sábado, 13 de março de 2010

Benefícios da Corrida para Mulheres

As fases da corrida, assim como as da vida, têm significados distintos para as mulheres. A prática do esporte é diferente para o corpo de uma adolescente, que está no auge da forma física, por exemplo, e para o corpo de uma mulher mais vivida, cujas necessidades e disponibilidades são outras.

Para as representantes da “melhor idade” a busca pela melhor eficiência física e qualidade de vida é a meta principal. Uma pesquisa publicada na revista científica Archives of Internal Medicine, uma das mais reconhecidas mundialmente no campo da saúde , analisou 500 indivíduos com mais de 50 anos que praticavam corrida e musculação , desde os 20 a 25 anos em média , e comparou a saúde e o bem-estar dos participantes com um grupo da mesma idade de não-corredores ou frequentadores de academias.

Com o término da observação, os cientistas identificaram que 34% dos “idosos” não-praticantes da atividade física haviam morrido, enquanto entre os praticantes frequentes esse número era de apenas 15%. Esse resultado não surge por acaso. A prática de uma atividade aeróbica como a corrida traz inúmeros benefícios para o corpo, tanto do homem quanto da mulher, em todas as idades e aliada a musculação garante a saúde e longevidade .

São inúmeros os benefícios da corrida. Os mais importantes estão relacionados a uma significativa redução da incidência de neoplasias ginecológicas, principalmente o câncer de mama primário e secundário. E uma diminuição do risco direto da mortalidade por eventos cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (derrame). Outros benefícios envolvem a melhora de diversas condições clínicas como a TPM e a fibromialgia, a mesma pesquisa comprovou definitivamente que mulheres que pretendem engravidar e se submetem a um treinamento que inclui musculação e corridas tem facilitada em quase 20% suas pretensões , e de acordo com os pesquisadores a chance de elas terem uma gravidez tranquila e recuperarem sua forma física após este período são muito maiores.

E se você acha que não está apta para praticar o esporte, se engana. A corrida é uma atividade que pode ser praticada por todas as mulheres. “Não há restrição relacionada à idade”, porém, é importante que cada corredora respeite os limites de seu corpo e siga as orientações dos seus treinadores.

O mais importante é respeitar os limites do corpo
. As avaliações de saúde e física oferecem metas personalizadas para a prática de corrida. Manter-se no ritmo apropriado significa sucesso no desempenho e prevenção de lesões. Mulheres com mais idade não necessariamente terão treinos sempre mais leves, mas dentro do limite estabelecido para seu corpo pelas avaliações. Na adolescência, quando a energia disponível para ser gasta é muito maior, também devem ser respeitados os limites do corpo, pois as lesões podem aparecer da mesma forma. O que a adolescente tem é uma capacidade física de recuperação maior. Por isso o perigo do abuso, outro fator analisado pelos estudiosos foi a frequência de treinamentos ideal , entre 02 à 04 vezes por semana .

O mesmo grupo de pesquisa estudou quais as atividades que tem o maior fator de risco profissional ; determinadas profissões por seu “caráter sedentário” aliado a sobrecarga funcional e tensional que denotam das mesmas apresentaram um numero muito maior de participantes com problemas de saúde típicos do sedentarismo (hipertensão , osteoporose , osteopenia , além de SMS) , dentre as 16 ocupações estudadas os profissionais da área de justiça (advogadas, juízas, delegadas e policiais entre outros ) apresentaram em sua grande maioria os referidos problemas em idades que variavam de 28 à 41 anos , tendo sido notado também que muitas apresentaram estes problemas após cessarem atividades físicas por conta do excessivo trabalho profissional; seguindo de perto este grupo vieram os profissionais de saúde e depois os empresários.

Para cada idade, um benefício> É certo que, independente da sua idade, a prática da corrida lhe trará algum benefício. Contudo, especificamente em cada faixa etária, a atividade ajudará a mulher em algum aspecto principal. Confira abaixo os benefícios da prática do esporte para as adolescentes, para as mulheres adultas e para as idosas .

Adolescentes: Estimula a manutenção de um hábito saudável. Apesar de ser um benefício para todas as pessoas, na adolescente tem efeito positivo sobre a motivação em praticar exercícios. Nesta fase da vida, a tendência a perder estes hábitos saudáveis é muito grande devido a atividades de escola e lazer. Do ponto de vista fisiológico, praticar exercícios nesta fase garante uma vida adulta e de 3ª idade mais saudável e com menos riscos para doenças.

Adultas:
Com o trabalho e, muitas vezes, o papel materno, possivelmente a vida desta mulher passa a ter mais sobrecarga de atividades cotidianas, estresse e consequente fadiga. A atividade física melhora a tolerância a esta sobrecarga, diminui riscos de doenças e facilita o gerenciamento de seu repouso e descanso. Um dos motivos decorre da melhora na consciência corporal dando limites de esforço para o corpo.

Idosas: Como nos casos anteriores, melhora o condicionamento físico e a auto estima, diminui riscos de ansiedade e depressão. Pode auxiliar inclusive nos possíveis tratamentos clínicos de osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e obesidade, além de prevenir riscos de queda, por melhorar o equilíbrio e a consciência corporal.

2 comentários:

  1. gostaria de saber se correr faz mal á coluna ou beneficia

    ResponderExcluir
  2. olá est divulgando meu blog para prof de ed física
    www.2noesporte.blogspot.com
    comenta lá abrç

    ResponderExcluir