quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Beleza dos seios durante e depois da gravidez

Estrias, flacidez e queda são alguns dos problemas mais comuns enfrentados por muitas mulheres durante ou após a gestação. Os efeitos indesejados nos seios, decorrentes do estiramento da pele, assim como o escurecimento dos mamilos e as doloridas rachaduras, podem ser solucionados ou pelo menos amenizados com cuidados simples. Mas para estar com tudo em cima, é preciso começar antes mesmo do início da gravide.

É importante salientar que os cuidados favorecem não somente a parte estética, mas também o conforto na amamentação, na gravidez o aumento de hormônios provoca o crescimento e a ramificação do sistema de dutos mamários, levando ao aumento uniforme dos seios, como consequência, comumente podem ocorrer a saliência e o ressecamento dos mamilos e o aparecimento das estrias, ocasionadas pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina.

Sendo assim, é fundamental que a mulher prepare os seios antes mesmo da gestação com uma boa hidratação da pele , pois esta ajuda na regeneração celular e no combate ao envelhecimento; para promover este benefício são indicados cremes e óleos à base de macadâmia ou manteiga de karitê, que devem ser aplicados na forma de massagens rotativas nas mamas, duas vezes ao dia , mas é importante salientar que não é recomendado passar hidratante nas aréolas nem nos mamilos.

O uso de infravermelho é um tratamento mais específico na prevenção de estrias , no método uma luz estimula a produção de colágeno e a hidratação cutânea, melhorando o aspecto geral da pele. O ideal é fazer de quatro a seis sessões, cerca de três meses antes de a mulher engravidar.

Uma dieta balanceada, com alimentos ricos em licopeno (como o tomate), biotina (presente na carne vermelha, nos ovos e nos grãos) e vitamina C (como as frutas cítricas), contribui para obter uma pele mais firme.

Além destes cuidados a realização de atividade física é fundamental para colaborar com uma gestação saudável e seios mais bonitos , vale a pena ressaltar que esta deve ser bem elaborada e orientada por um profissional capacitado , a ida de uma gestante para uma academia comum não é o procedimento mais indicado.

Durante a gestação , os cuidados com as mamas devem ser redobrados , uma vez que , o corpo começa a se preparar para a amamentação e, além da manutenção da hidratação da pele, as grávidas devem usar o sutiã de sustentação, para suportar com conforto o aumento do volume mamário.

O banho de sol também é bastante recomendado para prevenir rachaduras e ativar a vitamina D no organismo , este procedimento ajuda a fortalecer a pele do mamilo e a evitar fissuras quando o bebê sugar, no entanto, a exposição ao sol deve ser de, no máximo, 15 minutos diários, com os seios totalmente à mostra, e sempre antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas, com filtro solar.

Com o início da amamentação, muitas mulheres reclamam de fissuras nos mamilos , Para mante-los saudáveis e sem dores é necessário, primeiramente, uma lactação correta. Isso inclui fazer com que o bebê abocanhe parte da aréola e não somente o bico do seio na hora de mamar ; outra dica importante para prevenir rachaduras é passar o próprio leite na aréola.

No período de lactação, a utilização de hidratantes pede mais cautela. Prefira produtos que contenham em sua fórmula ureia (com concentração máxima de 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina e vitamina E.

Também há inúmeros procedimentos estéticos para melhorar a aparência dos seios após a gestação. Um dos mais utilizados para acabar com as estrias é o ácido retinoico, prescrito pelo dermatologista e aplicado em casa mesmo. Outra indicação, esta feita em consultório médico, é o laser acompanhado de cremes estimuladores de colágeno e ultrassom.

Em casos de flacidez elevada, queda (chamada pelos médicos de ptose) e excesso de pele, a cirurgia plástica pode ser uma alternativa , em graus mais avançados de flacidez e ptose mamária, realiza-se o procedimento em associação com os implantes de silicone.

O médico recomenda, no entanto, que a cirurgia seja realizada somente após um período de oito a doze meses depois do parto. A mulher também não pode estar amamentando há pelo menos três meses e precisa ter se livrado do excesso de peso .

Neste ponto vem os aspecto mais importante - A Atividade Física Direcionada - esta sim ira ser determinante para a estética normal das mamas desde os momentos que antecedem a gestação até o pleno retorno da mulher as suas atividades normais .

Ao decidir-se engravidar procure uma academia com profissionais capacitados - ou mesmo o mais indicado Personal Trainer - e trace um planejamento conjunto para esta nova fase de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário