quinta-feira, 24 de setembro de 2009

COMECE A CORRER DA FORMA CERTA OU CORRA SEMPRE COM MAIS SEGURANÇA

Talvez algumas das questões principais que surgem nas academias e clubes sejam:Quando e como devo começar a correr? Em minha opinião a partir do momento em que andar muito rápido se torna um incômodo passa-se à corrida que é a uma velocidade de mais ou menos 8 km/h para os adultos jovens. daí em diante as velocidades de corrida variam de acordo com o objetivo e a necessidade de fazer um exercício ou de sobrevivência ao atravessar uma rua de modo apressado.
a título de exercício podemos correr para emagrecer, melhorar o condicionamento físico geral ou fazer treinamento específico para competir em várias modalidades desde as mais curtas como 100 e 200 metros até as mais longas maratonas e ultra maratonas, qualquer que seja o objetivo o mais importante é correr com o máximo prazer desfrutando de todos os benefícios que a corrida proporciona em termos de saúde.

Qualquer pessoa começando a dar as suas primeiras corridinhas completando seus primeiros quilômetros na rua ou mesmo numa esteira sente um enorme prazer misturado com euforia fruto das endorfinas liberadas durante a corrida.É comum entre os iniciantes que tenham completado seus primeiros quilômetros de forma lenta, gradual e progressiva querer melhorar suas performances com perguntas do tipo: devo correr sozinho ou acompanhado? onde? por quanto tempo? quantas vezes por semana?

Primeiramente cada indivíduo deve pensar no objetivo. se já correu os seus primeiros quilômetros ou 30 minutos na esteira sem parar não é mais sedentário e pode ir muito mais longe desde que continue fazendo com orientação profissional e esse crescimento seja gradual. uma contusão nesse momento coloca tudo a perder resultando numa desistência definitiva. é preciso pensar uma coisa de cada vez. por exemplo. uma corrida de 5 km que vá acontecer daqui a um mês é perfeitamente possível para quem já corre 30 minutos na esteira, muito comum nas academias. basta começar a correr os mesmos 30 minutos na rua, uma vez por semana, na mesma velocidade e medir de carro quantos quilômetros percorreu. possivelmente foi mais de 4 quilômetros. depois é só continuar o mesmo treinamento na esteira durante a semana e a cada fim de semana aumentar o tempo em mais quatro ou cinco minutos ou a quilometragem em mais ou menos 300 metros. a ordem é. devagar e sempre, com prazer e sem dor muscular.
Quantas vezes por semana é outra questão importante. a maioria das pessoas tem compromissos de estudo, trabalho, família entre outras obrigações. como estamos falando de prazer e saúde, três a quatro vezes por semana é bastante satisfatório, dá resultado e não vira paranóia. pode-se ainda aproveitar os treinamentos na esteira para melhorar a postura, o gesto esportivo e a passada adequada ao perfil, não é preciso correr mais do que 30 minutos na esteira, primeiro porque a maioria das academias limita o uso nesse tempo por questões técnicas administrativas. em segundo lugar para muita gente mais do que isso na esteira pode se tornar enfadonho e o objetivo não é fazer da corrida uma coisa chata. algumas academias têm uma aula na esteira conduzida por professor similar à filosofia do spinning com variação constante da velocidade e a inclinação simulando uma competição. essa oportunidade não deve ser perdida.
Não podemos esquecer que cada treino não é só o exercício que estamos fazendo. é preciso verificar se o vestuário e tudo que envolve a atividade são adequados. Enfim, correr é um dos movimentos mais naturais do ser humano que segundo a ciência foi, por assim dizer, projetado para correr tendo ao longo dos anos desenvolvido tendões e ligamentos elásticos, crânio capaz de prevenir superaquecimento, glúteos maiores, antebraços mais curtos e pernas mais longas para estabilizar o movimento rápido evoluído a partir do australopithecus que corria para caçar e/ou fugir dos predadores, pois não subiam em árvores como os macacos. se não usarmos essa habilidade no futuro teremos novo tipo de ser humano. o homo sedentarius andando em cadeira de rodas por ser obeso, com ossos fracos, musculatura flácida e muito inteligente. pra quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário