segunda-feira, 19 de abril de 2010

A importância da realização de um check-up esportivo

Muito tem se falado, atualmente, sobre a prática correta de exercícios físicos e como eles devem ser feitos de forma segura e sem riscos à saúde. O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. Para as atividades físicas em academias de ginástica também são necessários avaliações, já que cada pessoa possui diferentes metabolismos.
O que muitos não sabem é que toda atividade física mais intensa deve ser previamente definida por uma equipe médica que, para traçar o perfil metabólico do esportista iniciante ou profissional, realizará exames clínicos e esportivos para indicar a intensidade, periodicidade e tempo de cada exercício.

O início da atividade física sem um monitoramento prévio pode trazer diversos riscos à saúde. Dependendo do nível de intensidade e de exigência física, seja ela competitiva ou não, a atividade física desencadeia uma série de fenômenos metabólicos variados e intensos. Se a pessoa tiver alguma doença silenciosa ou inicial, esse exercício físico possivelmente elevará os riscos de complicações.
A realização de um Check-up esportivo antes de iniciar a prática de atividades físicas tem crescido nos últimos anos, pois é cada vez maior o número de pessoas que entendem que as avaliações clínica, física e cardiológica reduzem os riscos de paradas cardiorrespiratórias e outros problemas de saúde. Porém, o número é mais expressivo em pacientes que passam por reabilitações cardiopulmonares, que realizam o acompanhamento pós-cirurgia cardíaca ou que sofrem ou passaram por problemas cardiológicos.
É necessário que essa visão de um Check-up esportivo seja mudada, pois todos os que praticam esportes e exercícios necessitam fazer uma avaliação prévia e um acompanhamento dessas atividades.


Como evitar lesões indesejadas

O começo de cada ano é uma época em que habitualmente as pessoas fazem planos para o período que se inicia. Uma das promessas mais frequentes é iniciar – ou retomar –a prática de atividades físicas. Se de um lado é um projeto saudável, que deve ser levado adiante, de outro, é preciso tomar alguns cuidados para evitar lesões indesejadas.

Caminhar, praticar esportes e, principalmente, se matricular em academias de ginástica são as atividades mais procuradas por quem quer manter a forma e perder peso. Entretanto, sem cuidados específicos especialmente com os ossos, articulações e ligamentos, muitas vezes os planos de uma vida mais saudável se transformam em dores e lesões nos joelhos, ombros e coluna, em conseqüência da sobrecarga de exercícios e da falta de uma orientação adequada.

A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, e em um período de tempo reduzido, prejudica e muito a saúde. Em média nos hospitais do Brasil são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados.
Entre essas lesões, as mais comuns são tendinite patelar e de Aquiles, inflamações articulares, estiramentos musculares e dores nas costas devido a postura errada.

Para prevenir esses e outros problemas , é imprescindível que antes de iniciar qualquer atividade física, procure-se um médico ou profissional com experiência em traumas do esporte, para obter orientação sobre o exercício adequado para cada tipo físico.
É também aconselhável ampliar a carga e a frequência dos exercícios de forma gradativa. O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação. Por isso o esportista deve ficar atento com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste a suas necessidades, de forma que não agrida o sistema músculo-esquelético.


Outros cuidados importantes
são alongar os músculos antes de iniciar os exercícios, calçar tênis adequado – especialmente quando for correr – e dar preferência a roupas feitas com tecidos que permitam uma transpiração mais leve (dry-fit). Fique atento e ao primeiro sinal de dor os exercícios devem ser interrompidos. Se a dor persistir mesmo em repouso, deve ser procurado o médico. Apenas um especialista fará a avaliação adequada e indicará o tratamento específico.
Consulte seu médico e após suas avaliações procure um bom profissional de educação física , pois só com orientação profissional correta você alcançará seus objetivos e seguirá seu caminho com segurança e livre de lesões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário