terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Dores na Coluna Sobrepeso e saúde

Todos nos durante o dia tendemos a adotar posturas e a realizar movimentos inadequados que podem vir a provocar desvios e dores na coluna. Cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares e conseqüentemente livrar-se das dores na coluna . De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. As causas dos problemas são simples e, na maioria das vezes, estão associadas ao sedentarismo. Para combater este mal, e necessário que as pessoas adotem técnicas que ajudam a aumentar a resistência muscular e, principalmente, a melhorar a postura.
Dores na coluna atingem pessoas de todas as faixas etárias e com as mais diversas ocupações, isso porque, além do sedentarismo, atividades simples do dia-a-dia como sentar, deitar e até andar são feitas de maneira incorreta. Exercícios físicos regulares são grandes aliados da coluna, músculos destreinados tendem ao encurtamento, se tornando mais rígidos. Tudo isso finda por sobrecarregar de peso a coluna.
Para combater as dores, o ideal é combinar três tipos de exercícios: alongamento, musculação e aeróbica. O alongamento é ideal para aumentar a flexibilidade, já a musculação, trabalha abdome e lombar. Este tipo de trabalho ocasiona o fortalecimento de uma região que convencionamos chamar de CORE que nada mais é do que um cinturão que fortalece a base da coluna. A atividade aeróbica também é excelente para a perda de peso, a sobrecarga de peso é um dos fatores que mais influencia as dores na coluna.
Para o corredor o fortalecimento da coluna é essencial , musculação pode ser tida como uma das principais atividades , no entanto , existem atividades alternativas que garantem resultados positivos. Aulas como Body Pump e Body Balance além de modalidades aquáticas, o Pilates, o flying cords modalidade onde o aluno usa o peso do próprio corpo para os exercícios, entre outros podem ser utilizados .
Essencial também é iniciar imediatamente umarotina de redução de peso , para isto foi recentemente publicado no periódico científico Archives of Internal Medicine em pesquisa recente, limitar pela metade a exposição diária à TV é capaz de aumentar o gasto de calorias entre adultos com sobrepeso ou obesos, mesmo sem modificar o nível de ingesta calórica.
Na pesquisa o grupo que teve limitada sua esposição a Tv em 50% foi capaz de incrementar o gasto calórico diário em 120 calorias quando comparado àqueles que não foram limitados . Ou seja , os participantes gastaram 244 calorias a mais do que consumiram no dia. Em contraste, o grupo de voluntários que não teve limitação do uso da TV consumiu 57 calorias a mais do que gastou no dia.
Limitar a exposição a TV libera tempo para atividades ativas como o exercício físico, e também podem favorecer com que as pessoas tenham o número de horas de sono que precisam. Já é bem reconhecido que tanto a falta de atividade física como a privação de sono estão associados ao risco de obesidade. Adultos chegam a uma média diária de cinco horas em frente à TV em países como os Estados Unidos, e pesquisas recentes, incluindo o Brasil, têm mostrado que a tela do computador já concorre fortemente com o tempo que o adulto gasta com a TV. E este também também é um comportamento sedentário.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Dicas para você vencer a maratona de festas em forma

No final e ano, a correria é tanta que você chega a pensar em desistir da academia. Mas a agenda lotada de compromissos não rende a queima de calorias necessária para chegar à praia com o corpo em forma. Por isso, não tem saída: a solução é encontrar formas de encaixar os exercícios numa brecha entre uma tarefa e outra. E não duvide de que isso é possível. Confira abaixo as dicas de como tornar isso possível.

1. Treine pela manhã
O treinamento pela manhã ajuda a dar uma maior disposição durante o dia, o que é ideal para esse período corrido de fim de ano. Além disso, treinando pela manhã, você fica com o resto do dia disponível para fazer as compras e não corre o risco de se atrapalhar e perder o treino.

2. Aulas dois em um
Se o tempo está curto, busque aulas que reúnem trabalho muscular e aeróbico. O resultado é tão rápido quanto o do treino completo, além de valer como opção de emergência. As aulas de body combat e body pump são as mais indicadas

3. Orientação personalizada
Nem que seja apenas no mês de dezembro, vale contar com o acompanhamento de um personal trainer. Ele ajuda não apenas a manter a motivação, mas trabalha todos os principais pontos do seu corpo, impedindo que você perca o ritmo.

4. Trace uma meta relâmpago
Por mais que você tenha um objetivo maior, pense numa meta que pode ser alcançada em poucas semanas. Tendo ela em vista, há mais motivação para freqüentar a academia e, dessa forma, manter o foco no treino.

5. Corte a monotonia
Treinos repetitivos demais são causadores de desistências. Pelo menos nesta época do ano, fale com seu treinador e peça sugestões para variar os exercícios. As novidades a cada aula geram curiosidade e atraem sua atenção para a academia.

6. Adapte o treino ao seu tempo
Em vez de espremer os exercícios nas folgas, remodele seu programa de atividades. Calcule, exatamente, quanto tempo você tem disponível nesta época do ano. Com base nisso, escolha os principais exercícios. Quando a correria passar, no entanto, retorne ao programa completo.

7. Aproxime as distâncias
Diminua os seus deslocamentos, procurando fazer compras em lojas próximas da academia. A dica é especialmente interessante para quem treina em unidades abrigadas dentro de shoppings. Mas, se este não é seu caso, aproveite para conhecer a vizinhança do lugar onde você faz exercícios. Uma boa caminhada nunca é demais.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Erros comuns na dieta para emagrecer ou conquistar boa forma e o desempenho no treinamento com pesos

1º ERRO => SER SOVINA NO CAFÉ-DA-MANHÃ
Comer pouco no café-da-manhã pode colocar o seu organismo em estado catabólico, o que causa a perda de massa muscular, retarda o metabolismo e impede a queima de gordura.Com a baixa taxa de açúcar no sangue aliada à falta de proteínas recentemente digeridas, o corpo parece entrar num estado catabólico, no qual os músculos são mais queimados do que construídos. Coma grande quantidade de carboidratos pela manhã, o que aumenta o nível de açúcar na corrente sanguínea, aliviando, assim, a carga sobre as proteínas e a massa muscular.
Veja-se que, quando se está dormindo, a condição de jejum faz com que o organismo, à procura de energia, recorra aos músculos. O ideal, é começar o dia com 80 ou 100g de carboidratos – os de rápida digestão irão imediatamente para o sangue e aqueles que são digeridos lentamente darão energia para passar o dia – e de 30 a 50g de proteínas.

2º ERRO => A INGESTÃO DE PEQUENA QUANTIDADE DE PROTEÍNA
Chega a ser ofensivo acreditar que é excessivo comer mais de 200g de proteína por dia. A proteína é igual a um reparador de danos – quando se vai para a academia, mesmo sendo um iniciante, a fibra muscular é danificada e o ingrediente primário para a sua reconstrução é a proteína.
O consumo de proteína precisa ser de, no mínimo, 1g por cada 1kg de nosso peso corporal todos os dias. Para hardgainers, a proporção deve ser de 1,5g a cada 1kg, por isso, a maioria dos fisiculturistas consomem, diariamente, shakes de proteína.

3º ERRO => MUITOS CARBOIDRATOS SIMPLES NA DIETA
A escolha dos tipos de carboidratos deve ser feita com atenção, pois, a ingestão de muitos carboidratos simples pode resultar no aumento da gordura corpórea. A melhor opção é comer carboidratos de digestão lenta, tais como inhame, batata-doce, aveia e pães integrais. Já o consumo de carboidratos simples – pão branco, doces, açúcares – deve ser mínimo, exceto, é claro, imediatamente após o treino, quando é aconselhável ingerir entre 40 e 100g de carboidratos de rápida absorção, a fim de iniciar-se a reconstrução muscular.

4º ERRO => REFEIÇÕES DESBALANCEADAS
Em toda refeição, é preferível que a quantidade de proteínas esteja em equilíbrio com a de carboidratos, porque, um prato constituído de carboidratos excessivos trará picos de açúcar no sangue, a diminuição de energia e barreiras à queima de gordura. De outro lado, quando a proteína encontra-se presente em grande número e ausentes são os carboidratos (por exemplo, tomar somente whey protein após a malhação), os aminoácidos não serão efetivamente absorvidos pelos músculos devido à carência de insulina. A recomendação é de que a porção de proteína seja exatamente igual a de carboidrato, um para um (1:1), com uma moderada combinação de gordura saudável. Todavia, se você tem o metabolismo acelerado, sinta-se à vontade para comer mais carboidratos.

5º ERRO => ISENÇÃO DE GORDURA
É uma questão de lógica, comer gordura pode deixá-lo gordo, mas proteína e carboidrato em excesso também, logo, batatas fritas estão fora de cogitação e a boa gordura deve ser abraçada. Alimentos como ovos, salmão, carne vermelha magra e azeite de oliva são providos de “blocos de construção” para os hormônios que regulam o crescimento e a queima de gordura.
É um erro eliminar por completo a gordura de uma dieta, pois o organismo está constantemente procurando gordura sadia, necessária à facilitação das mudanças positivas.
É indicado o consumo de uma a três gemas de ovos por dia, de carne magra uma vez ao dia – a gordura saturada encontrada num bife elevará o nível de testosterona –, de óleo de oliva em saladas, de nozes, amêndoas e amendoins. Em resumo, de 15 a 30% dos nutrientes diários devem ser provenientes da gordura saudável.

6º ERRO => INDISCIPLINA
O fisiculturismo não é loteria; até mesmo aqueles que são agraciados geneticamente (Ronnie Coleman, Jay Cutler, Arnol Schwarzenegger) não moldaram seus físicos da noite para o dia. Isso leva tempo e, mais do que qualquer coisa, disciplina. Você tem que ser disciplinado e comer corretamente todos os dias para atingir os seus objetivos e, assim, a seu tempo, o sucesso chegará.

7º ERRO => COMER DEMAIS ANTES DE DORMIR
É fato que o metabolismo torna-se mais lento à noite, já que durante o dia, as pessoas são mais ativas. E, em função disso, as calorias consumidas ao final do dia ficam propensas a serem armazenadas em forma de gordura – o que acontece verdadeira e intensamente com os carboidratos.
Isso não significa que tem-se de pular a última refeição, é só se manter longe dos carboidratos antes de ir para a cama. O ideal, é ingerir de 20 a 40g da proteína caseína (de lenta disgestão), provendo aos músculos um afluxo constante de aminoácidos durante o sono, o que manterá o anabolismo, não o catabolismo.

8º ERRO => NÃO DEFINIR UM OBJETIVO
Em qualquer coisa que se faça, primeiramente deve-se delinear, jamais vagamente, uma meta. O objetivo precisa ser tangível, específico, claro. Com dietas não é diferente. Apenas dizer que quer ficar grande e enxuto não basta; requer-se uma dieta nutricional diferenciada. Por que os fisiculturistas devem seguir dietas diferentes antes de uma competição e fora de temporada?
Não adianta fixar um objetivo de ganhar 10kg de massa muscular e comer como um passarinho. Você deve comer proteínas suficientes e fazer as outras coisas necessárias ao ganho de músculos, incluindo a quantia certa de carboidratos e gorduras, bem como de suplementos alimentares.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

FRUTAS QUE AJUDAM A HIDRATAR, PREVENIR O ENVELHECIMENTO, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS

A cada dia surge um novo creme, óleo, xampu ou tratamento para a pele. Tentadores, perfumados e com promessas irresistíveis, eles comprometem nosso orçamento e fazem nosso ritual de beleza durar ainda mais. Não seria ótimo se existisse uma maneira mais simples e econômica de combater a acne, evitar a caspa, prevenir o envelhecimento e hidratar? Bom, existe: basta trocar os produtos de beleza por uma alimentação rica em frutas.

Saborosas e ricas em propriedades benéficas para nossa beleza e saúde, as frutas são encontradas em abundância no nosso país e, graças ao seu baixo custo, possibilitam que o cuidado com a pele seja um ritual prazeroso e constante. Para isso, basta saber o que cada fruta pode lhe proporcionar e consumir de três a cinco variedades de frutas diferentes diariamente (seja in natura, ou com sucos e vitaminas).

Conheça agora o que cada fruta pode fazer por você e desfrute: seu corpo agradece.

Açaí: delicioso, esse fruto possui propriedades antibacterianas, o que previne o surgimento da acne. Além disso, é ótimo para melhorar a cicatrização, já que é rica em antocianinas, substâncias responsáveis pela circulação, que ajudam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Cabelos enfraquecidos também podem ser beneficiados pelo consumo do açaí e de suas propriedades nutritivas.

Banana: doce, saborosa e riquíssima em vitaminas e potássio, a banana ainda lhe deixa mais bonita. Isto porque a fruta possui uma grande quantidade de vitamina B6, que combate, entre outras coisas, a dermatite – doença que desequilibra a pele, causando oleosidade excessiva e também coceiras, descamações e vermelhidão. Sua forma mais conhecida é a caspa, mas a dermatite seborreica também pode surgir nas axilas, no rosto, no peito e nos genitais.

Jaboticaba: essa fruta adocicada possui propriedades muito importantes para a pele, principalmente em sua casca. Estudos associam a jaboticaba com o rejuvenescimento e a hidratação da pele. O benefício está associado com uma substância encontrada nesta fruta, cuja maior ação é combater os radicais livres (moléculas que danificam o material genético e aceleram o envelhecimento). Além disso, estimula a produção de colágeno e possui grande quantidade de vitamina C.

Laranja: quando se fala em vitamina C, logo pensamos na laranja. Suculenta e encontrada em qualquer época do ano, essa fruta proporciona maior irrigação sanguínea da pele – que fica bem oxigenada e resiste mais aos efeitos do tempo – e do couro cabeludo, o que estimula a produção e o crescimento dos fios de cabelo. Além disso, a vitamina C produz colágeno, fundamental para a elasticidade da pele, e previne o excesso de oleosidade e a acne.

Maçã: outra fruta facilmente encontrada, a maçã é rica em vitaminas, notadamente do complexo B. A fruta ajuda na renovação das células e na troca da epiderme, que ocorre em nosso corpo pelo menos uma vez por mês. Por possuir muitas fibras, acaba cuidando da pele por tabela, já que ajuda o intestino a funcionar bem. Evita a queda dos cabelos e, como tem flavonoides em sua composição, é apontada como uma arma na prevenção do câncer da pele, e até comparada ao vinho, no que diz respeito aos efeitos benéficos.

Manga: fruta preferida de muitos brasileiros, a manga é rica em vitamina C e em betacaroteno, um precursor da vitamina A que age como um antioxidante (prevenindo o envelhecimento. A manga pode melhorar a elasticidade da pele, devolver o brilho aos cabelos e fortalecer as unhas. Protege a pele dos raios solares e auxilia na formação da melanina, o que pode ajudar no bronzeamento. Além disso, a manga ajuda a combater a acne e também purifica o nosso sangue.

Melancia: a melancia é composta, em grande parte, de água, sais minerais e vitaminas. Muito refrescante, é uma delícia no calor. Como contém muita água, age como um ótimo hidratante para o organismo como um todo, mas em particular também  para a pele, que fica tonificada e com aparência saudável. Como é diurética, essa fruta tem um importante papel na desintoxicação do corpo, sendo uma importante aliada na eliminação das toxinas.

Melão: outra fruta praticamente feita de água, o melão agrada ao paladar feminino por ter um gosto adocicado e suave e ajuda a manter a pele hidratada e nutrida. Como o melão, principalmente aquele de polpa amarela, é uma excelente fonte de pró-vitamina A, ele pode ser bastante útil para ajudar a manter o bronzeado por mais tempo. Aliás, a fruta pode ser nossa fonte desta vitamina, pois apenas 100 g de melão são suficientes para suprir a metade de nossas necessidades diárias.

Morango: além do gosto adocicado e do aroma inconfundível, o morango tem em sua composição a vitamina C e os polifenóis, que combatem os radicais livres, ajudando a evitar o envelhecimento da pele e o enfraquecimento dos cabelos, por proteger sua raiz. Também desintoxica a pele, estimula a circulação sanguínea e age como um potente vasodilatador.

Tomate: indispensável em uma boa salada, o tomate é uma grande fonte de licopeno. O licopeno é uma substância bastante estudada por ser associada à redução do câncer da próstata. Na pele, age como um poderoso antioxidante, ajudando a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. A ingestão do tomate pode ajudar na prevenção das queimaduras do sol na pele e o envelhecimento prematuro.