segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ano Novo , Novas Metas


Bastante comum entre pessoas ativas ou sedentárias é a "máxima" : "Este ano eu vou..." , realmente parece que a mudança de ano é um momento propício a mudanças pessoais , um novo emprego , uma viagem que sempre sonhou , guardar dinheiro para ... ; assim como estas anteriormente citadas é famosa a frese "Este ano eu vou Emagrecer , malhar e fazer dieta" , para não deixar esta determinação virar uma simples promessa não cumprida é importante começar já e de maneira correta seu caminho em busca deste objetivo , a partir de hoje vou postar uma série de artigos que com certeza lhe ajudarão a trilhar de forma correta seu caminho , e não esqueça mais importante que começar é fazer isso de forma correta pois só assim você garante o sucesso e evita lesões e outros eventos que atrasam suas metas e contribuem para perda deste estímulo inicial.




Suplementos Alimentares


Entre as questões que devem ser consideradas na análise da utilização de um suplemento, está a eficácia do produto; devem ser considerados a quantidade e o horário da suplementação, além das condições específicas do exercício para o qual os efeitos serão otimizados.

Ao pensarmos em suplementação, é preciso ter em mente que esta somente é justificável quando por algum fator de ingestão alimentar não consegue alcançar a ingestão daquele nutriente. Outra justificativa seria elevar o consumo de um determinado nutriente com o objetivo específico.

É possível definir 3 grupos aos quais seriam determinadas ingestões alimentares peculiares. Seriam eles:

1) Os indivíduos comuns que realizam atividade física com o intuito de manutenção da saúde – a ingestão alimentar deve ser ajustada para atender à demanda energética elevada pela prática regular da atividade física;

2) Os portadores de doenças – quando praticam atividade física, esses indivíduos teriam suas necessidades modificadas pelas características da doença mais i gasto energético peculiar;

3) Os atletas – a demanda energética é elevadíssima. Os suplementos nutricionais seriam destinados para cobrir deficiências impostas pelo grande período ativo. Durante este período, a ingestão é limitada pela capacidade de esvaziamento gástrico comprometida pelo desvio do fluxo sanguíne destinado a musculatura exercitada. Assim, restariam curtos intervalos entre os treinos e o sono para a ingestão de grande quantidade calórica.

Os suplementos nutricionais são divididos em:

a) Ergogênicos, aqueles que podem promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica;

b) Repositores, que são utilizados em situação específica para garantir a capacidade máxima do desempenho fisiológico.

Existem muitos produtos no mercado que foram e estão sendo testados para verificar se aumentam o desempenho.
Mas é importante sabermos que a suplementação é apenas uma alternativa que quando bem empregada proporciona uma melhor recuperação, assimilação e aproveitamento do treino, seja antes, durante ou depois dele. Mas quando mal feita, torna-se prejudicial a saúde e ao desmpenho. Por isso a alimentação variada acaba sendo nossa melhor e mais barata fonte de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário