quinta-feira, 9 de junho de 2011

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Em cada cinco pessoas, uma é hipertensa (20% da população)
Isto significa que entre cinco pessoas do seu conhecimento, incluindo você, uma deve ser hipertensa. A hipertensão é definida pela alteração constante da pressão arterial acima de 14 por 9 ou 140 x 90 milímetros de mercúrio. Mas atenção, só é considerada pressão alta quando ela permanece elevada consistentemente.

Porque verificar a pressão de tempos em tempos?

Pelo mesmo motivo que você lava os dentes todos os dias. A cárie, como a pressão alta, não é percebida no seu início, no entanto com o tempo o buraco aparece, a dor incomoda, podendo até mesmo ocorrer a perda do dente. Com a hipertensão arterial as consequências são mais graves, pode evoluir durante anos sem ser percebida, até que as suas complicações como o derrame cerebral, a insuficiência renal, o enfarte do miocárdio, o aumento do tamanho do coração ou alterações visuais (retina) aparecem.

A maior parte das pessoas hipertensas desconhecem o seu diagnóstico, uma vez que nada sentem. O exame médico periódico, com a medida da pressão arterial, deve ser realizado em pessoas de qualquer idade, pois é através dele que a pressão alta pode ser percebida no seu início.

O que é pressão arterial normal?

A circulação do sangue pelos vasos permite aos tecidos do corpo receber oxigénio, água e nutrientes, além de retirar as substâncias já utilizadas pelas células e transportar outros elementos importantes para o funcionamento normal do nosso organismo.
A pressão arterial é a força que faz com que o sangue circule pelas artérias e chegue a todos os tecidos. Essa força é o resultado da acção do coração (papel de bomba), e da resistência que as artérias colocam contra a passagem do sangue. Imagine uma mangueira de água. Se a borracha for grossa e dura, o espaço por onde passa a água é mais estreito e a água sai com mais força ou maior pressão.

Se, por outro lado, a parede da mangueira é mais fina e elástica, ela cede com a passagem da água, que acaba perdendo pressão. Você pode sentir facilmente isto colocando o dedo próximo da saída da mangueira. Se apertar, a pressão aumenta, se afrouxar, ela diminui.

É um erro comum pensar que a pressão arterial é sempre a mesma, como se ela não saísse dos 12 por 8 ou dos 120 x 80 milímetros de mercúrio. No nosso dia-a-dia também alteramos o nosso ritmo, de acordo com as necessidades que surgem , desta forma é um erro muito comum nas academias os instrutores ficarem verificando a pressão dos alunos após a atividade física (musculação e/ou ginástica) e "diagnosticarem uma pressão alta ; da mesma forma se enfrentamos uma situação de stress ou tomamos um banho de agua fria, a pressão sobe , sendo assim é ainda mais errado verificar a pressão de alunos (as) após aulas e principalmente após estes terem tomados banhos frios . Quando descansamos, dormimos ou tomamos um banho quente, ela baixa.

As duas faces do stress

Quando o corpo se prepara para entrar em estado de alerta, ou seja, para enfrentar uma situação que requer maior energia, as glândulas supra renais passam a produzir grandes quantidades de uma hormona (adrenalina). A adrenalina aumenta a frequência cardíaca, aumenta a pressão arterial e diminui a irrigação da pele, daí a palidez. Em consequência, aumenta o fluxo de sangue em outros órgãos vitais do organismo como o coração, o cérebro e os músculos. O fígado converte gordura armazenada em açúcar, garantindo maior quantidade de energia. Este stress é chamado fisiológico, necessário para o organismo e considerado saudável , este stress é constantemente verificado em aulas mais exigentes nas academias (Body Pump , Jump , Spinning...) , mais uma vez comprovando que verificar a pressão após estas aulas é no mínimo um erro por desconhecimento técnico da pessoa que verifica.

Esse stress fisiológico é comum nas atividades esportivas , sem ele o atleta não bate recordes, o(a) aluno(a) da academia não alcança seus resultados , não é possível de se enfrentar o dia de trabalho, não se corre nem mesmo até a esquina.

A outra face do stress o do dia a dia , não motivado pela atividade física , aparece quando ele se torna persistente e crónico, o aumento frequente de adrenalina por stress provoca estreitamento dos vasos sanguíneos que é ainda agravado pela nicotina do cigarro , a pressão alta decorrente irá lesionar as paredes dos vasos e acelerar a formação de aterosclerose que estreita ainda mais as artérias, causando as complicações cardiovasculares.o desgaste orgânico decorrente provoca tensão muscular, alteração do sono, mudança de peso, queda de cabelo, problemas de pele, alergias, irritação frequente, aumento da apatia, diminuição da capacidade de concentração, aumento do consumo de cigarros e bebidas alcoólicas e diminuição da capacidade de conviver socialmente.

O stress crónico costuma ser consequente a sobrecarga de trabalho, diminuição das horas de descanso, problemas de ordem familiar, instabilidade financeira, problemas de ordem profissional, mudanças bruscas no dia-a-dia, falta de confiança na equipe com a qual se trabalha, falta de perspectiva para o futuro, falta de amigos com quem se possa desabafar e compartilhar os bons momentos ; nas academias uma outra forma deste stress esta relacionado aos alunos (as) que insistem em fazer atividades em jejum , ou sob forte influencia medicamentosa (suplementos e estimulantes)

Medidas preventivas

Controlar o stress faz parte das medidas necessárias para o controle da hipertensão arterial. Mudar hábitos nem sempre é fácil, no entanto, algumas dicas podem favorecer essa mudança. Como estabelecer prioridades no início do dia, organizar o tempo, dedicar uma parte dele para o lazer - nem que seja por alguns minutos, aprender a relaxar durante as actividades, praticar exercícios, efectuar as refeições de forma pousada, preferindo as verduras, frutas e legumes. Não misturar as questões de casa com as do trabalho, não lutar contra os problemas que não podem ser resolvidos de imediato.

Tomar as "milagrosas" fórmulas vitamínicas e produtos "naturais" também não controla o stress. Não há nenhuma evidência científica favorável a essa acção.

Os exercícios de respiração lenta e profunda, as técnicas de relaxamento muscular progressivo, de contagem regressiva, a técnica imaginativa, a de alongamento da cintura escapular e pescoço, não só relaxam como são capazes de baixar a hipertensão ligeira.

Medidas Preventivas na Hipertensão Arterial

Mudar o estilo de vida
Controlar o stress
Manter o peso adequado
Reduzir o sal da comida
Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
Praticar exercícios físicos aeróbicos
Parar de fumar


Leite desnatado (magro), hortaliças, vegetais, frutas, grãos, óleos não saturados como o de oliva, milho, girassol e soja são ingredientes essenciais para prevenir as complicações da hipertensão, como também são fontes de sais minerais, como magnésio e o potássio, que auxiliam no controle da pressão arterial. O uso desses alimentos associados ao exercício físico também auxiliam no controle de peso, reduzindo o risco da doença que é muito maior nos obesos.

Procure limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Evite tomar no mesmo dia mais de duas doses. O álcool aumenta a descarga do sistema nervoso, provocando maior constrição dos vasos arteriais.

Diminua gradualmente o uso do sal nos alimentos para habituar o seu paladar. É um hábito comum usar o saleiro antes mesmo de provar o sabor do alimento. O sal retém água no organismo, aumenta a quantidade de sangue circulante, elevando a pressão. Além disso, uma boa parte das pessoas hipertensas são especialmente sensíveis ao sal.

Actividade Física

O exercício físico reduz a ansiedade, a tensão muscular, ajuda no controle da pressão alta e, principalmente, reduz os riscos de suas complicações cardiovasculares. No lidar de uma situação de stress psicológico quem faz exercícios regulares responde com menor aumento da pressão e da frequência cardíaca do que quem não faz.

O programa de actividade física correto deve estar associado a dieta adequada, podendo ser realizado junto com amigos para se tornar mais agradável.


Erros comuns que as pessoas cometem

1.Ter pressão baixa é tão prejudicial como ter pressão alta.
2.Achar que assistir televisão é bom para relaxar.
3.Vitaminas e medicamentos naturais "milagrosos" evitam o stress.
4.Usar o saleiro antes de provar o alimento.
5.Se achar velho para começar a fazer exercícios.
6.Ser "atleta" somente nos finais de semana.
7.Não aceitar o uso de medicamento indicado para baixar a hipertensão por que nada sente.
8.Achar que o medicamento para a pressão causa impotência.
9.Abandonar o tratamento porque a pressão abaixou.

Controlar a pressão arterial não irá limitar a vida de ninguém. Muito pelo contrário, é um investimento no futuro, que deveria ser visto com a mesma preocupação que as pessoas tem em garantir suas aposentadorias. Significa qualidade de vida no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário