sábado, 18 de fevereiro de 2012

Perca peso com ajuda do calor do verão


O verão também pode ser um aliado de quem quer emagrecer. Em dias quentes, é comum a rejeição e inapetência a alimentos muito gordurosos e de difícil digestão. , isso acontece porque, no verão, ocorrem alterações fisiológicas, como a desaceleração do organismo e aumento da temperatura corporal ; com isso, fica mais fácil optar por uma alimentação mais natural, que é menos calórica e auxilia na perda de peso, quando combinada à prática de exercícios físicos. 


É importante aumentar a ingestão de líquidos, como água, água de coco e sucos naturais para hidratar. É importante ainda optar por cereais integrais, carnes brancas, legumes, verduras e frutas, como sobremesa, para tornar a alimentação mais leve e de fácil digestão.


Para potencializar os resultados, a prática de exercício físico é fundamental. Porém, é preciso redobrar os cuidados no verão.Os carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais são nutrientes essenciais para um bom funcionamento do organismo. Por isso, nunca se deve praticar exercícios em jejum. 
As grandes refeições devem ser realizadas cerca de quatro horas antes do treino e as pequenas refeições ou lanches cerca de uma hora antes. A reposição de líquidos deve ser constante. Atletas que se exercitam por mais de uma hora e meia devem consumir também bebidas esportivas, para repor também os eletrólitos expelidos com o suor.

Dicas
 
Para manter uma alimentação saudável sem brigar com a balança, veja algumas dicas para ajudar na perda de peso.

- Boas opções e fáceis de preparar são os sanduiches com pães integrais e recheios magros, como peito de peru, frango desfiado e atum em água, acompanhados por uma salada temperada com azeite, sementes de linhaça, girassol, gergelim ou abóbora e pouco sal;

- Saladas compostas por folhas verdes variadas com legumes crus, acompanhadas com grelhados e/ou assados, como abobrinha recheada com frango e kibe assado com quinua, são ótimas preparações leves para o verão;

- Salada de frutas com aveia, açaí com fruta e granola são opções saudáveis e que dão energia;

- Sucos de frutas variados, como abacaxi com hortelã, melancia com gengibre, cenoura com beterraba, couve, brócolis, maçã e kiwi, são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, e têm ação antiinflamatória, conferindo mais beleza à pele;

- Fazer pequenas refeições e se alimentar a cada três horas. Uma fruta, barra de cereal, castanhas ou frutas secas são boas opções de alimentos entre as principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário