terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Antes de Voltar aos Treinos

Muito comum no início de cada ano , é a vontade de voltar com tudo aos treinamentos , a ânsia de novas metas e objetivos , bem como, o desejo de livrar-se dos excessos do final do ano anterior costumam abreviar o que chamamos de pré-temporada ou trabalho de base competitiva. Pense no seu corpo como uma máquina , com o passar do tempo ele precisa de uma revisão de forma a poder render de forma igual ou superior daqui para frente; e ao contrario do que algumas pessoas pensam para retomar toda e qualquer atividade TODOS necessitam desta avaliação , seja qual for o esporte que pratiquem.

A corrida ou musculação não estão isentas da “possibilidade de ocasionar problemas ou lesões “ aos seus praticantes mesmo estando melhor forma física quando comparado a um sedentário, problemas cardiovasculares, lesões por esforço ou deterioração de tecidos são alguns dos males que acometem os praticantes destas modalidades nesta fase de final para inicio da nova temporada.
.
Exames devem ser rotineiros seja o indivíduo sedentário ou não. Ao ingressarem em um programa de atividade física devem realizar um exame inicial mais detalhado para que se exercitem com segurança.O que muda depois da avaliação inicial é são as subseqüentes avaliações, que dependerão principalmente da idade,se é portador ou não de alguma doença que deva ser acompanhada e da característica da atividade física (competitiva, recreativa) que o indivíduo pratica.

Em casos de doenças como: hipertensão, diabetes e outras, ou algum antecedente familiar importante, é necessária uma avaliação mais frequente (cada 6 ou 12 meses dependendo do caso)

Os exames > O primeiro passo da avaliação é através da conversa com o especialista. A principal avaliação a ser realizada é a consulta com um especialista em medicina esportiva. Nela o atleta será interrogado quanto ao seu histórico de saúde e de atividade física.caso o corredor não apresente suspeita de nenhuma doença, é hora dos exames laboratoriais.

Hemograma completo:Este teste serve para avaliar se o corredor está com anemia, doença que pode causar queda do rendimento.

Dosagem do colesterol:Os níveis de LDL (chamado de mau colesterol) e HDL (bom colesterol) no sangue podem ser determinados através de exames de sangue. O colesterol alto (LDL) pode causar maior risco para o surgimento de doenças cardíacas.

Triglicérides:Taxas altas de triglicérides estão relacionadas ao surgimento de doenças coronarianas.

Glicemia:Serve para identificar se o atleta está com diabetes. A doença pode reduzir o esforço físico do atleta.

Ácido úrico, creatinina e exame de urina:Servem para verificar a função renal. Caso os rins não estejam funcionando de maneira correta o atleta poderá ter baixa resistência à atividade física.

Além dos exames de sangue citados acima, são comuns para avaliação os testes físicos.

Teste ergométrico: Este teste é feito com o atleta caminhando ou correndo em uma esteira para que a atividade do coração seja monitorada. Serve para medir a pressão arterial, sintomas de cansaço, frequência cardíaca, dor no peito e falta de ar.

Ecodopplercardiograma: É um exame de última geração, que pode ser definido como um ultra-som do coração. Nele são avaliadas as estruturas cardíacas e seu funcionamento.

Ergoespirométrico: Normalmente é realizado juntamente com o teste ergométrico. Nele, uma máscara é acoplada ao rosto do corredor. Ela serve para captar as variáveis ventilatórias, como o VO2max e o limiar anaeróbio, que indica as zonas ideais para treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário