sexta-feira, 11 de março de 2011

Dicas para mulheres corredoras

Que homens e mulheres são fisiologicamente diferentes é um fato que todo mundo sabe. Mas aplicando alguns truques em nosso hábito de correr dá para alcançar os objetivos propostos com saúde e conforto.

Para evitar a perda de ferro durante a menstruação, é importante que as mulheres consumam mais alimentos ricos em ferro. Os de origem animal como a carne vermelha e moluscos bivalves (mexilhão) contêm um tipo de ferro chamado hemo, mais fácil de ser absorvido.

Mas não abuse porque esses alimentos contêm mais gordura e ácido úrico. Para consumir ferro vegetal, o ideal seria usar suplementos diários como levedura de cerveja, geleia real, pólen e outros. A absorção é menos eficiente, porém, mais saudável.

Se você usa um sutiã maior que 45 ou tem seios muito grandes, nem sempre se sentirá confortável com sutiãs esportivos, mesmo os de alto impacto. Para evitar riscos, aplique vaselina sob os seios e use o truque de "dois são melhores do que um". Você pode usar um top esportivo por cima de seu sutiã para aumentar a aderência e gerar mais segurança.

Lesões por estresse são mais comuns em mulheres com perda de cálcio, que causa a queda dos níveis de estrógenos (hormônios femininos). Essas lesões podem ocorrer após um treinamento de resistência, por exemplo. Para ter ossos fortes, as mulheres devem cuidar do consumo de fósforo, cálcio e magnésio encontrados em alimentos como laticínios, cebola, algas, salmão, tofu e vegetais de folhas verdes.

Uma sopa de aipo, cenoura, cebola e alho com água e um pouco de azeite pode ajudar a prevenir a retenção de líquidos que ocorre antes da menstruação, para que não fique pesada devido ao acúmulo de água durante a corrida. Estes legumes têm um efeito diurético e também fornecem vitaminas e minerais que não se perdem totalmente na urina.

Se você quiser perder alguns quilos mas está presa em um peso específico e não consegue sair dele, pode ser que seu metabolismo se acostumou ao seu treino ou está estabilizado. Uma maneira fácil de perder peso sem sofrimento é mudar a rotina. Tente consumir novos alimentos, sem reduzir a quantidade de calorias que você come.

Troque a salada de alface por espinafre ou o frango grelhado pela pescada cozida, por exemplo. O mesmo acontece com o treinamento: altere a hora de sua corrida, alongue a distância, mude suas rotas, trabalhe os abdominais e inclua mudanças de ritmos em seu treino para que seu metabolismo comece a "queimar" mais calorias.

Se você quiser ganhar velocidade, alargue a passada. As mulheres tendem a ter pernas mais curtas que o tronco em relação aos homens, para trabalhar a técnica da passada pode ser mais difícil, porém os resultados são espetaculares. Além disso, a passada larga serve para trabalhar os músculos superiores das pernas e dos glúteos, gera firmeza e maior definição nessas regiões, o que toda mulher sonha.

Se você precisava de um motivo para se convencer dos benefícios da corrida
aqui vai um , para as mulheres, a atividade sexual depende mais de fatores psicológicos que hormonais e correr gera três efeitos sobre a libido feminina: com a corrida você vai experimentar sensações de conforto e prazer que ajudam no relaxamento essencial para as mulheres; correr ajuda a manter o peso e por isso as corredoras sentem-se melhor e mais confortáveis com seus corpos e mais dispostas a ter uma relação sexual; além disso, algumas pesquisas sugerem que a corrida pode aumentar temporariamente os níveis de testosterona nas mulheres. Esse hormônio é responsável pelo comportamento sexual e aumento da libido. O efeito é de curta duração, por isso é melhor treinar todos os dias para manter a forma (sexual, claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário