quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alteração nos níveis de hormônios X Efeito "Sanfona"

A maioria das pessoas quando decidem perder peso, consegue emagrecer algo em torno de quatro quilos em duas semanas, no entanto recupera tudo em menos de sete dias, basta um pouco de estresse , seja no trabalho ou na vida pessoal, e a pessoa já começa a comer tudo que não deveria.

Um estudo das universidades de Navarra e Santiago de Compostela, Espanha, aponta a existência de um marcador biológico que pode explicar esse vaivém que é comumente chamado de Efeito Sanfona.

A razão do problema seria uma alteração nos níveis dos hormônios que controlam a fome e a saciedade .

O Marcador

A grelina estimula o apetite. Ela é produzida no estômago e no intestino e sinaliza, no cérebro, a vontade de comer, sua concentração no sangue varia durante o dia. Antes das refeições, ela atinge picos, criando a sensação de fome depois, ela cai, contribuindo para a sensação de saciedade.

Já a leptina é produzida nas células de gordura e em quantidades proporcionais à massa do indivíduo , ou seja , quanto maior a quantidade de gordura estocada, maior a sua concentração.

Os fatores que levam a essa recuperação do peso não são claros, o estudo mostrou um deles.

Qual a conclusão prática a partir deste estudo? Estresse , ansiedade e outros fatores são determinantes em acionar o gatilho hormonal do aumento de peso , desta forma , uma boa alternativa para o emagrecimento saudável é manter estes fatores sobre controle , aliada a utilização - desde que prescrita de forma correta por médicos - de medicamentos que visem controlar a produção e/ou elevação das substâncias diretamente associadas a fome .

Nenhum comentário:

Postar um comentário