quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Proteína qual a quantidade e momento ideais de consumir



Não vou nem entrar na discussão da real necessidade da suplementação a base de proteína para a pessoa que "malha" ou treina normalmente em situações e quantidades dentro do aceitável , nos clubes , ruas e/ou academias .
Muito embora a grande maioria das pessoas obtenham de maneira mais que satisfatória sua quantidade diária de proteína ,  aminoácidos e etc. a partir da alimentação regular , muitos ainda teimam em pensar que precisam "Suplementar" para obter resultados , será verdade?
Um dos aspectos que geram dúvidas entre os esportistas em geral é a respeito do horário em que deve-se  ingerir proteína para "alimentar" meus músculos?
O tipo e horário de ingestão são extremamente importantes , o momento em que você se alimenta e o tipo de proteína selecionada podem influenciar no balanço do nitrogênio , o que deve ser pensado no momento de suplementar , essa informação tem relação com os carboidratos, porque construir ou manter a massa muscular é um processo que requer muita energia. 


Aumentar a ingestão de proteínas e cortar carboidratos é uma estratégia ruim para os atletas ou pessoas comuns que treinam duro. Sem carbo suficiente, o corpo simplesmente busca outras fontes de energia e os aminoácidos (sobre tudo os aminoácidos ramificados, a leucina, a isoleucina e a valina) supõem uma fonte de energia de grande disponibilidade e acabam sendo usados. O tecido muscular é rico em BCAAs (aminoácidos ramificados) e essa reserva pode ser consumida quando há pouca energia disponível.

Além disso, os carboidratos estimulam a secreção de insulina, que ajuda a levar tanto a glicose como os aminoácidos ao interior da célula muscular; independente da modalidade praticada qualquer atleta que pretenda otimizar seu metabolismo de proteínas, tem que cuidar também da ingestão de carboidratos, especialmente quando fizer treinos com grandes volumes. 



Veja a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar na correta ingestão deste suplemento alimentar : 
• Assegure-se de consumir as doses adequadas de proteína. O mínimo diário é de 1.5g por kg. Se está fazendo um treinamento muito intensivo, aumente para até 2g.
• Depois dos treinos consuma bebidas com carboidratos e proteínas na primeira meia hora e uma comida rica em carboidratos nas horas seguintes.
• Consuma uma barrinha antes de treinar, com cerca de 50g de carboidratos e de 5 a 10g de proteína. A gordura deve ser mínima, apenas para garantir a digestão estomacal rápida.
• Use bebidas isotônicas que incluam proteínas nos treinamentos mais longos. Uma solução de 70g de carboidratos com 18g de proteína por litro pode ser ideal. Ingerir 1ml por kg de peso corporal, por minuto, parece ser a forma mais adequada de retardar a fadiga e reduzir o dano muscular.
• Prefira proteínas de digestão rápida, como as do soro de leite, iogurtes desnatados ou as de soja. Quando você tem pela frente um período longo de tempo de recuperação, como antes de ir dormir, pode usar proteínas de assimilação mais lenta, como a caseína de leite.
• Caso seu treinamento for prolongado e intenso acrescente BCAAs à ingestão normal de proteínas, além do mais se o seu esporte requer coordenação motora e agilidade mental.
• É muito importante que as fontes de proteína sejam de alta qualidade e que você também não deixe faltar em sua dieta alimentos integrais. Desta forma você assegura que seu organismo receba a quantidade adequada dos outros nutrientes essenciais para o metabolismo das proteínas e vitaminas do grupo B e o zinco.
Mesmo com todas estas indicações volto a salientar que na grande maioria das vezes a suplementação a base de proteínas não é necessária , ela é indicada apenas para quem apresenta níveis de treinamento MUITO ELEVADOS onde o desgaste é maior que a ingesta por vias alimentares normais , sendo que a grande maioria dos praticantes de atividades físicas não se encontram neste patamar de treinamento , além do que a simples ingesta desta substância não garante aumento real de Massa Muscular e nem mesmo ganhos de performance , estes dois são resultantes de um treinamento criterioso e bem elaborado pelo treinador e/ou técnico , além de perfeitamente executado pelo praticante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário