sexta-feira, 9 de julho de 2010

Corra da preguiça , do mau humor e das doenças!

Diversas são as desculpas ou entraves que aparecem no momento que uma pessoa sedentária resolve deixar esta sua situação e começar a praticar uma atividade física , muitas delas são criadas por ela mesma afim de não sair de sua "zona de conforto" , praticar atividades físicas não é apenas uma questão de vaidade ou prazer, mas também de saúde; em sua grande maioria as pessoas sabem que a preguiça faz mal à sua saúde , sendo assim , por que não tomar uma atitude contra ela?

Notadamente - e Infelizmente- , os números evidenciam que muitas pessoas se rendem a este mal. Apenas 2% da humanidade praticam regularmente atividade física , seja ela de que tipo ou estilo for , mesmo os desportistas de final de semana são minoria em nossa sociedade.

A compreensão de que nosso corpo precisa de movimento para funcionar regularmente , éo ponto que tem sido mais enfatizado pelos profissionais da área de saúde nos tempos atuais , o correto seria aprendermos desde cedo a gostar de Atividade Física, como parte de nosso ritual diário.

Estimulamos e aprendemos muito pouco sobre o nosso corpo em movimento , raríssimos são os contatos com a atividade física nas aulas de Educação Física na escola, além disto , outro agravante é que em sua grande maioria estas aulas estão formatadas em modelos do passado que em sua grande maioria tiveram e têm mais o papel de “deseducar” e de desestimular o gosto pelo movimento.

Por onde Começar ? Caminhe e Corra.

Devido a este legado de "inatividade física" temos dados estarrecedores sobre as doenças causadas pelo falta de exercício na atualidade , em sua grande maioria estas doenças são silenciosas. Quando se manifestam, já estão instaladas com os seus malefícios para a saúde e para a vida.

Diversos estudos das mais variadas áreas do conhecimento humano , comprovam que ser ativo reduz o risco de infarto, derrame cerebral e diabetes, além de fortalecer músculos e articulações , tornando desta forma as tarefas diárias mais simples e prazerosas.

A pratica regular da atividade física aumenta a produção de serotonina e outras substâncias que influenciam no funcionamento do cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar e fornecendo estímulo para enfrentar com mais disposição as atividades do dia-a-dia.

A recomendação médica hoje é unânime: junto com a prescrição médica,fazer atividade física é indispensável ; além de muitos profissionais da área médica já a receitarem não apenas como alternativa para recuperar a saúde, em muitos casos, como única saída para manter a vida.

Nunca é tarde para iniciar!

Independente de idade , sexo , ocupação diária ou grau de treinamento todos podem e devem praticar a caminhada e posteriormente migrar para corrida , no entanto é importante que a orientação para tal seja correta desde o início .

Ao praticar a caminhada e/ou corrida o Corpo, quando recebe o que precisa, e consequentemente devolve em dobro energia, saúde, disposição.

Até 30 anos, o corpo se auto-regula. Depois, ele começa a dar sinais de que precisa receber seu combustível natural: movimento e atividade física , então não espere mais , comece imediatamente sua nova fase de vida de forma ativa , mais forte , alegre e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário