sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os perigos da Corrida de Rua



Algum tempo atrás uma britânica que morreu na reta final de uma maratona da qual participava para arrecadar fundos para uma entidade beneficente , o fato causou mais espanto por se tratar de uma pessoa relativamente jovem , saudável e treinada ,  Claire Squires, de 30 anos, do condado de Leicestershire, Inglaterra, desmaiou e faleceu durante a Maratona de Londres. 

Tudo bem ,  é sabido que correr uma maratona coloca o organismo sob imensa pressão , no entanto o que a grande maioria das pessoas não sabem é que mesmo distâncias menores colocam o organismo sobre uma grande carga de estresse , sejam durante as provas e/ou treinamentos. 

Torções e maus jeitos respondem pela maioria dos incidentes que acontecem em corridas. Excluídos estes, a  desidratação  é o maior obstáculo que um atleta tem de enfrentar. Em uma corrida de média para longa, em um dia quente e úmido, até quatro litros de fluidos podem ser perdidos à medida que o corredor sua e expira. 

Muitas contusões podem ser evitadas se o atleta faz um bom aquecimento e alongamentos antes de começar a correr. Beba muita água durante a corrida. 
Especialistas aconselham corredores a seguir um plano de treinamento nos meses que antecedem a corrida. Segundo eles, um mês antes da prova específica o atleta deve ser capaz de correr 2/3 da prova de forma contínua "confortavelmente". Isso quer dizer que, ao final desse percurso, ele deve sentir que seria capaz de correr um pouco mais. 

Agora vem o maior dos problemas : Seguir um plano de treinamentos , treinar  não é só correr cada vez maiores distâncias , cada vez mais rápido , uma vez que você começa a treinar, aumente as distâncias gradualmente para evitar exaustão e alterne dias de treinamento intenso com dois dias de treinamento mais leve ou descanso, para que seu corpo possa se recuperar. 

O grande problema esta no fato que seja por empolgação , desconhecimento ou má orientação a maioria das pessoas só querem correr para treinar , negligenciam a necessidade da evolução gradual dos treinos , a necessidade de diferentes sessões de treinamento durante as semanas , a integração destes treinamentos com outras atividades , além de alimentação e descansos apropriados.     

A corrida de rua tornou-se um esporte bastante popular nos últimos anos , o número de provas e participantes aumentou muito , de olho nesta fatia do mercado a maioria dos clubes e/ou academias formou se grupo de treinamento - atente que na maioria dos casos a só existe mesmo a palavra treinamento - para corrida de rua , na grande maioria o responsável sequer tem algum tipo de experiência na montagem de programas deste tipo , o que ocorre é que juntam um grupo totalmente heterogêneo , fazem um pseudo alongamento- quando fazem-  e saem simplesmente para correr a distância e/ou percurso que agrada o responsável naquele dia , sem diferentes metas e sessões para cada participante ou seja o corredor de 3m/k corre com o de 5m/k , um dos dois deve estar com um treino no mínimo equivocado.

Ao seguir um plano de treinamento, você será capaz de ganhar resistência física. Entretanto, se ficar doente ou se machucar durante o treinamento, você acabará por interrompe-lo , não aceite aquela pseudo orientação de pseudos treinadores que é normal sentir dor , o corpo acostuma , de forma alguma volte a treinar até que seu corpo tenha se recuperado totalmente , pois se  você sofre de alguma doença ou complicação pode colocá-lo num risco ainda maior, se você é diabético ou tem doença cardíaca, procure aconselhamento médico. É importante que você treine CORRETAMENTE para ganhar resistência de forma constante e segura. 

No dia do evento, lembre-se de alongar e/ou aquecer, administre sua energia e descanse se sentir dor ou desconforto. Infelizmente, em circunstâncias muito raras, algumas pessoas vão sofrer complicações imprevistas, normalmente ligadas a condições anteriores. Mas para a grande maioria das pessoas, os benefícios que o exercício traz para a saúde são maiores do que os riscos.