quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Correr e fazer musculação no mesmo dia atrapalha a performance?

Essa dúvida acompanha muitos corredores, principalmente os que têm agenda apertada e não podem intercalar os dias de treino com os de fortalecimento muscular.
 
Não há problema algum em fazer musculação no mesmo dia da corrida, desde que as variáveis do treinamento sejam controladas,temos que organizar o volume e intensidade da atividade secundária de modo que ela não concorra com a atividade principal daquela sessão.
 
COMO DIVIDIR O TREINO
 
- Se o objetivo é o ganho de potência aeróbia,  deve-se realizar o treino intenso de corrida primeiro e, ao final, o de fortalecimento (com volume e intensidade reduzidos).  
 
- Quando a prioridade é o ganho de força e potência muscular, deve-se iniciar a sessão com o treinamento muscular de alta intensidade e, na sequência, fazer o trabalho de corrida com volume e intensidade reduzidos.
 
- Se o objetivo for hipertrofia muscular, uma boa sugestão é dividir os dias de treino da seguinte forma: corrida intensa no mesmo dia do fortalecimento de membros superiores e corrida leve no mesmo dia do fortalecimento de membros inferiores.
 
NÃO ABUSE
 
O treinamento de corrida concorre diretamente com o treinamento muscular, se o atleta não controlar o volume e as cargas de treino desses dois componentes, terá prejuízos na performance e maior risco de lesão, podendo levar ao overtraining.
 

É de fundamental  importância da orientação profissional na hora de montar a planilha de treinos: somente um  educador físico que tenha conhecimentos e experiência específicos em corrida de rua pode otimizar as sessões de treino para que não haja desperdício de tempo com exercícios inespecíficos para a corrida, além de saber a melhor forma de controlar as cargas de treinamento e o descanso entre os estímulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário