quinta-feira, 4 de março de 2010

Riscos de correr sem orientação Profissional

Sabemos que a corrida de rua está entre as modalidades esportivas que mais cresce no mundo, porém um dado alarmante merece destaque, 60% ainda correm sem orientação técnica. Muitos acreditam não necessitarem dessa orientação, basta ter um par de tênis apropriado e um bom local para literalmente saírem correndo. A corrida é muito sedutora, emagrece, condiciona e favorece a integração. As pessoas ficam tão motivadas quando começam a correr que acabam querendo pular de uma distância para outra maior. Mas é um exercício de impacto e, como todo esporte, exige um tempo para evoluir e de capacidade técnica para tal.

Passado o momento da euforia pela corrida, começam a aparecer os problemas : redução do desempenho, seguido de alterações como insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, cefaléia, problemas articulares e finalmente a desmotivação.

Cada organismo reage e adapta-se de maneira diferente ao exercício, e o seu colega de treino não pode servir de referência, pois quem deverá ditar o ritmo, volume e intensidade é o profissional qualificado após uma avaliação detalhada.

Não basta o atleta entender do assunto, tem que ter alguém de fora para observar os erros que comete, frear-lo nos excessos, .pois, não percebe que está indo além dos limites ou cometendo erros tais como, biomecânica inadequada, excesso ou falta de algum exercício de fortalecimento . e não apenas isso o profissional que orienta corredores não deveria ser o professor de musculação da academia , é necessário alguem que realmente entenda e conviva com esta realidade de forma inteira e dedicada . O que se vê no entanto é um sem número de “alunos corredores” que podemos dizer “apenas correm” , um dia mais outros menos ,algumas vezes 2 vx por semana outras 3 ou 4 , no entanto sem nem uma designação correta de treinos nem mesmo uma seqüência de treinamento periodizado .

A maioria das atividades sem um acompanhamento profissional está fadada ao insucesso, como diz o velho ditado, o barato sai caro. O corredor não quer pagar um profissional para economizar, mas, no futuro ele irá gastar muito mais se tratando de alguma lesão. Seja inteligente e contrate um profissional capacitado para orienta-lo diretamente ou mesmo quase todas as cidades do pais já dispõe de assessorias esportivas especializadas em corridas o que é outra maneira Correta e segura de praticar este esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário