sábado, 3 de dezembro de 2011

Treinar por longos períodos pode ser perigoso e não garante melhores resultados


Nada incomum nas academias é a figura do aluno(a) que na busca por resultados mais rápidos ou maiores passa inadvertidamente de uma aula para outra sem uma montagem previa e(ou) direcionamento na sua grade de atividades diárias.
Treinos de duas horas ou mais podem ser indicados para ganho de performance e maiores benefícios, mas apenas em casos extremamente específicos e por períodos pequenos, e o mais importante de tudo , estes devem ser direcionados e acompanhados por profissionais competentes que tenham toda a noção da fase de periodização na qual este aluno(a) ou atleta se encontra.
Esse tipo de estratégia geralmente é recomendada para atletas e indivíduos bem treinados , mas em indivíduos pouco ou mediamente treinados, sessões tão longas de exercícios não terão o efeito desejado.
Nesses alunos, treinos muito extensos podem provocar uma queda significativa dos estoques de glicogênio no sangue e um grande stress muscular que, muitas vezes, junto com com exercícios mal executados, acarretam lesões graves tanto na musculatura quanto em tecidos passivos (ligamentos, tendões articulações).
As academias e os profissionais que nela trabalham permitem estes tipos de treinamento pois é mais fácil , não da trabalho para os profissionais , e satisfaz os alunos que acham que quantidade e essencial para resultados . De qualquer forma, se uma pessoa quiser fazer um treino longo, de quase duas horas, a recomendação é não apostar em atividades muito intensas e exercícios com bastante peso. Ou seja: pegue mais leve.
Para a maioria dos alunos, uma boa sessão de treino indicada pelo ACSM (American College of Sports Medice) deve conter exercícios aeróbicos, de resistência e flexibilidade, que durarão aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
Mas, antes de iniciar as atividades físicas, não esqueça: procure um professor ou personal trainer e veja quais as características do treino mais importantes para você. Apenas esses profissionais podem avaliar todas as variáveis e adequá-las às suas atuais possibilidades para que possa atingir os seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário