segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

QUEM PRECISA DE SUPLEMENTOS PARA MALHAR

Algumas pessoas acreditam que o uso de alguns suplementos alimentares seja indispensável para quem pratica atividades físicas diárias. O motivo seria obter mais energia para conquistar melhor desempenho.

Vamos entender, primeiro, o que são suplementos alimentares: é toda e qualquer substância, em geral produzida quimicamente, que tem a propriedade de completar a ação dos alimentos naturais, dando mais força e energia. E como não são substâncias controladas, é possível adquirir na farmácia qualquer um desses produtos, que são oferecidos em embalagens com figuras atléticas perfeitas.

Mas essa facilidade pode esconder um perigo à saúde, já que não é qualquer pessoa que pode consumir esses produtos, é importante ficar atento, o praticante de atividade física, aquele que visa saúde e bem-estar e não tem a intenção de competir, ou seja, que treina até 300 minutos por semana, uma vez por dia, cinco vezes por semana, dificilmente precisa de suplementos. Isso porque ele pode conseguir todos os nutrientes necessários por meio de uma dieta equilibrada.

Já o atleta amador ou profissional, aquele que participa de competições ou provas, tem um regime de treinamento intenso – mais de 2 horas por dia – pode, sim, se beneficiar de suplementos alimentares. Mas é importante que isso seja prescrito por um profissional habilitado, nutricionista ou médico, pois alguns suplementos podem ter contraindicações ou causar prejuízo à saúde no longo prazo.
Por exemplo: suplementos à base de carboidratos e proteínas podem ser úteis para determinados objetivos de praticantes de exercícios, mas muito mais pela praticidade de consumo do que pelo valor nutricional em si.

Sucos naturais ou cereais em barra, por exemplo, podem ser utilizados como lanche, antes e após os exercícios, com benefícios para as atividades, como maior teor de algumas vitaminas, minerais e presença de substâncias fitoquímicas, que possuem ações de prevenção de doenças.

Por isso, com uma alimentação equilibrada e variada, segundo as orientações da pirâmide alimentar, que prevê quantidades específicas para cada tipo de alimento – proteínas, carboidratos, frutas e verduras –, é possível conseguir energia para praticar exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário