quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Vença os excessos de fim de ano

Vamos conversar sobre os quilos que ganhamos nas férias de janeiro, depois de comermos muito durante as ceias natalina e de ano novo. A hora que nos damos conta percebemos que esses quilos a mais pesam na hora de treinar. Contra esse mal veja abaixo alguns conselhos.

A chave está em comer alimentos com baixo índice glicêmico (IG). Siga abaixo.

1 – Escolha sempre a versão integral ou rica em fibras dos alimentos. Pão integral no lugar do branco, arroz integral contra o branco, cerais integrais e não os comuns e assim por diante.

2 – Claro que você deve fazer várias refeições por dia. Nessa hora eleja alimentos de IG baixo como uma maça, cerejas ou quatro ou cinco nozes. Combine esses alimentos com um chá relaxante que lhe acalme a ansiedade e faça você não sentir vontade de comer novamente antes da próxima refeição.

3 - Evita os alimentos processados ou embutidos e procure se alimentar com comida caseira usando ingredientes de baixo IG. Assim você consegue controlar o que está comendo.

4 - Bebe água ao longo do dia para evitar a desidratação. Muitas vezes pensamos que temos fome mas o que ocorre na realidade é que estamos com sede ou desidratados

5 - Se você sentir vontade de comer algo doce, procure beber água com um pouco de suco de limão ou laranja natural. Use mel para adoçar. Essa combinação evitará que você consuma bebidas doces que podem desencadear picos de glicose.

6 - Tente consumir todos os dias um alimento rico em ácidos graxos, omega-3. Os ácidos graxos polinsaturados são as gorduras boas que lhe ajudam a perder peso apesar de seu alto teor calórico. Você encontra o omega-3 nas nozes, sementes vegetais, linhaça, nos pescados azuis como, arenque, sardinha, atum, etc. Não deixe de comer algo assim todos os dias.

7 - Use no tempero dos alimentos uma colher de chá de azeite de oliva extra virgem. Trata-se de outra fonte de gordura boa que não deve faltar em sua dieta, rica em ácido oleico, que não só te ajuda a manter o peso se consumida com moderação, como a conservar sua saúde cardiovascular e a se manter jovem.

8 - Evite combinar alimentos de IG alto com alimentos ricos em gorduras. Ao aumentar rapidamente a concentração de glicose no sangue você produz mais insulina e as moléculas de gordura passam imediatamente às células sem serem queimadas. Fique longe dos pratos embutidos ou enlatados, salsichas com fritas, queijos e carnes gordurosas.

9 - Se vai comer alimentos de alto IG, combine-os com comidas de pouca gordura como batatas assadas ao forno, queijo fresco, carne magra no vapor, macarrão com verduras e arroz integral com peixe fervido.

10 - Escolha alimentos ricos em proteínas e com pouca gordura em cada refeição. As proteínas lhe ajudam a criar músculos se você fizer exercícios e aumentar seu metabolismo. Além disso, podem evitar variações de humor e depressão que aparecem nas dietas com baixas calorias porque nos mantêm em alerta. Opte por alimentos ricos em proteínas, mas não use gordura para prepara-los como ovos cozidos, peixes cozidos no vapor, carnes magras e aves gralhados, iogurtes naturais, queijo fresco etc.

Existem alimentos que ajudam a queimar gordura e aumentam o metabolismo?

Os esportistas estão acostumados ao termo ‘fatburner’ ou ‘quema-gorduras’. Há muitos suplementos esportivos que vendem essa promessa e que contêm substâncias que supostamente ajudam a emagrecer quando se faz exercício e se segue uma dieta com poucas calorias.

Em sua composição encontramos carnitina, cafeína, ácido lipoico, CLA, picolinato de cromo, vitaminas, minerais e outras. Existem muitas fórmulas e sua eficácia varia de acordo com sua composição e quantidades. Porém, você não precisará gastar seu dinheiro para comprar essas cápsulas, porque nos alimentos de seu dia a dia é possível encontrar todas essas substâncias que nos ajudam a perder peso de forma natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário