Atualmente os esportistas utilizam vários suplementos nutricionais com a crença de que irão obter um melhor desempenho físico. E a grande maioria dos suplementos não apresenta qualquer comprovação científica de efetividade ergogênica. Usando uma linguagem leiga, parece uma eterna busca do "espinafre do Popeye".
Para melhorar o desempenho físico no esporte existem, além de estratégias alimentares, substâncias ergogênicas que atuam por diferentes mecanismos e que são realmente eficazes.
Algumas das substâncias mais eficazes são a β- alanina, citrato de sódio e o Panax ginseng. A suplementação com β- alanina, um aminoácido e o citrato de sódio, evitam a fadiga muscular em atividades de alta intensidade anaeróbicas, como a musculação, um treino forte de moutain bike, downhill e aeróbicas de longa duração, como uma corrida ou ciclismo acima de 1 hora e meia e triathlon.
A fadiga muscular pode ser definida como a incapacidade do músculo em manter uma determinada tensão ou de manter o exercício físico a uma dada intensidade. As causas da fadiga podem ser múltiplas e incluem algumas alterações metabólicas intramusculares que gera uma baixa reserva energética e inadequada contração muscular.
Um indicador simples, rápido e barato para verificar se o rendimento do metabolismo durante o exercício está eficaz é o teste do nível de lactato sanguíneo.
A suplementação da β- alanina pode ser realizada de maneira crônica no período que antecede a competição ou de 30 a 40 minutos antes do treino ou competição. O consumo de carne, peito de frango e peito de peru também aumenta a disponibilidade de β- alanina no organismo.
O citrato de sódio possui ação semelhante ao bicarbonato de sódio, entretanto, o citrato é mais indicado por causar menor desconforto gastrointestinal. A recomendação pode ser aguda, cerca de 2 horas antes do exercício, ou crônica, com suplementação até 7 dias antes da competição.
Panax ginseng é uma substância fitoterápica com propriedades antiestresse, melhora a vitalidade e longevidade, a síntese protéica, é imuno estimulador e antioxidante. A suplementação desta substancia tem relevância para a performance física humana.
O efeito estimulante que os ergogênicos acima provocam no organismo é diferente em cada indivíduo, por isso o consumo associado à atividade física deve ser orientado por um nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário