sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A DIFERENÇA ENTRE EMAGRECER E PERDER PESO




Isso é uma coisa que você só vai descobrir fazendo uma avaliação física!

Isso!! Aquela que a gente faz (ou deveria fazer) sempre que inicia algum programa de exercícios em academia ou personal, para avaliar se o treino está fazendo ou não algum efeito, e qual efeito, no nosso corpo.

>> Marque a sua na Espaço de Meta = 3081-8864<<

Existe sim uma grande diferença, e muitas pessoas ainda não se dão conta disso . Nosso corpo é composto por vários órgãos e tecidos, que podem ser divididos em quatro compartimentos: massa gorda, massa muscular, massa óssea e massa residual, sendo esta última constituída da pele e seus agregados, das vísceras e do sistema nervoso. De uma forma mais simples, podemos dividir o corpo em dois compartimentos: massa gorda e massa magra.

A massa magra envolve massa muscular, massa óssea e massa residual.

Emagrecer, é na verdade um processo onde eliminamos a gordura, que na maioria das vezes e transformada em massa muscular,

Perder peso é aquela diferença que vemos na balança, mas nem sempre o que se perde é gordura, às vezes é músculo e proteínas, outra só água mesmo.

Na grande maioria das vezes a redução dos números na balança não reflete uma redução de peso saudável, ou seja, um EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL. Mal estar, pele ressecada, irritabilidade, menor capacidade intelectual, podem ser alguns sintomas de PERDA DE PESO MAL FEITA OU MAL ORIENTADA. Busque atitudes saudáveis para que a sua redução de peso não comprometa a sua massa muscular, pois isso garante o bem estar e facilita, em seqüência, a sua manutenção de peso.

Para esclarecer melhor o assunto vou tentar uma abordagem diferente :

> Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura)
> Perder peso não significa perder gordura.

Muitas vezes o que se reduz em dietas desequilibradas ou atividades físicas mal orientadas é a massa magra, que se constitui de músculos e água. Ao perdermos músculos, nosso corpo irá adquirir aspecto de flacidez, e o resultado estético do emagrecimento será negativo.

É importante que saibamos que, ao iniciarmos um processo de emagrecimento, nosso organismo passará por três fases distintas :


1ª Algumas vezes ocorre uma redução maior de peso maior logo no inicio, pois o organismo
perde água, juntamente com a gordura que está sendo eliminada.

2ª Atinge-se o platô e o peso tende a manter-se estável, justamente por quê há uma pequena retenção de água para compensar a perda da fase anterior. Como a água pesa mais que a gordura, a balança pode até mesmo acusar um aumento de peso , mas isso não significa que a pessoa esteja engordando, pois continuará havendo perda de tecido adiposo

3ª Nessa fase ocorre uma crescente perda de peso com o emagrecimento de fato, que permite a conquista do seu peso idealizado, ou na grande maioria das vezes um peso adequado que reflete o seu atual estado de treinamento . (Massa Magra Alta e Tecido Adiposo Baixo)

Quando alguém inicia um um treinamento (Independente de Objetivos) ela estará emagrecendo, ou seja, trocando gordura por músculos conseqüentemente pode ocorrer uma manutenção ou mesmo aumento do peso na balança, .não se desespere pois é um aspecto normal do treinamento bem dirigido .

Agora, quem quer perder peso, muitas vezes recorre a dietas e exercícios de forma inadequada e acaba "engordando", ou seja, perde músculo entre outra coisas e não elimina a indesejável gordura, mesmo que o ponteiro da balança diminua.

Então gente, não se desesperem se ao iniciar um treino o número da balança continuar o mesmo ou aumentar um pouquinho! Persistam e façam as avaliações físicas periodicamente para descobrir como este treino está contribuindo e quando deve mudá-lo!

Por que fazer avaliações periodicamente ?

É importante, inicialmente, saber que o peso corporal é composto pela soma da Massa Gorda (gordura corporal) + Massa Magra (músculos, ossos e vísceras) + Água Corporal.

A gordura do organismo é essencial para várias funções vitais como síntese de hormônios, reserva de energia, isolamento térmico, transmissão de impulsos nervosos, proteção de órgãos vitais e transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Entretanto, o excesso de gordura corporal está associado a muitas patologias como diabetes, hipertensão arterial, alterações de colesterol, distúrbios respiratórios, desvios posturais, dores de coluna, diversas cardiopatias a alguns tipos de câncer, além da própria discriminação social.

A massa magra corresponde aos músculos, ossos e vísceras, sendo que a musculatura é a principal responsável pela queima de calorias no seu organismo. Portanto, quanto maior for a massa magra, mais calorias se queimarão em repouso e, conseqüentemente desta forma pode-se dizer que realmente você esta emagrecendo .

A musculatura pode ser desenvolvida e trabalhada através do estímulo de exercícios físicos, auxiliando no emagrecimento e evitando a flacidez, normalmente a massa magra baixa esta associada ao sedentarismo e a uma alimentação inadequada.

Na Avaliação Física é verificado o Índice de massa corpórea que é um dos indicadores utilizados para determinar se o peso do adulto está apropriado à sua altura. Este índice leva em conta as diferenças na composição do corpo, definindo o nível de adiposidade de acordo com a relação Peso / Altura (elevada ao quadrado). IMC = Peso / Altura2:

Abaixo de 19: Desnutrido
Entre 20 e 24: Eutrófico ou normal
Entre 25 e 30: Sobrepeso
Acima de 30: Obesidade
Acima de 40: Obesidade mórbida

O QUE DETERMINA O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?

O que determina a redução de gordura acumulada em nosso organismo é ingerir menos calorias do que é gasta. Ao reduzir a ingestão de calorias, o organismo irá buscar nas reservas de gorduras, a energia necessária para as atividades diárias. Porém, ao reduzir a ingestão de calorias, se faz necessário oferecer ao organismo os nutrientes necessários para ele manter-se plenamente saudável. Isso é possível com a aquisição de hábitos salutares de alimentação, através da reeducação alimentar

O exercício tem um papel fundamental na conquista de uma vida saudável, pois possibilita o melhor funcionamento do organismo, além de favorecer a redução de peso e evitar a flacidez dos tecidos

Quando exigimos pouco dos músculos, eles atrofiam. O coração, que também é um músculo, enfraquece. Os vasos capilares, que levam nutrientes ás células, pele e tecidos, praticamente se desfazem ; em contrapartida, a pessoa que faz exercícios tem a seu favor a vantagem de que cada órgão e célula do corpo funciona melhor independente da idade em que começou a praticar atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário