quinta-feira, 24 de setembro de 2009

OBJETIVO E META

Certa vez me perguntaram a diferença no significado destas duas palavras que muitas vezes se confundem .Os livros e cursos de gestão e marketing explicam a diferença entre objetivo e meta. Ambos os conceitos são simples, mas quase sempre é preciso didaticamente citar exemplos do mundo corporativo. Ainda assim, as pessoas os confundem.
Corredores, por sua vez, têm certa facilidade para assimilar esse conhecimento.
O objetivo é a descrição daquilo que se pretende conseguir. A meta, por sua vez, quantifica o que se busca.
Estar apto a completar provas longas é o objetivo de muitos corredores. Completar uma meia maratona dentro de três meses seria uma meta. Portanto, a meta responde a duas perguntas: “quanto?” e “quando?”; no exemplo citado, são 21 km em até três meses.
Outro exemplo: o objetivo é correr mais rápido e a meta é conseguir correr no ritmo de 6 min/km a partir do mês que vem.
Definir apenas o objetivo não basta. Se a proposta for apenas “correr mais rápido”, pode-se deduzir que baixar em 10 segundos o tempo de uma maratona é suficiente. Por isso, é preciso quantificar.
Ter objetivo e meta claros é importante porque as empresas vivem de vencer seus desafios. É por isso que, para corredores, é fácil compreender. Afinal, o combustível de todo corredor é justamente superar desafios.
Enfim, a vida imita a corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário