quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Creatina , Mitos e Verdades

Recentemente liberada no Brasil o referido suplemento alimentar já esteve cercado de polêmicas e discussões em nosso país , logo no início a mesma foi associada ao uso de anabolizantes - uma das razões que levou a sua proibição por cinco anos no Brasil- Neste momento seu uso ainda é mal visto por muitos médicos e parte deles alegam que ela seria uma ameaça às funções do rim e do fígado.

Na tentativa de lançar alguma luz sobre estes fatos vou "falar" um pouco sobre o produto , substâncias e dados científicos mais recentes , desta forma espero ajudá-los a esclarecer algumas dúvidas .

A "fama negativa" que se criou sobre o produto não surgiu do nada , logo no início de sua utilização vários atletas internacionais de várias modalidades associavam o uso de anabolizantes juntamente com a ingestão da creatina , desta forma igualmente associou-se os efeitos da mesma aos efeitos "destrutivos" do uso prolongado e indiscriminado de substâncias anabolizantes , efeitos estes que se verificavam principalmente nos rins e fígado destes atletas.

Tive a rara oportunidade de trabalhar com Melvin Willians um extremamente competente pesquisador norte-americano , PhD em Educação Física e em Ciências do Exercício pela Universidade de Maryland (EUA), que através de vários estudos defende o uso da substância, e assim como eu não a restringindo apenas à atletas profissionais.

O referido pesquisador afirma a eficácia comprovada para esportistas amadores, idosos, diabéticos e pode até ser usada na reabilitação de alguns pacientes .

O estudo dirigido da creatina em Maryland é realizado há décadas pois esta universidade funciona como centro de várias modalidades olímpicas dos EUA , abaixo vou citar alguns benefícios e as idéias contrárias.

Suplementação

Basicamente a creatina é sintetizada naturalmente pelo organismo numa dose pequena e diária , sendo que este processo ocorre no fígado e no pâncreas , esta dosagem como anteriormente citada, é pequena e sua complementação é feita geralmente pela alimentação,ao ingerirmos peixes, carnes e derivados. Desta forma é possível afirmar que metade da dose de que precisamos é produzida pelo corpo, enquanto a outra metade é ingerida , isto explica o fato de vegetarianos apresentarem via de regra baixos níveis de creatina (São necessários de 1 a 2 gramas por dia).

Aumento de força

Este é o benefício mais conhecido da suplementação com creatina . O desempempenho do esportista é aumentado em atividades que exigem muito esforço em intervalos pequenos. No entanto vale ressaltar que o exercício não pode ter mais que 30 segundos.

Uma grande Variedade de esportes podem ser beneficiados por essa propriedade da creatina, dentre eles o consumo é mais facilmente encontrado entre os praticantes de corrida e natação (aumenta o desempenho em provas velozes e curtas) , no halterofilismo, pela necessidade de força concentrada apenas em levantar um peso , e fisiculturismo para suportar altas dosagens de carga em treinamentos.

As pesquisas em Maryland apontam melhora de até 13% no desempenho do atleta, outros estudos, verificaram um aumento da força muscular em pelo menos 8%.

Ganho de Massa muscular

Este talvez seja o segundo quesito com maior polêmica em torno da creatina , é importante entender um pouco sobre o mecanismo de absorção do suplemento para podermos falar sobre o mesmo .
A creatina dá volume ao músculo porque aumenta a capacidade das células musculares de absorver água , o uso frequênte leva ao músculo inchar muito rápido , sendo assim o que ocorre é uma falsa i déia de ganho de massa muscular.


>>No entanto é fácil observar que ao abandonar a suplementação de creatina o líquido retido no músculo reduz e, com isso, o volume também diminui; comprovando desta forma que não há ganho real de massa muscular.

Alguns pesquisadores contestam essa visão. Para alguns , em decorrência do ganho expressivo de força proporcionada pela creatina , este ganho pode contribuir com o ganho de massa muscular, independentemente do inchaço causado pela retenção de líquidos no músculo.

Alguns estudos Britânicos e Americanos sugerem que este ganho real de massa muscular está associado ao uso da creatina e uma dieta rica em carboidratos . Os carboidratos também são moléculas estocadas nos músculos e responsáveis pelo fornecimento de energia para o sistema aeróbico , desta forma fornecendo a energia necessária para atividades de longa duração e real ganho de Massa Muscular.

A Falha da Creatina

Nas atividades, e/ou exercícios de longa duração, a eficácia no uso de creatina para melhora de performance e/ou força não pode ser comprovado.

Estes estudos demonstraram que a creatina pode apresentar benefícios nos primeiros segundos de uma corrida, no entanto esse efeito inicial se perderia no balanço total de provas longas, como meias e maratonas que duram mais de duas horas.


Debatendo a Medicina

Muitos médicos tem como base o receio de sobrecarregar rins e fígado pelo uso de suplementos de creatina , sendo assim médicos e especialistas em nutrição de desaconselham seu uso, inúmeras pesquisas já demonstraram não ter fundamentoestas afirmações e temores.


No Brasil uma das mais completas e recentes pesquisas , foi realizada pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, comprovando que a suplementação com creatina não gerou sobrecarga nos rins de atletas de 24 anos. O trabalhou chegou a ser publicado no European Journal of Applyed Physiology.

Não há evidências que o uso do suplemento, acarrete sobrecarga renal , ou mesmo a possibilidade de a Creatina ocasionar cálculo renal (a origem do cálculo está no cálcio e não na Creatina) ou mesmo problemas no fígado.

>>Existem sim reações adversas , no entanto todas estão ligadas a problemas estomacais , sendo os mais comuns casos de diarreia e estômago irritado.

Como Utilizar

Entenda o seguinte : existem pelo menos duas formas de administrar a suplementação de creatina , deve-se no entanto levar em conta o estado e expectativa do praticante .

1.Plano de resultados rápidos– para atletas de alto desempenho
2. Plano a Médio Prazo - para esportistas iniciantes.

>>Antes mesmo de entrar no mérito de cada um é importante ressaltar que todo programa deve ser feito com acompanhamento médico, especialmente se a pessoa tiver algum problema de saúde.


Reabilitação

Alguns estudos recentes se referem a substância como alternativa terapêutica para pacientes em reabilitação , as possibilidades de seu uso estaria relacionado à portadores de atrofia causada por longas imobilizações.

Diabetes

Um estudo do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP revelou que a suplementação de creatina aliada a exercícios melhora o quadro de pacientes com diabetes tipo 2.

A dificuldade de absorção da glicose nas células que acontece por parte dos diabéticos , passaria a ser auxiliada pela creatina , desta forma o controle da taxa de açúcar no sangue seria controlada , um ponto importante a ser ressaltado deste referido estudo é que mesmo os pacientes com alteração das funções renais não apresentaram complicações durante o estudo.

Após todas estas considerações espero ter auxiliado a derrubar muitos mitos acerca da creatina , sua aplicação dentro de pouco tempo deve estar mais diversificada , e desta forma tornar-se mais popular não apenas entre atletas , com o uso da creatina será possível por exemplo suprir o que perdemos com as mudanças na maneira como nos alimentamos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Executivos sob Risco

A história é mais comum do que muitos executivo gostariam , começa com cansaço , mal estar , irritabilidade até algum dia , algo chama atenção de forma negativa ; ao realizar um check-up o diagnóstico vêm com alterações no teste de esforço, no perfil glicídio (pré-diabetes e diabetes), altos índices de colesterol e triglicérides, obesidade, pressão alta, etc.

O motivo principal está relacionado as pressões que o executivo vive , acumula e que são muito difíceis de serem eliminadas. A mudança deste estado , deve ser encontrada o mais rapidamente possível , e passa pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional , não pense que esta mudança é fácil , ela possui várias etapas e antes de tudo passa por uma profunda transformação interna.

Executivos , não importa de que porte , tendem a não praticar atividades físicas corretamente estruturadas e por terem uma alimentação desregrada , outro fator agravante é a falta de prevenção da doença.

O começo da mudança deste sedentário corporativo , até tornar-se um atleta amador , pode ser comparada a preparação de um atleta profissional , para um atleta é fácil permanecer 4 anos se preparando para as Olimpíadas e para o executivo isso também é necessário no que diz respeito a um projeto pessoal.

Executivos tendem a não ter “paciência” para um projeto a longo prazo, assim a melhor forma de realizarem seus treinos é com acompanhamento individualizado ou com assessorias esportivas , sendo assim ele recebe no cotidiano de negócios: algo pontual, mensurável e de resultado imediato.


Meu projeto pessoal na assessória (Runner's For Health) , ou como Personal Trainer , é embasado em períodos de atividade física para o executivo que não passem de 6 meses a 1 ano , desta forma ele conclui constantemente seus projetos e alcança suas metas daquele período , sempre em busca de uma meta principal que para alguns pode ser conseguir concluir a São Silvestre, ou simplesmente ter mais saúde para desfrutar com sua família.

Desta forma utilizo principalmente na assessoria o princípio da semente e do fruto , a partir do momento que o executivo toma um interesse pela atividade física ele jogou uma semente e desenvolver um projeto que ele possa chegar a algum objetivo-Fruto- é minha tarefa.

Alguns pontos são os principais , nesta nossa linha de ação , primeiramente é necessário que o executivo conquiste a sua Transformação Interna, que nada mais é que o resgate e controle da saúde, um estilo de vida saudável, para aumentar o padrão de energia e entusiasmo dentro dos pilares das vitalidades: corpo, mente e alma.

Outro ponto fundamental é quando este executivo passa a tomar para sí a responsabilidade pela saúde e bem estar de sua família e ou empregados , desta forma ele os traz para desfrutar juntamente com ele deste novo momento e buscar algo de maior valor em nossa sociedade moderna , a conjunção entre interesses profissionais e bem estar de todos que o rodeiam.
A intenção é maior do que uma mudança de hábitos é um projeto de vida , e ter a coragem de dar o primeiro passo só depende de você.

sábado, 18 de setembro de 2010

Menos gordura ou menos carboidrato?

A redução de gordura e carboidratos foi recentemente apontada por diversos estudos como eficaz para ajudar adultos obesos a perderem peso ; além disto pesquisadores publicaram esta semana, na site da OMS resultados de um estudo feito ao longo de 15 anos , onde ao serem comparadas duas dietas, é a mais pobre em carboidratos que oferece mais benefícios em relação ao risco de problemas cardiovasculares.

Corroborando este estudo, foi publicado no periódico Anais de Medicina Interna, um segundo experimento conduzido por uma equipe da Universidade de Temple, da Philadelphia, nos Estados Unidos, avaliou 307 obesos adultos de meia-idade que foram divididos aleatoriamente para receber os dois tipos de dieta, somadas a um programa de emagrecimento.

O grupo que recebeu a dieta low-carb (pobre em carboidratos) seguiu o plano de alimentação conhecido como Dieta da Proteína de Atkins, no qual os carboidratos foram limitados a 20 gramas diárias por 12 semanas. Depois dessa fase, estes participantes receberam gradualmente pequenas quantidades de frutas, grãos e laticínios. O grupo podia comer quantidades ilimitadas de gordura e proteína.

O grupo que recebeu a dieta low-fat (pobre em gorduras) teve a ingestão de calorias diárias limitadas entre 1.200 e 1800 – dependendo do sexo e do peso corporal inicial – sendo que 55% dessas calorias precisavam vir de carboidratos, 15% de proteínas e 30% de gorduras.
Ao cabo do primeiro ano, os dois grupos tiveram uma redução média de peso de 10 quilos. No segundo ano, foram cerca de 7 quilos. A equipe chefiada por Gary D. Foster concluiu que não houve diferenças significantes de perda de peso entre os dois grupos.

Nos primeiros seis meses do estudo, no entanto, a equipe que recebeu a dieta low-fat tomou a dianteira no quesito redução do colesterol ruim, o LDL. Os níveis de LDL deste grupo caíram, em média, 10mg por decilitro de sangue. No grupo que recebeu a dieta low-carb, os seis primeiros meses foram de aumento do LDL – provavelmente porque o consumo de gorduras e proteínas não foi limitado.

Ao final do segundo ano, os dois grupos haviam reduzido suas taxas de LDL a níveis semelhantes, assim como haviam experimentado redução das taxas de triglicérides e da pressão sistólica. No quesito colesterol bom, o HDL, a média de aumento para o grupo que comeu menos carboidratos foi de 8mg/dL e do que se alimentou com menos gorduras chegou a 5mg/dL.

O que pode-se tomar como certo a partir destes estudos é que para perder peso nem todo mundo precisa adotar a dieta pobre em carboidratos e/ou gorduras ,o mais importante é escolher mudanças com as quais se consiga conviver a longo prazo.

A mudança nos hábitos de vida é fator determinante para o sucesso de qualquer dieta , e mais uma vez , a prática da atividade física orientada corretamente foi colocada nos dois estudos ,como fator primordial em qualquer que seja o programa de alimentação adotado. fatores comportamentais também podem influenciar deforma positiva ou negativa para perda de peso.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Corpo Perfeito


Muitos homens e mulheres dedicam boa parte de seus dias e semanas trancados em academias e clubes, reinando à exaustão em busca de seu ideal de "Corpo Perfeito", alguns consideram a alimentação errada o principal problema para a insatisfação com o próprio corpo ou com a saúde; entretanto, poucas pessoas dão o devido valor para a importância da atividade física adequada na busca pelo bem estar e pela qualidade de vida.

A alimentação moderna está fazendo com que o ser humano, aos poucos, prejudique seu próprio corpo e sua saúde, quando as pessoas decidem emagrecer acabam fazendo da forma incorreta, cortando da alimentação itens indispensáveis para o equilíbrio do corpo. O mesmo acontece com quem deseja se alimentar melhor e, por conta própria, defini o próprio cardápio, que, muitas vezes, está inadequado para seu estilo de vida; veja abaixo algumas dicas.

1 - Consumo diário:o ideal é termos uma alimentação equilibrada, prevenindo deficiências nutricionais, melhorando o trabalho do sistema imunológico e protegendo o organismo contra doenças infecciosas. Posso destacar entre outros nutrientes importantes o Licopeno (cenoura, mamão, manga, couve); Fibras (frutas, legumes, verduras, aveia; Flavonóide (suco natural de uva, morango, ameixa, repolho); Isiflavonas (soja – de preferência em grão); Ácidos graxos Omega 3 (peixes e óleo de peixe)

2 -Reeducação alimentar:O nosso corpo para trabalhar de forma adequada, necessita de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e sais minerais). A reeducação alimentar tem a finalidade de aprendermos a comer de tudo sem exageros, de uma forma equilibrada, com alimentos que garantam uma boa nutrição, respeitando a individualidade de cada pessoa. Um alimento por si só não tem a capacidade de fazer emagrecer, mas aprendendo a se alimentar de forma adequada e respeitando os horários conseguimos atuar na redução e na própria manutenção do peso.

Riscos a Saúde e a Estética

1 - Celulite: esta alteração (que tira o sono de muitas mulheres) envolve fatores hormonais, vasculares, neuroendócrinos, erros alimentares e principalmente sedentarismo, levando a uma alteração do relevo cutâneo. Para ajudar a amenizar estas alterações, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conserva, frituras, embutidos e alimentos industrializados, pois aumentam o acúmulo de toxinas. Dar preferência a consumo de frutas, alimentos integrais, verduras e legumes - crus ou cozidos ao vapor – e temperos naturais , não esquecendo o papel fundamental que uma atividade física bem direcionada tem para redução deste "mal".

2 - Dor de cabeça: Muitos fatores podem piorar este grande mal que afeta os brasileiros, entre eles: o uso de analgésicos em excesso, longos períodos de jejum, tabagismo, uso de contraceptivos orais, sono inadequado, estresse, falta da prática de exercícios físicos regulares, e o componente alimentar, que é muito importante

3 -Cuide de seu corpo: Não se esquecer que a prática de exercícios físicos regulares e modificações do estilo de vida, como tabagismo, etilismo e sedentarismo evitam diversos problemas de saúde e contribuem – muito – para alcançar os resultados esperados.

Exercite-se corretamente e emagreça mais rápido

Ao contrário do que muitos pensam fazer exercícios aeróbicos não é a melhor forma de emagrecer rapidamente, o papel do exercício aeróbio no emagrecimento é muito reduzido, enquanto a musculação pode ter uma participação mais importante.

Um dos maiores mitos quando o assunto é emagrecimento é a idéia de que é necessário fazer atividades de baixa intensidade e de longa duração. Daí vem o motivo de muitas pessoas, apesar de fazerem atividades físicas, não conseguirem emagrecer. A base teórica utilizada para compreensão e prescrição de atividades físicas para emagrecer está equivocada. E isto levou à utilização de um modelo comprovadamente ineficiente, que não tem obtido êxito em controlar o peso corporal dos praticantes de exercício.

Treinamentos aeróbios intervalados, combinados a exercícios de alta intensidade são mais eficientes para quem busca emagrecer, garantem juntamente com a musculação promover uma queima de gordura muito maior, durante o período de repouso, do que se o aluno decidir por fazer uma corrida contínua e de baixa intensidade.

A receita seria utilizar atividades de alta intensidade, que alterem seu metabolismo de modo a direcioná-lo para perda de gordura. Isso não significa, necessariamente, que ela vá promover alto gasto calórico e muito menos que vá utilizar muita gordura durante sua realização, no entanto durante o repouso nas horas que se seguem a atividade física seu "consumo de gordura" será maior.

domingo, 12 de setembro de 2010

As Perigosas "Dietas" dos Artistas

Na busca pelo "corpo perfeito" muitas pessoas vêem em artistas e celebridades padrões e desta forma não relutam em investir em "dicas e dietas " que para qualquer profissional da área são no mínimo absurdas ; famosas em todo o mundo passam fome e apostam em dietas sem o menor fundamento para manter a forma longe das câmeras.

Jenifer aniston passou uma semana a base de papinhas de nenê. A dieta foi receitada pela personal trainer da atriz (uma ex-atleta de Body Building , sem a formação superior necessária) , a atriz consumia 14 potinhos por dia e perdeu três quilos fazendo isso.
Pode parecer prático e inofensivo, mas a restrição de nutrientes deixa nutricionistas preocupadas com essa prática.

A papinha é para neném, nunca vai atender as necessidades de um adulto de lipídios, vitaminas, minerais .A carência de substâncias primordiais para o bom funcionamento do organismo tem as mesmas conseqüências da desnutrição: o corpo vai perdendo tônus muscular, a pessoa se sente fraca, fica com a imunidade baixa e mais suscetível a infecções. Em alguns casos pode até desenvolver anemia.

A top model internacional Naomi Campbell afirmou que, quando precisa perder alguns quilinhos, passa dias tomando água, suco de limão, uma colher de pimenta vermelha e xarope de bordo (também conhecido como xarope de Acer).

Não é preciso ser médico para perceber que seguir um “cardápio” como esse pode trazer sérios riscos à saúde, o que acontece nestes tipos de dietas restritivas e provocar um grave desequilíbrio metabólico, o que pode exigir um esforço extra do organismo para manter funcionais órgãos vitais como coração, pulmão e o cérebro. Para se ter uma idéia, o cérebro necessita de 130 gramas diárias de glicose para poder sobreviver. Além disso, dietas como essa podem desencadear transtornos alimentares como anorexia nervosa.

O Perigo das Comunidades

No site de relacionamentos Orkut, não é difícil encontrar depoimentos de quem adota o tal “menu” para emagrecer. E tem até comunidades como “Eu faço dietas malucas”, “Master Cleanse”, “Já fiz loucuras para emagrecer”, em que – em geral, garotas – de todo o País compartilham suas experiências com as mais diferentes dietas.


E não é preciso ir longe para vermos dietas absurdas sendo amplamente divulgadas principalmente por revistas e demais periódicos sem o mínimo cuidado , a dançarina Adriana Bombom afirma fazer na época que antecede o carnaval , intensificar o treino e restringir a alimentação a claras de ovo e batata cozida, a cada três horas. A dançarina Scheila Carvalho também optou por essa dieta quando decidiu emagrecer 15 quilos, após a perda do filho.

Apesar de a clara do ovo ser rica em proteína, recomendada para quem faz muito exercício, não é ideal restringir a dieta a apenas dois elementos , como regra geral que a alimentação deve ser suprida com alimentos variados, fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Um único alimento não é indicado para suprir todas as necessidades do nosso organismo. Essa dieta pode trazer deficiência de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras.

Quantos Kg é saudável perder?

Antes de tudo é preciso se conscientizar que reduzir peso de forma saudável vai exigir um pequeno esforço : reeducação alimentar e atividade física corretamente estruturada ; o mais indicado ao fazer sua refeição, é ter um prato colorido, uma porão de cada grupo de alimentos.

Voltando a "quantidade" de redução de peso , emagrecer mais de dois quilos por mês pode ser prejudicial à saúde. O organismo precisa de tempo para ir se acostumando com o novo peso. E lembre-se que emagrecer rápido demais significa engordar mais rápido ainda.

domingo, 5 de setembro de 2010

Massagens X Repouso

Depois de pegar pesado na academia, nada melhor que receber uma relaxante massagem. Dá até vontade de dormir, enquanto os músculos cansados se recuperam do desgaste físico. No entanto estudos recentes contestam a eficácia do procedimento para este fim.

Foram realizadas uma série de pesquisas na universidade de West Virgínia - EUA para verificar a relação entre massagem e recuperação do tecido muscular , com a direção de especialistas em irrigação sanguínea muscular, o estudo demonstrou que o músculo precisa de sangue para receber nutrientes e se recuperar mais rapidamente. Além disso, o sangue favorece a eliminação do ácido lático, substância associada à fadiga muscular e uma das responsáveis por deixar o músculo dolorido depois da atividade física.

Durante o estudo, os voluntários passaram dois minutos correndo a 80% de sua capacidade máxima , por quatro ciclos seguidos com um minuto de intervalo entre os ciclos , O treino era ininterrupto e buscava a capacidade máxima dos jovens. Ao término da atividade, os voluntários estavam com o coração acelerado e chacoalhando as pernas em sinal de fadiga. O nível de ácido lático, mensurado por um cateter, também estava bem mais alto.

O grupo foi dividido em três subgrupos. O primeiro simplesmente descansou por 10 minutos, na chamada recuperação passiva. O segundo passou o mesmo período realizando exercícios leves. (caminhadas e exercícios na piscina) . Por fim, o último grupo desfrutou de uma relaxante massagem. Um massagista esportivo certificado foi escalado para o serviço.

Nos voluntários massageados, o resultado foi justamente o oposto do esperado. Eles registraram a menor irrigação sanguínea entre todos os grupos. A massagem diminuía momentaneamente a alimentação do músculo exercitado. Embora ela fosse recuperada no instante seguinte, o balanço após 10 minutos não foi nada animador. O fluxo sanguíneo das pernas foi mensurado por ultra-som, enquanto a concentração de ácido lático era monitorada por amostras de sangue.

O grupo da recuperação ativa, que fez exercícios leves, teve um resultado bem melhor. Mesmo assim, os pesquisadores constataram que a contração muscular, embora leve, também comprimia os vasos sanguíneos do músculo, prejudicando sua irrigação. O melhor resultado foi obtido pelo grupo da recuperação passiva.

A conclusão a que chegou o estudo , é que a massagem impede a remoção do ácido lático dos músculos exercitados. O trabalho foi publicado na “Medicine and Science in Sports & Exercise.”

Os exercícios de baixa intensidade são bem vistos como alternativa de recuperação , a atividade leve melhora a circulação sanguínea e ajuda na eliminação de ácido lático, essa forma de recuperação é bastante utilizada em atividades como futebol. Muitos jogadores fazem hidroginástica depois do treino, no entanto o Futebol é um exercício chamado de aeróbio intermitente , diferente do exercício usado no experimento americano , é neste ponto que contesto a totalidade da afirmação que fora feita ao final do mesmo.

Se verificarmos que exercícios de academia, como o levantamento de pesos (Musculação), são anaeróbicos. Eles agem sobre as fibras brancas, que possuem um metabolismo próprio - Elas não se beneficiam tanto com a irrigação sanguínea - , logo, a massagem tem pouco impacto.

Já exercícios aeróbicos ativam fibras vermelhas, que precisam mais de irrigação sanguínea, sendo assim, a massagem vai ajudar na recuperação.

No entanto posso afirmar que em caso de lesões ocorridas na prática da corrida de rua , a massagem pode piorar a situação, mas e nos demais casos, fazer ou não fazer a massagem?
Apesar de existirem teses e estudos conflitantes, nenhum deles sugere evitar a massagem sob risco de danos sérios à saúde. O máximo que pode acontecer é uma recuperação mais demorada.