quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Corrida e Alimentação 01 : O que evitar antes do treino?

Existem alguns alimentos que devem ser evitados antes de treinar, pois demoram mais para ser digeridos e podem dar desconforto gástrico.

Alimentos gordurosos: os alimentos ricos em gordura possuem digestão mais lenta podendo atrapalhar seu rendimento durante o treino.

Leite: para algumas pessoas, o leite pode criar desconforto gástrico antes do treino.

Alimentos com alta concentração de açúcar: os alimentos e bebidas que contêm alta concentração de açúcar também podem prejudicar o desempenho se ingeridos logo antes do treino, pois são absorvidos e entram nas células rapidamente, podendo levar a sensações de tonturas e até desmaios.

Carnes: as carnes também são alimentos de difícil digestão. Com a demora da digestão, o corpo não consegue usufruir da energia gerada por esse tipo de alimento.

Refrigerantes: as bebidas gaseificadas também devem ser evitadas antes dos treinos por causarem desconforto gástrico e até gases.

Chocolate: o chocolate contém muita gordura, tornando a digestão mais lenta, e consequentemente a energia fornecida não é instantânea, como no caso de uma fruta, barra de cereais, pão ou biscoito.

Alimentos condimentados: os alimentos desse tipo geram grande desconforto gástrico, principalmente se ligados ao treinamento físico. Podem também causar diarreia e flatulência, além de machucar a parede do estômago.


Corrida X alimentação e o sono

Uma boa noite de sono é fundamental para toda recuperação do nosso organismo, inclusive para uma boa recuperação das atividades físicas. A alimentação pode tanto ajudar a ter uma boa noite de sono como transformá-la em um pesadelo.

Comer em excesso antes de dormir é um dos comportamentos que podem atrapalhar o sono e ainda prejudicar a digestão. Isso ocorre porque, para fazer a digestão, há uma concentração do fluxo de sangue no estômago, reduzindo o fluxo no cérebro e outros órgãos, podendo causar insônia e má recuperação do organismo. À noite, ocorre o principal período de recuperação de todas as nossas funções, e para isso, precisamos de um fluxo sanguíneo adequado.

Outro problema de comer em excesso antes de dormir é que a digestão demora mais para acontecer, devido à grande quantidade de alimentos consumidos. Caso a pessoa se deite logo depois, pode desenvolver refluxo, pois quando estamos deitados e a digestão está acontecendo, os alimentos podem acabar retornando ao esôfago.

Outro fator que pode dificultar o sono é o consumo de cafeína, que deixa o organismo mais agitado e pode provocar insônia em algumas pessoas. Por isso, procure evitar o consumo de fontes de cafeína, como chá mate, verde, branco, o café e o chocolate no período da noite.

Entretanto, existem também alguns aliados na alimentação que podem ajudar a ter uma noite de sono bem tranquila. Tomar uma xícara de chá de camomila ou melissa antes de dormir ajuda a relaxar. Consumir uma refeição leve e de fácil digestão, com pouca gordura, como salada, carne branca e arroz ou sopa de legumes, uma hora e meia a duas horas antes de dormir, também pode ser um bom aliado do sono.

Alimentos fontes de um aminoácido chamado triptofano também contribuem para uma boa noite de sono. Sendo assim, inclua no seu dia a dia as fontes deste aminoácido:

> Banana,leite,castanhas,arroz,batata,feijão,lentilha,abacate,soja

Caso seu jantar seja cedo e você desejar fazer um lanche antes de dormir, aqui vão algumas sugestões:

-chá de camomila com torradas integrais
-leite desnatadocom aveia
-frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário