domingo, 12 de setembro de 2010

As Perigosas "Dietas" dos Artistas

Na busca pelo "corpo perfeito" muitas pessoas vêem em artistas e celebridades padrões e desta forma não relutam em investir em "dicas e dietas " que para qualquer profissional da área são no mínimo absurdas ; famosas em todo o mundo passam fome e apostam em dietas sem o menor fundamento para manter a forma longe das câmeras.

Jenifer aniston passou uma semana a base de papinhas de nenê. A dieta foi receitada pela personal trainer da atriz (uma ex-atleta de Body Building , sem a formação superior necessária) , a atriz consumia 14 potinhos por dia e perdeu três quilos fazendo isso.
Pode parecer prático e inofensivo, mas a restrição de nutrientes deixa nutricionistas preocupadas com essa prática.

A papinha é para neném, nunca vai atender as necessidades de um adulto de lipídios, vitaminas, minerais .A carência de substâncias primordiais para o bom funcionamento do organismo tem as mesmas conseqüências da desnutrição: o corpo vai perdendo tônus muscular, a pessoa se sente fraca, fica com a imunidade baixa e mais suscetível a infecções. Em alguns casos pode até desenvolver anemia.

A top model internacional Naomi Campbell afirmou que, quando precisa perder alguns quilinhos, passa dias tomando água, suco de limão, uma colher de pimenta vermelha e xarope de bordo (também conhecido como xarope de Acer).

Não é preciso ser médico para perceber que seguir um “cardápio” como esse pode trazer sérios riscos à saúde, o que acontece nestes tipos de dietas restritivas e provocar um grave desequilíbrio metabólico, o que pode exigir um esforço extra do organismo para manter funcionais órgãos vitais como coração, pulmão e o cérebro. Para se ter uma idéia, o cérebro necessita de 130 gramas diárias de glicose para poder sobreviver. Além disso, dietas como essa podem desencadear transtornos alimentares como anorexia nervosa.

O Perigo das Comunidades

No site de relacionamentos Orkut, não é difícil encontrar depoimentos de quem adota o tal “menu” para emagrecer. E tem até comunidades como “Eu faço dietas malucas”, “Master Cleanse”, “Já fiz loucuras para emagrecer”, em que – em geral, garotas – de todo o País compartilham suas experiências com as mais diferentes dietas.


E não é preciso ir longe para vermos dietas absurdas sendo amplamente divulgadas principalmente por revistas e demais periódicos sem o mínimo cuidado , a dançarina Adriana Bombom afirma fazer na época que antecede o carnaval , intensificar o treino e restringir a alimentação a claras de ovo e batata cozida, a cada três horas. A dançarina Scheila Carvalho também optou por essa dieta quando decidiu emagrecer 15 quilos, após a perda do filho.

Apesar de a clara do ovo ser rica em proteína, recomendada para quem faz muito exercício, não é ideal restringir a dieta a apenas dois elementos , como regra geral que a alimentação deve ser suprida com alimentos variados, fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Um único alimento não é indicado para suprir todas as necessidades do nosso organismo. Essa dieta pode trazer deficiência de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras.

Quantos Kg é saudável perder?

Antes de tudo é preciso se conscientizar que reduzir peso de forma saudável vai exigir um pequeno esforço : reeducação alimentar e atividade física corretamente estruturada ; o mais indicado ao fazer sua refeição, é ter um prato colorido, uma porão de cada grupo de alimentos.

Voltando a "quantidade" de redução de peso , emagrecer mais de dois quilos por mês pode ser prejudicial à saúde. O organismo precisa de tempo para ir se acostumando com o novo peso. E lembre-se que emagrecer rápido demais significa engordar mais rápido ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário