quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Liberação Miofascial na Atividade Física

O termo auto-liberação Miofascial não recente , no entanto , ainda é muito difícil ver dentro de salas de condicionamento físico pessoas preocupadas com a prescrição de exercícios de liberação miofascial (Atuação sobre a fáscia muscular).

O que é a Fascia Muscular ?

A fascia é uma lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo, com as funções de bainha elástica de contenção e de facilitar o deslizamento dos músculos entre si. De uma forma pratica ela é aquela pele branca que envolve a carne que compramos no supermercado.

O método de liberação miofascial consiste em aplicar uma determinada pressão ao tecido com o intuito de deformá-lo buscando uma reação química que ira resultar numa maior liberdade entre o músculo e a fascia muscular.

Essa mobilização do tecido mole estimula a formação de fibroblastos no qual ajudam a organizar transformando fibras de colágeno tipo 3 imaturas e desorganizadas em fibras mais fortes e alinhadas de colágeno tipo 1. É como se passasse um pente em um cabelo cheio de nós.

A técnica da auto-liberação é muito simples basta pegar um implemento seja um rolo de espuma ou de PVC, bola de tênis ou ate mesmo de golf e utilizar o peso do próprio corpo para aplicar uma pressão em lugares mais doloridos , e/ou que serão mais exigidos na atividade física a ser (ou que foi) realizada .

É sempre bom lembrar que devemos ter uma visão global sobre liberação miofascial haja visto que as fascias tem conexão entre si e ligam estruturas que aparentemente não teriam ligação.

Na Runner's For Health costumamos utilizar a auto-liberação no inicio das sessões de treinamento o que ajuda a diminuir a densidade muscular e conseqüentemente ajuda em um melhor aquecimento prevenindo principalmente lesões agudas.

Se pensarmos em um elástico cheio de nós quanto puxamos as duas extremidades sem a liberação previa destes ira fazer como que este elástico não consiga esticar o quanto poderia e ainda ataria ainda mais os nós presentes. Isso pode desencadear processo doloroso proximal ou em pontos mais distantes devido a conectividade interfascial que falei a pouco.

Ao utilizarmos a referida técnica prevenimos lesões , bem como ,aumentamos a eficiência técnica de nossos clientes nas atividades que os mesmos praticam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário