terça-feira, 14 de setembro de 2010

Corpo Perfeito


Muitos homens e mulheres dedicam boa parte de seus dias e semanas trancados em academias e clubes, reinando à exaustão em busca de seu ideal de "Corpo Perfeito", alguns consideram a alimentação errada o principal problema para a insatisfação com o próprio corpo ou com a saúde; entretanto, poucas pessoas dão o devido valor para a importância da atividade física adequada na busca pelo bem estar e pela qualidade de vida.

A alimentação moderna está fazendo com que o ser humano, aos poucos, prejudique seu próprio corpo e sua saúde, quando as pessoas decidem emagrecer acabam fazendo da forma incorreta, cortando da alimentação itens indispensáveis para o equilíbrio do corpo. O mesmo acontece com quem deseja se alimentar melhor e, por conta própria, defini o próprio cardápio, que, muitas vezes, está inadequado para seu estilo de vida; veja abaixo algumas dicas.

1 - Consumo diário:o ideal é termos uma alimentação equilibrada, prevenindo deficiências nutricionais, melhorando o trabalho do sistema imunológico e protegendo o organismo contra doenças infecciosas. Posso destacar entre outros nutrientes importantes o Licopeno (cenoura, mamão, manga, couve); Fibras (frutas, legumes, verduras, aveia; Flavonóide (suco natural de uva, morango, ameixa, repolho); Isiflavonas (soja – de preferência em grão); Ácidos graxos Omega 3 (peixes e óleo de peixe)

2 -Reeducação alimentar:O nosso corpo para trabalhar de forma adequada, necessita de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A reeducação alimentar tem a finalidade de aprendermos a comer de tudo sem exageros, de uma forma equilibrada, com alimentos que garantam uma boa nutrição, respeitando a individualidade de cada pessoa. Um alimento por si só não tem a capacidade de fazer emagrecer, mas aprendendo a se alimentar de forma adequada e respeitando os horários conseguimos atuar na redução e na própria manutenção do peso.

Riscos a Saúde e a Estética

1 - Celulite: esta alteração (que tira o sono de muitas mulheres) envolve fatores hormonais, vasculares, neuroendócrinos, erros alimentares e principalmente sedentarismo, levando a uma alteração do relevo cutâneo. Para ajudar a amenizar estas alterações, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conserva, frituras, embutidos e alimentos industrializados, pois aumentam o acúmulo de toxinas. Dar preferência a consumo de frutas, alimentos integrais, verduras e legumes - crus ou cozidos ao vapor – e temperos naturais , não esquecendo o papel fundamental que uma atividade física bem direcionada tem para redução deste "mal".

2 - Dor de cabeça: Muitos fatores podem piorar este grande mal que afeta os brasileiros, entre eles: o uso de analgésicos em excesso, longos períodos de jejum, tabagismo, uso de contraceptivos orais, sono inadequado, estresse, falta da prática de exercícios físicos regulares, e o componente alimentar, que é muito importante

3 -Cuide de seu corpo: Não se esquecer que a prática de exercícios físicos regulares e modificações do estilo de vida, como tabagismo, etilismo e sedentarismo evitam diversos problemas de saúde e contribuem – muito – para alcançar os resultados esperados.

Exercite-se corretamente e emagreça mais rápido

Ao contrário do que muitos pensam fazer exercícios aeróbicos não é a melhor forma de emagrecer rapidamente, o papel do exercício aeróbio no emagrecimento é muito reduzido, enquanto a musculação pode ter uma participação mais importante.

Um dos maiores mitos quando o assunto é emagrecimento é a idéia de que é necessário fazer atividades de baixa intensidade e de longa duração. Daí vem o motivo de muitas pessoas, apesar de fazerem atividades físicas, não conseguirem emagrecer. A base teórica utilizada para compreensão e prescrição de atividades físicas para emagrecer está equivocada. E isto levou à utilização de um modelo comprovadamente ineficiente, que não tem obtido êxito em controlar o peso corporal dos praticantes de exercício.

Treinamentos aeróbios intervalados, combinados a exercícios de alta intensidade são mais eficientes para quem busca emagrecer, garantem juntamente com a musculação promover uma queima de gordura muito maior, durante o período de repouso, do que se o aluno decidir por fazer uma corrida contínua e de baixa intensidade.

A receita seria utilizar atividades de alta intensidade, que alterem seu metabolismo de modo a direcioná-lo para perda de gordura. Isso não significa, necessariamente, que ela vá promover alto gasto calórico e muito menos que vá utilizar muita gordura durante sua realização, no entanto durante o repouso nas horas que se seguem a atividade física seu "consumo de gordura" será maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário