segunda-feira, 26 de julho de 2010

Frequencia Cardiaca X Treinamento

Quem se propõe a realizar atividade física com algum objetivo específico, além de simplesmente passear ou distrair-se, deve realizar o controle da intensidade de esforço de alguma maneira. O controle da frequência cardíaca (FC) é uma das melhores formas de saber a intensidade individual de esforço ideal para que sejam desencadeadas no organismo determinadas respostas específicas: perda de gordura e condicionamento cardiorespiratório, entre outros.

A forma ideal de se definir as FC de treino é a identificação dos limiares ventilatórios através de um teste ergoespirométrico máximo. Porém, apesar de ser um excelente instrumento diagnóstico, este exame ainda continua distante das possibilidades de um grande número de pessoas. Assim, é importante conhecer outras maneiras de se identificar a FC de treino recomendada para cada indivíduo.

Estudos demonstram que pessoas com características semelhantes apresentam os limiares de treinamento em uma proporção mais ou menos constante de sua capacidade máxima de esforço. Como exemplo, indivíduos sedentários, obesos, hipertensos e cardiopatas apresentam o primeiro limiar em torno de 50% da FC máxima e o segundo limiar em torno 70% da FC máxima, enquanto que indivíduos saudáveis e treinados apresentam o primeiro limiar em torno de 60% até 70% de seu máximo esforço e o segundo limiar entre 80 e 90% da FC máxima. Dessa forma, foram desenvolvidas fórmulas capazes de estimar a capacidade máxima de um indivíduo, ou FC max.

A fórmula clássica mais utilizada ainda nos dias de hoje para o cálculo da FC max é a fórmula de Karvonen, que sugere ser a FC máxima de um indivíduo igual a 220-idade. O surgimento dessa fórmula foi muito importante, pois criou um parâmetro de controle da intensidade de exercício. No entanto, essa fórmula apresentou algumas limitações, especialmente para os extremos de idade ou de condicionamento, pois subestima a FC máxima de idosos e de indivíduos bem treinados e superestima em crianças e indivíduos muito descondicionados.

Dessa forma, novas fórmulas foram desenvolvidas e estão sendo estudadas e testadas na tentativa de se encontrar uma opção mais eficiente. Aqui estão algumas opções para que você possa encontrar a sua FC máxima:

FC Máxima segundo Gellish = 207 - (0,7 x idade)
FC Máxima segundo Tanaka = 208 - (0,7 x idade)
FC Máxima segundo Londeree = 206 - (0,7 x idade)
FC Máxima segundo Jones = 210 - (0,65 x idade)

Apesar de o uso de equações não ser a forma ideal de prescrição, representa uma ótima opção para iniciar o trabalho, promovendo respostas, seja ele a perda de gordura ou o ganho de condicionamento, ou ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário