quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Lipoaspiração X Perigo para Saúde

Ao verificarmos as "medidas" (circunferências) de alunos e/ou clientes em clubes , academias e assessorias esportivas o fator primordial não é a busca de adequar este aluno e/ou cliente em padrões estéticos , e sim verificarmos um de seus primeiros indicadores de saúde.

Circunferências abdominais superando os 80 centímetros , podem (e geralmente são) sinal de que o coração pode estar ameaçado pela presença de colesterol, hipertensão e triglicérides em excesso. Desta forma o uso da lipoaspiração para reduzir estes indicadores acaba por apenas disfarçar o problema e pior ainda , pode até agravá-los , já que ao longo do tempo não serão adotados hábitos , dieta saudável e pela mudança do estilo de vida.

O benefício estético trazido pela lipoaspiração não acarreta em nem um tipo de melhoria para o coração, muito embora homens e mulheres ao fazerem a lipo acreditam que a nova silhueta já garantiu uma vida mais saudável; no entanto mesmo com o abdômen “sarado” a pessoa continua com os mesmos problemas que são ponto de partida das doenças cardiovasculares.

Diversas pesquisas conduzidas ao longo dos últimos anos alertam , que pessoas obesas, submetidas à lipoaspiração e que perderam em média 10 quilos após a cirurgia , ao serem avaliados quanto ao impacto desta redução na melhora das taxas de glicose, produção de insulina, colesterol e pressão alta mostraram que o efeito nestes potencializadores de problemas no coração foi quase nulo, muito inferior ao que poderia ser conseguido com exercícios físicos, o motivo é que a ação estética não é suficiente para corrigir as chamadas “células gordas” que estão no organismo e não são eliminadas com a lipoaspiração.

Gordura invisível

Além dos pneus e os excessos de gordura aparente existe, segundo os cardiologistas, a chamada "gordura invisível". Cientificamente, ela é denominada gordura visceral e pode estar presente em volta de órgãos, como fígado, rim, coração e pulmão. É invisível aos olhos, mas detectada por meio de exames específicos, como a ressonância.

Na maioria dos casos, quem tem gordura invisível também tem gordura aparente, mas por vezes apenas avaliações minuciosas são capazes de identificar a presença da vilã visceral.
Mesmo a pessoa se submetendo a lipoaspiração esse tipo de gordura permanece no organismo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário