domingo, 9 de janeiro de 2011

Corrida e gravidez combinam?

Além de estar atendendo duas alunas grávidas , já atendi várias outras ao longo dos últimos 15 anos de atividade como treinador e personal trainer , diversas vezes as pessoas me perguntam : Você coloca grávidas para correr ???? como pode????

Assim como eu todos os médicos dizem que gravidez não é doença, é a última coisa que a grávida deve fazer é levar uma vida sedentária ; praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável e balanceada são aspectos que devem andar lado a lado durante todo este período.

è importante salientar que minhas alunas e ex-clientes JÁ PRATICAVAM A ATIVIDADE AO ENGRAVIDAREM , sendo assim a transição é bem mais natural . Algumas outras perguntas surgem neste momento : como fica a vida de uma corredora após engravidar? Ela pode continuar correndo, deve parar em determinado mês de gestação?

Para responder à essas e outras perguntas, já escrevi diversos artigos sobre este assunto e para esclarecer mais ainda coloco abaixo as respostas da ginecologista e obstetra, doutora Magali Alvarez do Hospital de Clínicas-SP que cuida e acompanha atualmente dezenas de grávidas praticantes de atividades físicas diversas , entre elas a corrida de rua .

A mulher que engravida pode continuar a correr, ou deve parar?

Dra. Magali – Existem controvérsias entre os médicos. Alguns acham que a grávida não deve correr, mas apenas caminhar. Porém, eu não vejo problemas, desde que a paciente já esteja acostumada a praticar o esporte e seja acompanhada de perto pelo treinador ou personal trainer

A corredora normal e a paciente atleta , diferem em algo no ponto a treinar corrida durante a gravidez?

Dra. Magali - Não uma corredora amadora ou atleta especificamente podem e devem continuar treinando normalmente até os oito meses , desde que sejam acompanhadas individualmente para que sejam feitas as adaptações necessárias dos treinamentos.

Quais os problemas que uma grávida pode ter ao correr?

Dra. Magali – O impacto da corrida pode forçar os ligamentos do útero e provocar dores na paciente e essas dores podem camuflar algum problema mais sério na gestação. Outra questão está no fato de que a grávida tem um amolecimento natural das articulações e dos ligamentos durante a gestação, o que aumenta o risco de queda e, conseqüentemente de bater a barriga.
No entanto ressalto que as mulheres que JÁ PRATICAVAM a atividade antes da gravidez tem estas estruturas bem mais fortalecidas que minimizam o risco de dores e problemas .

E quais as conseqüências que a grávida pode ter ao bater a barriga?

Dra. Magali – Em caso de contusão da barriga, a placenta pode descolar, levando assim à um parto prematuro ou até mesmo ao óbito do bebê , o que mais uma vez ressalto é minimizado este risco quando a atividade é acompanhada de perto por treinador ou personal trainer .

Qual a recomendação para a mulher que está acostumada a correr, engravida, mas não quer parar de praticar o esporte?

Dra. Magali – Se ela estiver habituada, eu recomendo que diminua um pouco o ritmo dos treinos, evitando fazer esforços excessivos, durante pelo menos os três primeiros meses. Assim, a paciente pode ficar atenta ao seu corpo e avaliar se está sentindo algo diferente.

A Doutora Magali é uma das especialistas que defende a bandeira de que a gestante deve correr caso já esteja acostumada a isso , da mesma forma não recomenda que ela inicie a prática após o início da gravidez, caso nunca tenha corrido antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário