Se o objetivo é emagrecer, com certeza devemos treinar com baixa intensidade com 50% a 60% da frequencia cardíaca máxima , pois nessa intensidade evitaremos de queimar glicogênio e entrará em combustão primeiramente a gordura como fonte de energia.
Mas veja a intensidade ideal de exercícios para emagrecimento não deve ser popularizada, tampouco valorizada. O que importa é a carga de exercício e sua intensidade que favoreça a boa condição da saúde.
O emagrecimento visa o controle do peso e deve ser feito com orientação correta de um profissional de educação física realmente capacitado , uma educação alimentar que acontecerá através da mudança de hábitos objetivando a melhoria das condições gerais, é importante perceber que cada pessoa tem uma estrutura compatível com seu arcabouço ósseo , portanto programas padronizados como vemos comumente nas academias que não respeitam as particularidades individuais tendem a dar pouco ou nem um resultado.
A mídia e o marketing de vendas valoriza imagens e modelos não muito condizente com as características da população. Hoje um lutador de MMA ou um halterofilista, mesmo uma artista de televisão ou modelo estão fora do padrão estético imposto pela mídia. Não deve existir um padrão para todas as pessoas. Cada ser humano é um universo e deve ser tratado individualmente. Normalmente a carga aeróbia freqüente e de baixa freqüência cardíaca promove a redução de tecido adiposo (gorduras).
Portanto qual minha intensidadede treinos ideal?
Essa pergunta parece simples , mas acaba sendo complexa quando a encaramos com responsabilidade , o que posso dizer é "cada um é um caso individual e precisa ser tratado como tal". Nos treinamentos e na academia vivo esse dia-a-dia, vejo muita gente buscando o emagrecimento a qualquer custo, uns fazem de duas a três horas de exercício na academia e continuam da mesma forma.
Dou dois exemplos.
1º.- As maiorias dos pedreiros são todos gordinhos e barrigudinhos.
2º.- Vejam que muitos carteiros também são pesadinhos.
Muitos pedreiros, corredores, carteiros e alunos de academia são todos fortes, e mesmo com muita atividade física diária, continuam acima do peso ou não atingem seus objetivos.
Os exemplos acima refletem minhas experiências como professor, corredor amador e são para chegar numa simples conclusão:
A INTENSIDADE DO TREINAMENTO TEM TUDO A VER COM O EMAGRECIMENTO; nesse caso, minha opinião é diferente das pesquisas que mostram que o emagrecimento e queima de gorduras tem que ter atividades aeróbicas longas, de baixa e média intensidade, como na fórmula de Karvonnem 220-idade x 60%/70% do esforço, sendo ideal para emagrecimento, muitos alunos de academia não conseguem emagrecer dessa forma.
Posso lhes dizer isso porque tive as experiências com alunos e corredores, que rodavam longos cerca de 20 km nos finais de semana e nos dias da semana de 10 a 15 km diários, mas não tinha intensidade. Isso tudo indica que os treinos mais intensos emagrecem mais, tiros de velocidade variados, ritmos mais fortes aumentam a ventilação, conseqüentemente aumenta o gasto calórico, mas nem todos podem sair fazendo isso sem critério, Precisa de orientação profissional.
Outra coisa de maior importância que a intensidade para o emagrecimento é a "DIETA". A alimentação está tão ligada ao emagrecimento como o próprio treinamento.
· CONSUMO(ingerir alimentos) x GASTO CALÓRICO DIÁRIO (exercícios/atividades)
· Quem consome mais x gasta menos = "ARMAZENA MAIS GORDURA".
· Se consumir menos x gastar mais = "REDUZ O DEPÓSITO DE GORDURA".
Portanto, a conclusão final é que as duas coisas caminham "lado-a-lado", sendo a qualidade da alimentação muito importante. E quem faz os dois é um "Schumacher na vida, está sempre no podium e na pole-position". É VENCEDOR (A).... Disse no início que o assunto é complexo: "disciplina e aplicação", a maioria não consegue isso!!!
Dicas para um Programa de Atividade Física Seguro e Bem Sucedido
1.Verifique seu estado de saúde com um profissional médico. Caso tenha problema de saúde crônico como obesidade, diabetes, enfermidade cardíaca ou pressão alta, pergunte ao seu médico que tipo de atividade física e qual a quantidade apropriada para você.
2.Comece devagar. Incorpore mais atividade física no seu dia-a-dia e gradualmente atinja o objetivo de 30 minutos para melhorar sua saúde e controlar seu peso.
3.Estabeleça metas. Tenha objetivos a curto e longo prazos e comemore cada sucesso.
Trace o progresso. Mantenha um registro para traçar seu progresso. Anote quando você se exercitou, que atividade física realizou, qual a duração e como sentiu-se com o exercício.
4.Pense em variedade. Escolha uma variedade de atividades físicas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, prevenir o tédio e manter sua mente e corpo desafiados.
5.Esteja confortável. Use roupas e calçados confortáveis e apropriados à atividade física que estiver fazendo.
6.Escute o seu corpo. Interrompa a atividade física e consulte um médico caso sinta incômodo ou dor no peito, tontura, dor de cabeça forte ou outros sintomas anormais quando estiver exercitando-se. Se a dor não for embora, procure ajuda médica imediatamente. Caso esteja sentindo-se fatigado ou doente, tire uns dias de descanso. Você pode retornar ao seu programa de atividade física quando estiver sentindo-se melhor.
7.Coma alimentos nutritivos. Escolha uma variedade de alimentos nutritivos todos os dias. Lembre-se que sua saúde e peso dependem tanto do seu plano de dieta como do nível de atividade física.
8.Tenha apoio. Encoraje sua família e amigos a apoiá-lo e acompanhá-lo em sua atividade física. Forme grupos de caminhada com colegas de trabalho, brinque com suas crianças ao ar livre ou tenha aulas de dança com os amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário