segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fique atento(a) ao Excesso de flexibilidade

Inumeros são os relatos de pessoas que reclamam da falta de flexibilidade , no entanto a mesmaem excesso também pode ser sintoma de doença.

A Hipermobilidade , comumente conhecida por excesso de flexibilidade , possue efeitos que vão da malformação do coração a dores musculares. É importante perceber os sintomas que podem comprometer sua saúde e assim procurar um médico no momento adequado.

Os exemplos mais conhecidos da hipermobilidade , são demonstrados pelos contorcionistas circenses . Essa condição é resultado de um defeito genético nos tecidos conjuntivos, como tendões, músculos e cápsulas (membranas que envolvem as articulações); nos dias atuais , é vista como virtude a capacidade de realizar movimentos com flexibilidade acima da esperada, no entanto esta visão é errada , quando decorrente de um defeito genético este excesso de mobilidade articular por assim dizer é responsável por muitas queixas de dor nos joelhos, nos ombros e até na coluna.

Pessoas que possuem hipermobilidade conseguem alongar algumas partes do corpo com mais facilidade , O problema é que a associação entre hipermobilidade e suas consequências ainda é pouco conhecida. Muitas vezes os médico fazem diagnósticos equivocados e, muitos não conseguem diagnosticar a hipermobilidade.

Estima-se que 30% da população tenha hipermobilidade, sendo que o problema é mais comum em mulheres. Não há cura para hipermobilidade. Mas há como se prevenir de dores e acidentes?

Quem tem flexibilidade exagerada no tornozelo, por exemplo, tem mais chances de sofrer lesões na região , isso explica que o excesso de mobilidade permite ao tornozelo se estender além do que deveria, causando lesões frequentes nos ligamentos e na musculatura. Pessoas que possuem estas características precisam dar mais atenção aos seus movimentos e à sua postura , mesmo em atividades simples e rotineiras.

A reeducação da postura é um trabalho gradual, realizado por profissionais que conheçam o tratamento contra hipermobilidade, o trabalho deve ser focado nas áreas mais vulneráveis de cada paciente. Além disso, esportes de contato e de impacto, como judô ou futebol, devem ser evitados ou realizados com cuidado redobrado.

A necessidade de fortalecer a musculatura é um dos cuidados principais do tratamento , deve-se focar nos pontos mais frágeis do paciente, para dar suporte e limitar o movimento das articulações. Isso pode ser obtido com musculação ou outras atividades. Mas essa recomendação pode não ser suficiente.

Por uma série de diferenças estruturais a resposta muscular não é tão rápida quando a resposta dos ligamentos , sendo assim ,nem sempre ter a musculatura fortalecida nem sempre irá evitar lesões.

Verifica-se que pessoas hipermóveis também podem apresentar repetidas lesões em outras partes do corpo, como nas mãos e punhos (tendinite) ou nos ombros. O processo degenerativo do corpo que é mais frequentes e intenso nas pessoas hipermóveis é um dos principais causadores do fato.

Ocorrência de Casos graves

Um erro comumente verificado nos portadores de hipermobilidade é o tratamento inadequado , ou mesmo negligência completa ao tratamento ; muitas vezes pensando que as torções seriam as únicas consequências da hipermobilidade. Entre os casos mais graves esta pessoa pode apresentar frouxidão da musculatura que sustenta a bexiga. Resultado: incontinência urinária, mais comum em mulheres , neste caso é preciso procurar um médico e um fisioterapeuta que atue na reeducação vesical.

Outro quadro que pode decorrer da hipermobilidade é a fibromialgia, que se manifesta como dor muscular, cansaço ou dor em pontos específicos do corpo. Outro ponto que vale ressaltar é de que as pessoas hipermóveis também devem procurar um cardiologista, de forma preventiva, para investigar se têm prolapso de valva mitral, esse problema cardíaco, assim como a hipermobilidade, pode ser originado por um defeito genético do tecido conjuntivo. A doença se caracteriza por anomalias na anatomia do coração, que prejudicam o fluxo sanguíneo, podendo causar desde arritmia até morte súbita.

Como saber se você é afetado(a) por ela? Veja os exercícios abaixo e os realize em casa , tente fazê-los. Se ao menos três dos movimentos forem realizados sem dificuldades, você tem hipermobilidade.

1) Entenda os joelhos para frente e veja se eles formam um ângulo superior a 10 graus

2) Faça o mesmo movimento com os cotovelos e veja se eles chegam a 10 graus também

3) Sem forçar com a outra mão, avance o dedo polegar até encostá-lo no antebraço

4) Fique em pé e encoste as palmas das mãos no chão, flexionando as costas, sem dobrar os joelhos

5) Com ajuda da outra mão, leve os dedos (exceto o polegar) em direção ao dorso do antebraço, formando um ângulo de 90 graus (quase paralelo ao antebraço)

Nenhum comentário:

Postar um comentário