quarta-feira, 28 de julho de 2010

Treinamento Funcional = A Atividade Mais Moderna e Com Melhores Resultados

Treinamento Funcional está no topo das atividades desenvolvidas pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados duradouros. Mas será que abaixar e levantar, girar e estender, com bolas e elásticos faz mesmo diferença no seu condicionamento físico?

Tudo, como sempre, depende de um profundo conhecimento do corpo humano, sua fisiologia e mais do que tudo a quem se destina, desta forma os melhores profissionais da área já investiram em preparação específica para aprender os segredos desta prática de forma correta.


Um bom programa de treinamento funcional mescla atividades neuromusculares com atividades de predominância aeróbia, buscando um equilíbrio orgânico. A diversidade do uso de materiais auxiliares cria uma aula mais dinâmica e completa. O professor deve estar atento às respostas orgânicas do aluno, para o correto dimensionamento da intensidade dos exercícios.

O treinamento deve estar focado nas necessidades individuais de cada aluno, sempre respaldado nos exames médicos e nas avaliações físicas periódicas.

Sim, você consegue chegar aos seus objetivos, mas a regularidade da prática, como em qualquer tipo de treinamento físico é fundamental para a sedimentação dos resultados.

A grande diferença neste tipo de treinamento é o foco, mas voltado para a qualidade de vida do que para a estética corporal, o que acaba acontecendo, mas naturalmente, como conseqüência da prática regular da atividade.

Em resumo, esta é uma tendência atual e deve ser amplamente utilizada pelos melhores profissionais da área nos próximos anos

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Frequencia Cardiaca X Treinamento

Quem se propõe a realizar atividade física com algum objetivo específico, além de simplesmente passear ou distrair-se, deve realizar o controle da intensidade de esforço de alguma maneira. O controle da frequência cardíaca (FC) é uma das melhores formas de saber a intensidade individual de esforço ideal para que sejam desencadeadas no organismo determinadas respostas específicas: perda de gordura e condicionamento cardiorespiratório, entre outros.

A forma ideal de se definir as FC de treino é a identificação dos limiares ventilatórios através de um teste ergoespirométrico máximo. Porém, apesar de ser um excelente instrumento diagnóstico, este exame ainda continua distante das possibilidades de um grande número de pessoas. Assim, é importante conhecer outras maneiras de se identificar a FC de treino recomendada para cada indivíduo.

Estudos demonstram que pessoas com características semelhantes apresentam os limiares de treinamento em uma proporção mais ou menos constante de sua capacidade máxima de esforço. Como exemplo, indivíduos sedentários, obesos, hipertensos e cardiopatas apresentam o primeiro limiar em torno de 50% da FC máxima e o segundo limiar em torno 70% da FC máxima, enquanto que indivíduos saudáveis e treinados apresentam o primeiro limiar em torno de 60% até 70% de seu máximo esforço e o segundo limiar entre 80 e 90% da FC máxima. Dessa forma, foram desenvolvidas fórmulas capazes de estimar a capacidade máxima de um indivíduo, ou FC max.

A fórmula clássica mais utilizada ainda nos dias de hoje para o cálculo da FC max é a fórmula de Karvonen, que sugere ser a FC máxima de um indivíduo igual a 220-idade. O surgimento dessa fórmula foi muito importante, pois criou um parâmetro de controle da intensidade de exercício. No entanto, essa fórmula apresentou algumas limitações, especialmente para os extremos de idade ou de condicionamento, pois subestima a FC máxima de idosos e de indivíduos bem treinados e superestima em crianças e indivíduos muito descondicionados.

Dessa forma, novas fórmulas foram desenvolvidas e estão sendo estudadas e testadas na tentativa de se encontrar uma opção mais eficiente. Aqui estão algumas opções para que você possa encontrar a sua FC máxima:

FC Máxima segundo Gellish = 207 - (0,7 x idade)
FC Máxima segundo Tanaka = 208 - (0,7 x idade)
FC Máxima segundo Londeree = 206 - (0,7 x idade)
FC Máxima segundo Jones = 210 - (0,65 x idade)

Apesar de o uso de equações não ser a forma ideal de prescrição, representa uma ótima opção para iniciar o trabalho, promovendo respostas, seja ele a perda de gordura ou o ganho de condicionamento, ou ambos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Entre na academia ainda neste mês de Julho , Você só tem a ganhar !

Muitas pessoas colocam nos seus planos pós férias ingressar na academia , no entanto para que perder tempo ? Veja abaixo alguns de seus ganhos pessoais se começar já na academia .
Bom humor: os exercícios físicos ajudam na liberação dos hormônios de bem-estar. Mas não é só por isso que o seu humor melhora: o próprio astral do ambiente, descontraído, ajuda a quebrar o estresse diário e você fica com mais disposição.

Auto-estima: ela é uma das primeiras beneficiadas pelo treino. Antes que os resultados comecem a aparecer, você já sente mais confiança em si mesmo e também comemora a força de vontade por ter começado a fazer ginástica.

Comunicação mais clara: para muita gente, o universo dos exercícios e equipamento é desconhecido. Mas, mesmo sem ter repertório, você precisa explicar ao professor o que deseja e como vem sentindo o efeito dos treinos. O esforço diário acaba favorecendo a sua capacidade de comunicação.

Menos timidez: na academia, a vergonha de pedir ajuda tem que ficar trancada no armário. Você precisa ter certeza de que está realizando os exercícios na postura correta (o que evita lesões e acelera os resultados). Havendo qualquer dúvida, é preciso deixar a timidez de lado e consultar um instrutor. Com o tempo, você vai perceber que nem é tão difícil se aproximar das pessoas.

Cabeça descansada: enquanto cumpre o programa, cansando o corpo, você poupa sua cabeça das preocupações com a casa e o trabalho. Para muita gente, o treino na academia é o único momento do dia para pensar em si próprio.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fique atento(a) ao Excesso de flexibilidade

Inumeros são os relatos de pessoas que reclamam da falta de flexibilidade , no entanto a mesmaem excesso também pode ser sintoma de doença.

A Hipermobilidade , comumente conhecida por excesso de flexibilidade , possue efeitos que vão da malformação do coração a dores musculares. É importante perceber os sintomas que podem comprometer sua saúde e assim procurar um médico no momento adequado.

Os exemplos mais conhecidos da hipermobilidade , são demonstrados pelos contorcionistas circenses . Essa condição é resultado de um defeito genético nos tecidos conjuntivos, como tendões, músculos e cápsulas (membranas que envolvem as articulações); nos dias atuais , é vista como virtude a capacidade de realizar movimentos com flexibilidade acima da esperada, no entanto esta visão é errada , quando decorrente de um defeito genético este excesso de mobilidade articular por assim dizer é responsável por muitas queixas de dor nos joelhos, nos ombros e até na coluna.

Pessoas que possuem hipermobilidade conseguem alongar algumas partes do corpo com mais facilidade , O problema é que a associação entre hipermobilidade e suas consequências ainda é pouco conhecida. Muitas vezes os médico fazem diagnósticos equivocados e, muitos não conseguem diagnosticar a hipermobilidade.

Estima-se que 30% da população tenha hipermobilidade, sendo que o problema é mais comum em mulheres. Não há cura para hipermobilidade. Mas há como se prevenir de dores e acidentes?

Quem tem flexibilidade exagerada no tornozelo, por exemplo, tem mais chances de sofrer lesões na região , isso explica que o excesso de mobilidade permite ao tornozelo se estender além do que deveria, causando lesões frequentes nos ligamentos e na musculatura. Pessoas que possuem estas características precisam dar mais atenção aos seus movimentos e à sua postura , mesmo em atividades simples e rotineiras.

A reeducação da postura é um trabalho gradual, realizado por profissionais que conheçam o tratamento contra hipermobilidade, o trabalho deve ser focado nas áreas mais vulneráveis de cada paciente. Além disso, esportes de contato e de impacto, como judô ou futebol, devem ser evitados ou realizados com cuidado redobrado.

A necessidade de fortalecer a musculatura é um dos cuidados principais do tratamento , deve-se focar nos pontos mais frágeis do paciente, para dar suporte e limitar o movimento das articulações. Isso pode ser obtido com musculação ou outras atividades. Mas essa recomendação pode não ser suficiente.

Por uma série de diferenças estruturais a resposta muscular não é tão rápida quando a resposta dos ligamentos , sendo assim ,nem sempre ter a musculatura fortalecida nem sempre irá evitar lesões.

Verifica-se que pessoas hipermóveis também podem apresentar repetidas lesões em outras partes do corpo, como nas mãos e punhos (tendinite) ou nos ombros. O processo degenerativo do corpo que é mais frequentes e intenso nas pessoas hipermóveis é um dos principais causadores do fato.

Ocorrência de Casos graves

Um erro comumente verificado nos portadores de hipermobilidade é o tratamento inadequado , ou mesmo negligência completa ao tratamento ; muitas vezes pensando que as torções seriam as únicas consequências da hipermobilidade. Entre os casos mais graves esta pessoa pode apresentar frouxidão da musculatura que sustenta a bexiga. Resultado: incontinência urinária, mais comum em mulheres , neste caso é preciso procurar um médico e um fisioterapeuta que atue na reeducação vesical.

Outro quadro que pode decorrer da hipermobilidade é a fibromialgia, que se manifesta como dor muscular, cansaço ou dor em pontos específicos do corpo. Outro ponto que vale ressaltar é de que as pessoas hipermóveis também devem procurar um cardiologista, de forma preventiva, para investigar se têm prolapso de valva mitral, esse problema cardíaco, assim como a hipermobilidade, pode ser originado por um defeito genético do tecido conjuntivo. A doença se caracteriza por anomalias na anatomia do coração, que prejudicam o fluxo sanguíneo, podendo causar desde arritmia até morte súbita.

Como saber se você é afetado(a) por ela? Veja os exercícios abaixo e os realize em casa , tente fazê-los. Se ao menos três dos movimentos forem realizados sem dificuldades, você tem hipermobilidade.

1) Entenda os joelhos para frente e veja se eles formam um ângulo superior a 10 graus

2) Faça o mesmo movimento com os cotovelos e veja se eles chegam a 10 graus também

3) Sem forçar com a outra mão, avance o dedo polegar até encostá-lo no antebraço

4) Fique em pé e encoste as palmas das mãos no chão, flexionando as costas, sem dobrar os joelhos

5) Com ajuda da outra mão, leve os dedos (exceto o polegar) em direção ao dorso do antebraço, formando um ângulo de 90 graus (quase paralelo ao antebraço)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Malhar nas Férias

Bastante comum no mês de Julho é a desculpa que como está de férias , longe da academia não dá para malhar , isso é apenas uma desculpa para voltar a inércia e falta de disposição que aconteciam antes de você ter iniciado sua rotina de treinamentos .

Existem uma série de "exercícios" que podem ser feitos nesta época e que ajudam você a pelo menos manter a sua forma e não desperdiçar toda sua dedicação dos meses iniciais do ano.

"Exercícios secretos"


Contrações diferenciais

As mulheres principalmente que desejam nesta época mais do que nunca ostentar um bumbum firme e arredondado , saibam que o glúteo máximo é o maior dos três músculos glúteos , é possível você exercitá-lo varias vezes durante o dia independente do que esteja fazendo ; quer você esteja de pé ou sentado(a), uma apertadinha (contração) invisível do bumbum é possível de ser feita (aperte, segure por 2 segundos, solte) repetida de 10 a 15 vezes, de uma a três vezes ao dia, enrijece o músculo e queima calorias.

Exercite a sua postura ereta

Fazer esforço para ficar mais “alto” , alongando das pernas até o tronco ,faz você contrair dúzias de músculos, das pernas até o pescoço. Isso aumenta a queima de calorias e fortalece músculos.O melhor de tudo é que você pode exercitar sua postura mesmo durante suas atividades rotineiras , quer você es te ja passando roupa, lavando
louça ou em pé na fila do banco, mesmo na praia e/ou na balada o local é suficientemente apropriado para a rotina a seguir : Concentre-se em manter os pés firmemente plantados no chão, os joelhos levemente dobrados, o peito aberto com os ombros baixos e a cabeça erguida, partindo desta posição tente alongar levemente seu corpo , como se estivesse tentando aumentar sua estatura , sempre mantendo o abdômen contraido.

Da mesma forma você pode partir para outro exercício secreto:

Tente imaginar que você tem algum objeto pequeno no centro das costas entre as omoplatas (escápulas) e que tem de apertar bem os músculos para que o objeto não caia. A contração da musculatura das costas de forma contínua faz com que , os músculos das costas começem a cansar.

A cada vez que você realinhar a postura (exercício 1) , sentar-se ou alongar-se, de pé(com a musculatura do abdômen contraída), estará exercitando as costas e os músculos centrais responsáveis pelo equilíbrio , além de toda musculatura postural profunda.

Exercite-se enquanto aguarda uma tarefa diária .

Quer você esteja esperando o ciclo de lavagem terminar ou dobrando a roupa, exercite as pernas. Experimente fazer dez pliés:
alinhe os calcanhares com os ombros e abra os pés de maneira que os dedos estejam virados para fora a um ângulo de 45º. Agache-se, mantendo os joelhos alinhados com os dedos dos pés e certifique-se de que a cabeça, os ombros e os quadris estejam alinhados e encaixados. Retorne à posição inicial, apertando os músculos do bumbum.

Mais exercícios isométricos

Exercícios isométricos são aqueles pelos quais os músculos são contraídos sem a produção de movimento.

Desta forma você pode empurrar com toda a força um ponto fixo muro , parede , poste , etc.
A regra básica é manter a tensão de 5 a 10 segundos, em seguida relaxar por alguns segundos. Repetir de cinco a oito vezes.

Exercícios isométricos simples para você experimentar:

Tensione os músculos abdominais.

1. Posicione as mãos à sua frente como se estivesse rezando e pressione-as firmemente uma contra a outra.

2. Fique de pé com as pernas afastadas , de frente para uma parede ou ponto fixo, a aproximadamente 30 cm de distância deste.Empurre com as mãos como se quisesse movê-lo(a).

3. Num vão de porta, e com os braços retos e abaixados, paralelos ao corpo, suspenda o dorso das mãos até chegar a cada lateral. Empurre as mãos firmemente e sustente a posição.

4. Ainda sob o vão da porta, empurre as palmas acima de você como se quisesse erguer o prédio.

5. Sente-se numa cadeira com os pés plantados no chão,force as pernas de encontro ao chão com toda a força.

Atividades rotineiras também podem se constituir em atividades aeróbias de boa intensidade.

Brinque com seus filhos

Em vez de só olhar as crianças brincando, junte-se a elas.
1.Brincar de pique pode ser divertidíssimo; seus filhos vão adorar e você vai
queimar calorias.
2.Um jogo de bola é algo que crianças e muitos adultos em boa forma curtirão juntos.

Lave seu Carro > No lugar de levar ao lava jato seu veículo , você mesmo pode lavá-lo e queimar boa quantidade de calorias com a atividade.

Caminhe na Praia ou campo > conhecer lugares novos caminhando alia uma excelente atividade física com inesquecíveis momentos de lazer.

Como você viu , a desculpa da falta da academia não é valida ; então vamos lá , mová-se e tenha boas lembranças de suas férias ao voltar aos seus treinos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Até Que Ponto O Dinheiro Motiva As Pessoas ?

Aos meus amigos , alunos e seguidores ; empresários lideres ou não ...
Este post é de autoria de Gerson Rodrigues (Especialista em Marketing de Relacionamento, em Vendas Diretas com ênfase em CRM. Palestrante, consultor e autor do livro: Atendimento Nota 1000, o que fazer para encantar e fidelizar clientes.

Espero que ele ajude à todos !!!



Um dos grandes dilemas que aflige as organizações empresariais de um modo geral tem sido responder ao seguinte questionamento: O que e como fazer para manter e/ou aumentar os níveis de motivação dos profissionais?
Talvez, neste contexto, uma segunda pergunta seja pertinente: Por que algumas pessoas são motivadas e outras não?

Muitas empresas e, consequentemente seus líderes, se deixam levar de forma enganosa pela crença de que o dinheiro é um elemento motivador. Pior, algumas acreditam que se as pessoas ganhassem mais, iriam naturalmente aumentar o comprometimento com o trabalho, otimizando a produtividade e tornando-se mais motivadas. Nada mais ilusório!

Para que possamos compreender mais claramente o binômio: motivação e dinheiro, precisamos primeiro entender que motivação é um estado mental. Isto significa dizer que o comportamento denominado motivação é a expressão no mundo físico de uma percepção neurológica em que um
conjunto de emoções específicas, que podemos significar como positivas,está preferencialmente se manifestando na mente de um indivíduo.


Resumindo a prosa, motivação é algo intrínseco, que necessariamente parte de dentro da pessoa, nunca de fora. Isto posto, podemos concluir facilmente que dinheiro não motiva ninguém, pois trata-se de um elemento extrínseco, ou seja, parte de fora, é externo. Conclusão: Apego ao
dinheiro não é motivação.


Aproximadamente 20 anos atrás, um sociólogo americano chamado Philip Slater publicou uma importante crítica sobre a obsessão ocidental pela riqueza. Segundo sua teoria, que encontra respaldo em muitas correntes filosóficas, a ideia de que todos querem dinheiro é propaganda veiculada por aqueles que são apegados à matéria, especialmente ao dinheiro.

Apoiados neste artigo, os Doutores Tim Kasser e Richard Ryan realizaram estudos em 13 países diferentes, no qual comparavam pessoas cuja “motivação” central na vida era fazer dinheiro com outras que não priorizavam esse foco. Conclusão emitida por eles em seu relatório final
de pesquisa: “Quanto mais procuramos satisfações em bens materiais,tanto menos as encontramos.”
Entre os obsessivos pelo dinheiro, muito mais comum são estados mentais como: baixa autoestima, ansiedade, insatisfação permanente, depressão, sensação de vazio existencial. E mesmo para aqueles que conseguem encontrar satisfação na conquista do dinheiro, esta sensação dura muito pouco, é fugidia.

Fica claro, portanto que, pessoas que são mais materialistas tendem a se sentirem infelizes com suas próprias vidas. O dr. L. Michael Hall confirma: “Ganhar dinheiro exclusivamente para ter mais dinheiro não enriquece nossa experiência interior de vida, nem nos dá mais qualidade
de pensamento e sentimento.”


O que motiva os profissionais nas empresas?

Definitivamente não é o dinheiro que motiva as pessoas a trabalharem mais e melhor, e, mesmo que haja algum nível de melhoria comportamental e profissional em função de recompensa financeira, trata-se de algo volátil e passageiro. Dedução: o estímulo precisa ser repetido para que o
comportamento motivado seja mantido, ou seja, é necessário mais dinheiro.

Nesse caso, quando isso acontece, a liderança percebe fácil e rapidamente que se trata de uma estratégia equivocada e pouco eficaz. Muitas empresas e até mesmo profissionais, em pleno século 21, ainda acreditam que o “principal” contrato que celebram entre si é a troca de trabalho por dinheiro. E talvez seja essa crença o motivo pela qual ainda se percebe em várias organizações o dinheiro como elemento motivador.

Todavia, todas as pesquisas apontam para o fato de que há muitas outras coisas mais importantes na carreira de um profissional do que a remuneração pecuniária, e as empresas que estão conseguindo oferecê-las estão atraindo e retendo os melhores talentos do mercado.

O Great Place to Work (www.greatplacetowork.com.br), empresa de consultoria sediada nos Estados Unidos e com escritórios afiliados em diversos países do mundo, inclusive o Brasil, desde 1980
tem se dedicado a ouvir funcionários e avaliar empregadores de corporações de todo o planeta para entender o que torna um ambiente de trabalho excelente, ou seja, altamente motivador. Uma das perguntas mais respondidas é:

“O que os profissionais estão buscando no mercado atual?” Veja as respostas mais comuns:

Respostas - percentual de participação

Estabilidade no emprego - 4%
Remuneração e benefícios 1 - 4%
Equilíbrio entre vida profissional e pessoal - 25%
Oportunidade de crescimento e desenvolvimento - 54%
Outros - 3%

Perceba caro leitor, mais de 50% das pessoas buscam oportunidade de crescer e desenvolver-se. Isto significa que os profissionais do século 21 desejam principalmente ‘sentir’ que fazem parte de algo importante, que há uma causa a ser perseguida, e que seu trabalho motivado alavancará o crescimento da organização e oportunizará seu próprio crescimento. Mais do que isto, esses profissionais desejam desenvolvimento pessoal e profissional, ou seja, querem ter a sensação
de que estão evoluindo.

Se observarmos os níveis proporcionais de satisfação com o trabalho de cada um desses grupos anteriormente apresentados, podemos ratificar que o dinheiro de fato é secundário para a maioria das pessoas. Se não,vejamos:

Respostas - percentual de participação / satisfação com o trabalho

Estabilidade no emprego - 4% / 61%
Remuneração e benefícios 14% / 65%
Equilíbrio entre vida profissional e pessoal 18% / 83%
Oportunidade de crescimento e desenvolvimento 54% / 89%

Fica fácil evidenciar que as pessoas que buscam crescimento e desenvolvimento apresentam um índice de satisfação bem maior do que aquelas que buscam estabilidade e remuneração.

O que sua empresa pode e deve fazer então?

O grande passo que as organizações empresariais têm dado no sentido de aumentar os níveis de motivação de seus profissionais é criar e desenvolver ambientes de trabalho que mobilizem nas pessoas percepções que atendam as seguintes demandas:

• A empresa oferece de forma clara e sistemática oportunidade de crescimento aos seus colaboradores.

• O trabalho poderá ser conciliado com a vida pessoal, não exigindo dedicação exclusiva que gere
distorções em outras áreas da vida.

• Há uma causa a ser perseguida. Tanto missão, quanto visão e valores organizacionais são amplamente difundidos e compartilhados, gerando engajamento e sensação de se fazer parte de algo maior.

• Os gestores são líderes de referência e exercem a liderança sem impor seu poder posicional.

• O relacionamento entre liderança e colaboradores é de confiança.

• O trabalho a ser desenvolvido inspira significado e desperta orgulho.

• O aspecto humano da estrutura é priorizado sempre.

• Há investimento em treinamento e formação continuados.

• O processo de comunicação é claro e transparente, e os acordos são cumpridos.

• A empresa disponibiliza metodologias claras e bem estruturadas de gestão de
pessoas e comportamentos.

• A cultura central da organização é focada nas pessoas.

Fica aqui a sugestão: faça agora uma avaliação criteriosa e identifique como está sua empresa nos critérios aqui apresentados. Se você pudesse dar uma nota para cada um deles em seu processo de gestão de pessoas atual, que nota seria essa?

Profissionais motivados são o sonho de dez entre dez líderes empresariais.Para conquistar esta conduta é preciso que os líderes entendam de forma central que as pessoas se mobilizam verdadeiramente por suas próprias causas e interesses. Encontre uma forma de alinhá-las
às causas e interesses do seu negócio e você terá uma equipe de profissionais altamente motivados e comprometidos.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Corra da preguiça , do mau humor e das doenças!

Diversas são as desculpas ou entraves que aparecem no momento que uma pessoa sedentária resolve deixar esta sua situação e começar a praticar uma atividade física , muitas delas são criadas por ela mesma afim de não sair de sua "zona de conforto" , praticar atividades físicas não é apenas uma questão de vaidade ou prazer, mas também de saúde; em sua grande maioria as pessoas sabem que a preguiça faz mal à sua saúde , sendo assim , por que não tomar uma atitude contra ela?

Notadamente - e Infelizmente- , os números evidenciam que muitas pessoas se rendem a este mal. Apenas 2% da humanidade praticam regularmente atividade física , seja ela de que tipo ou estilo for , mesmo os desportistas de final de semana são minoria em nossa sociedade.

A compreensão de que nosso corpo precisa de movimento para funcionar regularmente , éo ponto que tem sido mais enfatizado pelos profissionais da área de saúde nos tempos atuais , o correto seria aprendermos desde cedo a gostar de Atividade Física, como parte de nosso ritual diário.

Estimulamos e aprendemos muito pouco sobre o nosso corpo em movimento , raríssimos são os contatos com a atividade física nas aulas de Educação Física na escola, além disto , outro agravante é que em sua grande maioria estas aulas estão formatadas em modelos do passado que em sua grande maioria tiveram e têm mais o papel de “deseducar” e de desestimular o gosto pelo movimento.

Por onde Começar ? Caminhe e Corra.

Devido a este legado de "inatividade física" temos dados estarrecedores sobre as doenças causadas pelo falta de exercício na atualidade , em sua grande maioria estas doenças são silenciosas. Quando se manifestam, já estão instaladas com os seus malefícios para a saúde e para a vida.

Diversos estudos das mais variadas áreas do conhecimento humano , comprovam que ser ativo reduz o risco de infarto, derrame cerebral e diabetes, além de fortalecer músculos e articulações , tornando desta forma as tarefas diárias mais simples e prazerosas.

A pratica regular da atividade física aumenta a produção de serotonina e outras substâncias que influenciam no funcionamento do cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar e fornecendo estímulo para enfrentar com mais disposição as atividades do dia-a-dia.

A recomendação médica hoje é unânime: junto com a prescrição médica,fazer atividade física é indispensável ; além de muitos profissionais da área médica já a receitarem não apenas como alternativa para recuperar a saúde, em muitos casos, como única saída para manter a vida.

Nunca é tarde para iniciar!

Independente de idade , sexo , ocupação diária ou grau de treinamento todos podem e devem praticar a caminhada e posteriormente migrar para corrida , no entanto é importante que a orientação para tal seja correta desde o início .

Ao praticar a caminhada e/ou corrida o Corpo, quando recebe o que precisa, e consequentemente devolve em dobro energia, saúde, disposição.

Até 30 anos, o corpo se auto-regula. Depois, ele começa a dar sinais de que precisa receber seu combustível natural: movimento e atividade física , então não espere mais , comece imediatamente sua nova fase de vida de forma ativa , mais forte , alegre e saudável.

terça-feira, 6 de julho de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL

Alguns anos atrás “surgiram no mercado” do fitness mundial a Yoga e o Pilates , o que se viu foi rapidamente a proliferação desenfreada de studios , aulas dos mais variados tipos e estilos , sendo a grande maioria destas ministradas por “profissionais” sem a devida formação , aproveitando-se deste filão do mercado, inevitavelmente como acontece todas as vezes que tentar-se o aproveitamento de uma aula ou técnica nova sem o devido conhecimento , a maior parte destes studios e/ou profissionais teve uma vida curta no mercado e sua principal “contribuição” foi a de “queimar” a modalidade.

De forma similar nos últimos anos uma tendência de treinamento norte-americana começou a invadir as academias do Brasil, e mesmo havendo muita discussão entre os profissionais da área sobre a aplicação prática dessa técnica, muitas "academias de ponta" e diversos "profissionais do mercado de fitness" já resolveram utilizar o nome “treinamento funcional” pra qualquer atividade que envolva uma bola e um elástico. Agora, encontramos “Pilates Funcional”, “Funcional Core Zone”, “Health Funcional” e acho que demorará muito pouco até surgir o Yoga Funcional.

O que me proponho neste artigo não é condenar nomenclaturas e/ou profissionais , é antes de tudo tentar esclarecer do que se trata o treinamento funcional e buscar a sua melhor aplicação.

Para entendermos como o “functional training” (treinamento funcional) é necessario que se tenha em mente que não é qualquer "exercício" feito em base instável ou com bolas que necessariamente é funcional , entende-se por funcional uma série de atividades correlacionadas que tem um objetivo intrinsico a cada uma firmemente definido ; essa forma de treinamento envolve conceitos, técnicas, e sistemas que precisam ser discutidos e organizados de forma coerente, apresentando uma razão técnica e científica para sua realização , desta forma o mesmo mostra-se extremamente eficiente em todas as situações que envolvam treinamento físico e performance humana.

Fisioterapia x Educação Física e Esporte

Uma das características comuns aos treinos funcionais é uma maior interação entre o treinamento físico e técnicas fisioterápicas, principalmente na identificação de desequilíbrios musculares dos indivíduos. Percebeu-se que ao utilizarem essas técnicas, houve uma diminuição no número de lesões, uma diminuição do tempo de recuperação ao se lesionar, e um melhora nas capacidades de força e endurance em decorrência de uma melhor eficiência na aplicação das periodizações.

No Brasil, ainda estamos engatinhando no assunto, e nesse momento, muitas das discussões e aplicações estão sendo feitas de forma empírica , ainda utilizando a ultrapassada fórmula de “tentativa e erro” ; poucos são os que investem em adquirir conhecimentos técnicos e científicos adequados antes de tentar aplicar as técnicas funcionais, a maior parte dos envolvidos com atividade física pensa que basta ver as ilustrações de um livro ou um vídeo no youtube e já se encontram aptos a aplicar as técnicas apenas repetindo os movimentos ; todos querem usufruir da novidade, para estarem à frente do mercado. O grande ponto de dúvida que fica é se a banalização de tanta informação à ser processada pode prejudicar o uso dessa forma sistemática, progressiva, e orientada de treinamento e que ela seja vista no futuro como mais uma onda que passou.

Separar o joio do trigo pode-se dizer é a tarefa nas mãos dos profissionais sérios , cabe a estes demonstrar a necessidade de estudos e aperfeiçoamentos permanentes , questionando e fomentando o conhecimento ; e não apenas “embarcar nesta nova onda” e banalizar o Treinamento Funcional como apenas mais uma aula de ginástica.

sábado, 3 de julho de 2010

Construa uma base sólida com o Treinamento Funcional e de Core

Uma base corporal sólida é importante para todas as suas atividades diárias e não somente para academia e/ou modalidade esportiva praticada , os músculos que estão inseridos nas costelas e coluna vertebral são de extrema importância para a estabilidade dos ombros e do CORE.

O foco principal de um trabalho de CORE bem estruturado deve ser a função e estabilização do quadril, ou seja, como usamos nossa pélvis. Entendendo melhor como usar suas pelves e quadril, poderíamos quase que erradicar dores lombares, dores de joelho, problemas nos pés e muitas outras dores que, às vezes, nos acompanham por muito tempo.

Inúmeras pessoas relatam dores nos tornozelos, joelhos ou pés , a partir dai pensam que algo está errado com essas áreas. No entanto devemos observar o corpo como uma roda, o pilar -e mais especificamente a pelve - é o rolamento (eixo) desta roda. A pelve é encarregada de controlar os “raios” desta roda. Devemos ter ótimos “raios” (pernas e coxas), mas se algo está errado com o rolamento, os “raios” da roda não funcionarão bem.

A grande maioria das lesões - quadril, joelho, costas, pés - são causadas por encurtamento e falta de estabilidade no quadril, desta forma , o corpo não recruta os músculos necessários da região pélvica , ocasionando sobrecarga e consequente estresse em outras áreas, que por sua vez compensarão e se lesionarão.

Precisamos chegar na origem do problema e prevenir essas lesões se buscamos uma vida mais saudável e melhor performance esportiva . Em cada lado do quadril tem uma cápsula articular do quadril, onde o fêmur se insere na pelve. Essa cápsula tem que ter a capacidade de  permitir a rotação interna e externa do joelho, bem como elevar a perna para frente ou para trás e em todas combinações de movimento.

Grande parte das que avalio tem dificuldade de agachar porque usam o quadríceps ao invés da musculatura do quadril no inicio do movimento. Com isso os joelhos vão à frente, os glúteos não trabalham e ocasiona uma desnecessária pressão nos joelhos e costas.

Tornar a musculatura glútea mais forte e dominante é um dos principais objetivos de um treinamento de CORE , se observarmos as crianças é fácil notar como elas agacham e levantam com facilidade. Muitas pessoas perdem este movimento por ficarem longos períodos sentados ou por sedentarismo.

Com a finalidade de recuperar esta capacidade realize o seguinte movimento

Partindo de uma posição em pé, posicione seus pés fora da linha dos quadris. Flexione levemente o tronco a frente, braços estendidos a frente. Eleve seu peito puxando os ombros para trás e para baixo mantendo o abdome preso. Agora, tente sentar com o quadril como se fosse criar um pequeno arco na região lombar, transferindo o peso para a parte central do pé, até um pouco mais nos calcanhares. Sinta glúteos e outros músculos da cápsula articular do quadril alongar enquanto você agacha mais. Contraia forte os glúteos e suba até ficar em pé.

Agora tente empurrar o quadril para frete enquanto agacha. Isso não funciona, porque os joelhos trabalham em uma posição perigosa. Assim ocorrem muitas lesões articulares.

A idéia principal é dar uma consciência de iniciar todos os movimentos do quadril. Seja ao subir degraus, agachar para pegar algo ou simplesmente ficar em pé, é necessário que você contraia os glúteos até as pernas estarem totalmente estendidas.

Caminhe com os dedos dos pés apontados pra frente, peito elevado em cima da linha dos joelhos e empurre para baixo através do quadril até a perna ficar estendida. Assim, a pressão está no quadril, onde naturalmente é para estar e não nos joelhos.Qualquer movimento deve ser realizado através do quadril, em tudo o que fazemos, e temos que ter a atenção para manter uma postura perfeita o tempo todo.

Muitas lesões de corredores e praticantes de atividades físicas em geral decorrem da falta de estabilidade de quadril necessária para executar uma movimentação correta . Corredores tem que ser capazes de equilibrarem-se eficientemente em uma só perna e realizarem movimentos sempre a partir do quadril. Se o quadril não estabiliza, a força criada pelo balanço da corrida é armazenada no corpo. o que vem a ser prejudicial.

Ao desenvolvermos a eficiência do quadril, core e ombros, conseguimos que a energia seja transferida através dos pés, pernas, core e através do braço oposto, criando assim um máximo de energia para a realização do próximo movimento. Em contrapartida com a falta de estabilidade, a energia é absorvida e armazenada nos músculos, tendões e articulações, aumentando o risco de lesões por fadiga.

Criar uma articulação do quadril móvel e estável, para termos a capacidade de armazenar e gerar energia eficientemente, e a partir dai termos um movimento otimizado e perfeito essa é a busca de treinamentos do CORE ,; nossos músculos são nosso sistema de suspensão , o trabalho deles é armazenar e gerar energia com eficiência.

Desportistas que possuem a cápsula articular do quadril presa, com pouca estabilidade e mobilidade, tem um padrão de movimentos errado , pois é como se o osso fosse colado no quadril. É como ter um cinto preso no quadril. Para conseguir mover, a pessoa cria excessivos movimentos desnecessários para a lombar e os joelhos.

Trabalhar a funcionalidade adequada no quadril é a melhor coisa que podemos focar para melhora de nossas atividades , sejam elas cotidianas e/ou desportivas ; se o quadril estiver “preso”, ou seja, sem função. Isso desencadeará desequilíbrios musculares e os danos podem ser bem maiores.

É preciso ter em mente que ao abaixar seu centro de gravidade, o movimento deve iniciar a partir do quadril. Seja subindo degraus, agachando para pegar algo ou simplesmente levantando de uma cadeira, mantenha sua postura em posição correta sempre. Ative (contraia) os glúteos até as pernas ficarem estendidas. O peitoral deve estar na linha dos joelhos. Quando subir degraus, certifique-se que os dedos dos pés estão alinhados para frente e empurre o solo através do quadril até a perna ficar totalmente estendida. Isso significa que talvez você tenha que pular alguns degraus, mas tudo bem. Caso contrario, você pode colocar a pressão nos joelhos.

O treino de CORE é permanente toda vez que andar, movimentar ou flexionar o tronco, ative os glúteos , seja você um atleta competitivo ou um simples praticante de atividades física , ou até mesmo um "sedentário" , mantenha durante o dia o quadril sempre contraído e ativo, abdome contraído e peitoral elevado.