domingo, 20 de março de 2011

Corrida e mulheres : Uma combinação perfeita.

O treinamento , e a pratica da corrida promove uma série de benefícios para o organismo feminino, além de perda de peso , promove bem-estar, eleva a autoestima e estimula a superação em todas as fases femininas

Nos dias atuais vemos o crescimento do "fenômeno" da corrida de rua , entre os praticantes chama a atenção a participação crescente do público feminino , O perfil das corredoras é bastante amplo , reunindo todas as faixas etárias e classes sociais.

A corrida traz saúde, bem-estar e estimula a superação de limites, fazendo a mulher se sentir poderosa e cada vez mais bem consigo mesma. Muitas se aproximam do esporte para manter a forma , e com um pouco de dedicação, o objetivo é alcançado.

A corrida é uma excelente atividade aeróbia e promove grande queima calórica, a mulher conta ainda com uma característica muito importante que a faz se destacar: a determinação , é bastante comum vermos nas praticantes do sexo feminino avanços nas distâncias e melhoras em seus tempos.

Os maiores desafios ao começar a correr são: ir além dos primeiros passos e conciliar filhos, obrigações domésticas, trabalho e cobranças , as mulheres têm solicitações, expectativas e objetivos diferentes dos homens. Precisam de um olhar e um treinamento diferenciado.

Mas apesar de ser uma atividade simples e prática, é bom ter alguns cuidados no início;

a. devido a uma predisposição maior a osteoporose, a mulher deve fazer uma adaptação mais prolongada que a do homem no esporte.
b. É importante também ficar atenta ao vestuário, usando um bom top para que, literalmente, não sinta o peso dos seios.
c. Além disso , é indicado aliar a corrida com exercícios de fortalecimento.

Correr faz muito bem às mulheres , no entanto alguns mitos ainda persistem , veja alguns dos mais conhecidos a seguir.

Correr acelera o envelhecimento?

Não. O exercício aeróbico irriga a pele e aumenta o tônus muscular, melhorando o aspecto da pele. Estudos provam que o sedentarismo, sim, colabora com envelhecimento.

Corrida faz seios e bumbum caírem?

Não. Ao começar a correr, você queima gordura corporal e diminui suas medidas. Algumas vezes, devido ao excesso de pele, isso pode dar a impressão de flacidez. Por isso é essencial complementar o trabalho aeróbico com musculação.É importante ainda usar vestuário adequado - um top reforçado que permita boa sustentação e tênis de acordo com a pisada.

Corrida acaba com a celulite?

Totalmente Não. Até porque milagres não acontecem. Porém, auxilia a eficácia dos demais treinamentos que conjuntamente podem combater este mal.

Na TPM é melhor descansar?

As alterações no período pré-menstrual são diferentes de mulher para mulher. E os sintomas exacerbados da TPM podem levar a queda de rendimento. Só que correr libera endorfina, substância ligada ao bem-estar. Com isso, muitas vezes conseguimos bloquear as manifestações negativas da TPM. As cólicas e os inchaços também diminuem com o exercício.

Menstruação é empecilho para a corrida?

Geralmente não. Mas a performance costuma cair em torno de 30% no período. A orientação, portanto, é correr em ritmo leve, no máximo por 40 minutos. Se você conseguir ultrapassar o obstáculo do desconforto inicial, tudo fica bem.

Grávida pode correr?

Se já praticava a modalidade DEVE , no entanto e importante atentarmos ao fato que como a corrida causa impacto, a atividade só pode ser liberada nesse período pelo médico de confiança da mulher. É importante respeitar seus limites, não exagerar na dose e sentir-se bem com a prática.

Corrida é indicada na menopausa?

Sim, é uma atividade saudável e prazerosa em qualquer fase da vida. Sabe-se que a cada ciclo de sete anos e principalmente após os 35 anos, a mulher precisa de mais atividade física.
Na fase da menopausa e mais adiante, na terceira idade, o impacto da corrida, inclusive, ajuda a fortalecer os ossos e deixar a musculatura mais firme.

Corrida Também pode diminuir os riscos de depressãt, tanto pela produção de hormônios do bem-estar, como pelo aspecto social do esporte,a corrida resgata uma capacidade que muitas vezes estava esquecida pela mulher, representa um resgate de energia e motivação.

Corrida pode provocar incontinência urinária?

Não. Só se a mulher tiver predisposição. O impacto, em si, não vai desencadear o quadro.

Correr pode levar a varizes?

Não. Varizes são dilatações que dificultam o fluxo sanguíneo. A atividade é benéfica, pois aumenta a circulação.

Correr estimula a libido?

Sim. Além da produção de hormônios do bem-estar, que continuam agindo por algum tempo após a prática esportiva, a corrida renova a energia feminina, ajuda a mulher a conhecer, entender e respeitar melhor seu corpo. Tudo isso contribui para elevar a auto-estima e, consequentemente, estimular a libido.

3 Dicas para começar a correr

Buscar orientação especializada, realizar exames médicos e ser perseverante, colocando objetivos viáveis a médio e longo prazos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário