sexta-feira, 9 de abril de 2010

Respeite os limites de seu corpo

O vício pela endorfina, que é liberada durante a prática do esporte,ou mesmo a pressa de apresentar "resultados visíveis" faz com que o o praticante de atividades físicas queira sempre mais. Mais distância, mais volume,mais peso nos aparelhos, mais quantidade de treinamentos, mais intensidade. Como para tudo na vida, o exagero pode ser prejudicial. Saber a hora de parar, descansar e, sobretudo, não ir além do que o corpo pode aguentar é essencial para que o praticante de atividade física , seja ela qual for, se afaste do risco de lesão e para que haja a verdadeira evolução no esporte.

O ideal é que o iniciante faça treinos de baixa intensidade nas primeiras semanas e procure intercalar os dias entre treinos aeróbios e de fortalecimento muscular e descanso. Isso o ajudará a recuperar suas reservas energéticas e a parte muscular, favorecendo a disposição para manter a atividade.

Importante e saber perceber que esta passando dos limites durante o treino, preste atenção pois o corpo não falha. É ele que indica quando ritmo de treinamento está acima do ideal. Dores Musculares e articulares que durem mais que 48hs, fraqueza e cansaço constante durante o dia, dificuldade para dormir. Esses são alguns indícios que podem apontar excesso na programação de treinos. A orientação de um profissional de educação física capacitado é indispensável para que ele possa balancear sua programação.

A importância do descanso


Praticantes de qualquer atividade física , todos têm algo em comum, Nem um deles deve treinar todos os dias. Isso porque somente com o descanso há evolução.
O exercício físico é sempre uma agressão ao corpo. O praticante sofre microlesões e acumula ácido láctico. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que ele fique mais forte.

Para quem está começando treinar de duas a três vezes por semana é mais do que o suficiente para alcançar seus primeiros objetivos de forma segura , intercalando sempre a atividade com o descanso.
O repouso ativo, que é quando o corredor faz a atividade só que em um ritmo bem mais leve, também pode ser usada, mas com atenção.

Para quem tem um condicionamento realmente muito baixo parar totalmente pode ser uma boa opção. Aulas como alongamento ou até mesmo o descanso passivo são mais indicados, para evitar uma fadiga precoce no início de uma programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário