam ativadas e conseguentemente uma maior quantidade de fibras musculares entrarão em ação, melhorando assim sua coordenação e força muscular, porém com 6 RM também conseguimos obter um pouco de ganho de massa muscular (hipertrofia) por mecanismos tencionais, onde nossos músculos são expostos a um grande esforço fazendo com que nossas fibras musculares sofram micro lesões, isso desencadeará processo inflamatório e conseguentemente recuperação com super compensação (restauração do tecido danificado e aumento com fortalecimento do mesmo).

Quando queremos proporcionar maior resistência muscular localizada, o ideal é a realização de repetições acima de 15 RM, porém este número alto de repetição também levam ao aumento da massa muscular, só que por outros fatores distinto do citado acima, neste caso haverá um grande acumulo de acido lático (aquela sensação de queimação no músculo) e isso ativará enzimas proteases que destruirão as fibras musculares levando posteriormente a recuperação, supercompensação e ganho de massa muscular.

Uma estratégia mais precisa para ganho de massa muscular seria repetição entre 8 e 12 RM, pois esta faixa de repetição proporcionaria os dois tipos de estímulos, tencionais e acumulo de acido lático, levando assim a melhores resultados.

Não se esqueça que ficar muito tempo treinando com o mesmo estimulo fará com que nosso corpo deixe de dar respostas assim interrompendo os resultados (principio da adaptação). Então o mais indicado é que se varie entre as faixas de repetições, fazendo uma periodização ex: 6 semanas de 08 a 12 RM, 2 semana de 15 a 20 RM, 1 semana de 04 a 06 RM e depois retornar novamente nas 08 a 12 RM, repare que a maior parte do tempo se treina na faixa de 08 a 12 RM por esta ser mais hipertrófico.

Este foi apenas um exemplo, mas existem várias formas de se manipular as mudanças na forma de treinar.

Outro fator a se observar é que pessoas intermédias e avançadas devem treinar com repetições máximas (RM) ou seja se a prescrição for de 08 a 12 RM isso quer dizer que devemos encontrar uma carga que nos possibilitará a realização de 12 RM e não 13 ou 14, mas para saber se 12 RM foi o seu máximo é preciso tentar realizar 13 RM, caso não consiga realizar a ultima isso quer dizer que a anterior foi o máximo. Quando o seu máximo for muito acima de 12 repetições, por exemplo: alcançou 14 ou 15 repetições, isso quer dizer que o peso esta leve para o seu objetivo, desta forma basta aumenta-lo. Se não conseguir realizar ao menos 8 repetições isso que dizer que o peso está alto para o seu objetivo, então é só diminui-lo.

Um erro comum que quase todas as pessoas cometem é encerrar a série assim que 12 repetições é atingido. Mas não é o número 12 que proporcionará os resultados, e sim o máximo esforço, a maior sensação de trabalho suportado por meu músculo e por minha capacidade psicológica.

Desta forma de 08 a 12 RM são apenas simbólicos, você precisa ir ate o seu máximo durante as séries, e como o intervalo de descanso para o ganho de massa muscular deve ser pequeno ( de 40 a 90 segundos) isso faz com que seu músculo não fique completamente recuperado para a próxima série, ou seja, é muito provável que se na primeira série você conseguiu realizar o máximo de 12 repetições, é normal conseguir um pouco menos na segunda série, e assim por diante. Por isso a prescrição deve ser feita com uma faixa de repetições tipo: 08 a 12 RM ou 15 a 20 RM entre outras faixas dependendo do objetivo.

Não confunda isso com o método pirâmide, pelo fato das repetição normalmente diminuírem, aqui estamos falando de uma necessidade metabólica que com um curto intervalo de descanso, impossibilita a realização do mesmo numero de repetições em todas as séries.

Se o seu objetivo é o ganho de massa muscular, ao menos 1 série de cada exercício deve ser realizada até a fadiga máxima usando métodos como: repetições forçadas (quando um parceiro de treino te ajuda a realizar 2 a 3 repetições que não conseguiria sozinho) excêntrico ( quando um amigo ajuda na fase positiva e o praticante tenta controlar a máximo a fase negativa) drop set (na mesma série assim que não conseguir mais contrair, diminua a carga e continue realizando as repetições até que não consiga mais mexer o membro).

Na realidade estudos indicam que não há necessidade de ir até o máximo em todas as séries de todos os exercícios ou seja um exemplo poderia ser realizar 2 exercícios como uma “pré preparação” para que as séries do ultimo exercício sejam até o máximo. Estes são apenas exemplos. A musculação pode ser manipulada, prescrita e adaptada de diversas formas.

Porém muitos atletas do alto nível da musculação relatam conseguir maiores resultados realizando todas as séries de todos os exercícios até o máximo, não desperdiçando nem uma série após primeiramente ter feito algumas séries mais leve de aquecimento.

Caso você acredite ser capas de treinar até o máximo em todas as séries, vale a pena tentar e observar os resultados.

Resumindo: não é o número de repetições o fator determinante para se interromper as séries, e sim o máximo de esforço e fadiga, sempre tentando ir além. Em outras palavras realize o movimento de um determinado exercício até que seu membro não consiga mais se mover.

Se você quer obter resultados de verdade seja orientado por profissionais que realmente entenda do assunto.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Entenda e evite a morte súbita

Nervos à flor da pele, poucas horas de sono, excesso de cafeína. Combine isso com o sedentarismo e o início na corrida. Uma dor no peito e, de repente surge um profundo desmaio. Poucos sobreviveram a um ataque de ‘morte súbita’ provocada por um ataque cardíaco fulminante. Para não cair nessa, te mostramos alguns cuidados para evitar essa pane letal.

A morte súbita associada ao esporte não é muito comum, mas pode ocorrer. Um estudo realizado no Instituto de Toxicologia de Madrid detectou 61 mortes em 7 anos, quase 9 por ano. Só em São Paulo mais de um motociclista morre nas ruas da cidade vítima do trânsito cruel.

A maioria das mortes súbitas associadas ao esporte são produzidas por um problema cardíaco e em geral são fulminantes. As estatísticas apontam que 85% dos casos de morte súbita associadas ao esporte ocorrem devido às doenças coronarianas.

As coronárias são as artérias que rodeiam o coração. Elas levam o ‘combustível’ vital a qualquer coração: sangue e oxigênio. Em algumas ocasiões suas paredes aumentam em espessura e se sobrecarregam com a gordura formando as temidas “placas de ateroma”. Quando as artérias coronarianas se obstruem parcialmente aparece a doença coronariana.

Agora imagine o que ocorre quando este coração alterado tem que realizar uma atividade física. A respiração se acelera e o coração bombeia mais depressa para fazer o oxigênio chegar aos tecidos, mas se os vasos estão parcialmente bloqueados, o sangue se acumula nas paredes e inclusive algumas placas de ateroma se desprendem das paredes e formam-se coágulos que podem obstruir por completo a artéria.

FATORES DE RISCO

1. Idade superior a 35-40 anos
2. Ser homem
3. Mulher mais de 70 anos
4. Antecedentes de doença coronária na família
5. Nível alto de colesterol
6. Ser fumante
7. Hipertensão arterial
8. Estresse

Importante
Se você tem dois ou mais fatores de risco deve levar em conta que a probabilidade de ter um infarto não se soma, mas se multiplica exponencialmente.


Ao ocorrer esse problema, uma parte do músculo cardíaco deixa de receber sangue e morre (infarto é o mesmo que uma morte celular). A corrente eléctrica que se encarrega de contrair e relaxar o coração segue transmitindo impulsos e as ondas se propagam sem controle pelo coração, e este deixa de atuar como uma bomba que envia sangue aos tecidos. Se compararmos o coração com uma casa, a morte súbita se produz quando há um problema “elétrico”, ainda que também exista um problema de encanamento que agrava a situação. Caso não haja assistência médica especializada, o cérebro deixa de receber oxigênio, se perde a consciência e o esportista morre em três minutos.

A morte súbita do esportista afeta indivíduos relativamente jovens, com uma idade média de 47 anos, ainda que também existe um grupo de risco entre os adolescente. Isso se explica porque nas pessoas jovens a acumulação de gordura que forma a placa de ateroma é branda e fina, então são esmagadas pelo fluxo sanguíneo da artéria coronária e podem não obstruir ou produzir sintomas durante o exercício (não dar o alerta), mas a adrenalina experimentada durante a atividade ajuda a estimular a gerar uma batida irregular do músculo do coração, aumentando o esforço e contribuindo para a formação de coágulos. Se a placa quebra esses coágulos ficam mais resistentes ao esforço devido à adrenalina aumentando o problema.

A pergunta chave é se há como prevenir este tipo de morte deixando de fazer exercícios. A resposta é que ainda não se sabe se reconhecem fatores de risco como a doença ateromatosa coronária, miocardiopatia arritmogênica, miocardiopatia hipertrófica, hipertrofia ventricular esquerda idiomática, anomalias nas artérias, valvulapatias, etc. Em alguns casos não existe causa conhecida.

A melhor forma de diminuir a incidência da morte súbita é a prevenção com auxílio médico, porém não vale qualquer exame, os esportistas devem ir a centros esportivos médicos especializados onde pode ser feita uma vistoria completa, exploração física e prova de esforço a cada ano, além de eletrocardiograma e outros testes. Em alguns países, a avaliação médica é obrigatória para participar de eventos esportivos como a maratona.

Previna-se

1. Evite as trocas bruscas de temperatura. Ao fazer exercício o calor e o frio podem provocar arritmias graves.

2. Controle as trocas de ritmo. As séries, fartlek, intervalos, etc. são necessárias para melhorar em quase todos os esportes aeróbicos porém não se deve fazer sem conhecimento prévio. Evite sempre as paradas ou esfriamento bruscos.

3. Comece com um aquecimento e termine soltando para desacelerar. É algo óbvio porém poucos esportistas têm essa atitude, especialmente quando somos mais experientes.

4. Motive-se com prudência. A adrenalina é bomba uma poderosa, pode fazer-lhe subir uma montanha com um saco de pedras nas costas se necessário mas isso também gera o risco de morte súbita.

5. Cuidado com as substâncias excitantes. A cafeína, os medicamentos do tipo anfetamina, alguns medicamentos para a asma que contêm efedrina, etc., estimulam intensamente o sistema cardiovascular, atuam como a adrenalina e favorecem a aparição de arritmias. A tolerância à cafeína varia muito de pessoa para pessoa. Para alguns esportistas, um simples chá pode provocar palpitações e outros podem tomar pastilhas com cafeína como se fosse caramelos, porém nunca é bom confiar nisso. Pode ser que uma xícara de café lhe faça correr mais rápido, porém também pode parar seu coração.

6. Respeite a digestão. A digestão é um processo variável, algumas pessoas podem correr imediatamente depois de uma feijoada e outras têm que esperar 3 horas para treinar depois de uma comida light. O que está claro é que a digestão é um processo ativo que requer um grande aporte de sangue no estômago e intestino, reduzindo a quantidade de oxigênio e energia que chega aos músculos e ao cérebro.

7. No perca de vista a altitude. Quanto mais alta é uma montanha, menos oxigênio há na atmosfera e ele não chega em quantidade suficiente aos tecidos. O coração aumenta seu ritmo para compensar a falta de oxigênio porém trabalha em más condições pois o ar das montanhas também é mais frio e seco. Se além disso se somar à desidratação durante o exercício, a montanha pode ser mortal. Só precisará se adaptar durante uns dias à altitude para reduzir o risco como fazem os corredores de montanha experientes.

8. Hidrate-se sempre. A desidratação se acelera com o suor intenso durante o exercício. Ao perder água também perdemos minerais com o suor e alguns deles são muito importantes para regular a contração muscular. Por esta razão é muito comum que apareçam cãibras musculares depois de um exercício extremo. O coração também é um músculo e a desidratação pode provocar uma arritmia ou a morte súbita. Para evitar o mal, hidrate-se adequadamente com água e sais minerais sempre antes, durante e depois do exercício.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Saiba mais sobre o treinamento funcional

O Treinamento Funcional vem sendo difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes. Ele tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método por CORE. O treinamento torna a performance objetiva, até então restrito aos atletas e agora acessível a todos. Todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência – são trabalhadas de forma integrada por meio de movimentos multi-articulares e multi-planares e do envolvimento da propriocepção. Esse conjunto faz parte do conteúdo das atividades com exercícios pliométricos, de equilíbrio, resistidos e isométricos.

Durante o treino funcional, é preciso movimentar o corpo inteiro. Possui materiais próprios, diferentes da musculação tradicional, o que torna o treino desafiante e mais atraente e divertido. Deve ter um propósito bem definido e gerar resultados que sejam estéticos, de performance, saúde e de atitude. Pois, todos esses resultados serão utilizados como ferramentas para o indivíduo exercer suas diversas funções nos variados contextos e âmbitos da vida.

Tudo que se vê neste treinamento é a utilização dos padrões fundamentais do movimento humano como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, saltar, envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. A postura corporal também é bem trabalhada, pois, é controlada diretamente através destes órgãos sensitivos, que têm entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente.

Os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls, bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios motivacionais e desafiadores, onde o indivíduo, acompanhado de um instrutor graduado e especializado, poderá ir aumentando a intensidade e complexidade das tarefas de acordo com seus objetivos e necessidades (esporte, reabilitação de lesão, cotidiano, estética). Por isso o treinamento deve ser prescrito individualmente. Como se pode perceber é um exercício completo que vai além da estética e ajuda a melhorar a vida do praticante por completo.

Conheça alguns dos benefícios do Treinamento Funcional:

• Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
• Melhoria da postura;
• Melhoria do equilíbrio muscular;
• Diminuição da incidência de lesão;
• Melhora do desempenho atlético;
• Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
• Aumento da eficiência dos movimentos;
• Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
• Melhora da força, coordenação motora;
• Melhora da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular);
• Melhora da lateralidade corporal;
• Melhora da flexibilidade e propriocepção;
• Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.
• Aliado a uma dieta balanceada auxilia no emagrecimento, pois pode-se manipular a intensidade do treinamento.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atividade física X Seu Biotipo

Bastante comum nas academias , é a pessoa (principalmente mulheres) que ao ver uma atriz na tv ou cinema imagina que aquele seria o corpo ideal para ela , sendo assim se envolve em dietas milagrosas e "programas de treino" mirabolantes buscando alcançar aquela forma ; o que muitas não sabem é que para cada BIÓTIPO existem atividades físicas e programas de treino mais apropriados , saber identificar o biótipo de cada uma e indicar a atividade física correta é a função do educador físico.

Para tentar esclarecer um pouco este assunto veja abaixo os Biótipos mais comuns e atividades correlacionadas.

Biótipo Mesoformo

Deborah Secco.

São aqueles corpos mais bem dotados geneticamente porque são mais pré-dispostos a terem mais ganhos musculares. Geralmente, eles têm um visual mais atlético, boa postura e são simétricos. È preciso fazer uma dieta balanceada, dando ênfase aos legumes, verduras e proteínas. Carboidratos e gorduras sempre em pouca quantidade

Qual é a rotina de treinos e quais os exercícios mais indicados?

É muito importante fazer atividades físicas regulares (entre 3 e 5 vezes por semana) para obter os melhores resultados. A musculação focada em hipertrofia (definição, repetição e pouca carga) é mais indicada, sempre acompanhada de um treino aeróbico (corrida, esteira, dança, aeróbica) de 45 minutos.

Biótipo ampulheta

Juliana Paes

Este é um dos perfis mais desejados das mulheres. Nele há equilíbrio nas medidas entre quadril e região do busto o que acentua a definição da cintura. O problema é que os quilinhos extras podem ficar concentrados na região da barriga, o que tira a harmonia das formas. Muito cuidado com os doces e gorduras, já que normalmente estes corpos engordam com facilidade

Qual é a rotina de treinos e quais os exercícios mais indicados?

O indicado é fazer musculação entre três e cinco vezes por semana e, ao menos dois dias, focar no treinamento aeróbico. A orientação é que a região

Ampulheta é o biótipo mais almejado pelas mulheres mas nem todas têm esta forma física
dos braços e membros superiores seja trabalhada na mesma proporção do que a região das pernas e membros inferiores. Abdominais e exercícios que fortalecem a postura e o abdômen (Pilates, Ioga e Core) também são recomendados.

Biótipo pera

Camila Pitanga


Fininha em cima e com quadril largo , a característica principal deste biótipo são os quadris avantajados e ombros estreitos. Apesar de não terem muita facilidade para engordar, o acúmulo de gordura pode ficar concentrado na região do glúteo, uma das mais detestadas de serem trabalhadas pelas mulheres. Mas não há como escapar dos agachamentos, em especial neste tipo de corpo. Para este perfil, os carboidratos não são tão vilões porque ajudam a ganhar músculos.

Qual é a rotina de treinos e quais os exercícios mais indicados?

Pessoas com o corpo tipo pera têm pouca massa muscular e, por este motivo, precisam fazer muita musculação (no mínimo três vezes por semana). O treino muscular precisa dar ênfase aos membros inferiores e também na região das costas e ombros. Atividades aquáticas (natação,hidroginástica) também são boas opções

Biótipo triângulo invertido

Priscila Fantim

Este perfil possui região superior do tronco bem mais larga e as pernas e quadris mais estreitos. Apesar da facilidade em ganhar massa muscular, é preciso direcionamento nos treinos para manter a harmonia das curvas

Qual é a rotina de treinos e quais os exercícios mais indicados?

A musculação é indicada entre três e cinco vezes por semana, com algumas particularidades. É preciso um trabalho reduzido para região dos braços e parte superior do corpo e foco nos exercícios de glúteos e coxas, sempre para o ganho de massa muscular e aumento de medidas.

Biótipo retangular

Gloria Pires

São aquelas mulheres que têm ombros e quadris com medidas semelhantes, mas sem o afinamento da cintura. Ele é muito freqüente tanto nas mais magrinhas quanto nas mais cheinhas. Apesar dos corpos não serem muito definidos, a boa notícia é que a estrutura óssea é larga e forte, o que pode favorecer o ganho de massa muscular

Qual é a rotina de treinos e quais os exercícios mais indicados?

O indicado é treinar musculação entre 2 e 4 vezes por semana, sempre de forma equilibrada, exercitando a parte superior, o tronco e o quadril. A freqüência de exercícios aeróbios precisa ser mais intensa (entre 3 a 5 vezes por semana) já que o gasto calórico é importante para quem tem este

O Biótipo retangular é típico tanto das magrinhas quanto das gordinhas. Com treino muscular, é possível definir melhor as curvas do biótipo. Uma dica é usar e abusar das aulas em grupo e esportes coletivos.

Biótipo maçã

Preta Gil e Mulheres Frutas em Geral

São as mulheres que têm busto avantajado, ombros largos e, ao mesmo tempo, glúteos e quadril favorecidos. A estrutura física é mais larga, mas com exercícios direcionados pode ficar mais simétrica e harmoniosa

Qual é a rotina de treinos e quais os exercícios mais indicados?

O melhor treino muscular é aquele em forma de circuito que utiliza todos os aparelhos da academia, equilibrando o fortalecimento de membros superiores e inferiores. A freqüência aeróbica precisa ser alta de pelo menos três vezes por semana. Aulas de dança, ginástica em grupo e esportes coletivos também são muito adequadas.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O Câncer , Prevenção e Cura

Toda vez que uma figura pública sofre e principalmente morre de uma "doença devastadora" as pessoas tendem a temer por sua saúde , isto aconteceu esta semana com um ex-presidente , sendo assim seguem algumas orientações do Hospital com maior experiência em casos de câncer e precursor de tratamentos e terapias inovadores na área.

1. Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo. Estas células não aparecem nos testes-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de câncer que não há mais células cancerosas nos seus corpos depois do tratamento, isto quer apenas dizer que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas porque não atingiram o número detectável.

2.Células cancerosas ocorrem de 6 a mais de 10 vezes ao longo da vida das pessoas.
 
3.Quando o sistema imunológico da pessoa está forte, as células cancerosas são destruídas e impedidas de se multiplicar e formar tumores.
 
4. Quando uma pessoa tem câncer, isto indica que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas podem ser decorrentes de fatores genéticos, do meio ambiente, da alimentação e do estilo de vida.

5.    Para superar as múltiplas deficiências nutricionais, mudanças na dieta e a inclusão de suplementos fortificarão o sistema imunológico.

6. Quimioterapia envolve o envenenamento das células cancerosas de rápido crescimento e também destrói células saudáveis também de rápido crescimento da medula óssea, do trato gastrointestinal etc, e causar danos a órgãos como o fígado, os rins, coração, pulmões etc.

7.A radiação enquanto destrói células cancerosas, também queima, deixa cicatrizes e danifica células sadias, tecidos e órgãos.

 8. Os tratamentos iniciais com quimioterapia e radiação freqüentemente reduzirão o tamanho do tumor. Contudo, o uso prolongado da quimioterapia e da radiação não resultará em maior destruição do tumor.
 
9. Quando o corpo tem uma carga muito grande de toxinas da quimioterapia e da radiação, o sistema imunológico é ou comprometido, ou destruído. Em conseqüência a pessoa pode sucumbir por várias espécies de infecções e complicações.
 
10. Quimioterapia e radiação podem ocasionar mutações nas células cancerosas, tornando-as resistentes e difíceis destruir. A Cirurgia também pode espalhar as células cancerosas para outros lugares.

11. Um meio eficaz de combater o câncer é fazer as células cancerosas passarem fome, não lhes dando os alimentos de que necessitam para se multiplicar.

AS CÉLULAS CANCEROSAS SE ALIMENTAM DE:
 
1.  O açúcar é um alimentador de câncer. Ao eliminar o açúcar é cortada uma importante fonte de alimentação para as células do câncer.

Substitutivos do açúcar como Nutra Sweet, Equal, Spoonful, etc são feitos com Aspartame que é prejudicial. Um substituto natural melhor seria mel Manuka ou melado, mas somente em pequenas quantidades. Sal de mesa tem uma substância química adicionada para lhe dar a cor branca. Melhor alternativa é ´Bragg's aminous (?) ou sal marinho.
 
2.  O leite faz o corpo produzir muco, especialmente no trato gastro-intestinal. O câncer se alimenta de muco. Cortar o leite e substituí-lo por leite de soja sem açúcar faz com que as células do câncer morram de fome.

3. As células de câncer prosperam em ambientes ácidos. Uma dieta a base de carne é ácida e é melhor comer peixe e galeto em vez de carne de vaca ou de porco. Carne bovina também contém antibióticos para o gado, hormônio do crescimento e parasitas, que são prejudiciais, especialmente para pessoas com câncer.

4.  Uma dieta com 80% de vegetais frescos e sucos, grãos integrais, sementes, nozes e um pouco de frutas ajuda a colocar o corpo num ambiente alcalino. Cerca de 20% podem ser de alimentos cozidos inclusive feijões. Sucos de vegetais frescos proporcionam enzimas vivas que são facilmente absorvidas e descem até o nível celular dentro de 15 minutos para nutrir e estimular o crescimento das células sadias. Para obter enzimas vivas para formar células sadias experimente e beba sucos de vegetais frescos (a maioria dos vegetais inclusive brotos de feijão) e coma alguns vegetais crus 2 ou 3 vezes ao dia. As enzimas são destruídas a temperatura de 40º C (104° F).

5. Evite café, chá e chocolate, que contêm muita cafeína. Quanto à água - é melhor tomar água purificada, ou filtrada, para evitar toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. Água destilada é ácida, evite-a.
 
 6. A proteína da carne é de difícil digestão e exige um monte de enzimas digestivas. Carne não digerida ao permanecer no intestino apodrece e conduz a um aumento das toxinas.
 
7. As paredes das células cancerosas têm uma cobertura de proteína dura. Evitar ou comer menos carne libera mais enzimas para atacar as paredes de proteínas das células cancerosas e possibilita que as células matadoras do corpo destruam as células cancerosas.

8. Alguns suplementos constroem o sistema imunológico (IP6, Flor-ssence, Essiac (???), antioxidantes, vitaminas, minerais EFAs (?) etc.) para possibilitar que às células matadoras do próprio corpo destruir as células cancerosas. Outros suplementos, como a vitamina E, são conhecidos por acarretar apoptose, ou seja morte programada de células, método normal do corpo de desfazer-se de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.

9. O câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito  preventivo e positivo ajudará ao guerreiro do câncer a ser um sobrevivente. A ira, o não perdoar e a amargura colocam o corpo num ambiente de tensão e acidez. Aprenda a ter um espírito amoroso e de perdão. Aprenda a relaxar e desfrutar da vida.
 
10.  As células cancerosas não prosperam em um ambiente oxigenado. Exercícios diários e respiração profunda ajudam a proporcionar mais oxigênio para o nível celular. A terapia com oxigênio é outro meio empregado para destruir células cancerosas.
 
Nenhum recipiente de plástico no microondas.
 
Nenhuma garrafa de água no 'freezer'.
 
Nenhum envoltório de plástico em microondas.

John Hopkins recentemente mandou isto em um dos seus comunicados à imprensa. Esta informação está também circulando no Centro Médico Walter Reed, do Exército:
 
A substância química dioxina causa câncer, especialmente câncer do seio.
 
As dioxinas são altamente venenosas para as células dos nossos corpos.
 
Não congele garrafas plásticas com água, pois isto libera dioxinas do plástico.
 
Recentemente o Dr Edward Fujimoto, Gerente do Programa de Bem-Estar do Hospital Castle, esteve num programa de TV para explicar este risco para a saúde. Ele falou sobre as dioxinas e o quanto elas são ruins para nós. Ele disse que não devemos aquecer nossos alimentos no microondas usando vasilhas de plástico.
 
Isto se aplica especialmente para os alimentos que contenham gordura.
Ele disse que a combinação de gordura, alta temperatura e plásticos libera dioxinas para os alimentos e, finalmente, para dentro das células do corpo.
 
Em lugar dos plásticos ele recomenda usar vidro, tais como Corning Ware, Pyrex ou vasilhas de cerâmica para aquecer os alimentos.

Obtém-se os mesmos resultados, mas sem a dioxina para coisas como receitas de TV (TV dinners), macarrão de cozimento rápido e sopas, etc., eles devem ser removidos da embalagem e aquecidos em outro recipiente.
 
Papel não é ruim, mas não se sabe o que o papel contém. Simplesmente, é mais seguro usar vidro temperado. Ele nos lembra que algum tempo atrás, alguns dos restaurantes de comida rápida (fast food) abandonaram recipientes de espuma e passaram para papel. O problema das dioxinas foi uma das razões.
 
Ele também ressaltou que envoltório plástico, como o filme plástico, é também tão perigoso quando colocados sobre os alimentos a serem cozidos em microondas. Com o alimento sob a ação da microonda, a alta temperatura acarreta que efetivamente toxinas venenosas evaporem do envoltório plástico penetrem no alimento. Como substituto, cubra o alimento com toalha de papel.


 
 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Relaxe e aproveite suas férias totalmente desconectado(a) do trabalho.

Férias ou qualquer folga que apareça na sua rotina pede um descanso apropriado , nosso corpo precisa relaxar e para obtermos todos os benefícios do descanso siga as dicas abaixo:

1. Aproveite os primeiros dias da primeira semana para colocar as ideias em ordem, ouça seu corpo e sua mente e planeje as atividades que realmente lhe farão bem .

2. Depois desta semana, comece a mudar hábitos antigos já foi comprovado, pela neurociência, que esta é uma forma de rejuvenescer as células e os neurônios, para isso observe aquilo que faz sempre igual e pergunte-se: “Como posso fazer diferente para um melhor resultado?” E faça.

3. Desligue-se Totalmente do trabalho ou atividades cotidianas , Poste uma mensagem de férias dizendo que tal pessoa responderá por você durante o período em que estiver fora. E informe a sua data de sua volta. O mundo não vai acabar por isso.


4. Cuide de seu corpo e de sua mente, aproveite o tempo livre para mover-se e aprender a meditar, por exemplo. Pode ser útil em sua volta ao trabalho.

5. Se gosta de tirar férias e se acha incapaz de desligar, escolha um roteiro para um local onde você possa conhecer novas visões sobre o assunto que domina – e então sentir que, mesmo nas férias, você está se aprimorando em sua função.

6. Saiba que o nosso organismo é feito de muitas partes, e que dar um tempo do cotidiano pode ser a melhor maneira de aumentar a performance no trabalho.

7. Felicidade é medida não pelo que você conquistou, mas pelo que você faz com o tempo que tem todos os dias. Desligue de sua agenda diária de trabalho e, mesmo incluindo em seu roteiro algo que vai lhe acrescentar intelectualmente em sua profissão, desconstrua sua agenda diária e faça suas coisas em horários diferentes ; acorde em horários que jamais faria em sua rotina diária , da mesma forma durma igualmente em horários diferentes , se não tem o hábito de dormir depois do almoço, tire uma soneca e observe como seu corpo reage às modificações propostas.

8. Escolha com quem vai viajar. Lembre-se, a pessoa que está indo com você precisa saber o que você propõe para esta viagem; saiba explicar o que deseja e entenda quais os desejos da pessoa ou pessoas que irão junto , desta forma você estará tranquila e ciente de que todos estão fazendo o que desejam nas férias.

9. Não crie agenda de eventos e nem fique presa a ações - siga o exemplo do Zeca Pagodinho e deixe a vida te levar por alguns dias - Escolha um show ou evento ao qual quer ir somente quando estiver no destino das férias, e não antes , não marcar compromissos antes , não deixa parecer que tem que cumprir agendas fixas como em seu trabalho.

10. Não transforme suas férias em metas a cumprir.