quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Creatina , Mitos e Verdades

Recentemente liberada no Brasil o referido suplemento alimentar já esteve cercado de polêmicas e discussões em nosso país , logo no início a mesma foi associada ao uso de anabolizantes - uma das razões que levou a sua proibição por cinco anos no Brasil- Neste momento seu uso ainda é mal visto por muitos médicos e parte deles alegam que ela seria uma ameaça às funções do rim e do fígado.

Na tentativa de lançar alguma luz sobre estes fatos vou "falar" um pouco sobre o produto , substâncias e dados científicos mais recentes , desta forma espero ajudá-los a esclarecer algumas dúvidas .

A "fama negativa" que se criou sobre o produto não surgiu do nada , logo no início de sua utilização vários atletas internacionais de várias modalidades associavam o uso de anabolizantes juntamente com a ingestão da creatina , desta forma igualmente associou-se os efeitos da mesma aos efeitos "destrutivos" do uso prolongado e indiscriminado de substâncias anabolizantes , efeitos estes que se verificavam principalmente nos rins e fígado destes atletas.

Tive a rara oportunidade de trabalhar com Melvin Willians um extremamente competente pesquisador norte-americano , PhD em Educação Física e em Ciências do Exercício pela Universidade de Maryland (EUA), que através de vários estudos defende o uso da substância, e assim como eu não a restringindo apenas à atletas profissionais.

O referido pesquisador afirma a eficácia comprovada para esportistas amadores, idosos, diabéticos e pode até ser usada na reabilitação de alguns pacientes .

O estudo dirigido da creatina em Maryland é realizado há décadas pois esta universidade funciona como centro de várias modalidades olímpicas dos EUA , abaixo vou citar alguns benefícios e as idéias contrárias.

Suplementação

Basicamente a creatina é sintetizada naturalmente pelo organismo numa dose pequena e diária , sendo que este processo ocorre no fígado e no pâncreas , esta dosagem como anteriormente citada, é pequena e sua complementação é feita geralmente pela alimentação,ao ingerirmos peixes, carnes e derivados. Desta forma é possível afirmar que metade da dose de que precisamos é produzida pelo corpo, enquanto a outra metade é ingerida , isto explica o fato de vegetarianos apresentarem via de regra baixos níveis de creatina (São necessários de 1 a 2 gramas por dia).

Aumento de força

Este é o benefício mais conhecido da suplementação com creatina . O desempempenho do esportista é aumentado em atividades que exigem muito esforço em intervalos pequenos. No entanto vale ressaltar que o exercício não pode ter mais que 30 segundos.

Uma grande Variedade de esportes podem ser beneficiados por essa propriedade da creatina, dentre eles o consumo é mais facilmente encontrado entre os praticantes de corrida e natação (aumenta o desempenho em provas velozes e curtas) , no halterofilismo, pela necessidade de força concentrada apenas em levantar um peso , e fisiculturismo para suportar altas dosagens de carga em treinamentos.

As pesquisas em Maryland apontam melhora de até 13% no desempenho do atleta, outros estudos, verificaram um aumento da força muscular em pelo menos 8%.

Ganho de Massa muscular

Este talvez seja o segundo quesito com maior polêmica em torno da creatina , é importante entender um pouco sobre o mecanismo de absorção do suplemento para podermos falar sobre o mesmo .
A creatina dá volume ao músculo porque aumenta a capacidade das células musculares de absorver água , o uso frequênte leva ao músculo inchar muito rápido , sendo assim o que ocorre é uma falsa i déia de ganho de massa muscular.


>>No entanto é fácil observar que ao abandonar a suplementação de creatina o líquido retido no músculo reduz e, com isso, o volume também diminui; comprovando desta forma que não há ganho real de massa muscular.

Alguns pesquisadores contestam essa visão. Para alguns , em decorrência do ganho expressivo de força proporcionada pela creatina , este ganho pode contribuir com o ganho de massa muscular, independentemente do inchaço causado pela retenção de líquidos no músculo.

Alguns estudos Britânicos e Americanos sugerem que este ganho real de massa muscular está associado ao uso da creatina e uma dieta rica em carboidratos . Os carboidratos também são moléculas estocadas nos músculos e responsáveis pelo fornecimento de energia para o sistema aeróbico , desta forma fornecendo a energia necessária para atividades de longa duração e real ganho de Massa Muscular.

A Falha da Creatina

Nas atividades, e/ou exercícios de longa duração, a eficácia no uso de creatina para melhora de performance e/ou força não pode ser comprovado.

Estes estudos demonstraram que a creatina pode apresentar benefícios nos primeiros segundos de uma corrida, no entanto esse efeito inicial se perderia no balanço total de provas longas, como meias e maratonas que duram mais de duas horas.


Debatendo a Medicina

Muitos médicos tem como base o receio de sobrecarregar rins e fígado pelo uso de suplementos de creatina , sendo assim médicos e especialistas em nutrição de desaconselham seu uso, inúmeras pesquisas já demonstraram não ter fundamentoestas afirmações e temores.


No Brasil uma das mais completas e recentes pesquisas , foi realizada pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, comprovando que a suplementação com creatina não gerou sobrecarga nos rins de atletas de 24 anos. O trabalhou chegou a ser publicado no European Journal of Applyed Physiology.

Não há evidências que o uso do suplemento, acarrete sobrecarga renal , ou mesmo a possibilidade de a Creatina ocasionar cálculo renal (a origem do cálculo está no cálcio e não na Creatina) ou mesmo problemas no fígado.

>>Existem sim reações adversas , no entanto todas estão ligadas a problemas estomacais , sendo os mais comuns casos de diarreia e estômago irritado.

Como Utilizar

Entenda o seguinte : existem pelo menos duas formas de administrar a suplementação de creatina , deve-se no entanto levar em conta o estado e expectativa do praticante .

1.Plano de resultados rápidos– para atletas de alto desempenho
2. Plano a Médio Prazo - para esportistas iniciantes.

>>Antes mesmo de entrar no mérito de cada um é importante ressaltar que todo programa deve ser feito com acompanhamento médico, especialmente se a pessoa tiver algum problema de saúde.


Reabilitação

Alguns estudos recentes se referem a substância como alternativa terapêutica para pacientes em reabilitação , as possibilidades de seu uso estaria relacionado à portadores de atrofia causada por longas imobilizações.

Diabetes

Um estudo do Laboratório de Nutrição e Metabolismo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP revelou que a suplementação de creatina aliada a exercícios melhora o quadro de pacientes com diabetes tipo 2.

A dificuldade de absorção da glicose nas células que acontece por parte dos diabéticos , passaria a ser auxiliada pela creatina , desta forma o controle da taxa de açúcar no sangue seria controlada , um ponto importante a ser ressaltado deste referido estudo é que mesmo os pacientes com alteração das funções renais não apresentaram complicações durante o estudo.

Após todas estas considerações espero ter auxiliado a derrubar muitos mitos acerca da creatina , sua aplicação dentro de pouco tempo deve estar mais diversificada , e desta forma tornar-se mais popular não apenas entre atletas , com o uso da creatina será possível por exemplo suprir o que perdemos com as mudanças na maneira como nos alimentamos.

Um comentário:

  1. Olá; gostaria de fazer uma pergunta sobre ganho de massa muscular.
    A partir do seu conhecimento e experiência, um homem de 30 anos, 1,70m e 65kg que treina (malha) 3 a 4 vezes por semana de forma séria, poderia ganhar quanto por mês de massa muscular? Sei que é um pergunta quase impossível de responder, por conta de N fatores que tornam cada indivíduo único. Mas por exemplo, ganhar até 1,5 kg de massa muscular real por mês é possível? Quando digo massa real, não incluo retenção de líquidos e tal.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir