terça-feira, 20 de abril de 2010

Atividade Física sem Orientação Profissional

Muitas vezes as pessoas são inclinadas a iniciar atividades físicas de forma direta ou mesmo sem orientação ; entre as atividades que mais ocorre este fato podemos citar a corrida de rua , uma vez que esta é uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo, porém um dado alarmante merece destaque, 60% ainda correm sem orientação técnica.

Muitos acreditam não necessitarem dessa orientação, basta ter um par de tênis apropriado e um bom local para literalmente saírem correndo. A corrida é muito sedutora, emagrece, condiciona e favorece a integração. As pessoas ficam tão motivadas quando começam a correr que acabam querendo pular de uma distância para outra maior. Mas é um exercício de impacto e, como todo esporte, exige um tempo para evoluir e de capacidade técnica para tal.

Igualmente podemos ver nas praças e parques um sem número de pessoas que "resolvem" exercitar-se por conta própria , e lá é comum vermos "séries" de um sem número de abdominais , flexões de braços (vulgarmente conhecido por apoio) ou flexão na barra , todos estes feitos de forma descompromissada sem o devido cuidado com a posição corporal durante a realização dos mesmos.

Passado o momento da euforia pela corrida ou qualquer outra atividade "livre" por assim dizer, começam a aparecer os problemas : redução do desempenho, seguido de alterações como insônia, cansaço, dores musculares, irritação, ansiedade, agressividade, cefaléia, problemas articulares e finalmente a desmotivação.

Cada organismo reage e adapta-se de maneira diferente ao exercício, e o seu colega de treino não pode servir de referência, pois quem deverá ditar o ritmo, volume e intensidade é o profissional qualificado após uma avaliação detalhada.

Não basta a pessoa entender do assunto, nem todo "atleta" ou pessoa que pratica a modalidade seja ela qual for tem o devido domínio da parte técnica/científica que garanta a perfeita execução , ou mesmo , a perfeita adaptação dos parâmetros de treinamento as necessidades e limitações individuais , o professor ou técnico é a pessoa de fora para observar os erros que comete, frear-lo nos excessos, .pois, não percebe que está indo além dos limites ou cometendo erros tais como, biomecânica inadequada, excesso ou falta de algum exercício de fortalecimento .

É comum vermos nas academias o "malhador(a)" que PENSA que conhece o suficiente dos exercícios e séries para orientar os iniciantes , da mesma forma nas ruas vemos os "atletas" "orientando e/ou treinando" outros corredores e eu afirmo aqui que esta prática é extremamente perigosa , principalmente por se tratarem de iniciantes , menos adaptados a atividade em questão e consequentemente afeitos a todos os tipos de problemas que podem decorrer da atividade física mal orientada.

A orientação dos alunos dentro do universo das academias deve ser feita pelo profissional de educação física devidamente formado e preparado para tal , infelizmente esta não é a realidade na grande maioria das salas de musculação onde comumente vemos estagiários(normalmente estudantes de 1o. ou 2o. semestre do curso de ed. física / ou não) , sem a devida supervisão e/ou orientação para estarem desempenhando esta função , está é a realidade da grande maioria das academias onde estes funcionam como uma "mão de obra barata" desvirtuando a finalidade precípua do programa de estágios que seria auxiliar na formação de bons profissionais para então introduzi-los no mercado de trabalho.

Já na corrida de rua , o profissional que orienta corredores não deveria ser o professor de musculação da academia , é necessário um profissional de educação física com formação específica para tal e que realmente entenda e conviva com esta realidade de forma inteira e dedicada . O que se vê no entanto é um sem número de “alunos corredores” que podemos dizer “apenas correm” , um dia mais outros menos ,algumas vezes 2 vx por semana outras 3 ou 4 , no entanto sem nem uma designação correta de treinos nem mesmo uma seqüência de treinamento periodizado .

A maioria das atividades sem um acompanhamento profissional está fadada ao insucesso, como diz o velho ditado, o barato sai caro.Procure na academia pelos profissionais realmente capacitados para promover a sua orientação de forma correta e siga de forma correta seu plano de treinamentos .Na corrida pense se você não quiser (ou mesmo não puder)pagar um profissional para economizar, no futuro poderá gastar muito mais se tratando de alguma lesão.

Seja inteligente e contrate um profissional capacitado para orienta-lo diretamente ou mesmo procure as pessoas corretas para pedir orientações ainda que informais. Uma dica que posso lhe passar e que em quase todas as cidades do pais você já encontra de assessorias esportivas especializadas em corridas o que é outra maneira Correta e segura de praticar este esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário