quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Escolha Seus Tênis Corretamente

Discordo totalmente dos profissionais que dizem que para começar a correr "só precisa-se de um par de tênis e de uma rua" ; Corrida exige muito mais conhecimento do que se imagina , veja abaixo o que você precisa saber "SÓ" para comprar um Tênis Adequado para você!

1. Categorias dos Tênis

1.1 Amortecimento
A categoria Amortecimento(Homens/Mulheres) é a melhor indicada para corredores com o arco do pé alto, e que não pronam de maneira eficaz. Estes tênis não têm suporte medial, e são destinados a promover forte amortecimento da entressola. Este amortecimento extra, irá compensar a falta de absorção de impacto dada pela não pronação.
Assim como para corredores que não pronam, a categoria AMORTECIMENTO (Homens/Mulheres) também é indicada para corredores que aterrizam a pisada na parte media ou frontal do tenis.

1.2 Controle de Movimento
Os tênis da categoria Controle de Movimento (Homens/Mulheres) são para corredores que geralmente têm um arco do pé baixo e são pronadores leves ou severos.
Estes tênis empregam tecnologias de suporte extra no lado interno para diminuir a pronação excessiva e tendem a ter solas mais amplas e planas. Corredores mais pesados que necessitam de apoio extra e durabilidade também pode optar por tênis da categoria Controle de Movimento (Homens/Mulheres).

1.3 Estabilidade
Os tênis da categoria Estabilidade (Homens/Mulheres) são para corredores com arcos dos pés normais ou médios, e que são pronadores leves a moderados.
Estes sapatos têm algum suporte interno medial e bom amortecimento da entressola. Como os arcos normais ou médios são os mais comum, a grande maioria dos corredores precisará de tênis da categoria Estabilidade (Homens/Mulheres).

1.4 Trilha
Os tênis de trilha (Homens/Mulheres) são para corredores que desejam uma melhor tração e durabilidade para corridas em trilha. Estes tênis tendem a ser mais resistentes ao tempo e a à água e são ligeiramente mais duros para melhor estabilidade em terrenos irregulares. Os tênis de TRILHA (Homens/Mulheres) podem ser ESTABILIDADE, CONTROLE DE MOVIMENTO ou AMORTECIMENTO, dependendo do modelo e são adequados aos corredores da mesma forma como os tênis de asfalto são.

2. Tipos de Pisada

2.1 Pronador severo
Na pronação severa, a parte externa do calcanhar atinge o solo primeiro e rotaciona o pé excessivamente para dentro, o que significa que o pé e o tornozelo não conseguem estabilizar o corpo corretamente.O impacto, não é eficazmente absorvido quando a provação severa ocorre.
Além disso, devido a pronação, o dedão e o segundo dedo do pé tem que fazer todo o trabalho no final do ciclo da pisada e durante a próxima decolagem. Os melhores tênis para pronadores moderados a severos são os da categoria ESTABILIDADE (Homens/Mulheres) ou CONTROLE DE MOVIMENTO (Homens/Mulheres), dependendo da gravidade da pronação.
 

2.2 Pronador leve
Na pronação leve a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro absorvendo o choque de maneira mais eficaz, o que permite que o pé e o tornozelo consigam suportar o corpo corretamente. O pé prona, mas não excessivamente.
O pé empurra de maneira uniforme no final do ciclo da pisada, com pronação leve. Desta forma, os tornozelos e pés conseguem manter a linha vertical da perna. Este é o tipo de pisada mais comum.Os melhores tênis para pronadores leves são os da categoria ESTABILIDADE (Homens/Mulheres) que têm algum suporte interno medial.
 
2.3 Neutro
Na pisada neutra a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar e o pé rotaciona para dentro absorvendo o impacto da pisada de maneira eficaz, permitindo ao pé e ao tornozelo para suportar o corpo corretamente. O pé prona, mas não excessivamente. O pé empurra uniformemente no final do ciclo da pisada com pronação leve. Tornozelos e pés mantém a linha vertical da perna.
Os melhores tênis para corredores com pisada neutra são os da categoria AMORTECIMENTO (Homens/Mulheres). São os corredores que possuem os pés mais rígidos.
 

2.4 Supinador
Durante a supinação a parte externa do calcanhar atinge o solo em primeiro lugar, mas o pé não rotaciona para dentro durante o ciclo da pisada. Ao invés disso, fica do lado de fora, gerando um impacto concentrado em uma área menor na parte externa do pé
Isso diminui a absorção de impacto e faz com que os dedos menores dos pés tenham grande parte do trabalho durante a decolagem do pé.
Os melhores tênis para supinadores são os mais flexíveis da categoria AMORTECIMENTO (Homens/Mulheres) com única densidade da entressola.


Além destes pontos abordados acima , ainda é necessário fazer um teste e classificar o arco do seu pé de forma a adequar seus tênis a este.

A melhor forma de ter certeza de estar comprando/usando um tênis correto é fazendo um teste de pisada que já esta disponível em boas lojas de material esportivo , da mesma forma é indispensável a orientação de um profissional que entenda e vivencie o assunto corrida de rua , desta forma você poderá ter a certeza de aproveitar de forma completa e eficiente todos os benefícios desta atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário