sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Entenda o que é Overtraining e porque ele faz mal à sua saúde

Quando a relação entre exercícios e recuperação está desproporcional o desequilíbrio pode afetar o corpo todo , existe uma regra básica que é preciso entender : Exercícios fazem bem à saúde. Exercícios demais fazem mal.
Quando as horas ou a intensidade do treino são exageradas, há risco de overtraining.
O termo estrangeiro se refere a um desequilíbrio fisiológico que resulta em queda no rendimento e perda de massa muscular, entre uma série de outros sintomas bem desagradáveis.
E o pior é que não existe uma fórmula de treinamento padrão para nenhum esporte, pois a dinâmica de cada organismo é muito particular. Ela varia de acordo com cada um, e também no decorrer da vida do esportista, seja ela amador ou profissional.

Treino e recuperação

O desequilíbrio do organismo acontece quando a relação entre treino e recuperação está desproporcional. A prática de qualquer esporte gera um desgaste no organismo, caracterizado por pequenas lesões, desidratação e até variações hormonais. Esse desgaste precisa ser recuperado com uma boa alimentação e tempo adequado de descanso. Esta dinâmica entre treinamentos e descanso é conhecida como o PRINCÍPIO DA SUPER COMPENSAÇÃO.

Se há equilíbrio nesta delicada equação, o esportista vai melhorar seu condicionamento físico. Dependendo do esporte, isso implica em ganho de massa muscular e de fôlego, além de melhor desempenho na atividade em si. Se em contrapartida existir o desequilíbrio, o corpo irá dar sinais de alerta.


Efeito cumulativo

A queda no desempenho do esportista é um dos primeiros e mais frequentes sinais do overtraining. É bastante comum a pessoa estranhar porque está fazendo os mesmos exercícios, mas se cansa mais rápido, como se estivesse realizando um esforço acima do normal.

O overtraining aumenta o risco de irritabilidade, distúrbios do sono, perda de peso e dor muscular. Em alguns casos, o indivíduo chega a sofrer redução na coordenação motora. Este desequilíbrio é aceito pelo organismo por pouco tempo, numa espécie de efeito cumulativo.

Se a linha do desgaste ultrapassar a capacidade que o corpo tem de enfrentá-lo, as consequências podem afetar importantes hormônios do corpo. Hormônio do crescimento e testosterona, por exemplo, ajudam a melhorar o desempenho físico. Já a cortizona é um importante anti-inflamatório, responsável pelo combate ao estresse dos exercícios. Mas se as doses liberadas forem altas demais, consequência do treino exagerado, o efeito delas também muda, neste quadro o hormônio começa a retirar materiais da massa magra e causa redução muscular.

Mulheres

Como a liberação de hormônio do crescimento e de testosterona é menor na mulher, o desequilíbrio fisiológico acontece com mais facilidade , a incidência de O overtraining é mais comum em mulheres e crianças.

Alterações no ciclo menstrual podem ocorrer e desencadear um processo chamado de tríade da mulher atleta. Entre os riscos estão a interrupção da menstruação (amenorreia) e a redução da absorção de cálcio pelos ossos. Isso aumenta as chances de osteopenia, osteoporose e de fraturas por estresse.

E não adianta simplesmente reduzir a carga de treino, pois o efeito acumulado do desgaste físico requer uma ampla recuperação e reavaliação das condições de treino. A alimentação precisa ser revisada e pode ser necessário adotar alguma forma de suplementação.

O ritmo de treino, após uma temporada de recuperação, tem de ser elaborado dentro de um plano que considere a condição física da pessoa e a evolução de sua resposta aos exercícios. Por isso, recomendam os médicos, é fundamental acompanhamento de um profissional de educação física em qualquer atividade.

Um dos maiores problemas em relação as mulheres corredoras , esta relacionado as que treinam em academias sem a devida supervisão e planejamento entre seus treinos e correta mensuração de períodos de treinamento de corrida , muitas vezes existe uma sobrecarga excessiva ocasionada simplesmente pela falta de um planejamento global.

Em sua grande maioria as pessoas que treinam corrida de rua (exceto as provenientes de assessorias esportivas) , tem seus trabalhos de musculação , spinning , natação entre outros ; sem levar em consideração a fase do treinamento da corrida , outras também em grande número , simplesmente saem para correr antes ou depois de malhar , sem terem pré-determinadas planilhas ou evoluções no treinamento de corrida.

Se você ou algum amigo(a) ou familiar decidiram correr e aconselhável que procurem uma assessoria esportiva ou profissional de educação física especializado no assunto , que através de avaliações física e funcional poderá lhe orientar de forma correta desde o início da atividade levando a você a capacidade de aproveitar de forma plena todos os benefícios da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário