sábado, 18 de junho de 2011

Corrida e Planejamento Eficiente

Além dos atletas profissionais , qualquer pessoa que busque resultados - desde uma melhora da qualidade de vida até marcas de performance - necessitam de planejamentos individualizados para isso é preciso seguir os princípios que norteiam o treinamento desportivo.

Uma avaliação médica preliminar é indispensável, sendo seguida de uma avaliação física completa (a inclusão de um teste ergoespirométrico é desejável) , baseado nos dados recolhidos nos exames e os objetivos definidos, partimos para o planejamento, focando em um evento principal.

Por que um evento principal ? Esta concepção é importante, pois o melhor rendimento é alcançado quando você tem um evento alvo, você planeja para atingir sua melhor performance e/ou forma física em data pré-determinada , podendo usar outros eventos como preparatórios atingindo picos de treinamento ao longo do percurso.

Independente de estar se preparando para uma maratona ou ultra (ou mesmo se quiser apenas emagrecer ), todo início se dá com corridas rumo aos 5 km (ou caminhadas + corridas leves ) , aumentando progressivamente de tempo e intensidade desta maneira o organismo vai se habituando a sobrecargas progressivas .

O princípio da individualidade biológica nos diz que cada organismo reage de forma diferente ao estímulo aplicado, baseado neste preceito a planilha de treino deve acompanhar as características individuais de cada aluno, seu histórico de saúde e seus objetivos.

Não há um modo melhor de treinar os sistemas de produção de energia do corpo humano, mas todos os programas de treinamento devem seguir certos princípios para que sejam bem sucedidos:
(1) adaptação, (2) sobrecarga, (3) progressão e (4) especificidade.

Adaptação

A finalidade dos programas de treinamento consiste em produzir adaptações metabólicas, fisiológicas e psicológicas que permitam ao aluno ter um melhor desempenho; a adaptação refere-se às alterações que se verificam em resposta ao treinamento. Há pelo menos três etapas no processo de adaptação:

1. Criação da necessidade de mais energia com o treinamento.
2. Fornecimento dos nutrientes adequados para construção e reparo dos tecidos.
3. Suficiente descanso para a construção e o reparo dos tecidos.


Sobrecarga

A base desse princípio é que as adaptações ocorrem somente quando as demandas impostas pelo treinamento são superiores às usuais impostas a um determinado mecanismo fisiológico .

Simplificando : As demandas impostas pelo treinamento devem ser suficientes para estimular a adaptação, no entanto , elas não podem ser intensas demais ou o efeito do treinamento se perderá em decorrência de lesões ou de supertreinamento.

Progressão

Uma carga de treinamento somente será uma sobrecarga até que o aluno tenha se adaptado a ela. Nesse ponto, podemos aumentar sua intensidade e/ou duração.

Simplificando : O processo paulatino de aumento da sobrecarga é chamado de progressão é precisa ocorrer de forma correta - assim que é atingido o objetivo daquela sobrecarga - e isso não é atingido com um tempo pré-determinado . (Aquela história de de 3 meses para reavaliar da maioria das academias é Baléla ou preguiça ) .

Especificidade

O princípio da especificidade afirma que os processos fisiológicos que mais progredirão com o treinamento são os que forem mais enfatizados, sendo assim , é necessário que haja um treinamento específico para os sistemas de energia e para as fibras musculares de acordo com os objetivos e/ou atividade fim .

Equilíbrio no treinamento

Um fundamento básico para o desenvolvimento de um bom programa de treinamento é o devido equilíbrio entre todos os componentes do treino e principalmente a relação volume/intensidade, sempre ligada à fase em que está sendo desenvolvido o treinamento.

Considerando estes princípios, fica claro que o treino de um aluno não serve para outro, o que não impede que sejam desenvolvidos treinos conjuntos, mas concepção do treino é individualizada.

Para um efetivo resultado a devida orientação nutricional e as reavaliações a cada fase de treinamento são de suma importância; a periodização do treinamento deve levar em consideração a disponibilidade do aluno para os treinos, sendo que o tempo de preparação vai variar dependendo do tamanho do objetivo e da intensidade a ser desenvolvida.

Só com a orientação de um educador físico especializado e conhecedor do assunto é que você poderá desenvolver seu projeto pessoal e alcançar seus objetivos com saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário